Mansôa Vamos a Isso Juntos!
Nos últimos anos vimos e assistimos a situação que ocorre na C F Balantas de Mansôa o não comprimento do programa traçado pela actual Direcção, um certo distanciamento de algumas figuras da cidade/vila de Mansôa, uma paralisação e auto-exclusão dos citadinos do sector talvez por haver uma centralização dos assuntos, poder ou um vazio estratégico.
Sendo assim a Associação dos Filhos, Amigos, sócios e simpatizantes de Mansôa (designado por AFASSM) tem como principal tarefa á de afirmação de CFB de Mansão, da Vila na sociedade guineense com um projecto de “Alternativa Credível” para gestão do club, para isso é preciso congregar ou unir todos quadrantes da nossa sociedade com diferentes opiniões com objectivos comuns que é o Bem da cidade.
Temos a consciência das dificuldades e objectivos que preconizamos, mas entendemos que é o nosso dever nas actuais circunstâncias.
Estamos aqui para colher ideias e propostas; e não só, também dar a conhecer o nosso ponto de vista e os resultados que saem daqui e que serão no futuro desenvolvidos num projecto para CFB de Mansôa que oportunamente apresentaremos se houver Assembleia-Geral para a eleições caso a Direcção o entenda.
O Porque dessa reunião magna? Entendemos que o património comum que temos todos dentro desta sala é o CFB de Mansôa é esse que nos comunga e move a nossa paixão clubística, para isso na elaboração do projecto para gerir o club, convidamos todos Filhos Amigos Sócios e Simpatizantes de Mansôa para nos enviar os seus contributos por email: sacavem23@gmail.com.
Com isso, podemos recordar Filhos, Amigos, Sócios e Simpatizantes de Mansôa, orgulhoso com o passado e a história desta vila e do Club, fiel aos seus valores, que não são propriedade de ninguém para não abandonarem o modelo da união da gente desta cidade, propomos a solução para resolvermos os problemas do club, a cidade e porque não a sociedade.
Devemos recusar a ideia mesquinha de que “ nha boca kasta lá”, mas perguntar “O que tenho para dar a vila de Mansão?” palavras do antigo presidente dos EUA.
Não faz sentido ignorar ou distorcer os contributos dada pela actual Direcção bem como outras já passadas, temos plena consciência de que deram tudo o que tinham para dar e tudo que estava ao seu alcance para o bem do club e realçando o nome da cidade, os nossos agradecimentos.
O que importa aqui é que o nosso debate seja clarificador para que isso não nos remete para uma qualquer crise de identidade, para que possamos demonstrar que compreendemos as mudanças que operam no mundo e estamos a dar respostas aos desafios do nosso tempo.
É preciso saber ou relembrar de que o objectivo central é da construção de uma equipa ganhadora, mas para isso é necessário ter a convicção de que só uma equipa renovadora com impulso modernizador para o club retomar uma dinâmica ganhadora e de crescimento de uma forma sustentada que é capaz de competir e recolocar o club ao nível dos chamados “grandes” equipas nacionais e demais.
Para isso precisamos de enfrentar as causas estruturais dos nossos problemas, diagnosticar e trata-las.
CFB de Mansôa é uma Instituição de utilidade pública e também uma causa colectiva que nenhuma “mão invisível” pode destruir, por isso toda gente tem que assumir uma ambição de propor uma nova política de gestão, com elevado sentido de responsabilidade que é capaz de responder os problemas que afectam o club.
O movimento revitalizador fundado no dia 08 do mês de Agosto do ano 2015, tem como lema Renovar, Abertura e Inclusão.
Renovar- uma renovação que não seja um conflito entre nós e nem da geração, mas que assenta no rejuvenescimento com a revisão dos mecanismos de funcionamento e de comunicação.
Abertura - aberto aos desafios de actualidade abrindo novas ideias e a sociedade ultrapassando a “ lógica de classe” e que comete erro de falar apenas para aqueles que acham são seus.
Inclusão – incluir toda gente disposto a trabalhar para o bem desta cidade para restabelecer pontes com sectores mais dinâmicos da nossa sociedade.
Sabemos que desde o dia em que este movimento foi tornado público, os olhos estiveram em cima dele, mas estamos certos de que toda gente aqui presente contribuirão para fazer deste movimento neste debate de ideias uma oportunidade para fortalecer e prestigiar ainda mais CFB de Mansôa e a sua cidade e que desejamos que seja muito participativo.
A batalha cívica é difícil, mas pode ser ganha, por isso vale a pena ser travada.
Muito Obrigado a Todos
A Comissão
____________________
Mansôa, 08 de Novembro de 2015