EXCLUSIVO DC: Foi, afinal, um helicóptero que aterrou numa estrada em Mampata-Forea no passado dia 12




Não se vê a matrícula do aparelho, o que torna tudo ainda mais suspeito. O helicóptero aterrou às 13h e 46 minutos.
AAS/MO

Avioneta de origem desconhecida aterrou em Mampata-Fórea na Guiné-Bissau



Habitantes de Mampata-Fórea, no sul da Guiné-Bissau, testemunharam na passada sexta-feira, 12 de maio, a aterragem de uma avioneta naquela localidade, cuja proveniência é desconhecida.


CARAVELA (nos bijagós) e CUFAR. No primeiro caso, por a ilha ser plana e aberta, está a ser monitorada pela ONU. Cufar, nossa velha conhecida, já assistiu a centenas de pousos e descolagens - até hoje! AAS

As testemunhas afirmam que o “aparelho aterrou na estrada, em plena luz do dia, tendo o pessoal de bordo encontrado com um grupo de indivíduos que estavam dentro de uma viatura dupla-cabine”. Aos populares, os indivíduos argumentaram que a aeronave foi obrigada a aterrar naquela zona porque precisava de abastecer.

DC apurou a propósito que, pelo menos duas vezes por semana, em Binhal, Empada na região de Quinara - em direcção a Cufar são ouvidos e avistados aviões monomotores.
E-Global/AAS/MO

CIDADE DE BAMBADINCA ACOLHE PRÓXIMA JORNADA INTERDIOCESANA DA JUVENTUDE CATÓLICA GUINEENSE



Cidade de Bambadinca, região de Bafatá, acolhe a próxima jornada inter diocesana da juventude católica guineense. O anúncio foi feito na missa de enceramento da XIIª jornada diocesana da juventude católica que decorreu em simultâneo na vila de Ingoré e na cidade de Gabu.
Relativamente aos trabalhos da XIIª jornada, os dois coordenadores da comissão diocesana dos jovens e adolescentes das duas dioceses (Bissau e Bafatá), consideraram de positiva os três dias da jornada que decorreu entre os dias 12 á 14 de Maio, sob o lema “ Deus todo-poderoso realizou maravilhas a meu favor”.
Em entrevista a RSM Pe. Maciev Indeque, coordenador da comissão diocesana da juventude e adolescente da diocese de Bissau, disse que durante estes dias os jovens descobriram que eles não são futuros mas sim presente.
«Durante estes dias que estamos em Ingoré os jovens acabaram de descobrir de que não são jovens do futuro mas sim do presente para construir o futuro, por isso cada jovem tem que empenhar como exemplo do Papa Francisco que o bispo auxiliar Dom José Lampra Cá referenciou os jovens não deviam ser os jovens de sofá, mas sim jovens empenhado, dinâmico, criativo e com o sentido da responsabilidade para desenvolver o nosso país».
Igualmente o Pe. Maio da Silva coordenador da Comissão Diocesana da Juventude e Adolescente da diocese de Bafatá considerou igualmente de positivo a XIIª jornada da juventude que decorreu em Gabu.
«Balanço é positivo, porque ouve grande participação dos jovens e adolescente da nossa diocese e vimos também que eles estavam empenhados em participar em todas as actividades que agendamos para este três dias do encontro».
 Sobre escolha de vila de Bambadinca para a próxima Jornada Interdiocesana, entretanto, contestado pelos jovens de Bolama, Pe. Maio da Silva defendeu que o momento não é oportuno para a Bolama receber cerca de quatro mil jovens.
 «A jornada interdiocesana junta os jovens das duas dioceses e neste momento o nosso país não tem a condição de levar quatro mil jovens para a Bolama, não quero descartar a possibilidade de um dia a cidade de Bolama acolher os jovens da jornada, mas é bom ver a questão geográfica de Bolama», desdramatiza.
O evento juntou cerca de mil jovens da diocese de Bafatá em Gabu e em Ingoré juntou cerca de 3 mil jovens da diocese de Bissau. Durante 3 dias do encontro tanto em Gabu bem como em Ingoré não se registou nenhum incidente.
Habitualmente as jornadas interdiocesana serve-se de preparação para os jovens, por isso realiza-se no mesmo ano da Jornada Mundial de Juventude.
Por: Casimiro Jorge Cajucan/ Braima Sigá/radiosolamnsi com Conosaba/MO

QUINZE DEPUTADOS EXPULSOS DO PAIGC NA SEDE DO PARTIDO PARA REINTEGRAÇÃO


O Ex-Primeiro-ministro e membro dos “15” deputados dissidentes do PAIGC, Baciro Djá pisou os pés na sede do partido para a sua reintegração
Os “quinze” deputados expulsos do PAIGC iniciaram ontem dia 15 de maio, a negociação com a direcção do partido para o processo da sua reintegração nas fileiras do partido libertador.
O primeiro encontro, entre libertadores desavindos decorreu na sede nacional do partido e durou cerca de uma hora.
Em nome dos “quinze”, Tumane Mané disse cancelaram a reunião, devido o formato da sua delegação e prometeu o novo encontro agendado para esta quinta-feira, no dia 18 deste mês.
Tumane Mané garante que não há nada que possa bloquear reintegração do grupo.
O Secretário Nacional do PAIGC, Aly Hijazy disse que o partido está disponível para negociar com os quinze, a qualquer momento por forma a desbloquear a crise política que assola o país cerca de dois anos.
O grupo dos “15” foi representado apenas por Baciro Djá e Tumane Mané. Fato que protelou o encontro para, quinta-feira.
Notabanca/MO

EMPOSSADO NOVOS DIRECTORES-GERAIS NO MINISTÉRIO DA SAÚDE



O ministro da saúde Pública conferiu posse ontem segunda-feira (15 de Maio) aos  novos directores gerais da Prevenção e Promoção de Saúde, de estabelecimento e Cuidados de Saúde e do Hospital Nacional Simão Mendes, nomeados na última reunião do conselho dos ministros.
Na ocasião Carlitos Barai, reconheceu os trabalhos dos antigos directores e chamou atenção aos novos pela missão que os espera.
«Com este ato, posso dizer que vocês serviram o ministério de saúde como têm vindos a servir, para os novos empossados, conhecem perfeitamente o sistema de saúde melhor que eu e sabem quais são as urgentes missões que os esperam, não é para serem empossados e depois fazer retroceder todos os processos, não, temos que avançar no sentido de continuidade de melhor aquilo que foi feito até aqui» alertou Barai.
Os recém-empossados directores de HNSM, Francisco Aleluia Lopes e o da inspecção-geral de actividades em saúde, Benjamim Lourenço Dias, manifestaram as suas disponibilidades em desempenhar as funções que os foram concebidos.
«Quero manifestar a minha total disponibilidade em dar tudo quanto posso ao serviço do ministério de saúde e de modo particular aos cidadãos da Guiné-Bissau, neste momento o desafio é enorme e acredito que com a colaboração e apoio de todos os funcionários do ministério, poderemos em curto espaço de tempo dar o melhor resultado» acrescentou Aleluia Lopes.
Entretanto, Lourenço Dias da Inspecção afirma que “ a inspecção é um serviço central de ministério que tem as suas autonomias técnicas e administrativas com o objectivo de zelar para bom desempenho do ministério de saúde baseando nas legislações de diferentes serviços do ministério e exige uma certa responsabilidade”.
 Para os novos directores da Prevenção e Promoção de Saúde, Agostinho M’dumba e o do Estabelecimento de Cuidados de saúde, Mário Gomes, o alicerce do ministério de saúde dependerá da maior parte da coordenação dos seus directores gerais.
«O alicerce do ministério dependera da maior parte da coordenação dos seus directores, portanto precisamos dos seus apoios, trabalho é a continuidade e nós estamos aqui para dar continuidade dos trabalhos dos antigos directores” assegurouAgostinho M’dumba»
Para Mário Gomes do Estabelecimento de Cuidados de Saúde “ é um desafio novo para mim mas vos garanto que essa função não será fácil porque os anos já confirmaram isso, espero não desfraldar a vossa confiança em mim”.
Por: AnéziaTavares Gomes/radiosolmansi com Conosaba do Porto/MO

INCONFORMADOS PEDEM UE PARA NÃO NEGOCIAR COM GOVERNO DE SISSOCO














O Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados exorta a União Europeia a não promover quaisquer negociações com o actual Governo.
 
Em comunicado, a organização justifica a medida, por considerar de ilegal e inconstitucional o executivo de Úmaro Sissokó Embaló e por ser o governo do Presidente da República. 
O Movimento acusa a Televisão da Guiné-Bissau de promover debates que põem em causa o bom nome dos seus membros, alertando-a a abster-se sob a pena de ser responsabilizada judicialmente.
As deliberações da organização foram tomadas no último encontro de análise da situação política, no qual agradeceu a solidariedade da ANP e projectou para o próximo dia 27 deste mês, mais uma marcha para exigir a renúncia de José Mário Vaz e pedir sanções contra o Chefe de Estado. 
Notabanca/MO

ASSINANTES DO ACORDO DE CONACRI REAGEM A FAVOR DA RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU



Os partidos políticos signatários do acordo de Conacri reagiram, este fim-de-semana, a resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre a crise politica no país que convida o presidente José Mário Vaz a nomear um primeiro-ministro cuja selecção esteja de acordo com os pontos previstos no acordo de Conacri
Ouvidos pela imprensa os signatários mostraram-se abertos a cumprir o acordo internacional que pretendia tirar o país da crise político institucional em que se encontra desde a demissão do governo liderado por Domingos Simões Pereira.
Entretanto, o presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, defende que a resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a Guiné-Bissau é “forte” e “confirma aquilo que todos sabiam”.
“O pronunciamento do Conselho de Segurança tem o peso que tem e não é algo para ser tratado com menos atenção mas espero, sobretudo, que todos nós que somos parte do acordo de Conacri possamos entender esta como uma oportunidade de, definitivamente, cumprirmos com o compromisso que assumimos”, reforça.
Por seu lado, Serifo Djalo, vice-presidente do Partido da Renovação Social (PRS), afirma que o seu partido não tem “grandes oposições” em termos de escolha do primeiro-ministro e assegurou que o PRS está disposto a cumprir “na íntegra” o acordo de Conacri.
“Penso que não podemos fugir a realidade da comunidade nacional e internacional sobre a resolução da crise existente no país e por isso o PRS sempre está ao lado deste povo”, admite.
Já Vicente Fernandes, líder do Partido da Convergência Democrática (PCD), mostrou-se satisfeito e convencido de que não existe outra saída e aconselha o presidente da república a ouvir a voz da razão para resolução da crise política nacional.
“Não só o povo guineense já manifestou esta profunda indignação da manutenção desta persistente instabilidade criada por ele mesmo (José Mário Vaz) como também já deu sinais inequívocos quer através das organizações sociais e quer através dos partidos políticos de que, na verdade, há necessidade de cumprir com o acordo de Conacri”, adianta.
Também ouvido pela imprensa, Iaia Djaló, do Partido Nova Democracia (PND), o presidente da república tem apenas dois caminhos a seguir “um para cumprimento integral do acordo de Conacri e outro é voltar a constituição da república”.
“Se ele (presidente) quiser dissolver o parlamento, que o dissolve e que nos convoque uma eleição antecipada”, sustenta.
Entretanto, para Agnelo Regala, da União para Mudança (UM), a posição das Nações Unidas é mais um alerta ao presidente da república para cumprimento do acordo de Conacri.
“Pensamos que estamos na última fase da crise na qual surgirão as sanções contra os que têm impedido a plena implementação do acordo de Conacri”, afirma regala que confirma que em Conacri o nome de Augusto Olivais foi o escolhido e “há um consenso e resta cumprir com acordo”.
A crise política mantém-se numa altura em que faltam dez (10) dias dados pela CEDEAO para o cumprimento do acordo internacional assinado no ano passado e caso contrário haverá sanções individuais ou colectivas contra a Guiné-Bissau.
Até então o presidente não pronunciou sobre a medida e, no entanto, na semana passada o Conselho de Segurança das Nações Unidas, durante o debate sobre a actual situação do país, diz estar preocupado com a prolongada crise política e os líderes políticos foram pedidos a exercerem seus compromissos de levar estabilidade política nacional.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba/MO

MOVIMENTO “BASTA DITADURA” PEDE PARA APLICAR SANÇÕES DURAS CONTRA JOSÉ MÁRIO VAZ


O Movimento “Basta Ditadura, Guiné-Bissau Misti Paz” encoraja a comunidade internacional a tomar medidas contra o Chefe de Estado José Mário Vaz, em caso de não cumprimento do Acordo de Conakry.
A posição da organização faz parte de um conjunto de decisões tomadas no passado dia 14 em Bissau, após uma reunião de análise do evoluir da situação política da Guiné-Bissau. 
Por outro lado, denuncia as manobras dilatórias de alguns políticos para agudizar a situação e levar o país ao caos. 
Notabanca/MO

«FUTEBOL/1ª DIVISÃO» GUINÉ-BISSAU: BALANTAS DE MANSOA QUEBRAM INVENCIBILIDADE DO BENFICA DE BISSAU NO CAMPEONATO NACIONAL





Bissau, 15 Mai 17 (ANG) - A formação de “Os Balantas de Mansoa” que actualmente ocupa a décima posição da tabela classificativa da primeira Liga do Campeonato Nacional Futebol, recebeu e derrotou por 1-0, este fim-de-semana, o actual líder o Sport Bissau e Benfica, que vinha de dezoito jornadas sem derrota.

Os restantes encontros produziram os seguintes resultados: o FC de Canchungo X Mavegro 3-0; UDIB X FC Pelundo 2-0; Portos de Bissau jogam hoje em casa com a formação de Lagartos de Bambadinca, o Sporting Clube de Guiné-Bissau joga na terça-feira com as Estrelas de Cantanhez.

Os Cavalos Brancos de Cuntum X São Domingos, assim como o Nuno Tristão de Bula X Sporting Clube de Bafata, ambos ficaram adiados para uma data ainda desconhecido por falta de condições nos estádios em que as partidas deveriam se realizar. 

Na classificação, o Sport Bissau e Benfica continua na liderança com 46 pontos, seguido de Nuno Tristão de Bula com 35 pontos e menos um jogo, na terceira posição está o FC Cuntum com 34 pontos também com menos um jogo, e na quarta o Sporting Clube de Bafatá com 32 pontos, menos um jogo.

Na linha de despromoção se encontram o Sporting Clube da Guiné-Bissau, o FC de Mavegro, o FC de São Domingos, e por último as Estrelas de Cantanhez.

Para os quartos de final da Taça da Guiné agendados para a próxima quarta-feira, estão previstos os seguintes encontros: Farim X Benfica; São Domingos X UDIB; a Estrela Negra de Bissau X Canchung. Os Lagartos de Bambadinca está de folga e espera conhecer o próximo adversário na outra fase. 

Conosaba/ANG/LLA/ÂC/SG/MO

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...