Obasanjo está a chegar (a ver quem a CEDEAO 'escolherá' desta vez...)


Resultado de imagem para imagem de obasanjo



A situação de impasse político que se vive na Guiné-Bissau mantém-se com cada uma das partes a reclamar que a razão está do seu lado. É perante este cenário que deve chegar a Bissau amanhã, 5 de Fevereiro, o antigo Presidente da Nigéria, o general Olesegun Obasanjo, para tentar mais uma vez desbloquear o impasse.

Fonte diplomático disse à RFI que Obasanjo, enviado do Presidente nigeriano em nome da CEDEAO, faz questão de estar presente no derradeiro encontro de mediação que o chefe de Estado guineense, José Mário Vaz, promove amanhã juntando as partes desavindas.

O Presidente José Mário Vaz pediu as partes; o Parlamento, direcção do PAIGC e o grupo dos 15 deputados expulsos do hemiciclo para que se apresentem amanhã na reunião no Palácio da República com propostas concretas para a saída da crise que se arrasta desde Dezembro.

Já que as posições se distanciam a cada dia que passa. Os círculos políticos e diplomáticos em Bissau acreditam que a sapiência de Obasanjo poderá ser a chave para o fim do impasse tal como aconteceu em Outubro quando a sua acção foi decisiva para a formação do Governo de Carlos Correia. RFI

EuroAtlantic já tem voos Lisboa-Bissau


Resultado de imagem para imagem de euroatlantic



A rota Lisboa/Bissau/Lisboa, operada duas vezes por semana pela euroAtlantic Airways, que somou 22.585 passageiros em 2015, já está disponível nos GDS Galileo e Amadeus, sistemas que as agências de viagens usam para fazer reservas.

Dados do Aeroporto de Lisboa mostram que em 2015 viajaram 22.585 passageiros em voos de e para a Guiné Bissau, rota em que apenas tem voos regulares a EuroAtlantic, que começou a ligação a 14 de Novembro de 2014.

A rota Lisboa-Bissau da euroAtlantic passou a estar disponível nos GDS Galileo e Amadeus em Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Alemanha, permitindo aos agentes de viagens desses mercados aceder em tempo real a “confirmação de horários, tarifas, reservas e emissão de passagens aéreas”.

A transportadora sublinha em comunicado que além da sua ligação histórica a Portugal, a Guiné-Bissau mantém acordos comerciais e de cooperação com Espanha e França, que exercem influência no sector bancário na região, enquanto o Reino Unido e Alemanha também acolhem largas comunidades guineenses.

Guiné-Bissau mantém 147.º lugar no ranking da FIFA A seleção de futebol da Guiné-Bissau manteve o 147.º lugar no ranking da FIFA, atualizado esta quinta-feira. Os guineenses, que são treinados pelo português Paulo Torres, continuam na mesma posição da hierarquia mundial do organismo em relação ao mês de janeiro e com idêntico número de pontos (207).

SPENCER EMBALÓ DIZ QUE O GOVERNO GUINEENSE É ÚNICO PATROCINADOR DO CARNAVAL 2016

mas4
O Presidente da Comissão Nacional Organizadora de Carnaval 2016, disse esta terça-feira, 02 de fevereiro, que o Governo da Guiné-Bissau é o único patrocinador do Carnaval 2016. Este responsável falava ao semanário “O Democrata”, sobre os preparativos da maior manifestação da cultura guineense.
António Espencer Embaló, Presidente da Comissão Nacional de Orgaanização do Carnaval - 2016
Segundo António Spencer Embaló, o plano das ideias e a mobilização dos recursos financeiros estava praticamente concluído, faltando apenas trabalhar a vertente da logística que, segundo disse, estaria pronta antes do carnaval infantil a realizar-se nesta sexta-feira 5 de fevereiro.
Para a isncrição dos grupos concorrentes a desfile nacional, a comissão decidiu abrir mãos (sem cobrar nada), mas em contrapartida propõe aos grupos assinatura de um termo de compromisso em como irão respeitar todos critérios estabelecidos pela Comissão para o desfile de Carnaval 2016.
De acordo com António Spencer Embaló, neste momento estão apurados oito grupos a nível das regiões mais o sector de Bubaque, que pelas suas especificidades geográficas, não conseguiu participar do desfile que integrava um leque de grupos culturais da região de Bolama/ Bijagós.
Todavia, depois de um pedido formulado à comissão, foi autorizado a participar agora isoladamente.
Em relação à capital Bissau, a comissão prevê que no universo de sete grupos inscritos, admitir para desfile nacional apenas três grupos que serão conhecidos no próximo dia 6 de fevereiro mediante uma seleção.
O desfile do Carnaval Nacional, no dia 8 de Fevereiro, terá como itinerário a Avenida Combatentes da Liberdade da Pátria – de Hotel “LEDGER PLAZA BISSAU”(antigo Lybia) até ao primeiro  cruzamento  de Bairro De Ajuda – estrada que dá acesso a SITEC. Está ainda previsto a montagem de três palcos de animação musical, nomeadamente na rotunda do Aeroporto Internacional “ Osvaldo Vieira”, Bairro De Ajuda e Praça Chê Guevara.
CARNAVAL INFANTIL
Quanto a Carnaval Infantil, o chefe da Comissão Organizadora de Carnaval (CNOC 2016) revelou que uma das inquietações dos guineenses é perda dos valores no meio de todo o processo que marcou carnaval na Guiné-Bissau, sobretudo na década 80, por isso, a Comissão está determinada em resgatar esses valores e transmití-los às crianças.
“O objectivo é permitir que quando as crianças voltarem às suas escolas, jardins ou as suas casas tenham a noção de o que é N’turudu. Para nós isso é fundamental para construir ideias de futuro que permitirão o resgate para um processo de afirmação do Carnaval da Guiné-Bissau como o melhor carnaval do mundo”, explica
Neste sentido, a entidade responsável pela organização do Carnaval no país vai realizar desfiles infantis mobilizando doze (12) jardins de infância e oito (8) escolas do primeiro ciclo( 1ª a 4ª classe), ou seja,  cerca de mil e duzentas crianças deverão estar na rua para manifestar o Carnaval.
“N´tururu é o sinal distintivo do Carnaval da Guiné. Pelas informações recolhidas, a comissão não encontrou outra forma de manifestar o carnaval no país para além do N´turudu”, observa.
Carnaval infantil terá lugar nesta sexta-feira e desfila-se na Avenida Pansau Na Isna, entre o troço que liga Coqueiro ao centro de Bissau, passando pelo cruzamento que dá acesso à Praça dos Heróis Nacionais (Império).
COMISSÃO DE CARNAVAL PRECISA DE OITENTA MILHÕES DE FRANCOS CFA
O Carnaval Nacional 2016 que tem como único patrocinador, o Governo guineense, e segundo os dados da comissão indica que depois de lançamento de concurso, apenas uma empresa concorreu. E, sem precisar o nome, António Spencer Embaló lembra que a proposta da empresa era “bastante inferior” aos planos que a Comissão pretende implementar, pelo que se abdicou de tudo.
“Uma das exigências da nossa equipa é que quem financia não tem o direito de implementar acções, mas sim pode estar ao lado do executor e acompanhar os trabalhos para certificar se o dinheiro está ou não a ser aplicado exactamente conforme planejado”, refere.
No entendimento de António Spencer Embaló, esta exigência terá sido motivo de afastamento de muitas empresas que tinham interesse em patrocinar o Carnaval.
O Presidente da CNOC 2016 revela a’O Democrata que o valor necessário para a comissão suportar os encargos financeiros, não deverá ultrapassar oitenta milhões (80.000.000) francos CFA.
No capítulo das premiações tanto para Carnaval Infantil como para Carnaval Nacional, a CNOC 2016 fez uma grelha na qual a categoria de Rainhas não tem prémio.
Na categoria do Carnaval Infantil: Primeiro lugar recebe quatrocentos mil francos CFA, segundo classificado leva trezentos mil francos e terceiro lugar, duzentos e vinte e cinco mil francos CFA. Os prémios  serão repartidos, por cada prémio em sessenta por cento (60%) em dinheiro e quarenta por cento (40%) será atribuido em materiais escolares.
 Em relação aos prémios regionais por grupo, primeiro classificado um milhão (1000.000), de Francos CFA, segundo lugar Setecentos e Cinquenta mil francos CFA e terceiro lugar Quinhentos mil francos CFA.
Máscaras a Nível de Regiões – primeiro lugar leva Trezentos e Cinquenta mil francos CFA, segundo classificado, Trezentos mil Francos CFA e terceiro lugar, Duzentos mil Francos CFA.
O bolo maior de premiações vai para o Carnaval Nacional por grupos: primeiro classificado deverá levar Oito Milhões ( 8.000.000) de Francos CFA (12 mil euros); segundo e terceiro lugar, recebem respectivamente, seis milhões e Quatro Milhões de Francos CFA.
Finalmente, a premiação atribuída à categoria das máscaras a nível nacional estabelece que primeira classificação recebe Dois milhões de Francos CFA, a segunda leva Um milhão e quinhentos mil Francos CFA e a terceira posição Um milhão de Francos CFA.

BISSAU ACOLHE FÓRUM ECONÓMICO CHINA-PALOP E BRASIL EM ABRIL

image



A cidade de Bissau será palco do Fórum Económico entre a República Popular da China e os Países Africanos da Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e o Brasil, que terá lugar de 9 a 11 do próximo mês de Abril. A informação foi tornada pública hoje, 4 de fevereiro 2016, durante audiência do Embaixador da China na Guiné-Bissau, Wang Hua com o ministro guineense da Economia e Finanças, Geraldo Martins.
Wang Hua disse a’O Democrata, depois da audiência, que o sector empresarial pode criar mais riqueza, emprego e o melhoria de condições de vida das populações porque se trata de investimento directo para os projectos concretos e específicos, por isso, a china em parceria com o governo guineense está interessada em promover o referido encontro.
“Hoje em dia todo mundo espera ter um encontro directo com sector empresarial através do fórum china com os países lusófonos. Neste momento os nossos povos estão a esperar desse encontro que vai ajudar no desenvolvimento das nossas economias” realçou o embaixador chinês.
O vice-presidente do comitê operacional do fórum Macau, Bruno Jauad, assegurou na sua declaração à imprensa que os preparativos estão a ser feitos, porque o governo guineense já criou um secretariado técnico, estrutura interministerial que integra várias instituições que está a trabalhar directamente na preparação dos aspectos organizativos deste encontro.
Para Bruno Jauad, o Fórum é pertinente porque será a primeira vez que o evento do género vai ser organizado no país e permitirá também a Guiné-Bissau acolher empresários da China, Macau e dos países de língua portuguesa para conhecerem  as potencialidades do investimento no país.
Este encontro também conhecido por Fórum de Macau realiza-se anualmente desde 2003 e visa essencialmente o reforço de Cooperação Económica e Comercial entre os empresários dos países membros.
De referir que encontro de Bissau está a ser organizado conjuntamente com o “China Council for the Promotion of Internacional Trade (CCPIT)” da República Popular da China e o instituto para a  Promoção do Comércio e Investimento de Macau (IPIM) da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) com a colaboração e participação dos Organismos de Promoção do Comércio e Investimento dos Países de Língua Portuguesa.

COMISSÃO DE CONSOLIDAÇÃO DA PAZ DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE IMPASSE POLÍTICO NA GUINÉ-BISSAU


Comunicado
A Configuração para a Guiné-Bissau da Comissão de Consolidação da Paz das Nações Unidas (PBC, acrónimo no original em inglês) está preocupada com as tensões políticas e institucionais na Guiné-Bissau. Esta situação é preocupante na medida em que está a causar um clima desnecessário de incerteza no país.
A PBC sublinha que esta situação tem causado um impacto negativo no funcionamento do Estado, incluindo a interrupção dos serviços sociais vitais para a população.

A PBC exorta todos os intervenientes políticos e sociais na Guiné-Bissau a evitarem quaisquer acções que possam provocar uma deterioração da situação e maior instabilidade. A PBC encoraja as autoridades nacionais a cumprirem os compromissos assumidos na mesa-redonda de Bruxelas e a assegurarem um ambiente estável e propício para o desembolso das promessas dos doadores. Sem esta cooperação, a progressiva promoção de um ambiente de paz e benefícios económicos para a população poderá estar em risco.

A Configuração para Guiné-Bissau da PBC da ONU, insta os dirigentes políticos na Guiné-Bissau a fomentarem um clima construtivo de compromisso e cooperação através de um diálogo inclusivo visando a construção da confiança e o fortalecimento da democracia. Os parceiros internacionais continuam a manter-se firmes pela Guiné-Bissau e exortam as suas autoridades a defender a Constituição e o Estado de direito.

A PBC congratula-se com a declaração conjunta de 20 de Janeiro, emitida pela UA, CPLP, CEDEAO, União Europeia e ONU e apoia os esforços dos intervenientes regionais para encontrar uma solução pacífica para o impasse actual. A PBC saúda a mediação importante das Nações Unidas, através do seu Representante Especial do Secretário-Geral e chefe do UNIOGBIS, Miguel Trovoada, encorajando as partes a promover o diálogo construtivo e encontrar uma solução política para a crise. 
Além disso, a PBC elogia a CEDEAO por manter seu compromisso de alto nível com a Guiné-Bissau. A PBC também sauda a realização de uma reunião do Grupo de Contato Internacional para a Guiné-Bissau, nas próximas semanas, como uma ocasião oportuna para aprofundar o diálogo e cooperação entre a comunidade internacional e o Governo da Guiné-Bissau. 
Além disso, a PBC recomenda o reengajamento do ex-presidente da Nigéria, Olusegun Obasanjo, em nome da CEDEAO, através de uma visita, em momento oportuno.

Anúncio de vaga MTN: SUPERVISOR REGIONAL DE VENDAS

MTN



TERMOS DE REFERÊNCIA
Posição: Supervisor Regional de Vendas
Departamento: Vendas & Distribuição
Responsabilidade principal
Gestão central de todo o apoio para a equipa de vendas em termos de banca, e recepção de materiais.
Principais Tarefas:
  • Influenciar e orientar a estratégia de vendas e responsável pela realização dos objectivos globais de vendas no País
  • Analisar os resultados contra os objectivos e desenvolver iniciativas tácticas para colmatar o fosso
  • Estabelecer metas e objectivos para subordinados, monitorizar o progresso e manter a motivação
  • Gerir a recepção de materiais
  • Relatório mensal sobre vendas
  • Auxiliar na reconciliação bancaria
  • Garantir que o Sim Swap e registo são realizados de forma eficiente
Requisitos Mínimos
Habilitações Literárias:
  • .Licenciatura (preferencialmente área comercial)
  • Qualificações em Marketing e Vendas
Experiências:
  • 1 a 2 anos de experiência preferencialmente na indústria de telecomunicações
Formação:
  • Planeamento de distribuição/retalho
  • Educação contínua em marketing e distribuição de GSM (não técnico)
  • Capacidades de liderança
  • Contabilidade Básica
  • Gestão de stock
  • Comando Básico de Inglês
  • Mínimo de 2 anos de experiência na supervisão de outros
  • Experiência de trabalho em uma organização  médio tamanho
Conhecimentos
  • Perspicácia financeira
  • Conhecimento de uma série de parceiros de negócios corporativos
  • Conhecimento de ferramentas de inteligência de negócios
  • Conhecimento de trade marketing e estratégias de canal
  • Gestão de logística
  • Gestão de recursos
  • Previsões de vendas e gestão de pipeline
  • Planeamento de vendas e gestão de oportunidades
  • Seguimento de vendas e produção de relatórios
  • Bons conhecimentos de negócios em geral, bem como conhecimento de processos de negócio
  • Experiência em telecomunicações
Qualidades Comportamentais:
  • Capacidade de lidar com altos níveis de ambiguidade
  • Assertivo
  • Atenção ao detalhe
  • Comunicação
  • Abordagem Consultivo
  • Tomada de decisão
  • Integridade
  • Planeamento e organização
  • Garantia de qualidade
  • Orientado para Resultados
  • Que fornece soluções
As candidaturas devem ser acompanhadas com o Curriculum Vitae e carta de apresentação. Todas as candidaturas devem ser dirigidas ao Departamento de Recursos Humanos. Data limite para apresentação das candidaturas é 5 de Fevereiro de 2016.
Os candidatos que não preencherem o requisito mínimo não serão chamados para entrevista. Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados.   

DANIEL GOMES NOMEADO SECRETÁRIO-GERAL DO MINISTÉRIO DOS RECURSOS NATURAIS


O Conselho de Ministros deu a sua anuência por despacho do primeiro-ministro Carlos Correia, seja nomeado em comissão de serviço ex -ministro dos Recursos Naturais do Governo de DSP, Daniel Gomes ao cargo do Secretária-geral do Ministério dos Recursos Naturais.
O colectivo governamental considera o Gica na lista de doenças com potencial epidémico na Guiné-Bissau. Por isso, instruiu a Secretaria de Estado dos Transportes e Comunicações no sentido de adoptar as medidas adequadas e recomendáveis para a prevenção da epidemia da Gica na Guiné-Bissau.

O MOMENTO EXIGE NEGOCIAÇÃO


(UMA PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA A CRISE)
Não adiante continuar as disputas por via de exploração dos erros ou insuficiências  da parte adversárias porque nada disso serve os interesses do país neste momento crítico.

Dada a natureza desta crise que dividiu opiniões profundamente, adianta sim que se concentre num esforço de imaginação para o desanuviamento da situação vigente por via de cedências mútuas, dando tempo à uma concertação definitiva.
Se não forem encontradas outras soluções consensuais, acredito que todos poderíamos beneficiar com um compromisso de saída da crise baseado nos seguintes pontos:
  • 1) Normalização da actividade parlamentar com readmissão dos 15 deputados expulsos (reconciliação e reunificação da bancada parlamentar do PAIGC).
  • 2) Compromisso de aprovação do programa do Governo com votos favoráveis dos deputados do PRS e PAIGC reunificado, como já acontecera no passado, no Governo do Eng. Domingo Simões Pereira.
  • 3) Renegociação de Pacto de Estabilidade / Pacto de Regime, com alcance abrangente.
  • 4) Remodelação governamental para uma maior inclusão no Governo sob a chefia do Eng. Carlos Correia, integrando ambas sensibilidades do PAIGC , PRS,  demais partidos com assento parlamentar, e porque não uma ou outra figura de indiscutível valor que esteja de fora deste quadro, porque há muitos tanto dentro como fora de partidos políticos. (O Eng. Domingos Simões Pereira e o Dr. Baciro Djá, poderiam integrar o Governo do Eng. Carlos Correia como ministros, um a coordenar  por exemplo a àrea económica e o outro a coordenar a área social).
  • 5) O Eng. Domingos Simões Pereira, como presidente do PAIGC ficava também com o trabalho de casa de reconciliação interna do PAIGC.  A reconciliação dos Drs. Baciro Djá e José Mário Vaz (Presidente da República) com os Engs. Domingos Simões Pereira e Cipriano Cassamá (Presidente da Assembleia Nacional Popular) ficaria a responsabilidade do Eng. Carlos Correia com ajuda dos históricos do PAIGC e algumas figuras respeitadas da sociedade.
Espero que o bom senso prevaleça e que Deus ilumine a todos.
Carlos António Gomes
OBS: Todas as opiniões aqui editadas são da inteira responsabilidade do seu titular (autor)

PATCHE DI RIMA EM HAMBURGO DIA 13 DE FEVEREIRO NO KIZOMBA RED CARPET



«PORTUGUÊS» ANTÓNIO BASTOS ESTEVE CINCO ANOS EM FUGA DETIDO NA GUINÉ-BISSAU


António Bastos foi condenado a 13 anos de prisão (Foto: Ricardo Graça/Arquivo)


O ex-administrador da SAD da União de Leiria foi detido em Bissau, na Guiné-Bissau, após cinco anos em fuga, depois de ter sido condenado a 13 anos de prisão por um crime de homicídio, confirmou fonte da Polícia Judiciária ao JORNAL DE LEIRIA.

“A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, em sede de cooperação policial internacional, identificou e localizou um homem, com 62 anos, administrador de empresas, alvo de mandado de detenção emitido pela autoridade judiciária competente, após trânsito em julgado da respectiva decisão condenatória, para cumprimento de pena de 13 anos de prisão, em consequência da prática de um crime de homicídio agravado e detenção de arma proibida, no mês de outubro de 2009, em Porto de Mós”, refere o comunicado da PJ de Leiria. 

Segundo a mesma nota de imprensa, o homem foi detido esta quarta-feira, em Bissau, “no decurso de uma operação conjunta entre a Polícia Judiciária portuguesa e a Polícia Judiciária da Guiné-Bissau, com anterior colaboração da Polícia Federal do Brasil, exibindo aquele, na ocasião, documento de identificação falso”. 

O processo seguirá agora os trâmites legais “com vista à ulterior extradição para Portugal”.

REDACÇÃOJornal de Leiria redaccao@jornaldeleiria.pt

«CARTA ABERTA» 'CARO IRMÃO E AMIGO FLORENTINO MENDES PEREIRA' - CAETANO FERREIRA (FLÁVIO)



Caetano Ferreira (Flávio)
      Membro activo da
Diáspora em França


Caro irmão e amigo Florentino Mendes Pereira,
Os seus recorrentes declarações intempestivas e contraditórias deixa os Guineenses cépticos. Até parece que estamos na Comedia dell 'Arte Italiana onde incarna um actor muito chato, de má fé, pouco dotado e incapaz de se manter, nem de recitar inteligentemente o seu papel mais simples. Será da incompetência ou de má fé? “A política é a Arte de tornar possível o que é Indispensável para o Povo”, Jacques Chirac.
Como pode ter coragem de acusar o Primeiro-ministro de Cabo Verde, Sua Excelência Sr. José Maria Neves "de se interferir nos assuntos interno dos Guineenses", quando o Sr. interfere de forma deliberada e diariamente nos assuntos internos do PAIGC? O PRS tem uma triste estratégia, dos derrotados:DIVIDIR, PARA MELHOR REINAR!
Como é que o PRS pode ter coragem de tentar destruir o PAIGC que podia governar sozinho, mas lhes integrou Democraticamente no seu Governo pelo interesse Supremo da Nação? Isto não é uma prova da Democracia da parte do PAIGC? Como pode ter coragem de declarar a sua excelência Sr. José Maria Neves: “nós somos parceiros, nós somos amigos, mais o Sr. deve respeitar a Guiné-Bissau como um Estado Soberano?”
Na minha qualidade de Membro do PAIGC, respeitoso dos nossos Estatutos e simples Cidadão, devolvo-lhe o seu próprio discurso contraditório: "nós somos amigos, mas o Sr. deve respeitar o PAIGC como um Partido juridicamente Soberano com os seus Estatutos e o seu Regulamento Jurídico". Quando o Sr. se passa por Advogado dos 15 militantes do PAIGC sancionados pelas instâncias soberanas do partido, o Sr. interfere de facto nos assuntos da política interna, inerentes ao PAIGC. O espectáculo dramático e pitoresco que fez o PRS mais os 15 ex-deputados e ex-militantes não é digno de uma Democracia. O PRS é uma vergonha Nacional e Internacional do nosso país e do Povo Guineense! O Povo vos sancionará no momento exacto, porque vocês não têm nenhum destino de Governação Inclusivo no nosso país!
O PRS está mal posicionado para dar lições da Democracia e ainda menos de Integridade ao PAIGC! Já não fazem rir nenhum guineense, porque vocês carregam nos vossos ombros a vergonha do Povo e da Nação.
Será normal consultar os Juristas Constitucionalistas português sobre a Política Interna do nosso país quando temos Constitucionalistas Guineenses de renome Internacional. “Um médico pode ser competente se receber um paciente que não exprime claramente os sintomas da sua doença, o médico não poderá estabelecer um diagnóstico exaustivo e nem poderá fornecer nenhuma terapia convincente para curar o doente”. É exactamente a mesma situação que aconteceu com os nossos dois queridos Constitucionalistas Português, Vital Moreira e Jorge Miranda. Se a Presidência não lhes apresentou um diagnóstico abrangente dos Problemas da Crise, em nenhuma circunstância poderão trazer uma preconização eficaz adaptadas para a Saída da Crise. Na Guiné-Bissau, temos as nossas particularidades Jurídicas muito Específicas: a Independência e a Soberania das nossas Instituições, Estatutos Jurídicos e próprios Regulamentos Internos de cada Partido Político, num Regime Constitucional específico que nomeia Primeiro-ministro, o presidente do partido vencedor das eleições... Os Deputados da ANP gozam de um Estatuto especial porque são todos nomeados pelos seus respectivos partidos políticos na proporção da sua representação legislativa. Qualquer Deputado tem contas à prestar ao seu partido em termos dos seus engajamentos e deve cumprir com os Regulamentos e Estatutos Jurídicos do seu Partido. No entanto, não pode haver Deputados Independentes na Assembleia Nacional Popular...
Ao tentar querer manipular o povo através de golpes Institucionais, acabarão por cair nas vossas próprias armadilhas. A única solução para a saída desta Crise, é aplicar a Lei, todas as Leis e nada mais que as Leis das nossas Instituições:
  • Entregar definitivamente o poder ao PAIGC, o único vencedor das últimas Eleições Legislativas;
  • Dissolver a Assembleia Nacional Popular e proceder a Novas Eleições Legislativas;
  • Induzir Eleições Gerais antecipadas com a certeza de que DSP voltará pela grande porta para o cargo do 1º Ministro ou Presidente da República!
As consultas organizadas pelo Presidente da República são bem-vindas, mas infelizmente tarde. O povo duvida das suas boas intenções, pois sabemos que "o inferno está cheio de boas intenções." Enquanto o Primeiro Magistrado da Nação, garante da Soberania e das Instituições Nacionais, o Presidente deveria ter intervindo há muito tempo para raciocinar os 15 ex-militantes do PAIGC que estão a tentar enfraquecer o PAIGC e desacreditar o seu presidente DSP, dividir a ANP e violar a nossa Constituição.
"Respeitar a Guiné-Bissau como um Estado Soberano" é, acima de tudo, respeitar as Leis da nossa República, respeitar a Soberania das Instituições do nosso país e nunca ser cúmplice com aqueles que violam de forma voluntária e “conscientemente” os Valores Democráticos.
Viva a República! Viva a Democracia!

Do Seu irmão e Amigo,

  Caetano Ferreira

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...