Prospeção de petróleo obriga a novo levantamento do fundo do mar





A prospeção de petróleo vai levar a Polarcus a fazer novo levantamento do fundo do mar ao largo da Guiné-Bissau, anunciou, em comunicado, esta empresa de serviços geofísicos marinhos.

«Em resposta ao crescente interesse da indústria, a Polarcus conseguiu garantir verbas suficientes para efetuar novo levantamento a três dimensões (3D) ao largo da Guiné-Bissau», pode ler-se no documento da Polarcus, que tem sede no Dubai.

O levantamento em 3D decorrerá ainda este ano e deverá durar cerca de 75 dias.

Será abrangida uma área de, aproximadamente, 2.300 km2.

ONU decide prolongar missão no país até fevereiro de 2015




 

O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) decidiu esta terça-feira prolongar o mandato da missão na Guiné-Bissau até 28 de fevereiro de 2015, anunciou a ONU em comunicado.

«O Conselho de Segurança decidiu hoje prolongar o mandato do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) para que continue a apoiar os esforços para lidar com um leque de desafios políticos, de segurança e desenvolvimento», pode ler-se no documento.

Em maio, o Conselho de Segurança tinha decidido o prolongamento da missão até 30 de novembro e, agora, decidiu dilatar a representação por mais três meses, de 1 de dezembro de 2014 a 28 de fevereiro de 2015.

O pedido de extensão já tinha sido feito pelo primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, que falou no Conselho de Segurança, em Nova Iorque (Estados Unidos), no dia 19.

«Apesar dos significativos avanços, muito encorajadores, o governo admite com realismo que existem riscos e fragilidades importantes que merecem atenção e respostas adequadas», disse, então, o líder do executivo.

As autoridades de Bissau já expressaram a vontade de ver a ONU a coordenar a força de estabilização da paz estacionada no país, em conjunto com outras organizações internacionais.

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...