«NÃO HÁ QUALQUER AMEAÇA IMINENTE DE GOLPE DE ESTADO» - MIGUEL TROVOADA



Miguel Trovoada, representante do secretário-geral das Nações Unidas, revelou, esta terça-feira, que o país vive dias de paz e que «há sinais de que as coisas começam a funcionar.»

A Guiné-Bissau está a dar passos importantes para ultrapassar os golpes de Estado e violência política. No entanto, sem os meios necessários, o Governo «não poderá ir muito longe», disse o antigo primeiro-ministro e presidente de São Tomé e Príncipe.

Além disso, Trovoada confessou que «não há qualquer ameaça iminente de golpe de Estado» mas, por outro lado, alertou: «se não houver desenvolvimento, a instabilidade volta a instalar-se.»

Miguel Trovoada, de 78 anos, considera positivos os resultados da reunião com os investidores que, no passado mês de março, em Bruxelas, prometeram mil milhões de euros a um país que no último ano retomou o caminho da democracia.

abola

«LUTA LIVRE» ATLETA GUINEENSE AUGUSTO MIDANA CONQUISTA MEDALHA DE OURO NO CAMPEONATO AFRICANO




 

 


O atleta guineense Augusto Midana revalidou o título de campeão africano de luta livre na categoria de 74 quilos, nos campeonatos que terminaram domingo no Egito. Augusto Midana, que conquistou pela quinta vez a medalha de ouro, venceu um atleta da Nigéria nas meias-finais e outro do Egito na final.

O treinador do lutador guineense, Aristóteles Soares da Gama, elogiou a proeza de Augusto Midana, dizendo que o seu 'pupilo' devia ser promovido a herói nacional pelas suas conquistas. "O Midana leva o nome da Guiné-Bissau aos píncaros da fama africana e mundial, devia ser considerado um herói nacional", defendeu Soares da Gama. Augusto Midana, que representou a Guiné-Bissau nos Jogos Olímpicos de Londres2012 e Pequim2008, bem como no Campeonato do Mundo da luta livre, no Uzbequistão, em setembro passado, deve chegar a Bissau, vindo de Cairo, esta quinta-feira. Os responsáveis da Federação Guineense de Luta querem uma "grande receção ao campeão africano", apelando a população a ir ao aeroporto receber Augusto Midana. A luta (livre) é a modalidade que mais medalhas tem dado à Guiné-Bissau, mais de 30 no total entre ouro, prata e bronze, mas mesmo assim o futebol é a principal modalidade no país.



Governo da Guiné-Bissau projecta criação de unidades fabris em Bafatá




Image result for bafataO governo da Guiné-Bissau pretende construir fábricas de calçado e de transformação de batata-doce, um centro de formação profissional e a primeira escola agrícola de Bafatá e a segunda do país, anunciou no fim-de-semana o primeiro-ministro.
No final do primeiro encontro regional do colectivo governamental realizado em Bafatá, Domingo Simões Pereira afirmou que estes projectos constam do programa de desenvolvimento regional, consubstanciado na visão estratégica apresentada pelo governo na recente mesa redonda de Bruxelas.

Image result for bafataO primeiro-ministro aproveitou a sua presença na cidade para defender a necessidade da melhoria da produção agrícola e pastorícia em Bafatá, tendo em conta o facto de a região ser atravessada um dos mais importantes rios do país – o Geba.Simões Pereira argumentou que se os projectos mencionados forem bem sucedidos, a Guiné-Bissau ficará em condições de não só auto-abastecer-se mas também de exportar os excedentes da produção.
Image result for bafataA criação de referências de atracção cultural, centro polivalente desportivo e cultural, de ordenamento hidroagrícola de desenvolvimento de arroz, o repovoamento florestal e incentivo à produção de leite, são das propostas adoptadas neste encontro ministerial para um horizonte temporal de 5 anos.

Entretanto, o governo determinou que, ainda antes do dia 24 de Setembro, data da independência nacional, a cidade será objecto de projectos de beneficiação, nomeadamente colocação de novo piso nas ruas da baixa da cidade, reparação das redes de distribuição de água e de iluminação pública, bem como do mercado e clube locais e ainda o início da construção de um hotel com 50 quartos. 
 

Adiada a visita de José Maria Neves à Bissau


O Primeiro Ministro da Republica de Cabo Verde adiou a viagem para Bissau sem justificação oficial ainda conhecida. 
José Maria Neves devia iniciar uma visita oficial a Guiné-Bissau no dia 2 de Junho (3ª feira) mas conforme informações do gabinete do Primeiro Ministro guineense e noticiada pelas antenas da RDP África, esta visita está adiada sem uma data previamente anunciada.
Contudo se espera uma comunicação oficial do governo Caboverdiano a explicar as razões desse adiamento e o anuncio oficial da nova data. 

Presidente da Assembleia da Guiné-Bissau pede desculpas ao povo angolano


Em declarações à imprensa, no final de um encontro nesta segunda-feira, com o seu homólogo angolano, Fernando da Piedade Dias dos Santos, o parlamentar referiu-se à retirada forçada dos efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA) e da Polícia Nacional que integraram a Missão Militar Angolana na Guiné-Bissau (Missang), na sequência de divergências criadas pelas chefias das forças armadas daquele país.


“Aproveito a oportunidade para, em nome do povo da Guiné-Bissau, dos partidos políticos com e sem assento parlamentar e demais autoridades, pedir desculpas ao povo angolano pelos acontecimentos vergonhosos e tristes ocorridos no seu país, a 12 de Abril de 2012”, disse.
“Os efectivos angolanos estavam na Guiné-Bissau ao abrigo de um acordo de cooperação técnico militar rubricado entre os dois países, cujo objectivo era proceder reformas no seio das forças armadas e polícia locais”, referiu.
Cipriano Cassamá admitiu que Angola esteve a trabalhar desinteressadamente na Guiné-Bissau, no intuito, apenas, de ajudar, e que a sua retirada abalou o povo guineense e até mesmo o próprio desenvolvimento do país.

Secretário de Estado das Comunidades da Guiné-Bissau com mandado de captura


Idelfrides Manuel Gomes Fernandes
É acusado de emissão ilegal de passaportes diplomáticos e de serviços.
Na Guiné-Bissau, o secretário de Estado das Comunidades Idelfrides Manuel Gomes Fernandes, está em apuros com a justiça e pode vir a ser detido a qualquer momento.
Fontes seguras disseram à Voz da América que há mais de uma semana a Procuradoria Geral da República emitiu um mandado de detenção contra o titular da pasta das comunidades, sob acusação de alegada venda ilegal de passaportes diplomáticos e de serviços.
PassaporteSegundo as mesmas fontes, o secretário de Estado chegou a ser abordado por oficiais de diligência, mas resistiu à prisão. Espera-se a qualquer momento uma reacção da Polícia Judiciária, que dirigiu a investigação ou do Ministério Público.
Recorde-se que meses atrás muitos cidadãos estrangeiros foram apanhados com passaportes diplomáticos e de serviço, os quais tinham a assinatura do Secretário de Estado das Comunidades, em vez da do ministro titular dos Negócios Estrangeiros, como impõe a lei.
Idelfrides Manuel Gomes Fernandes é secretário de Estado das Comunidades desde o Governo de Transição, formado na sequência do golpe de Estado de 12 de Abril de 2012, cargo que já havia desempenhado também no Governo de Carlos Gomes Júnior.

DSP reafirma que não se pode permitir a devastação das florestas


O Primeiro-ministro Domingos Simões Pereira advertiu que não se pode permitir a devastação das florestas como tem acontecido nos últimos tempos no país.
Simões Pereira que falava segunda-feira, 01 de junho na cerimónia de inauguração de duas estações sinópticas e meteorológicas principais em Bafatá e Gabú, das quais, uma reabilitada e outra construída de raiz pela Secretaria de Estado do Ambiente através do projeto de Reforço de Resiliência e de Capacidade de Adaptação dos Sectores Agrários e Hídricos as Alterações Climáticas equipadas com kits de contingência e painéis solares para abastecimento da energia e água regulamente para além de elogiar os trabalhos dos técnicos do ambiente, manifestou-se a sua estranheza sobre a postura de alguns países que pretendem explorar e exportar a madeira do país.
“Como podemos ficar sentados silenciosamente ver alguém chegar limpar e devastar as nossas matas e dizermos que isso não nos pertence. Mas se viermos não ter chuva, o que falaremos? Por isso, agradeço homens grandes, chefes de famílias para não esquecer o que devem fazer contribuindo na pacificação e coesão interna da família guineense para que haja entendimento entre nós”. Referiu o PM
O chefe do governo sublinhou que terminou a campanha eleitoral, agora chegou a altura de cumprir com as promessas eleitorais. Disse ainda que se há alguém que pretende apropriar algo de toda gente, não está a contribuir para o desenvolvimento do país e que os guineenses têm que ter a capacidade de confrontar essa pessoa que está a remar contra ventos e marés e adverti-lo que não está a fazer algo importante para o país. Por isso, o PM indica que só pode haver desenvolvimento se unirmos e colocarmos o conhecimento e o saber em primeiro lugar, apostando na escola e formação do homem guineense.
Por seu lado, o Secretario de Estado do Ambiente anunciou que o processo de salinização (SHAEL)  acontece na Guiné-Bissau nas zonas de Pitche, Pirada e Buruntuma.
De acordo com Barros Bacar Banjai, os estudos feitos dão conta que a região de Gabú e uma parte das regiões de Bafatá e Oio constituem a razão da presença do país na zona de SHAEL Comité Inter estado da Luta Contra a Seca no SHAEL (CILS).
Barros garante que o país vai dispor de um centro de monotorização do ambiente com uma mesa em que se pode constatar a partir da sede daquela instituição ambiental, qualquer invasão ou exploração das florestas em qualquer parte do território nacional. Facto que segundo disse diminuirá gradualmente a devastação das florestas.  
O governante sublinhou que a inauguração das estações sinóticas de meteorologia em Bafatá e Gabú demostra o engajamento do governo e os parceiros de desenvolvimento na luta sem tréguas nas consequências de alterações climáticas no país.
O objectivo visa elaborar e difundir as previsões meteorológicas, avisos e alertas para a proteção de pessoas e bens apoiando o esforços para mitigação dos impactos dos desastres naturais de origem meteorológica, climatológicas, hidrológicas, bem como os desastres ambientais conexos.
No âmbito deste programa foi elaborado alguns planos de contingência de resposta rápida aos riscos das alterações climáticas para 10 tabancas (Sector de Pitche: Benfica, Padjama, Iancor, Buruntuma e Camadjaba); Sector de Pirada: Camalidja, Sintchã Botche, Sedjo mandinga, Copa Mangui, Bajocunda), cuja finalidade é preparar as comunidades rurais à uma resposta antecipada as inclemências do clima e reforçá-los nas suas capacidades.

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...