DEPUTADOS DO PAIGC PEDEM AO NOVO PRESIDENTE DA UA PARA ACABAR COM A CRISE POLÍTICA
















O
líder do Grupo Parlamentar do PAIGC apelou na terça-feira passada em Bissau, o novo presidente da União África (UA) Alfa Conde, para prestar toda atenção à Guiné-Bissau, por forma a pôr fim a crispação politica e penúria que os guineenses vivem na sequência da crise.
Califa Seide falava aos jornalistas a margem das jornadas da Bancada Parlamentar do PAIGC a decorrer nas instalações do Palácio Colinas de Boé-sede do Parlamento guineense disse esperar que o “Presidente Condé vai se decidir mais atenção a Guiné-Bissau”, for forma a pôr fim a crise política.
O político do PAIGC assegurou que a divergência entre o Presidente Mário Vaz e o líder do PAIGC, DSP não afectava na altura o normal funcionamento das instituições do país. Mas sim, a crise política nasceu a quando da exoneração do primeiro Governo constitucional do PAIGC.
Conferir o comunicado:
Notabanca/MO

DIRECTOR DO GABINETE DO CIPRIANO CASSAMÁ GARANTE QUE A LEI GUINEENSE PERMITA O PARLAMENTO EXERCE AS SUAS FUNÇÕES FORA DA SEDE PRÓPRIA


Ansumane Sanhá
Cipriano Cassamá





















O director do Gabinete do presidente da Assembleia Nacional Popular afirmou no dia 31 de janeiro em Bissau, que a Lei da Guiné-Bissau Permita o Parlamento exerce as suas funções fora da sede própria.
“Isto está claríssimochapado na mesma lei para quem eventualmente tenha dúvidas sobre isso”, esclarece Sanhá.
Ansumane Sanhá garante que, “o presidente da Assembleia esteve cá duas vezes, reuniu no gabinete dele mas mediante a escolta pessoal de ECOMIG. Termina a reunião volta imediatamente. Enquanto prevalecer, o presidente da Assembleia continua a fazer o seu trabalho de despachos e expediente em casa dele, conforme a lei determina”, sublinhou o director do gabinete do líder da ANP.

Notabanca/MO

GOVERNO INSTALA QUATRO APARELHOS PARA O CONTROLE DE PASSAPORTES E PASSAGEIROS NO AEROPORTO DE BISSAU


O Governo de Úmaro Sissoko Embaló instalou na passada terça-feira em Bissau, quatro aparelhos terminais para o controle com eficiência os passaportes e passageiros no Aeroporto Internacional "Osvaldo Vieira" em Bissau. 
Victor Pereira, ministro da Comunicação Social, considera que com a colocação de novos materiais no local vão permitir o melhor controlo aeroportuário da Guiné-Bissau.
Para Francisco N’Dur Djata, Secretario do Estado da Ordem Pública estão prontos para cumprir todas as orientações do Governo em relação a política da segurança da ordem pública para que a Guiné-Bissau se trilhe no concerto das nações. 
De sublinhar que, nos últimos tempos na Guiné-Bissau, a PJ guineense tem vindo a capturar traficantes de drogas dinheiro falso e passaportes de proveniência duvidosa.



Notabanca/MO

“OS BARCOS QUE PESCAM NAS ÁGUAS TERRITORIAIS DA GUINÉ-BISSAU TÊM QUE DESEMBARCAR O PESCADO NO PORTO E ABASTECER COM O COMBUSTÍVEL VENDIDO EM BISSAU”-advertiu José Mário Vaz















O Presidente da Republica advertiu que doravante, todos os barcos que pescam nas águas territoriais da Guiné-Bissau têm que desembarcar o pescado no Porto de Bandim, e abastecer com o combustível vendido em Bissau.
José Mário Vaz fez as advertências na passada terça-feira, após uma visita que efectuou ao Porto do Alto Bandim e exorta: “Se os barcos de pesca não vierem aqui em Bissau para descarregar e comprar o nosso combustível, não terão direito a licença de pesca”, Advertiu Presidente Mário Vaz.
O chefe de Estado guineense deixou igualmente uma advertência aos pescadores artesanais para se venderem o pescado num preço razoável, ao alcance de todos os guineenses.
“Não vou concordar com vocês a venderem o pescado a um preço exorbitante ao povo”, disse PR
Por outro lado, deu instrução ao ministro das Pescas: “Senhor ministro das Pescas, o despacho nº 07 tem que ser revogado porque só satisfaz os interesses de um grupinho de pessoas e não o povo”, recomendou o chefe de Estado.
Eva Gomes e Augusto Djú, representantes da Associação “Sereia de Bissau” e presidente da Associação dos Armadores e Pesca Artesanal, respectivamente exprimiram as suas preocupações, perante ao chefe de estado relativamente a falta de frigorífico para armazenamento do pescado, preço exorbitante de tarifário de licença de pesca e falta de crédito para sustentarem os seus negócios.
A fonte da proteína animal do consumidor guineense, dispõe do consumo per-capita estimado em 18 Kg por habitante, ao ano, e o custo do financiamento da agricultura e da pesca aumentou para 235 bilhões, 274 milões e 394 mil francos CFA.
Ainda Notabanca soube-se que, a pesca ilegal não declarada e não regulamentada (INN) desenvolve-se em flecha e para travar o seu avanço é preciso um engajamento do Governo tornando-se uma prioridade para erradicar o fenómeno.
Segundo as fontes de Notabanca, a pesca gera receitas anualmente mais de 11 bilhões e 697 milhões de francos cfa na Guiné-Bissau. Muito dinheiro.
Aonde para todo esse dinheiro!?

Notabanca/MO

APRESENTADA CARTOGRAFIA DO SECTOR CULTURAL GUINEENSE



Autores ligados a cultura debatem durante toda  terça-feira (31/01) a apresentação do esboço do primeiro mapeamento e cartografia do sector cultural guineense, através do projecto de desenvolvimento da economia criativa em 22 bairros de Bissau como vector de crescimento económico inclusive e sustentável
Com este projecto a Associação de Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP) Guiné-Bissau, motivador do evento, pretende criar base de dados cultural bem orientado.
Numa entrevista exclusiva á Rádio Sol Mansi (RSM), Humberto Bampoque, Coordenador do Projecto, afirma que com a actividade pretende-se criar mais centros culturais nos vinte e dois (22) bairros seleccionados.
Segundo ele a ideia é criar sector cultural com banco de dados “bem orientados” e uma página na internet onde serão introduzidos todos os eventos culturais que irá facilitar os parceiros nacionais ou estrangeiros e saber do potencial da cultura guineense.
“Espero atingir a meta e vamos ter um espaço alargado onde todos os artistas terão um espaço para apresentar as suas actividades e que permitirão artistas de novas gerações mostrarem os seus talentos e ganharem muito mais, porque este projecto é para promover o desenvolvimento económico e criativo para auto empregar jovens”, explica. 
Na mesma entrevista á RSM, Director Geral de Cultura, João Cornélio Gomes Correia, disse que esta é forma de incentivar grupos culturais em valorizar aspecto importantes da cultura guineense.
 “É importante porque entenderam que devem divulgar resultado dos trabalhos feitos de uma vez que trata da economia criativa, queremos criar centros culturais nos bairros que vão permitir acções de agentes culturais em diferentes domínios onde vão poder desenvolver as suas actividades que poderão ajudar a ganhar dinheiro, este é um trabalho para incentivar grupos culturais de deferentes bairros a valorizar todo o aspecto importantes da cultura guineenses”.
O projecto iniciada desde Abril de 2016 tem a duração de quatro anos e pretende desenvolver uma rede de promoção cultural em 22 bairros de Bissau através de criação de centros culturais que vai oferecer formação em artes aos jovens da capital bem como contribuir para o desenvolvimento da governação e políticas do sector cultural guineense.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Bibia Mariza Pereira com Conosaba do Porto
Imagem: Bibia Mariza Pereira/MO

SOCIEDADE CIVIL GUINEENSE DISCUTE GOVERNAÇÃO INTEGRADA





O Instituto Padre António Vieira (IPAV), em parceria com a Universidade Jean Piaget Guiné-Bissau, realizou, na passada terça-feira (31/01), em Bissau, o Iº Encontro Nacional das Organizações da Sociedade Civil no âmbito do projecto “Governação Integrada na Guiné-Bissau”
O encontro pretende promover a partilha de aprendizagens e a disseminação de boas práticas de governação integrada entre organizações da sociedade civil bem como a criação de sinergias e praticas colaborativas entre estes.
O embaixador de Portugal, António Leão Rocha, na ato da abertura, disse que o seu país, vê no reforço da capacidade com a sociedade civil, que este projecto alimenta oportunidades para reforçar a governação democrática, quer no domínio das políticas públicas relativamente aos problemas do desenvolvimento quer na implementação dessas políticas.
“O desenvolvimento é um processo que exige o concurso cada vez mais complexo de políticas, de instituições, parceiros e ferramentas de tal forma que perde o sentido se separarmos a esfera da acção da sociedade civil a esfera da acção do estado na governação” acrescenta o diplomata.
Para a representante da União Europeia no país, Angels La Torre Dias, a Guiné-Bissau é um país pequeno que enfrenta os problemas que responde às dinâmicas do mundo globalizado, são problemas complexas que por sua vez precisa de resposta muti-dimensionais, consertada entre atores diferentes.
O gestor do projecto, Edson Incompté, diz esperar que os participantes saiam deste encontro com aquilo que acharam de importante.
“ (…) A questão da colaboração, de estabelecimento de maior sinergia entre as organizações da sociedade civil, a maior capacidade de trabalho em rede entre elas para que possam responder melhor aquilo que são as necessidades de cada uma das organizações e das regiões de onde eles saíram”, explica Edson.
O projecto, financiado pela União Europeia e co-financiado pelo Camões (Instituto da Cooperação e da Língua), promovido pelo IPAV em parceria com UNIPEAGET, visa contribuir para a promoção da governação integrada enquanto modelo de governação para a resolução de problemas sociais complexos. 
O evento surge após a realização de quatro cursos de formação em governação integrada nas regiões de Bafatá, Cacheu, Oio e no Sector Autónoma de Bissau, onde quais participaram quarenta e seis (46) organizações com cento e trinta e cinco (135) dirigentes e técnicos.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Anézia Tavares Gomes/radiosolmansi com Conosaba/MO

NOITE DE OBRIGADO AOS DJURTUS EM PETERBOROUGH DIA 04 DE FEVEREIRO




A EDITORA GUIGUY RECORDS EM PARCERIA COM PALOP SPACE NO REINO UNIDO VAO ORGANIZAR 
UMA NOITE DE OBRIGADO AOS DJURTUS NO DIA 04 DE FEVEREIRO NA CIDADE DE PETERBOROUGH
COM A COMUNIDADE GUINEENSE ESTE EVENTO TEM COMO OBJECTIVO ENALTECER O PAPEL IMPORTANTE DA NOSSA PARTICIPAÇAO HISTORICA NO CAN 2017

GOVERNO PROPÕE DECLARAÇÃO DE BENS AO PRESIDENTE E VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICVIPAL DE BISSAU


O ministro da Administração Territorial propõe ontem novas medidas na Câmara Municipal de Bissau para a implementação da política de nova governação de Úmaro Sissoko Embaló.
As medidas propostas pelo titular da pasta desta instituição de Estado constam, entre outras a declaração dos bens do presidente e vice-presidente dessa edilidade.  
Sola N’Quilin Na Bitchita, considera a decisão de extrema importância para o arranque do novo ciclo de produção na Câmara Municipal de Bissau, com vista a prestar melhores serviços ao público.
O governante pediu a colaboração de todos os funcionários desta instituição camarária para promoção de um clima favorável no trabalho.
Ministro da Administração Territorial propõe a declaração dos bens ao cargo do presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Bissau.
De sublinhar que, alguns membros do Governo não declararam os seus bens no actual executivo, liderado por Úmaro Sissoko Embaló.
Notabanca/MO

MINISTRO DA JUSTIÇA E EMBAIXADOR DA RÚSSIA DEBATEM SOBRE ÁREA PESADA DE VARELA E TERRORISMO

  
Os dois interlocutores, segundo a nota de imprensa falaram da cooperação bilateral nos domínios dos acordos de combate ao narcotráfico e na exploração da areia pesada da Varela, norte do país.
Em relação as areias pesadas que estão a ser exploradas pela empresa russa Poto  SA,        o diplomata,  Alexandre Egorov informou ao Rui Sanhá que a empresa tinha sido impedida pelo anterior Director-geral das Alfândegas de Bissau, de exportar mais de mil toneladas deste produto.
Alexandre Egorov o assunto foi resolvido nas instâncias judiciais, em consequência os tribunais deram razão a empresa e autorizando-a exportar quinhentas toneladas, ficando as oitocentas e setenta e cinco toneladas para exportar.
Ainda, neste encontro, o diplomata russo disse que há toda a necessidade da implementação do plano de acordo de combate a droga, assinado em 2015, em Moscovo entre o Governo de Bissau e o Serviço Federal Russo de Controlo ao Narcotráfico.
Neste sentido, Alexandre Egorov propõe a reactivação do protocolo de acordo para os próximos três anos de 2017 à 2019.
Notabanca/MO

AMBIENTE: MINISTRO EMBALÓ ADMITE POSSIBILIDADES DE SUSPENSÃO DAS OBRAS DA CENTRAL ELÉTRICA DE LAGOA DE CUFADA



Bissau, 01 Fev 17 (ANG) – O Ministro do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável admitiu  terça-feira a possibilidade de mandar suspender a construção da  Central Elétrica perto da  Lagoa de Cufada, em Buba, uma zona de reserva da Biosfera, situada no Sul do país.

Obras de construcao da Central Electrica
Citado pela Rádio Jovem, António Serifo Embaló que falava à imprensa disse que o seu Ministério não está contra o projecto,  mas  alertou que é fundamental  proteger o meio ambiente e a vida dos populares daquela região.  
    



Embalo acrescentou que há uma equipa de técnicos do Ministério do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável que está no terreno a fazer os trabalhos de estudos ambientais para depois produzir um relatório com resultados concretos na base do qual o governo vai tomar uma decisao sobre essa construção contestada pelos ambientalistas.

Caso se decidir pela suspensão das obras, segundo Serifo Embaló, o projecto será transferido para outro lacal.

Numa visita recente às obras da referida Central, o ministro da Energia e Industria, Florentino Mendes Pereira declarou ser tarde para a suspensão das obras, pelo que, contra os protestos de técnicos de instituições ligadas a proteção do ambiente, a central eléctrica vai mesmo ser construida, à  escassos metros da Lagoa de Cufada.

Perante esta situação, Antonio Serifo Embaló assegurou que o executivo  está a trabalhar no sentido de encontrar uma solução mais viável e estável para  o problema.

O Parque da Lagoa de Kufada considerada maior bacia da água doce do país têm uma superfície estimada em 89 mil hectares e  foi criado em Dezembro 2000 e é supervisionado pelo Instituto de Biodiversidade e Áreas Protegidas ( IBAP). 

ANG/ PFC/SG/MO

PAIGC ACUSA MINISTÉRIO PUBLICO DE TER PLANOS PARA A DETENÇÃO DO SEU LÍDER DSP


O PAIGC denuncia tentativa de detenção do seu líder partido, Domingos Simões Pereira(DSP) pelo Ministério Público, assim que volte ao país. DSP se encontra neste momento em missão de trabalho a alguns países da CEDEAO. 


Em comunicado que a Notabanca teve acesso, o partido considera os sucessivos pedidos de levantamento da imunidade parlamentar do deputado, Domingos Simões Perneira, como a estratégia para descredibilizar o PAIGC, favorecendo o boicote a implementação dos acordos de Bissau e de Conakry.

Segundo o documento dos libertadores, há prazos estabelecidos para a concretização da prisão do líder do PAIGC, e em caso de não cumprimento da medida, prosseguir-se-ão as mudanças no Ministério Público.

O partido diz ainda estranhar as actuações do Ministério Publico, órgão detentor da acção penal, acusando-o de obediência a outros poderes institucionais, transformando um caso de suspeita num processo de índole política.



Conosaba/Notabanca/MO

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...