Manter Sempre Informado Sobre tudo que passa no nosso Bairro, na Guiné e além fronteira
SENEGAL: ACTIVISTAS PEDEM ABOLIÇÃO DE FRANCOS CFA
Dakar - Dezenas de pessoas reunidas na Praça de Obelisque, em Dakar, apelaram, sábado, aos dirigentes africanos da Zona do Franco para romper com o franco CFA, numa iniciativa da ONG Urgences Panafricanistes (URPANAF).
Numa declaração, os organizadores convidam os Presidentes dos 14 países que partilham o franco CFA na África Ocidental e Central a pôr termo ao uso desta moeda, que, segundo eles, é um vestígio da colonização francesa.
Estes militantes panafricanistas indicaram que a mobilização visa suscitar o debate para encontrar os meios de sair "desta servidão monetária".
Para os manifestantes, "o tempo chegou de criar soluções alternativas para um desenvolvimento económico que corresponda realmente às necessidades das populações".
Lembraram que o franco CFA, hoje Franco da Comunidade Financeira Africana (CFA), na zona oeste-africana, e o franco da Cooperação Financeira Africana (CFA), na África Central, denominava-se o Franco das Colónias Francesas de África, à sua criação em 1945.
Para Kémi Séba, cronista e escritor panafricanista, "o CFA é um dos últimos vestígios do neo-colonialismo e um dos maiores vestígios deste neo-colonialismo" pelo apela para que África se livre o mais rápido desta moeda.
A escritora e editora Hulo Guilabert considera que não se deve recear o pós-CFA, lembrando que a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) tem em projecto uma moeda sub-regional.
Na falta de tal moeda sub-regional, sugeriu, o Senegal pode ter a sua própria moeda. "Se um pequeno país como Cabo Verde é capaz de ter uma moeda própria, porque não nós?’’, interrogou-se.
Fonte: Aqui
CULTURA: DULCE NEVES ELEITA MELHOR ARTISTA DE 2016
Bissau, 09 Jan 17 (ANG) - O Fórum Social para a Projeção da Cultura guineense elegeu recentemente a cantora Dulce Neves como melhor artista de 2016 enquanto que o Binham Quimor ganhou o de melhor artista de 2015.
Segundo o jornal “O Democrata”, o anuncio dos vencedores desse concurso foi feito na Décima Edição da Gala de Distinção dos melhores do ano em diferentes categorias.
“O fórum teve dificuldades de realizar a gala de destinação em 2015, pelo que decidiu organizar em simultânea a distinção dos melhores dos anos 2015 e 2016”, refere o semanario.
O produtor Ivan Barbosa conquistou os prémios das duas edições 2015 e 2016 e os prémios de carreira foram atribuidos aos veteranos da música moderna guineense, nomeadamente o Zé Manuel, Ramiro Naka, Kaba Mané e Manecas Costa.
Para a categoria de melhor rapper, o musico Bruno Rhyman foi o vencedor do ano 2015 e AS One arrebatou o prémio de 2016.
Na categoria de Manjuandade, o vencedor de 2015 foi o grupo *Armonia de Luanda* e o de 2016 o grupo Tiani.
A Star Dija e Lyan Costa foram eleirtores cantores revelação de 2015 e para o ano passado os premios revelacao foram atribuidos aos cantores Eric Daro e Menina Neia.
O músico Charbel foi chamado duas vezes ao pódio para receber o premio de melhor vídeo do ano, Romeo e Julieta e Mama Guiné foram escolhidos como melhores de 2015 e 2016.
O melhor Dj de 2015 foi Ichu e para 2016 foi eleito Etiandro Vieira.
Muitos dos distinguidos não estiverem presentes no evento como por exemplo a Dulce Neves, a grande vencedora.
A equipa técnica de Selecção Nacional de futebol foi homenageada pelo Fórum Social pela projecção do desporto Nacional.
ANG/O Democrata/MO
DEPUTADO DO PAIGC DIZ QUE SEM ACORDO DE CONACRI NÃO HAVERÁ GOVERNO
O deputado do PAIGC no círculo eleitoral de Gabú disse na passada fim-de-semana que sem a implementação de acordo de Conacri não haverá governo.
Victor Oliveira fez estas declarações em Gabu durante o lançamento do Movimento para instauração da Ordem e Disciplina no PAIGC.
De acordo com este parlamentar o governo de Umaro Sissoco tem dias contados, para depois acusar o chefe de estado de ser responsável pelo sofrimento do povo guineense. “ As vezes digo coitado do Jomav porque deixou-se enganar por um grupo. O acordo de Conacri deve ser implementado se não, não haverá governo. Este governo não vai durar, já está quase por cair”, diz.
O coordenador do Movimento Serifo Sane acusa José Mário Vaz de ser principal mentor do grupo dos 15 em defesa dos seus próprios interesses, tendo adiantado que o grupo de 15 foi criado pelo próprio presidente. Os 15 não fazem parte da agendo do presidente daí que mais dia ou menos dia, vão sair dessa agenda”, frisou.
Sené, encoraja a Direcção de Domingos Simões pereira a manter se firme na luta para implementação da ordem e disciplina no PAIGC.
Hoje (09 de Janeiro) o movimento desloca à Pirada e na terça-feira (10 de Janeiro) estará em Bafatá para encontros com dirigentes e simpatizantes do PAIGC para expor as razões da criação e montar as suas estruturas a nível da região.
Por: Amadú Uri Djaló/radiosolmansi com Conosaba do Porto
DSP CONSIDERA MÁRIO SOARES “COMBATENTES PELA LIBERDADE DOS POVOS”
O líder do PAIGC, partido que liderou o processo de independência da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, lembrou o contributo que Mário Soares deu pela autodeterminação do país do jugo colonial português e afirmou-se consternado com a sua morte.
O presidente do PAIGC disse lembrar Mário Soares como "grande estadista" mas sobretudo alguém que teve uma "contribuição para a ajudar a Guiné-Bissau a tornar-se independente".
Afirmando ter sido um privilégio conhecer e partilhar informações sobre a Guiné-Bissau e Portugal, com Mário Soares, o líder do PAIGC, antigo secretário executivo da CPLP e ex-primeiro-ministro guineense, contou um episódio que teve com o ex-Presidente agora defunto.
Mário Soares contou à Simões Pereira que escreveu uma carta, em 1970, pedindo ao então presidente do conselho, Marcelo Caetano, que se abrisse negociações com o PAIGC para a autodeterminação do povo guineense.
Domingos Simões Pereira afirmou ter tido a oportunidade de confirmar a veracidade dessa diligência de Soares, numa conversa, recente, com o então presidente do Parlamento senegalês, Mustapha Niasse, na altura, chefe do gabinete do então Presidente Leopold Senhgor.
Para o presidente do PAIGC, Soares faz parte da lista daqueles que se afirmaram, durante o século XX, como "combatentes pela liberdade dos povos" e por isso a sua morte provoca tristeza e consternação, disse.
Domingos Simões Pereira (DSP) endereçou sentimentos de solidariedade à família de Mário Soares, ao Partido Socialista (PS) e ao povo português
JOSÉ MÁRIO VAZ EXORTA AO SISSOCO PARA RETIRAR FARDA AOS AGENTES IMPLICADOS NOS CASOS ILÍCITOS NO MINISTÉRIO DO INTERIOR
José Mario Vaz |
Sissoco |
“Nós não vamos aceitar a força da nossa soberania ser alineada de qualquer maneira. Um milhão e meio de dólares por mês é muito dinheiro para nós. Estamos a enriquecer pessoas e nós estamos a pobrecermos cada dia. Primeiro-ministro isto tem que ter consequências, alguém tem que ser retirado fardamento neste ministério.
José Mário Vaz fez advertências, ontem a noite, num jantar de confraternização que o ministro do Interior ofereceu aos funcionários desta instituição pública, e insta ao Botche Candé fazer limpeza geral no ministério do Interior.
O chefe de Estado questionou o paradeiro de receitas de Alfandegas e da Direcção-geral de Contribuição de Impostos que nos “momentos normais facturam entre 04 à 05 bilhões francos CFA,
(6 a 7,6 milhões de euros) por mês”.
(6 a 7,6 milhões de euros) por mês”.
“Pergunto aonde estão as receitas de Estado? Significa Alfandegas e Direcção-geral de Contribuição de Impostos não fizeram nada durante este período”, sublinhou.
"Quando denunciei pela primeira vez a corrupção no aparelho do estado, as pessoas me criticaram por não ter apresentado qualquer prova. Eu não sou precipitado, porque cada coisa tem o seu tempo".
Ainda, o Presidente da República anunciou que 40 ponto 03 bilhões de dólares foram emitidos no mercado de título, que colocou hoje os guineenses em dificuldades, e ameaça uma mão pesada contra os corruptos. "São cerca de 100 milhões de euros de receitas fiscais foram desviados".
“Chegou a hora de irmos em cima daqueles que pecam para nos informar o paradeiro do dinheiro”, exorta Presidente Mário Vaz.
Notabanca/MO
"Quando denunciei pela primeira vez a corrupção no aparelho do estado, as pessoas me criticaram por não ter apresentado qualquer prova. Eu não sou precipitado, porque cada coisa tem o seu tempo".
Ainda, o Presidente da República anunciou que 40 ponto 03 bilhões de dólares foram emitidos no mercado de título, que colocou hoje os guineenses em dificuldades, e ameaça uma mão pesada contra os corruptos. "São cerca de 100 milhões de euros de receitas fiscais foram desviados".
“Chegou a hora de irmos em cima daqueles que pecam para nos informar o paradeiro do dinheiro”, exorta Presidente Mário Vaz.
Notabanca/MO
“DJURTUS À CAMINHO DE GABÃO PARA DISPUTAR CAN-2017
A selecção Nacional de Futebol da Guiné-Bissau, “Djurtus” despediu-se ontem dia 09 de janeiro em Bissau, do povo guineense, com passeio, cujo rota iniciou na entrada de Bairro Militar, percorreu Avenida Combatente da Liberdade da Pátria perante uma moldura humana, passou na Praça do Império e seguiu-se ao Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira de Bissau.
Os “Djurtus” vão chegar ligeiramente atrasos em relação às outras selecções, mas movidos com uma força mimica para se defrontar e derrotar qualquer adversário pela primeira vez na CAN-2017.
A esta hora, já estão à caminha da Libreville, Gabão.
Boa sorte “Djurtus”!
GOVERNADOR DO BCEAO FOI HOJE CONDECORADO COM A MEDALHA DE ORDEM NACIONAL DE MÉRITO DE COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
O Senhor Tiémoko Meyliet KONÉ, Governador do BCEAO, foi ontem agraciado com a Medalha de Ordem Nacional de Mérito de Cooperação e Desenvolvimento, como expressão de justo reconhecimento pelo cumprimento exemplar da sua missão, tendo contribuído indubitavelmente para a excelência das relações entre o BCEAO e a República da Guiné-Bissau.
Conosaba/MO
“MOVIMENTO NACIONAL DOS QUADROS TÉCNICOS DO PAIGC” ACUSA DSP DE PROMOVER INTRIGA NO PARTIDO
Os dirigentes do Movimento Nacional dos Quadros Técnicos do PAIGC acusam Domingos Simões Pereira, líder do partido de promover intriga no seio dos libertadores.
As acusações feitas em Bafatá e Gabú, no último fim-de-semana, onde o movimento organizou dois comícios populares.
Dominique, Jeremias e Vladimir Deuna ambos do movimento, são as vozes do Movimento que afirmam que DSP pertencer uma força estranha para destituir o PAIGC.
Bamba Injai, outro elemento do movimento prometeu realizar uma conferência de imprensa nos próximos dias, na sede do partido para denunciar aquilo que se chamam de tirania do DSP.
Notabanca/MO
MANELINHO CRITICA SEVERAMENTE O MINISTÉRIO DE DESPORTOS
O presidente da federação nacional de futebol, Manuel Irénio Nascimento Lopes, criticou duramente os dirigentes do ministério dos desportos alegando que estes estão a sabotar e se não fosse o presidente da república José Mário Vaz, a ida dos Djurtus ao Gabão ia ser possível só através do pacto com o diabo.
Manelinho falava a margem de entrega dos equipamentos ofertados por Mamadu Sarifo Baldé, jovem guineense residente em França e a entrega de três milhões e quinhentos mil FCFA por parte da empresa fagoral onde também referiu que a empresa Darling apoiou a Seleção Nacional com 5 milhões de FCFA.
"Disseram que o orçamento da comissão é muito elevado, dá para construir 10 estradas, mas quem não sabe quanto custa a construção de um estádio de futebol, são 750 mil Dólares no projecto Goal da FIFA e a federação tem ainda que colmatar outra parte adicional" referiu Manelinho antes de questionar o que é que o estado faz para o futebol Nacional? E informou que se não fosse o JOMAV a tomar a tal iniciativa, a ida dos Djurtus a Gabão só seria possível através do pacto com o diabo. "Há pessoas que querem que esta seja um fiasco mas não vai ser, vamos trabalhar e continuaremos a trabalhar... esperem só quando voltarmos do CAN, ao voltarmos, vão saber que a Federação já tomou decisão para tais actos, Vamos procurar os nossos fundos, teremos a nossa autonomia para que nenhum Ministro desrespeite qualquer membro da federação porque todos nós somos guineenses, vou acreditar e nunca vou parrar até quando o governo entender que há linguagens adequados que devem dirigir a uma instituição" avisou Manelinho.
Agradeceu e felicitou a empresa Fagoral, Darling e o Jovem Mamado Sarifo Baldé pelo importante gesto.
" O gesto do presidente da República e do primeiro ministro que garantiu o avião para a viagem dos Djurtus, é de louvar, mas é bom que o ministério da juventude, cultura e desportos parre de fazer a guerra a Federação, e se continuarem a fazer essa guerra, com viva voz digo, Vão perder a guerra connosco porque estamos no lado do povo e do país e não estamos pelos nossos interesses" Voltou a avisar.
Segundo as informações apuradas pela Rádio Jovem, os Djurtus viajam hoje às 12:00 locais onde a caravana nacional percorrerá toda a avenida principal da Capital para despedir-se dos guineenses. in Sou Djurtu
Os jogadores da seleção de futebol da Guiné-Bissau já receberam os prémios pela inédita qualificação para a Taça das Nações Africanas (CAN), a realizar de 14 de janeiro a 05 de fevereiro, no Gabão.
Fonte do Governo indicou ontem à agência Lusa que os pagamentos foram efetuados no fim de semana, com os jogadores a receberam, cada um, 10 mil euros como recompensa pela qualificação do país para a CAN e ainda alguns prémios de jogo atrasados.
Alguns jogadores chegaram a receber 23 mil euros entre prémios dos jogos atrasados e o bónus pela qualificação, precisou a fonte.
No sábado, os jogadores recusaram treinar até que fossem pagos o prémio prometido pela federação e o Governo em caso de qualificação da Guiné-Bissau para a CAN.
O assunto mereceu uma reunião de emergência entre o presidente guineense, José Mário Vaz, e os três capitães dos 'djurtus', Bocundji Cá, Zezinho e Jonas Mendes.
"Nas primeiras horas de domingo, os jogadores receberam tudo o que tinham a receber", indicou a fonte do Governo.
Com o pagamento feito, os jogadores da seleção guineense já se mostram disponíveis para participar na CAN, devendo a viagem para o Gabão ocorrer ainda hoje logo que chegue ao país o avião que está a ser providenciado pelo primeiro-ministro.
Umaro Sissoco Embaló está, desde sábado, no Congo Brazzaville, onde tenta pedir emprestado, junto do presidente daquele país, uma aeronave para transportar os 'djurtus' para o Gabão ainda hoje.
Inicialmente, a viagem foi anunciada para as 12:00 (mesma hora em Lisboa), mas fontes da federação disseram à Lusa que o avião só deverá chegar à Bissau por volta das 15:00, altura em que será comunicada a hora da partida.
A Guiné-Bissau, único país lusófono na CAN2007, integra o grupo A da fase final, juntamente com o Gabão, contra o qual abre a competição, no próximo sábado, Camarões e Burkina Faso.
MB // NF
Lusa/Fim/MO
MOVIMENTO DE RESTAURAÇÃO DA ORDEM E DISCIPLINA NO PAIGC CRIA BASES NO LESTE DO PAÍS
Movimento de Restauração de Ordem e Disciplina no PAIGC, manifestou-se determinado na defesa da direcção do partido e criou estruturas do movimento ontem 09/01/2017 na cidade de Gabú, o projecto desse movimento.
Ico Samori da Silva, coordenador do movimento, garantiu que vão continuar a respeitar liderança de Domingos Simões Pereira, enquanto presidente eleito no último congresso do partido e ameaça tolerância zero contra os ataques ao PAIGC. Exortando os militantes desta formação política, que não podem viver no estrito cumprimento dos estatutos do partido para se recomporem e “cessar as suas armas”. porque a ordem e disciplina partidária são instrumentos que guiam os ideais do PAIGC.
Os dirigentes do Movimento acusam “José Mário Vaz de motor da crise política na Guiné-Bissau, por criar o grupo dos 15 para se aliar com o PRS, nomeando um primeiro-ministro da proveniência desconhecida cuja actividade é obscura e duvidosa à ostentar bens discutíveis para assumir o destino da governação, do país”.
Os dirigentes do Movimento acusam “José Mário Vaz de motor da crise política na Guiné-Bissau, por criar o grupo dos 15 para se aliar com o PRS, nomeando um primeiro-ministro da proveniência desconhecida cuja actividade é obscura e duvidosa à ostentar bens discutíveis para assumir o destino da governação, do país”.
Notabanca/MO
Assinar:
Postagens (Atom)
“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA
Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...
-
REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU Assembleia Nacional Popular Gabinete do Presidente Preâmbulo A estabilidade político-social é...
-
“O Matrimónio Cristão: Riquezas, Exigências, Missão” são exortações dos Bispos para a Quaresma 2017, saídas no final da Conferênc...
-
A RESTAURAÇÃO DA IGREJA DE GEBA: Deus vos ajude Por: Aly Silva Digníssimo irmão Aly Silva, Primeiramente gostaria de agradec...