OBRAS FANTASMAS: Vários milhões desviados... no M. Obras Publicas e Urbanismo da Guiné-Bissau


BACIRO DJA REAGE A VITORIA DE ANTÓNIO GUTERRES



O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Baciro Djá, classificou como "uma grande vitória" a eleição de António Guterres como secretário-geral das Nações Unidas.

"Era expectável, é uma grande vitória para a comunidade internacional, para Portugal e para os países de língua oficial portuguesa, tratando-se de um cidadão da nossa comunidade", referiu o líder do governo guineense, em Bissau, à margem de uma reunião do Conselho de Ministros.

Baciro Djá considera que António Guterres é "um homem sensato, inteligente, equilibrado e que vai conseguir compreender as dinâmicas existentes na nova ordem política internacional".

O governo da Guiné-Bissau "está feliz", sublinhou o primeiro-ministro, "e certamente o povo" também, acrescentou.

Baciro Djá fez votos de "sucesso" e espera que o novo secretário-geral "possa traduzir na prática as reformas que o sistema das Nações Unidas precisa, já há muito tempo", concluiu.

O antigo primeiro-ministro português António Guterres foi hoje indicado como secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo Conselho de Segurança à Assembleia-geral, que deverá aprovar o seu nome dentro de alguns dias.

O Conselho de Segurança anunciou hoje que o português é o "vencedor claro" da votação, recebendo 13 votos de encorajamento (em 15 votos), sem qualquer veto.

Este órgão, com poder de veto, deverá aprovar na quinta-feira uma votação formal a indicar o nome de António Guterres para a Assembleia-Geral das Nações Unidas, formalizando assim a eleição do sucessor de Ban Ki-moon.

AGRICULTORES DE ZONA NORTE DA GUINÉ-BISSAU EM PORTUGAL PARA CONCRETIZAÇÃO DE ACORDOS DE PARCERIA

Uma delegação da Associação dos Comerciantes, Agricultores e Industriais de província Norte da Guiné-Bissau, deslocou ontem a Portugal para concretização dos acordos de parceria com grupo de empresários de cidade de Vila Verde.
O acordo incide na área de comércio e poderá ser alargado as outras áreas nomeadamente indústria e agricultura.
Em entrevista a Rádio Sol Mansi, no Aeroporto Internacional Osvaldo Viera, Amadú Djoco Cante, presidente da associação, afirmou que durante estada em Portugal a delegação terá encontros com empresários de Espanha, Brasil angola que já manifestaram interesse em investir na Guine Bissau nas áreas de comércio industria e agricultura.
Entretanto, membros de Associação Nacional dos Agricultores (ANG) estiveram reunidos durante todo dia de hoje num seminário de capacitação para implementação da diversificação da cultura na Guine- Bissau
O encontro é organizado pela agência Marfinense de cooperação no quadro da parceria com o ministério de agricultura que visa o acompanhamento da ANAG na implementação da diversificação das culturas no país.
Região de Bafatá, Gabú, Biombo e zona sul são as zonas identificadas para formação dos membros da ANAG para divulgação das acções de implementação de diversificação da agricultura no país.
Por: Amadi Djuf djaló com Conosaba/MO

CIPRIANO CASSAMA ENTREGA PROPOSTA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO ACORDO DE CEDEAO



O presidente da Assembleia Nacional Popular disse, ontem quarta-feira, que o acordo proposto pela CEDEAO tem que ser executado pelos próprios guineenses com o apoio da comunidade internacional.
Falando à saída do encontro com o presidente da república, Cipriano Cassama, disse que entregou ao chefe do estado a sua proposta para a implementação do referido acordo.
“Quero informar que acabei de entregar ao presidente da república a nossa reacção sobre o acordo, quem poderá dirigir este governo", informou Presidente da ANP

(...)
“O encontro de hoje, o Presidente da República incidiu essencialmente sobre os assuntos relacionados com a implementação do acordo para a saída da crise, nomeadamente a necessidade urgente de definir o método e cronograma de acções para a rápida e plena implementação. Pessoalmente entendo que o acordo deve ser executado por nós guineenses com o apoio da comunidade internacional em particular da  CEDEAO” acrescentou
Por: Anesia Tavares com Conosaba/MO

BACIRO DJÁ QUER UMA INTERPRETAÇÃO RESPONSÁVEL DO ACORDO DE CEDEAO



O primeiro-ministro não quer uma outra interpretação perante o acordo de CEDEAO, no que refere a formação de um governo inclusivo, tendo adiantado que a sua equipa está aberta para cumprir com o que está plasmado no acordo de CEDEAO.
Baciro Dja que falava ontem quarta-feira, à saída do encontro com o presidente da Republica, José Mário Vaz, sublinhou que “dentro do acordo que foi assinado, está plasmada a criação de um governo inclusivo, foi o que todos nós assinámos e entendemos que não pode haver outras interpretações que não seja o que está plasmada no acordo e nós estamos abertos para respeitar o mesmo”.
Para este governante não existe crise no país, mas sim um bloqueio de uma instituição da república. “ Este é uma crise artificial o que existe na verdade, é o bloqueio de uma instituição da República, que é a ANP, a uma maioria expressa de uma forma inequívoca 57 deputados. O nosso governo é legal e que tem uma maioria expressa e não estamos numa fase de transição, de uma crise, estamos numa legislatura normal”, garantiu.
No que refere ao encontro do PAIGC com os 15, Baciro Dja saudou a iniciativa da direcção dos libertadores, mas que para ele deve ser de uma forma seria porque os 15 são militantes de partido, tendo adiantado que a possível reconciliação seria boa tanto para o PAIGC assim como para o país.
Por: Nautaran Marcos Có/ Anesia Tavares com Conosaba/MO

«REPRESENTAÇÃO E A DIRECÇÃO "APU-PDGB",DIÁSPORA EUROPA PORTUGAL» MENSAGEM DE CONDOLÊNCIAS À FAMÍLIA E A DIRECÇÃO DO PARTIDO DA RENOVAÇÃO SOCIAL (PRS) PELO FALECIMENTO DO EMPRESÁRIO ABEL INCADA





Foi com a mais profunda consternação que tomamos conhecimento do passamento físico do Senhor Deputado da Nação Guineense, ABEL INCADA.

Neste momento de profunda dor, em nome da REPRESENTAÇÃO E A DIRECÇÃO "APU-PDGB",DIÁSPORA EUROPA PORTUGAL, dos seus militantes e simpatizantes, inclinamo-nos diante da memória do Sr. Abel Incada e apresentamos, ao Partido da Renovação Social e à família enlutada, as nossas mais sentidas condolências.

Lisboa, 05 de Outubro de 2016.

Tcherno Baldé 

Representante "APU-PDGB", DIÁSPORA EUROPA PORTUGAL/MO

«PAIGC/PORTUGAL» COMUNICADO À IMPRENSA




A Comissão Política do PAIGC em Portugal, reuniu-se ontem, com carácter de urgência, sob a presidência do camarada Iafai sani Presidente da referida comissão política, para analisar a conjuntura interna do Partido à luz da proposta reconciliadora com o autodenominado “grupo dos 15” sabiamente lançada pelo o Camarada Presidente Eng.º Domingos Simões Pereira , no quadro da comemorações dos 60 Anos do nosso grande partido .

Tendo em conta, por um lado, a imperiosa necessidade de apaziguar tensões existentes, e por outro lado, invocar o espírito reconciliador de Cabral, no que diz respeito a recuperação do homem. O Camarada Eng.º Domingos Simões Pereira afirmava, citamos, “.... Não há nenhum erro que não corrija e nem nenhum pecado que não se pode perdoar.” Visando reconciliar a família do PAIGC e contribuir para a saída crise política explosiva que perdura na Guiné-Bissau;

Tendo tomado conhecimento das declarações irreconciliáveis pronunciadas pelo porta-voz do autodenominado grupo dos 15 a propósito da convocatória expedida pelo Secretariado do CC  para dar cumprimento ao apelo de reconciliação da família lançado pelo presidente do Partido;

Extremamente preocupada com as exigências e o tom das referidas declarações que em nada contribuem para a procura de soluções que levem a reconciliação da família do partido de Cabral;
Considerando que os membros do autodenominado grupo dos 15 estão longe de estarem arrependidos pela traição aos ideais, as princípios e à disciplina partidária que protagonizaram há bem pouco tempo levando o PAIGC a perder o poder a favor da oposição que não ganhou as eleições desestabilizando o país e as suas instituições políticas.

A Comissão Política do PAIGC em Portugal, decide:

1- Solidarizar-se e congratular-se com o conteúdo do discurso conciliador proferido pelo presidente do PAIGC, Eng.º Domingos Simões Pereira, no âmbito das comemorações dos 60 Anos do partido.

2- Condenar veementemente as declarações do autodenominado grupos dos 15 que são totalmente irreconciliáveis com a postura de um partido político responsável e disciplinado a procura de uma verdadeira reconciliação interna nos termos estatutários.

3- Declarar nulas e sem efeitos, por que inexistente  nos Estatutos do Partido, as exigências infundadas de demissão do Presidente do PAIGC  e revogação das decisões dos seus órgãos nacionais,  tomadas em bases totalmente legais e conformes com os ditames estatutários e regulamentares.

4- Solicitar a direcção superior do Partido que mantenha firme a sua posição na busca de soluções para a crise interna, sem prejuízo aplicação de sanções disciplinares aos infractores, no cumprimento escrupuloso dos estatutos .

5- Apelar a todos os militantes, responsáveis e dirigentes do Partido, para se manterem vigilantes contra todas as manobras dilatórias tendentes a assaltar o poder no seio do Partido.

Lisboa, 04/10/2016

O Presidente

Professor Iafai  Sani


(Membro de comité central)

Tribunal Superior eleitoral Brasileiro - TSEB e a Comissão Nacional de Eleições – CNE de Guine Bissau Assinaram um Memorando de Entendimento




Ontem, dia 4 do corrente mês, na cidade de Brasília, foi assinado, entre o Tribunal Superior eleitoral Brasileiro - TSEB e a Comissão Nacional de Eleições – CNE de Guine Bissau, um importante MEMORANDO DE ENTENDIMENTO visando fortalecer as tradicionais relações de cooperação técnica, que sempre animou as nossas duas instituições, na perspectiva de consolidar e aperfeiçoar as conquistas democráticas e pluralista dos nossos países.


Este MEMORANDO DE ENTENDIMENTO visa o seguinte:
-Estabelecimento de uma cooperação permanente mediante a troca de informações e de experiencias, no domínio eleitoral, incluindo envio de missões eleitorais recíprocas;
- O TSEB ira prestar assistência técnica a CNE nas áreas de:
a) Modernização de Cadernos eleitorais;
b) Modernização de sistema de transmissão de resultados;
c) Capacitação de técnicos de Informática e de Logística;
d) Educação cívica e de comunicação.
Fazemos Votos para que a sua implementação seja coroada de êxitos para o bem duma administração eleitoral moderna, que se pretende consolidar.










“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...