Benfica e Sporting lideram campeonato guineense no final da primeira volta


Benfica de Bissau (fotografia de arquivo)



O Benfica e o Sporting terminaram a primeira volta do principal campeonato guineense na liderança, com 27 pontos conquistados em 13 jornadas.

Os encarnados estão, contudo, em primeiro lugar fruto dos 39 golos marcados e 11 sofridos, enquanto o Sporting só leva 13 golos marcados e seis sofridos.

O avançado Sumaila Djassi, do Benfica, é o melhor marcador do campeonato.

A última jornada da primeira volta ditou sorte diferente para os dois clubes mais representativos da Guiné-Bissau. O Benfica foi derrotado em Bula, por 2-1 e o Sporting não foi além do empate a zero no campo do CF `Os Balantas´ de Mansoa.

Tanto o Benfica como o Sporting apontam a conquista do campeonato como a meta principal para a corrente época.

Banco Mundial proporciona cabo submarino de telecomunicações



legenda


               
A Guiné-Bissau terá acesso a um cabo submarino de telecomunicações dentro de um periodo máximo de dois anos, anunciou o ministro da Economia e Finanças guineense, Geraldo Martins, a partir de Washington, nos estados Unidos.

Numa entrevista concedida à rádio Gumbe.com, Geraldo Martins disse que o projeto tornou-se viável após ter sido aprovado um crédito concedido pelo Banco Mundial

A medida será um importante passo no desenvolvimento tecnológico do país.

DOIS MARINHEIROS GUINEENSES RETIDOS NA GUINÉ-EQUATORIAL REGRESSAM AO PAÍS



image 


Dois dos cinco marinheiros guineenses, que se encontravam retidos na Guiné-Equatorial há um ano e sete meses no navio de pesca pertencente à empresa espanhola, S.I. Global, já se encontram no país. O grupo reuniu-se esta terça-feira, 21 de Abril, com a imprensa para falar da sua situação de abandono naquele da África Central.
Apesar de terem recebido do governo guineense bilhetes de passagem, três dos cinco marinheiros não viajaram para Bissau. Segundo uma fonte, o grupo permanece ainda no país do Obiang Nguema na tentativa de encontrar forma de obter do armador o pagamento da sua dívida.
Célsio António dos Santos, porta-voz do grupo, relata que a situação era de total abandono sem água, sem luz e nem comida. O marinheiro explica que nos últimos meses o armador tem frequentado país e inclusive teve encontros com o Governo local, mas nunca se dignou reunir-se com os marinheiros abandonados no navio.
“Uma vez recebemos a sua chamada por telefone a partir de Espanha com pretexto de que está impedido de viajar para a Guiné-Equatorial devido o controlo, que não especificou”, explica.
No entendimento do marinheiro, a desculpa apresentada pelo armador não justifica nada que possa esclarecer a situação, uma vez que tinha garantido que a dívida da empresa para com os marinheiros, seria paga pelo governo da Guiné-Equatorial.
No entanto, O Democrata sabe de uma fonte, que a empresa tem colaboração com o governo Equatoguineense, mas que não está explícita. Ainda conforme o marinheiro guineense, com residência no Senegal, a empresa espanhola operava sem problemas na Guiné-Equatorial, mas devido à má gerência foi obrigada a ficar inoperante até agora e incapaz de liquidar dívida que tem para com marinheiros.
Célsio António dos Santos informou ainda que o grupo regressou ao País graças à intervenção do Governo guineense facilitada por Augusto Gomes Baldé, representante do nosso país na Guiné-Equatorial, desde o período de Transição.
Segundo as explicações dadas pelo porta-voz dos marinheiros que estavam retidos na Guiné-Equatorial e que agora se encontram no país, a contratação para trabalhar na empresa espanhola de pesca foi feita mediante uma solicitação da empresa por intermédio de alguns guineenses emigrantes naquele país da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa.
JANUÁRIO JOSÉ BIAGUÊ: “É DISCRIMINATÓRIA A POSTURA ASSUMIDA PELO ARMADOR”
Januário José Biaguê, secretário executivo da chamada organização Amigos Irmãos dos Homens do Mar, disse por sua que o armador do navio espanhol S.I. Global, onde os sete marinheiros guineenses operavam, é um fugitivo.
Biaguê Considera que a atitude assumida pelo armador é discriminatória, “sobretudo quando decide levar uns, porque são brancos e reter outros, talvez porque são pretos ou africanos”.
“Continua incontactável inclusive a sua esposa tentou contatá-lo sem sucesso. Pediu a intervenção da ITF-CONTACT in Guiné-Bissau, em Londres no sentido de reter o navio, que deve ser avaliado para liquidar a dívida dos marinheiros”, refere Januário José Biaguê.
Neste sentido, secretário executivo da organização Amigos Irmãos dos Homens do Mar pede apoios de outras organizações ligadas ao setor que intervenham na busca de soluções consentâneas.
Dados estatísticos indicam que os marinheiros deixaram o país em Agosto e Setembro de 2013, de forma separada e sem serem inscritos pela capitania guineense.
De referir que a dívida total para com os sete marinheiros guineenses até Março de 2015 é estimada em cerca de 90 mil dólares americanos. Ainda conforme as informações, o grupo de marinheiros manifesta a vontade de trabalhar com empresa, desde que a dívida seja liquidada e definida novo formato de contrato para os marinheiros.
Importa informar ainda que estão retidos no navio espanhol, quatro marinheiros, dos quais três guineenses e um maliano.



EDITORIAL O DEMOCRATA: CEM EDIÇÕES AO SERVIÇO DE QUALIDADE E PROFISSIONALISMO


(Edi347343o 100.qxd)




Ao alcançar edição número cem, “ O democrata” deixou clara, e de uma forma inequívoca que é um projecto jornalístico que veio para ficar na sociedade de imprensa guineense. Porque a sua linha editorial deixou de lado um jornalismo amadorístico e pernicioso e pela relação que mantém com os seus leitores procurou produzir notícias com padrões de qualidade e de profissionalismo. Em suma, os seus profissionais estão comprometidos com o interesse público nacional, colocando todas as suas competências ao serviço da causa pública da Nação guineense. Transformam, em primeiro lugar, informações numa notícia de qualidade que atende, antes de tudo, o interesse público.
As cem edições são, acima de tudo, a prática clara de um jornalismo “objectivo” e “profissional” assente numa linha editorial de pesquisa que obriga os jornalistas de “O Democrata” a rejeitarem o amadorismo e o improviso e seguirem determinados padrões de conduta ética e técnicas na organização e produção das suas notícias semanalmente. Porque, entendemos que o jornalismo profissional e objectivo é de comprometermos em servir, semanalmente, aos nossos leitores, notícias de qualidade, exercendo a liberdade de acesso à fonte de informação para garantir também aos cidadãos guineenses o acesso a todo tipo de informação de interesse público.
Ao longo destas cem edições, procuramos demonstrar com clareza e objectividade, nas nossas notícias, a relevância dos seus conteúdos para a vida das pessoas e da Nação guineense. É a instauração desse novo campo de jornalismo no país que nos permitiu estabilizar e ter número de leitores que temos na nossa Guiné-Bissau. Para nós, a questão da relevância dos conteúdos das notícias para a vida dos nossos leitores é fundamental na nossa linha editorial, porque a pautarização e a produção de uma notícia não deve ser de carácter paliativo.
Para nós a melhor qualidade de jornalismo é aquele em que o jornalista procura fontes de informação diversas, criando mais espaço socialmente relevante sobre o assunto que pesquisa captando da maioria atenção dos leitores e não de uma visão fatalista e monolítica atribuindo apenas a notícia uma interpretação de carácter de assessoria institucional. A nossa linha editorial de produção jornalística, ao longo destas cem edições, foi sempre de procurar oferecer, estabelecer e consolidar o conhecimento mediático no pensamento social dos nossos leitores e dos guineenses em geral, quer a nível interno como externo.
Os factores sócio-culturais retardam muitas pessoas a compreenderem a nossa linha editorial e o jornalismo “objectivo” e “ profissional” da pesquisa que instauramos no país. Como as relações nos campos sociais neste país funcionam ainda por vínculos sociais e partidários e não em função do interesse, ainda há pessoas que não compreenderam bem a nossa linha editorial. Algumas dessas pessoas chegam até de nos apelidar de aliados dos seus adversários sem razão de ser.
É verdade que é saudável construirmos uma gramática nacional de jornalismo. Mas, também não deixa de ser verdade que é necessário inserirmos igualmente o jornalismo nacional na escola de jornalismo mundial. É ausência desta inserção do nosso jornalismo no quadro das escolas de jornalismo mundial que explica até hoje, 40 anos de independência, a falta de uma definição clara e inequívoca do lugar do conhecimento mediático no pensamento comunicacional no país.
Por outro lado, é razão do jornalismo nacional não conseguir criar um clima necessário que levasse os guineenses a se preocuparem com as questões do interesse nacional. Por isso, a linha editorial de “O Democrata” surge na visão de algumas pessoas como algo que incomoda. Porque procuramos, ao longo de cem edições, levar aos nossos leitores e aos guineenses em geral a se preocuparem com as questões do interesse da Nação.
António Nhaga
Diretor-Geral

Domingos Simões Pereira: “MESA REDONDA É UM COMEÇO DE MUITO TRABALHO PELA FRENTE”

image


O primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira disse esta terça-feira, 21 de Abril, que o andamento das promessas da mesa redonda depende da capacidade financeira das estruturas competentes do país em alavancar este projecto.
Ouvido pelos jornalistas no aeroporto internacional “Osvaldo Vieira”, proveniente de Portugal, Domingos Simões Pereira refere que se para os muitos guineenses a realização da mesa redonda era um fim, mas para o executivo guineense, é um início de muito trabalho pela frente.
“Por isso é que contamos com parceiros mais próximos e sensibilizados com a situação para poder permitir que as estruturas competentes tenham instrumentos necessários para o trabalho que é necessário fazer”, sublinhou.
O Primeiro-Ministro deslocou-se a Portugal desde o dia sete do corrente mês, para uma visita privada, mas segundo disse, permitiu também iniciar consultas directas com os países, caso de Portugal, que anunciaram apoios financeiros à Guiné-Bissau para determinar os mecanismos de desbloqueamento dos fundos.
Neste sentido, governante disse que convidou seu homólogo de Portugal, Pedro Passos Coelho a visitar a Guiné-Bissau num futuro próximo.
Domingos Simões Pereira disse na mesma ocasião que “lançamos um desafio, que assumimos já há algum tempo a nível da governação, de nos próximos três ou quatro meses podermos realizar em Bissau, um fórum económico que se traduz na operacionalização do plano estratégico que aprovamos.
Informou ainda ter reunido com organizações académicas guineenses no sentido, de em conjunto “alavancar o projecto”.

«AUDIÊNCIA PRESIDENCIAL» "COMUNIDADE INTERNACIONAL ACOMPANHA NOVOS TEMPOS DA GUINÉ-BISSAU", DIZ MIGUEL TROVOADA



Bissau, 21 Mar 15 (ANG) – O representante especial do Secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau afirmou que a Comunidade Internacional vê com optimismo o novo tempo que se está a viver no país.
Miguel Trovoada que falava hoje à imprensa à saída de uma audiência com o Presidente da República disse que o exemplo dessa observação da Comunidade Internacional foi a resposta dada em Bruxelas, num sinal de apoio claro e inequívoco, visto que as novas autoridades da Guiné-Bissau estão a virar a página do passado.
“Estão determinados em fazer desaparecer essa imagem do instabilidade permanente recorrente para uma imagem de um Estado realmente estável preparado para se inserir no concerto das nações. Um Estado em que a população já deu provas da sua determinação em romper com o passado negro e construir, com o apoio da Comunidade Internacional, um futuro melhor para o país “disse Miguel Trovoada
Questionado sobre o que o país pode esperar das promessas saídas de Bruxelas, o representante das Nações Unidas na Guiné-Bissau disse que o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a União Europeia e o Governo guineense estiveram muito envolvidos na preparação da mesa redonda e espera que haja maximização dos esforços e de recursos seja ela natural, financeira e humanos para o bem da nação guineense.
Miguel Trovoada disse que o encontro com o Presidente da República pode ser considerado de rotina porque nas suas funções tem previsto contactos periódicos com os representantes da soberania e a começar obviamente pelo primeiro magistrado da nação.
“Depois de Mesa Redonda entendo por bem vir agradecer ao Presidente José Mário Vaz, mais uma vez, pela sua presença em Bruxelas que teve impacto muito grande na Comunidade Internacional, e para ver quais são os próximos passos que devem ser dados.
Informei ao Presidente da Republica que as Nações Unidas continuam disponíveis para contribuir para que haja um clima de estabilidade e entendimento no país “disse Miguel Trovoada.
Disse que foi nesta perspectiva que foram contactados pela Assembleia Nacional Popular para um apoio ao diálogo nacional para a reconciliação. Adiantou que responderam satisfatoriamente e aguardam os termos de referência do documento para ver como podem intervir “informou a concluir.

BAYERN GANHOU FC DO PORTO POR 6 - 1




Bayern Munique não tem dado hipótese ao FC Porto e em 28 minutos deu a volta à eliminatória e goleou  um desnorteado FC Porto com demasiada facilidade.

89 - Sai Thiago Alcântara e entra Dante.

89 - Lopetegui expulso pelo árbitro Martin Atkinson.

88 - Xabi Alonso, vna conversão de um livre direto faz o 6-1.

87 - Marcano vê o segundo cartão amarelo por entrada sobre Thiago Alcântara e acaba expulso.

86 - Sai Gotze e entra Weiser no Bayern Munique.

85 - Cruzamento perigoso do Ricardo Pereira, mas a bola saiu muito larga.

81 - Contra-ataque do FC Porto, mas Neuer antecipou-se e chegou primeiro à bola.

78 - Remate forte e cruzado de Lewandoswski com a bola a rasar o poste direito da baliza portista.

76 - Boa jackson Martínez, com o colombiano a aguentar a pressão dos defesas e a rematar cruzado com perigo para a baliza de Neuer.

73 - Jackson Martínez reduz para 5-1, após cruzamento de Herrera.

70 - Cruzamento de Ricardo Pereira após bom trabalho, mas Badstuber não deixou a bola chegar a Jackson.

67 - Sai Brahimi, entra Evandro.

65 - Cartão amarelo para Ricardo Pereira após falta dura sobre Bernat.

60 - Boa jogada ofensiva do Bayern Munique, mas Gotze não conseguiu dominar a bola e deixou escapar para o campo.

57 - Remate de Xabi Alonso, mas a bola sai por cima da baliza de Fabiano. 

54 - Cruzamento de Ricardo, no lado direito, mas fácil para a defensiva da turma da casa limpar.

47 - Remate de Gotze para defesa segura de Fabiano.

46 - Começa a segunda parte. Sai Quaresma e entra Rúben Neves.

Intervalo em Munique.

45 - Lahm remata para defesa segura de Fabiano.

40 - Lewandowski bisou e aumentou a vantagem para cinco golos.

35 - Fabiano sofre o quarto depois de um toque de Martins Indi e após remate de Muller.

32 - FC Porto: sai Reyes e entra Ricardo Pereira.

28 - Lewandowski aumenta vantagem para três golos.

22 - Boateng faz o segundo e adianta Bayern Munique na eliminatória.

20 - Remate de Muller, mas saiu à figura de Fabiano.

14 - Golo Bayern Munique! Thiago Alcântara faz o primeiro de cabeça.

12 - Primeiro ataque do FC Porto, com Brahimi a fintar Rafinha e a cruzar diretamente para as mãos de Neuer.

9 - Contra-ataque perigoso do Bayern Munique, Muller rematou para boa defesa de Fabiano e Lewandowski atira ao poste na recarga.

7 - Entrada dura de Reyes, livre marcado rapidamente pelo Bayern no lado esquerdo do ataque bávaro.

5 - Bayern Munique tem o dominío do jogo nos minutos iniciais. Cruuzamento de Bernat, na esquerda, mas a defensiva portista limpou o lance.

3 - Livre para o Bayern Munique. Lewandowski remata mas sem perigo. 

1- Começa o jogo no Allianz Arena, em Munique.

Antevisão do encontro:

O técnico do FC Porto, Julen Lopetegui, surpreendeu, novamente, ao apostar em Diego Reyes para o lado direito da defesa. Martins Indi vai ser o lateral esquerdo.

Do lado do Bayern, o holandês Robben e o francês Ribéry são ausências confirmadas.

Onzes das equipas:

FC Porto: Fabiano; Martins Indi, Marcano, Maicon, Reyes; Casemiro, Herrera, Óliver; Brahimi, Quaresma e Jackson.

Suplentes: Helton, Rúben Neves, Evandro, Quintero, Ricardo, Hernâni e Aboubakar.

Bayern Munique: Neuer; Rafinha, Boateng, Badstuber, Bernat, Lahm, Xabi Alonso, Thiago; Gotze, Muller, Lewandowski.

Suplentes: Reina, Dante, Gaudino, Rode, Weiser,Schweinsteiger e Pizarro.





Paulo Torres inclui 53 jogadores na base de dados da Guiné-Bissau


Image result for seleccionador da guine bissau
O treinador português Paulo Torres, selecionador da Guiné-Bissau, incluiu 53 futebolistas na primeira base de dados da federação, criada com a intenção de melhorar os trabalhos na da seleção.
O antigo internacional português disse à Lusa que pretende "conhecer melhor" os jogadores para futuros trabalhos e por isso criou esta lista após a primeira volta do campeonato da primeira divisão, concluída no fim de semana passado.
O Benfica, líder a primeira divisão, foi o clube que mais contribuiu para a lista elaborada por Paulo Torres, que incluiu 12 jogadores do emblema de Bissau na base de dados. O técnico nomeou ainda jogadores de UDIB (8), Sporting da Guiné-Bissau (6), Canchungo, Bambadinca e Portos de Bissau (4), Bula e Bafatá (3), Estrela Negra de Bissau e Cuntum (2), e Ajuda Sport, São Domingos, Mansoa, Bolama, Mansabá, Sonaco, Mavegro e Bijagós (1).
O processo, que decorre hoje na sede da Federação, em Bissau, consiste em receber de cada jogador a documentação pessoal e dados como altura, peso, número de calçado e de roupa, entre outros, para tratamento informático.
Record, 21 de Abril de 2015

BISSAU ACOLHE CONFERÊNCIA EMPRESARIAL DA CPLP


image


A cidade de Bissau vai acolher de 22 a 23 do corrente mês a conferência empresarial de empresários da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A delegação dos empresários lusófonos composta por 28 empresários de diversas áreas, nomeadamente o turismo, a construção e a energia, chegaram esta terça-feira, 21 de Abril, ao país.
O Presidente da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), Salimo Abdulah disse na sua declaração a’O Democrata que a sua organização está determinada em desenvolver actividades económicas na Guiné-Bissau para atingir outros mercados da sub-região.
Assinalou ainda que a missão está no país para aproveitar oportunidades de negócios com os empresários nacionais de diversas áreas.
Segundo Salimo Abdula, a visita permitirá as empresas que integram a delegação reunir-se com autoridades, entidades empresariais, instituições financeiras e empresas nacionais com intuito de estimular negócios, procurando sinergias.

O encontro começa amanhã e termina a 23 de Abril. E até lá, a Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP) quer mostrar o empenho e provar a vontade em transformar esta comunidade num espaço mais inclusivo que aproveite melhor as potencialidades económicas de que dispõe, notou ainda o empresário.

DSP pretende que os profissionais guineenses ajudem o país


O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, pretende que os profissionais de saúde guineenses que trabalham em Portugal ou noutros países possam colmatar a falta de especialistas no seu país de origem.
A ideia foi apresentada na última semana ao primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, referiu hoje o chefe de Governo guineense na chegada ao aeroporto internacional de Bissau, após encontros com diferentes autoridades em Portugal e Espanha.
Domingos Simões Pereira referiu que a medida pode traduzir-se "num mecanismo de cooperação setorial" de maneira a permitir que os profissionais guineenses "residentes e trabalhadores em Portugal e noutros países possam ir em residência temporária" para a Guiné-Bissau.
O objetivo é apoiar os serviços de saúde nas especialidades em que há défice.
Por outro lado, poderão ser esses médicos "a fazer os rastreios necessários e a decidir quem deve ser transferido" de Bissau para Lisboa, ao abrigo dos acordos de cooperação médica entre os dois países.
"O Governo vai dedicar uma atenção especial à segurança social", nomeadamente "à assistência médica e medicamentosa", acrescentou.
De acordo com o primeiro-ministro guineense, a cooperação com a classe médica na diáspora é um exemplo das colaborações que pretende ver estendidas a outros setores de atividade com profissionais guineenses no estrangeiro.
Segundo Domingos Simões Pereira, as visitas a Portugal e Espanha permitiram ainda apresentar a diferentes parceiros estratégicos o documento estratégico do Governo para desenvolver a Guiné-Bissau na próxima década.
RTP África, 21 de Abril de 2015

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...