cavaco-silva
O Presidente da República de Portugal, Cavaco Silva disse hoje, quarta-feira, que “Portugal estará na linha de frente no apoio à Guiné-Bissau”. O Chefe de Estado português falava à imprensa, depois da recepção aos elementos dos corpos diplomáticos em Lisboa (Portugal).
Afirmou ainda que o país necessita de um efectivo apoio da comunidade internacional, mas particularmente dos parceiros da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP).
Cavaco Silva considera que o ano 2014 foi marcado por grandes exemplos, tendo avançado que “foi com particular satisfação que em 2014 podemos assistir o renascer de esperança na Guiné-Bissau, sobretudo com o regresso à Ordem Constitucional, através da realização das eleições livres e democráticas”.
O Chefe de Estado português assegurou que a comunidade internacional deverá corresponder o assinalável esforço das novas autoridades guineenses.
“Prestá-las os apoios indispensáveis para que as conquistas de 2014 possam converter-se em passos sólidos para a estabilidade e para o desenvolvimento. Portugal estará na primeira linha do apoio à Guiné-Bissau”, assinalou.
Cavaco Silva disse estar confiante que o país poderá contar igualmente com apoio de Angola no Conselho de Segurança das Nações Unidas, tendo frisado por um lado que a presença angolana no Conselho de Segurança é motivo de congratulação da toda a CPLP.

Ex-chefe do Estado-Maior conhece sentença a 2 de março

(Foto Michael Kamber/The New York Times) (foto )
A sentença do ex-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Guiné-Bissau, Bubo Na Tchuto, que confessou o crime de tráfico de droga, deve ser conhecida a 2 de março, segundo fonte do Tribunal Distrital de Nova Iorque (EUA).

Segundo a mesma fonte, esta data pode ser alterada pelo tribunal nas semanas anteriores, caso se verifiquem atrasos
processuais.

Em 2013, Bubo Na Tchuto foi capturado pelos EUA durante uma operação contra o tráfico de droga e confessou os crimes de que era acusado em maio do ano passado.
Na altura, o militar tomou essa decisão para conseguir uma redução da pena, que, nos EUA, pode ir até à prisão perpétua.

Em abril de 2103, Na Tchuto e outros dois guineenses foram detidos em águas internacionais, ao largo de Cabo Verde, por uma equipa da agência norte-americana de combate ao tráfico de droga .

Segundo a acusação, o ex-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Guiné-Bissau cobrava um milhão de dólares norte-americanos por cada tonelada de cocaína da América do Sul recebida na Guiné-Bissau.


Cumprimentos de Novo Ano em Belém




M'Bala Fernandes, Encarregado de Negócios da embaixada da Guiné-Bissau em Portugal, cumprimenta o Presidente Cavaco Silva

Decorreu hoje no palácio nacional de Queluz, a cerimónia de apresentação de cumprimentos do Novo Ano do Corpo Diplomático acreditado em Portugal ao Presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, onde a Guiné-Bissau fez-se representar pelo chefe da missão, Encarregado de Negócios da Embaixada da República da Guiné-Bissau em Portugal, M´Bala Alfredo Fernandes.

Na referida cerimónia que contou com a presença de mais de uma centena de Embaixadores e chefes de missões diplomáticas e das organizações internacionais acreditados em Portugal, o Presidente da República, para além de demonstrar confiança na recuperação económica do seu país, durante o seu discurso e em se tratar do ano findo, profere: “…2014 trouxe sinais de esperança. Cumprimos as obrigações assumidas em Maio de 2011, perante as entidades internacionais e concluímos o programa de assistência económica e financeira, sem necessidade de ajuda adicional”.

Prosseguindo, Sua Excelência Senhor Presidente da República de Portugal, afirma que o ano transato foi muito importante, tendo o País recuperado a credibilidade e o acesso pleno aos mercados internacionais. No âmbito das relações internacionais, o Presidente da República, congratulou com os sucessos alcançados pelos países da CPLP, destacando a Guiné-Bissau como um exemplo do referido sucesso:

“…Pudemos assistir ao renascer da esperança na Guiné-Bissau, com o regresso à ordem constitucional, através da realização das eleições livres e democráticas. A Comunidade internacional deverá corresponder ao assinalável esforço das novas autoridades guineenses, prestando-lhes o apoio indispensável para que as ainda frágeis conquistas de 2014 possam converter-se em passos sólidos para a estabilidade e para o desenvolvimento. Portugal estará na primeira linha do apoio à Guiné-Bissau…“ E acrescenta, que a Guiné-Bissau ” …também contará, estou certo disso, com o apoio de Angola no Conselho de Segurança das Nações Unidas, onde a presença angolana é motivo de congratulação para todos nós.”

«ONU» GUINÉ-BISSAU PELA SEGUNDA VEZ AVALIADA PELO CONSELHO DOS DIREITOS HUMANOS



A situação dos direitos humanos na Guiné-Bissau vai ser avaliada pela segunda vez no Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas, no quadro do exame periódico universal, esta sexta-feira, em Genebra, Suíça.
Segundo um comunicado de imprensa das Nações Unidas, a delegação guineense vai ser liderada por Idelfrifes Fernandes  Manuel Gomes, secretário de Estado de cooperação e Comunidades, e a avaliação da Guiné-Bissau será presidida por um comité que integra o Botsuana, o Cazaquistão e a Estónia.

Entre as questões em escrutínio estão, entre outras, as violações dos direitos humanos relativas ao golpe de Estado de 2012, a criação de condições estáveis para o governo e as instituições, a violência e a discriminação contra as mulheres, o trabalho infantil, o acesso à educação, o combate ao tráfico de drogas, a liberdade de imprensa e o combate à impunidade.
Além da Guiné-Bissau vão ser avaliados mais 13 países nesta 21.ª sessão, que apresentarão aos 47 membros do grupo de trabalho um resumo das medidas adotadas e dos esforços realizados no setor dos direitos humanos.
O grupo de trabalho baseia a sua avaliação a partir do relatório nacional de cada país, de pareceres independentes e de organizações da sociedade civil.
O exame periódico universal realiza-se de quatro em quatro anos. Desde abril de 2008, todos os 193 estados membros das Nações Unidas foram já examinados no quadro do primeiro ciclo do exame periódico universal.
O segundo ciclo, em curso, já avaliou 112 países.
O comunicado das Nações Unidas acrescenta que a primeira vez que a Guiné-Bissau foi examinada foi a 04 de maio de 2010.
lusa

FILHA DE AMÍLCAR CABRAL ACREDITA NO DESENVOLVIMENTO DA GUINÉ-BISSAU COM AS NOVAS AUTORIDADES ELEITAS



Guiné-Bissau: Filha de Cabral acredita no desenvolvimento com JOMAV e Simões Pereira

Bissau – A filha de Amílcar Cabral, Indira Cabral, disse acreditar que com as novas autoridades guineenses eleitas nas últimas eleições Gerais de 2014, o sonho do seu pai vai realizar-se.

Indira Cabral falava esta terça-feira, 20 de Janeiro, data que assinalou 42.º aniversário do assassinato do seu pai, e disse não ter dúvidas de que com o actual Presidente da República, José Mário Vaz, e o actual Chefe do Governo, Domingos Simões Pereira, a Guiné-Bissau já encontrou os dirigentes políticos à altura do desenvolvimento do país.

«Estou certo de que com José Mário Vaz e Domingos Simões Pereira à frente dos destinos da Guiné-Bissau, o sonho que o meu pai tinha de desenvolver este país vai mesmo concretizar-se», disse Indira Cabral.

Na sua curta intervenção no acto, que teve lugar em Bissau na sede do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Indira Cabral agradeceu aos presentes a iniciativa de homenagem ao seu pai, assassinado na República da Guiné Conacri a 20 de Janeiro de 1973.

De destacar que Indira Cabral é uma das Conselheiras do Presidente da República, José Mário Vaz, para a área de Assuntos das Mulheres.

«PESCAS NA GUINÉ-BISSAU» PROIBIÇÃO DE DESEMBARQUE DE TUBARÕES SEM BARBATANAS EM DEBATE




Bissau, 21 Jan 15 (ANG) – As autoridades do sector das pecas iniciaram hoje, em Bissau um atelier no qual serão debatidas as possibilidades de proibição da captura para corte de barbatanas de Tubarões na Guiné-Bissau.
Organizado pelo Centro de Investigação Pesqueira Aplicada (CIPA), o evento que reúne uma dezena de participantes, enquadra-se no projecto de reforço das capacidades de conservação das raias e tubarões (PRCCRT) da comissão sub-regional das Pescas, financiado pelo governo norte-americano.
Na cerimonia de abertura do atelier, o Director Geral do CIPA, em representação do Secretario de Estado das Pescas, salientou a importância do encontro e explicou que o evento se realiza na sequência de uma consultoria feita pelo ponto focal do PRCCRT sobre o corte de barbatanas dos tubarões, há muito praticado no pais.
Vitorino Assau Na Hada disse que vão ser definidas as medidas que proíbem o desembarque daquela espécie sem barbatanas.
Por seu lado, o coordenador do projecto de reforço das capacidades de conservação das raias e tubarões, Mika Diop elogiou a iniciativa e lembrou que a ablação das barbatanas desta ultima espécie pesqueira é muito perigoso para o ambiente marinho.
“As barbatanas constituem 5 por cento do peso total de um tubarão, pelo que quando retiradas, todo o resto é deitado ao mar ou nas praias, pratica que põe em perigo o ambiente marinho e a gestão durável daquela espécie”, denunciou Diop.
Explicou que durante o atelier, que termina quinta-feira, vai ainda ser apresentado o relato rio da situação da população dos tubarões no mar guineense e medidas para por cobro a prática de suas capturas com o mero fim de retirar-lhe as barbatanas.

«RESULTADO DE BOM TRABALHO» MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA DA GUINÉ-BISSAU RECEBE 10 VIATURAS


 , 

A boa governação é feita zelando pelo bem-estar do povo com apresentação de resultados positivos. Parabéns ao Ministério do Interior por estas 10 viaturas a disposição para complementar o serviço! Aquisição de 10 viaturas foram efectuadas pelo ex-Ministro do Interior Botché Cande.

«GUINÉ-BISSAU» PRESIDENTE DO PAIGC APELA A CONSENSOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS


Bissau – O Presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) Domingos Simões Pereira, fez um apelo esta terça-feira, 20 de Janeiro, para que haja consensos nacionais que tranquilizam a Guiné-Bissau.
«Vamos utilizar todas as nossa capacidades, as nossas competências e a nossa disponibilidade, no sentido de produzirmos consensos que tranquilizem o país, para que compreendam as medidas governativas que estamos a tomar», disse Simões Pereira.
Falando à PNN durante a cerimónia de comemoração de 20 do Janeiro, Dia dos Heróis Nacionais que assinala a morte de Amílcar Cabral, o Presidente do PAIGC disse que se trata de uma formação que sabe o que é governar, que passa pela tomada de decisões, e que muitas das vezes é preciso confrontar a realidade e alterar o quadro do nosso percurso, ainda que a realidade do país diga o contrário.
«Os nossos indicadores da saúde e educação indicam que devemos alterar a forma de estar na sociedade, e os nossos indicadores sociais responsabilizam-nos no sentido de criar uma sociedade mais justa e com mais desenvolvimento em várias ocasiões, vai suscitar sentimentos contrários», referiu.
O Primeiro-ministro apelou aos dirigentes a dedicarem-se às suas funções, justificando que em muitas situações que representam pequenos problemas diários perde-se mais tempo do que devia.
«Em alguns momentos não podemos compreender uns aos outros, mas somos homens do Estado, cada um de nós deve compreender a sua responsabilidade, estamos onde estamos através do nosso partido, e nome do PAIGC, quero garantir a todos que vai haver consensos para que possamos levar esta nossa obra para o objectivo desenhado», garantiu Simões Pereira.
O líder do PAIGC voltou a assumir transformar a sociedade guineense, num processo que reconheceu não ser pacífico ou simples, que em muitas das posições muitas pessoas não vão estar de acordo com as suas decisões, porque tem contas a prestar ao partido depois da governação.
A terminar, o Presidente do PAIGC disse que os pensamentos de Amílcar Cabral, as suas heranças, devem ser o principal «combustível» para alimentar as grandes decisões e opções que foram desenhadas.
A cerimónia foi antecedida pela deposição de coroas de flores no Mausoléu Amílcar Cabral, junto da Fortaleza de Amura, na rotunda do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, em Bissau, assim como pela primeira vez na campa do Presidente da República João Bernardo Vieira (Nino), no cemitério Municipal de Bissau.

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...