«MANIFESTO» MOVIMENTO DE ASSOCIAÇÃO DOS FILHOS, AMIGOS, SÓCIOS E SIMPATIZANTES DE MANSÔA





Mansôa Vamos a Isso Juntos!

Nos últimos anos vimos e assistimos a situação que ocorre na C F Balantas de Mansôa o não comprimento do programa traçado pela actual Direcção, um certo distanciamento de algumas figuras da cidade/vila de Mansôa, uma paralisação e auto-exclusão dos citadinos do sector talvez por haver uma centralização dos assuntos, poder ou um vazio estratégico.

Sendo assim a Associação dos Filhos, Amigos, sócios e simpatizantes de Mansôa (designado por AFASSM) tem como principal tarefa á de afirmação de CFB de Mansão, da Vila na sociedade guineense com um projecto de “Alternativa Credível” para gestão do club, para isso é preciso congregar ou unir todos quadrantes da nossa sociedade com diferentes opiniões com objectivos comuns que é o Bem da cidade.

Temos a consciência das dificuldades e objectivos que preconizamos, mas entendemos que é o nosso dever nas actuais circunstâncias.

Estamos aqui para colher ideias e propostas; e não só, também dar a conhecer o nosso ponto de vista e os resultados que saem daqui e que serão no futuro desenvolvidos num projecto para CFB de Mansôa que oportunamente apresentaremos se houver Assembleia-Geral para a eleições caso a Direcção o entenda.

O Porque dessa reunião magna? Entendemos que o património comum que temos todos dentro desta sala é o CFB de Mansôa é esse que nos comunga e move a nossa paixão clubística, para isso na elaboração do projecto para gerir o club, convidamos todos Filhos Amigos Sócios e Simpatizantes de Mansôa para nos enviar os seus contributos por email: sacavem23@gmail.com.

Com isso, podemos recordar Filhos, Amigos, Sócios e Simpatizantes de Mansôa, orgulhoso com o passado e a história desta vila e do Club, fiel aos seus valores, que não são propriedade de ninguém para não abandonarem o modelo da união da gente desta cidade, propomos a solução para resolvermos os problemas do club, a cidade e porque não a sociedade.

Devemos recusar a ideia mesquinha de que “ nha boca kasta lá”, mas perguntar “O que tenho para dar a vila de Mansão?” palavras do antigo presidente dos EUA.

Não faz sentido ignorar ou distorcer os contributos dada pela actual Direcção bem como outras já passadas, temos plena consciência de que deram tudo o que tinham para dar e tudo que estava ao seu alcance para o bem do club e realçando o nome da cidade, os nossos agradecimentos.

O que importa aqui é que o nosso debate seja clarificador para que isso não nos remete para uma qualquer crise de identidade, para que possamos demonstrar que compreendemos as mudanças que operam no mundo e estamos a dar respostas aos desafios do nosso tempo.

É preciso saber ou relembrar de que o objectivo central é da construção de uma equipa ganhadora, mas para isso é necessário ter a convicção de que só uma equipa renovadora com impulso modernizador para o club retomar uma dinâmica ganhadora e de crescimento de uma forma sustentada que é capaz de competir e recolocar o club ao nível dos chamados “grandes” equipas nacionais e demais.

Para isso precisamos de enfrentar as causas estruturais dos nossos problemas, diagnosticar e trata-las.

CFB de Mansôa é uma Instituição de utilidade pública e também uma causa colectiva que nenhuma “mão invisível” pode destruir, por isso toda gente tem que assumir uma ambição de propor uma nova política de gestão, com elevado sentido de responsabilidade que é capaz de responder os problemas que afectam o club.

O movimento revitalizador fundado no dia 08 do mês de Agosto do ano 2015, tem como lema Renovar, Abertura e Inclusão.

Renovar- uma renovação que não seja um conflito entre nós e nem da geração, mas que assenta no rejuvenescimento com a revisão dos mecanismos de funcionamento e de comunicação.

Abertura - aberto aos desafios de actualidade abrindo novas ideias e a sociedade ultrapassando a “ lógica de classe” e que comete erro de falar apenas para aqueles que acham são seus.

Inclusão – incluir toda gente disposto a trabalhar para o bem desta cidade para restabelecer pontes com sectores mais dinâmicos da nossa sociedade.

Sabemos que desde o dia em que este movimento foi tornado público, os olhos estiveram em cima dele, mas estamos certos de que toda gente aqui presente contribuirão para fazer deste movimento neste debate de ideias uma oportunidade para fortalecer e prestigiar ainda mais CFB de Mansôa e a sua cidade e que desejamos que seja muito participativo.

A batalha cívica é difícil, mas pode ser ganha, por isso vale a pena ser travada.

Muito Obrigado a Todos

A Comissão

____________________


Mansôa, 08 de Novembro de 2015

O CHEFE DO EXECUTIVO CARLOS CORREIA REUNE COM A EMPRESA GBMINERALS




Sua Excelência, o Primeiro-ministro, Carlos Correia recebeu ontem, dia 10 de novembro, o Sr. Délio Darsano da empresa GBMinerals, que pretende explorar e comercializar o fosfato de Farim.

Segundo, o responsável da GBMinerals, após a aprovação da documentação, tais como: o Estudo de Viabilidade (já pronto) e os Termos de Referência do Estudo Ambiental e Social (que serão brevemente aprovados), a empresa pretende iniciar com a construção dos edifícios e da fabrica do projeto de fosfato, cujo termino está previsto para o último tremeste de 2017. E, só posteriormente arrancará, provavelmente no primeiro tremeste de 2018, com os trabalhos de produção.

À saída declarou, que: “A reunião foi para apresentar o Sr. Primeiro-ministro, Sua Excelência Carlos Correia em que passos está o projeto fosfato de Farim. Portanto, o que estivemos a fazer nestes últimos dois anos e quais são os próximos passos do projeto...”

O Chefe do Governo considerou de muito positivo a iniciativa, desejando que o projeto vá em frente, para que amanhã o país venha a usufruir a partir de Farim das mas valias económicas que o projeto oferece.

Bissau, 10 de novembro de 2015

Carlos Vaz
Conselheiro para Comunicação e Informação do GPM



LGDH CONVIDA O PM PARA PRESIDIR A QUINZENAS DE DIREITOS




“Viemos formular um convite ao Sr. Primeiro-ministro para presidir a cerimónia de abertura da nossa semana, que chamamos Quinzena de Direitos”, disse o Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, Sr. Augusto Mário da Silva, que esteve acompanhado pela Coordenadora da Casa dos Direitos, Sra. Filomena Barreto Ferreira, ao sair da audiência, hoje, dia 10 de Novembro de 2015, com a Sua Excelência, o Primeiro-Ministro, Sr. Carlos Correia.

Trata-se de um espaço de iniciativas culturais, de debates, de reflexões e de trocas de experiências sobre os temas ligados aos Direitos Humanos, financiado pela CPLP, que contará com a participação de ONGs da CPLP e terão lugar partir de 1 dezembro, que o Chefe do Governo aceitou de bom agrado, caso não venha a haver um impedimento maior.

No âmbito, do encontro a questão da obtenção da dupla nacionalidade, também esteve no foco de atenção. Para o defensor dos Direitos Humanos os procedimentos que obrigam aos nossos emigrantes, com dupla nacionalidade, quando regressam ao país de ter que tirar um visto de entrada devem ser banidos. Pois, “é contraria ao princípio que norteia a atribuição da dupla nacionalidade.”

Bissau, 10 de novembro de 2015

Carlos Vaz
Conselheiro para Comunicação e Informação do GPM





MINISTRA DA EDUCAÇÃO DA GUINÉ-BISSAU CONFERE POSSE A NOVOS COORDENADORES NACIONAIS DE DISCIPLINAS DO ENSINO BÁSICO




Bissau, 10 Nov 15 (ANG) - A ministra da Educação Nacional conferiu posse hoje a quinze novos coordenadores e catorze vice-coordenadores nacionais das disciplinas do ensino básico, no âmbito de um concurso público realizado há dez meses pela Direcção Geral do Ensino.

No acto, Maria Odete da Costa Semedo lembrou que há mais de uma década que o sistema do ensino guineense funciona sem coordenação.

"E quando se trabalha sem coordenação, cada um pega no seu lema e vai para o caminho que bem entender, as vezes esses caminhos são os melhores e outras vezes nem tanto”, ilustrou a ministra.

Sendo assim, prosseguiu, se não houver coordenação os alunos do mesmo nível correm o risco de não terem o mesmo nível de informação e de conhecimento.

"Somos sempre questionados sobre para quando a realização do exame nacional e nós respondemos que na educação tudo é programado, por que não podemos pensar no exame nacional quando um aluno que estuda em Unhucum e o outro em sucudjak ambos fazendo 4ª classe e não têm do mesmo nível de conhecimento”, justificou Maria Odete Semedo.

Por isso pediu o empenho dos novos coordenadores para reduzir essa diferença e trabalharem no sentido de acabar com medo que a maioria dos alunos manifesta em relacao as disciplinas de Matemática, Química e física.

A ministra da educação desafiou por outro lado os coordenadores da disciplina da história a trabalharem para que o passado da Guiné-Bissau seja incluído no currículo do sistema do ensino nacional.

João Sanha Júnior, um dos coordenadores que falava em nome dos colegas, manifestou sua satisfaçao e disponibilidade em contribuír para o desenvolvimento do sistema do ensino guineense.

Pediu apoio em todos os domínios ao Ministério da Educação Nacional para que possam exercer as suas funções de forma equilibrada e eficiente.

ANG/LPG/JAM\\conosba/MO

MINISTÉRIO DA SAÚDE DA GUINÉ-BISSAU BENEFICIA DE DUAS AMBULÂNCIAS




Bissau, 10de Nov.15 (ANG) – O Ministério da Saúde beneficiou hoje de duas ambulâncias e um motor fora de bordo doados pela União Europeia no âmbito do Programa para redução da mortalidade materno-infantil na Guiné-Bissau.

Os materiais ora entregues são destinados aos Hospitais Regional de Catió de Farim e o Centro de Saúde de Tite.

No acto de entrega, a ministra da tutela, Cadi Seide pediu aos beneficiários o bom uso e manutenção dos mesmos e agradeceu o gesto da UE e todos os que contribuíram para que cheguem aos destinatários. 

O embaixador da UE, Vítor Madeira dos Santos garantiu que os apoios da parte da sua instituição ao sector sanitário guineense irão prosseguir, tendo informado que existem fundos reservados na UE que, possivelmente, chegarão a Guiné-Bissau no próximo ano.

São 8 milhões de euros o custo total deste programa financiado em grande parte pela UE, sendo os restantes assegurados por instituições como a Entraide Médicale Internationale (EMI), a OMS, o UNICEF e o FNUAP.

O programa beneficiará directamente cerca de 145.000 crianças com menores de 5 anos de idade e cerca de 50.000 mulheres em idade fértil das regiões sanitárias de Bissau, Bafatá, Quinara, Tombali e Bolama/Bijagós, bem como mais de 900 profissionais de saúde de 93 estruturas de sanitárias incluindo Hospital Nacional Simão Mendes.

ANG/JD/JAM\\Conosaba/MO

LUÍS FILIPE VIEIRA CANCELOU A VISITA À GUINÉ-BISSAU



Luís Filipe Vieira já não vai a Guiné-Bissau

O presidente do Sport Bissau e Benfica, Sérgio Marques, confirma em Bola Branca a ausência de Luís Filipe Vieira na inauguração de uma escola de futebol para 400 crianças naquele país africano. A comitiva encarnada será chefiada por Rui Gomes da Silva que terá a companhia de Nuno Gomes e Pedro Mantorras.

Sem a presença de Luís Filipe Vieira, a comitiva do Benfica marcará presença na inauguração da nova escola de futebol na Guiné-Bissau.

Sérgio Marques revela que "compromissos inadiáveis impedem Luís Filipe Vieira de seguir com a comitiva encarnada", mas que tem "a promessa" do líder do clube da Luz de "em breve visitar a Guiné-Bissau", aproveitando para "inaugurar a Casa do Benfica".

A viagem do Benfica à Guiné-Bissau será chefiada por Rui Gomes da Silva e terá a companhia de Nuno Gomes, director geral do Caixa Futebol Campus e Pedro Mantorras, embaixador do Sport Lisboa e Benfica, assim como a equipa B que realizará um particular com o Sport Bissau e Benfica na próxima quinta-feira.

Nesta entrevista a Bola Branca, o presidente do Sport Bissau e Benfica, dá conta da "importância da inauguração de uma escola de futebol do Benfica na Guiné-Bissau", afirmando que se "trata de uma nova era no desporto" naquele país africano.

http://rr.sapo.pt/conosaba

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...