Fim de semana de emoções no principal campeonato de futebol guineense

(Fotografia Facebook)

Este fim de semana o principal campeonato de futebol guineense vai estar ao rubro, entrando na sua antepenúltima jornada.

Os primeiros dois classificados - Benfica e Sporting – estão apenas separados por dois pontos, pelo que os resultados poderão ser preponderantes para as contas finais.

O Benfica desloca-se a casa do Bambadinca, que está na quarta posição com 37 pontos, enquanto o Sporting vai jogar no reduto do Bubaque.

As partidas vão realizar-se no sábado, excetuando o jogo entre o São Domingos e Bolama, que está agendado para segunda-feira.



Imigrante da Serra Leoa acusa Polícia Judiciária de tortura



No passado dia 22-07-2015, Um cidadão da Serra Leoa acusa a Polícia Judiciária (PJ) da Guiné-Bissau de o ter torturado e espancado repetidamente, entre os dias 29 de junho e 1 de julho, em Bissau, revelou a Agência PNN, esta quarta-feira.

A queixa, entregue à Liga Guineense dos Direitos Humanos, revela que a alegada vítima foi detida a 29 de junho por indícios de um furto que o suspeito não confessou. Seguiram-se três dias de torturas, que só terminaram com o pagamento da fiança, no valor de 1,500 euros.

FRANÇA ACOLHE FESTIVAL DE MUSICA 'GUINE TERRA RANKA'


 



Dia 25 de Julho Paris acolhe primeiro Festival de Musica Guine Terra Ranka para Promover Uma Guine Bissau positiva e Proactiva este evento Conta com a Produção de VA&LU e DJAM EVENTS com Participação de Patche Di Rima, Ernesto Dabo, Micas Cabral, Ammy Injai, Juka Delgado, Nifeco, Lele Bissaly e Iragrett Tavares.

TRINTA POR CENTO DE EMPRESAS DEVEDORAS JÁ PAGARAM SUAS DIVIDAS


 

DG do INSS com seu homologo Cabo-Verdiano
Bissau,23 Jul 15(ANG) - O Director-geral do Instituto Nacional de Segurança Social(INSS), revelou hoje à ANG que 30 por cento das empresas com dívidas ao sistema já procederam à liquidação das suas contas .

Roberto Mbesba disse que o montante global da dívida está na ordem de mais de dois biliões de francos CFA, e relacionados aos descontos dos trabalhadores de diferentes empresas.

"Antes de recorrermos as cobranças coercivas determinamos um período para que as empresas em dívida para com o sistema viessem, voluntariamente, regularizar as suas situações", informou.

Segundo aquele responsável, o INSS emitiu um Circular segundo o qual, a partir do passado dia 1 até 17 de Julho corrente, todas as empresas que regularizaram as suas dívidas são isentadas de pagamento de juros de demora, na ordem de três por cento.

"Com base na ratificação pela Guiné-Bissau da Convenção Internacional da Segurança Social, quando a instituição se encontra numa campanha de cobrança pode dar um período de graça que permita aos contribuintes pagarem voluntariamente as suas dívidas sem aplicação de juro de demora", explicou.

Perguntado sobre o protocolo de acordo rubricado com a sua congénere cabo-verdiana aquando da visita oficial que o Primeiro-Ministro daquele país efectuou à Guiné-Bissau, Mbesba disse que o referido acordo data de Dezembro de 2011.

"O Protocolo de Acordo consiste no apoio técnico ao INSS da Guiné-Bissau para informatização de todos os dados ligados ao processo dos contribuintes, com base na perspectiva da governação electrónica que o país pretende introduzir", frisou.

"Com a introdução desse sistema o INSS vai abdicar de movimentar os processos através de papeladas passando a usar o sistema electrónico", disse.

Roberto Mbesta afirmou que o sistema que entrará em vigor em Agosto, vai tornar mais ágil o sistema de atendimento e o cruzamento de todos os dados ao nível de Segurança Social.

PRIMEIRO-MINISTRO GUINEENSE ACOLHE AS CRIANÇAS DA UEMOA COM HONRAS



Na manhã, de Quinta-feira, 23 de Julho, no Salão Nobre Victor Saúde Maria do Palácio do Governo, Sua Excelência, o Primeiro-Ministro, Domingos Simões Pereira, recebeu um grupo de crianças dos países integrantes da UEMOA, que se encontra numa colónia de férias no nosso país.

A ocasião serviu para as crianças agradecerem ao Chefe do Executivo guineense pelo acolhimento reservado, tendo apelado a um entendimento, fraternidade, paz, tranquilidade e efetiva integração para a Guiné-Bissau.

O Chefe do Governo retribuiu as palavras que lhe foram dirigidas, garantindo entre outras, a institucionalização da iniciativa da parte do seu governo, intercâmbio entre as crianças dos países integrantes da UEMOA.

Tendo manifestado a sua disposição em acolher anualmente mais grupo de crianças, para uma troca de experiências com as suas colegas guineenses.

Bissau, 23 de julho, 2015

Gabinete de Comunicação e Informação
Barnabé Gomes
Carlos Vaz











O MÉDICO CHEFE MARROQUINO AGRADECE AO PRIMEIRO-MINISTRO GUINEENSE



No passado dia 18 de julho, em gesto de solidariedade e amizade para com os fiéis muçulmanos, atendendo os festivos do Ramadão, Sua Excelência, o Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, visitou o Hospital de Campanha dos Marroquinos, sito no Bairro de Ajuda, junto à Mesquita Central, para agradecer e ofertar presentes ao pessoal hospitalar por estar longe da família.

Hoje, quinta-feira, 23 de Julho, em reconhecimento o médico chefe da 3ª HMCC, Coronel Khalid Sair efetuou uma visita de cortesia ao Chefe do Governo.

Depois dos agradecimentos formais, em nome de todo pessoal hospitalar, entregou ao Primeiro-ministro um relatório dos trabalhos efectuados até a presente data, que inclui, consultas diversas (pediatria, medicina geral, dermatologia, pneumologia, cardiologia, oftalmologia e medicina interna), exames complementares (de biologia radiologia convencional, ecografia, electrocardiologia), bem como, as intervenções cirúrgicas, internamentos, evacuações sanitárias e atendimentos de urgências. Também, o Coronel presenteou a Sua Excelência, o Primeiro-ministro, com um símbolo da unidade médica militar.

O Chefe do Executivo uma vez mais agradeceu ao Governo Marroquino, em particular a equipa de médicos a operar na Guiné-Bissau pelo seu empenho.

Bissau, 23 de julho, 2015

Gabinete de Comunicação e Informação
Carlos Vaz








GOVERNO ADOTA NOVA TABELA ADUANEIRA SOBRE VIATURAS IMPORTADAS


image



O Governo, através do Ministério da Economia e Finanças, adotou uma nova tabela aduaneira sobre viaturas importadas de diferentes categorias e tempo de uso, mais atualizada e alinhada, conforme revelou à PNN o diretor-geral das Alfândegas da Guiné-Bissau, Francisco Rosa Cá, mediante uma proposta submetida ao titular da pasta das Finanças, Geraldo Martins.
«Tendo em conta a quantidade de viaturas sem matrícula e com matrículas estrangeiras que circulam no território nacional, causando um elevado número de problemas, com preocupações negativas quer a nível de segurança quer no desiderato de melhorar consideravelmente a arrecadação de receitas do Estado e fugas ao desalfandegamento das viaturas, concluiu-se que a atribuição do valor aduaneiro das viaturas era feita com base numa tabela de valores desajustada, encarecendo de desembaraço aduaneiro», lê-se na proposta da direção-geral das Alfândegas.
Falando sobre o assunto, o responsável máximo da direção-geral das Alfândegas disse que foi feita uma análise crítica da execução da sua instituição, na qual foi possível concluir que o valor do despacho de viaturas na Guiné-Bissau é bastante elevado, razão pela qual se regista evasão fiscal. Francisco Rosa Cá lembrou ainda que um dos objectivos das alfândegas é arrecadar receitas para o tesouro público, o que não se faz com elevadas taxas aplicadas em qualquer taxa de importação.
Rosa Cá disse ainda que, aplicando uma taxa razoável é possível aumentar a receita, e informou que a sua direcção não tem competência para alterar a taxa em causa, contudo descreveu que o estabelecimento da tabela de valor em relação às taxas são da competência do ministro das Finanças, e foi neste sentido que o titular da pasta das Finanças concordou com a aplicação desta nova medida.
Em termos de resultados, o responsável disse esperar que esta iniciativa evite a importação de viaturas antigas e eleve a arrecadação de receitas, com um impacto social bastante grande.
Com a nova taxa em vigor desde 22 de Julho corrente, o diretor-geral das Alfândegas apontou que, para quem adquiria uma viatura acima de 4 milhões de Francos CFA (cerca de 6.000 euros), com uma taxa de desalfandegamento de mais de 3 milhões de Francos CFA (cerca de 4.500 euros), agora a viatura com mesmo valor pode ser desalfandegada com pouco mais de 1 milhão de Francos CFA (cerca de 1.500 euros).
 
Fonte : PNN

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...