CAN 2017: EDGAR IÉ DO BARCELONA É A PRINCIPAL NOVIDADE NA LISTA DO SELECIONADOR PAULO TORES

image


O futebolista guineense, Edgar Ié, a evoluir no Barcelona B (Espanha) constitui a grande novidade nos 40 pré-convocados anunciados quarta-feira pelo selecionador nacional de futebol, para o jogo da pré-eliminatória da Taça das Nações Africanas (CAN) contra a Zâmbia, no dia 13 de Junho próximo.
Dentre os atletas pré-convocados a evoluírem nos diferentes campeonatos do mundo, Paulo Torres chamou Boucundji Cá (Châteauroux/França), Zezinho Lopes (Sporting C.Portugal), Amido Balde (Hapoel Tel Aviv, Israel) e Cícero Semedo (Paços de Fereira/Portugal).
Em relação as novidades das equipas nacionais, o selecionador nacional foi buscar Alfa do Nuno Tristão de Bula e Kalilo do Sporting Clube de Bissau.
Eis a lista completa dos convocados:
Guarda-redes: Jonas Mendes Gama (Vianense/PORT) e Germano Mendes (Nelson FC/Inglaterra);

Defesas: Tomas Dabó (Arouca/ Portugal), Edgar Ié (Barcelona-B/ Espanha), Anju(Benfica de Bissau), Eridson Mendes (Académico de Viseu/PORT), Vasco Fernandes (Aris/ Grecia), Sambinha (Sporting C.Portugal), Edson (U.D.Oliveirense/PORT), Eliseu Cassama (Réus/Espanha), Mamadu Candé (Portimonense/ PORT), Agostinho Soares(Covilã/PORT), Arnauld Mendy (Lincoln City/ ENGL), Lote(Benfica de Bissau), Pelé (Belenenses/PORT) e Ibrame Cassamá (Interclube de Luanda/ ANGOLA), Da Silva (1º Dezembro FC/PORT)
Médios: Boucundji Cá (Châteauroux/Fra), Zezinho Lopes (Sporting C.Portugal), Bura(Benfica de Bissau), Erikson (UDIB/ GB), Kalilo (Sporting CGB), Midana (Benfica de Bissau), Saná(Braga/PORT), Sumaila (Benfica de Bissau), Sami (Guimarães/PORT), Piquete (Gil Vicente/PORT), Yazalde(Gil Vicente/PORT), Ivanildo (Academica de Coimbra/PORT), Alfa (Nuno Tristão (Bula/GB), Toni Brito(CSKA Sofia/Bulgária), Basile Carvalho (Interclube de Luanda/ ANGOLA);
Avançados: Adul Seidi (U.D . Leiria/PORT), Rachide Forbes (Vitoria de Setúbal /PORT), Amido Balde (Hapoel Tel Aviv/ Israel), Cícero Semedo (Paços de Ferreira/PORT), Esmael Gonçalves (Chipre), Ansumane (Freamunde/PORT), Abel Camará (Belenenses/PORT).
A Guiné-Bissau integra o grupo E da eliminatória da CAN 2017 a disputar em Gabão, juntamente com a Zambia, Quénia e Togo.
Fonte: ANG

Emancipação das mulheres


 

Graças a um contributo generoso de financiamento do Big Lottery Fund, a "SOS Children" está prestes a lançar um projecto de longo alcance para capacitar as mulheres na Guiné-Bissau. Ao longo de três anos, vamos chegar a mais de 25.000 pessoas, começando com 100 mulheres e seus filhos na região de Gabu.


Em um país classificado para fora 177 dos 187 países no índice de desigualdade de género da ONU, o nosso projecto vai permitir que as mulheres para alcancem a independência financeira, acessar os seus direitos, e desfrutar de uma melhor qualidade de vida.

Mulheres em Gabu sofrem como resultado da violência doméstica, os baixos níveis de alfabetização e pobreza. Apesar de ser ilegal desde 2011, nove em cada dez das mulheres da região foram submetidas à mutilação genital feminina (MGF) - maior até mesmo do que a taxa nacional de 50%.

Quase um quarto das mulheres que entrevistamos, em preparação para o projecto disseram que experimentaram a violência em casa, e quase um terço relatou ter sido estuprada ou severamente espancada. Com dois em cada cinco mulheres acreditando que um marido é justificado em bater em sua mulher, barreiras culturais reais ficar no caminho para prevenir essa violência.
 
 
A nível nacional, apenas 42% das mulheres são capazes de ler e escrever. Com literacia no sexo masculino rondando 69%, esta é apenas uma indicação de que a grande disparidade de género que afecta a nação. Nossa pesquisa sugere que a imagem local é muito pior - 57% das mulheres na amostragem nunca tinha ido à escola e dois terços eram analfabetos.
 
Nosso projecto é ambicioso, com o objectivo último de chegar a 25.600 pessoas em toda Guiné-Bissau, concentrando-se em quatro grandes cidades e fazendo lobby junto ao governo para garantir que os direitos das mulheres são incluídos no currículo nacional.

Vamos trabalhar predominantemente em três comunidades em Gabu, no leste da Guiné-Bissau. Aqui, iremos:

- Reduzir a proporção de mulheres que apresentassem as suas filhas para a mutilação genital feminina (MGF) pela metade
- Reduzir para metade o número de mulheres vítimas de violência doméstica
 
Certifique-se de um aumento de seis vezes no número de homens capazes de listar pelo menos três dos direitos das mulheres
 
- Habilitar 300 mulheres para se alfabetizar
- Introduzir actividades geradoras de renda para que 100 das mulheres mais vulneráveis ​​possam alcançar a independência e enviar seus filhos à escola
- Certifique-se que o Ministério da Educação incorpora os direitos das mulheres no currículo nacional para que mais mulheres fiquem conscientes dos seus direitos.


Nós vamos entregar um projecto que cresce em scrope ao longo dos três anos de sua duração:

Sensibilização comunitária: por executar actividades durante todo o tempo nas comunidades-alvo, vamos sensibilizar as mulheres para os seus direitos e encorajar as mulheres a criar eventos de sensibilização-se a espalhar a palavra ao longo de suas comunidades

Reduzir a MGF: Vamos trabalhar com cortadores tradicionais - conhecido como "fanatecas" - não só para cessar a prática, mas para se tornarem defensores das práticas alternativas rito de passagem

Rádio: Nós vamos transmitir informação, debates e dramas para toda a região através de estações de rádio locais

Campanhas: Vamos organizar uma campanha em quatro das principais cidades da Guiné-Bissau para aumentar a consciencialização sobre os perigos da MGF e a importância dos direitos das mulheres

Lobbying: Também vamos pressionar o governo para defender a inclusão dos direitos das mulheres no currículo nacional

Sustentando a mudança: Vamos ajudar a montar as organizações comunitárias para que as mulheres locais possam continuar este trabalho vital para muitos anos no futuro.

Obrigado Big Lottery!

Nada teria sido possível sem o apoio generoso do Big Lottery Fund, que contribuíram para uma proporção substancial do projeto.

Com a ajuda de outros doadores, este importante projeto irá crescer e florescer nos próximos anos. Se você gostaria de ajudar mulheres e meninas na Guiné-Bissau levar uma vida melhor, mais independente, por favor enviar e-mail info@soschildren.org.
 
 
 

Benfica de Bissau goleia (5-1) Tigres de São Domingos


O Benfica de Bissau goleou os Tigres da Fronteira de São Domingos, por 5-1, e cimentou a liderança isolada do campeonato da 1.ª Divisão da Guiné-Bissau, com 33 pontos, decorridas 15 jornadas.

O Benfica, que partilhava a liderança da classificação com o Sporting - foi derrotado nesta ronda em Bafatá por 1-3 -, até iniciou a partida a perder, mas, na segunda parte, deu a volta ao jogo, arrancando mais uma goleada.

O dianteiro Sumaila Djassi fez hat trick, elevando a conta pessoal para 20 golos, ele que havia prometido antes do início do campeonato marcar...20 golos.

Djassi reclama, agora, uma merecida chamada à seleção principal da Guiné-Bissau, orientada pelo português Paulo Torres, que já prepara as eliminatórias de apuramento para o Campeonato Africano das Nações (CAN-2017). 

A república da Guiné-Bissau defende nomeação de um cardeal para o país



O Presidente da República (PR) prometeu esta quarta-feira efectuar uma visita ao Vaticano para pedir ao sumo pontífice que nomeie um Cardeal para a Guiné-Bissau e abençoe ao povo guineense.

José Mário Vaz fez esta promessa durante o almoço que ofereceu ao Prefeito da Congregação Católica de Roma, o Cardeal, João Braz Aviz que se encontra de visita a Guiné-Bissau para se inteirar da situação religiosa do país e retomar a cooperação entre a Igreja Católica e instituições do Estado.

“Como nasci para enfrentar desafios difíceis, quero passar por mais um na minha vida que é de ir ao Vaticano à procura de tranquilidade e da paz para o povo guineense. A minha ideia é de chegar ao Vaticano e dizer ao Papa, se outros países têm cardeais porque não a Guiné-Bissau?”Disse José Mário Vaz.

Acrescentou que todos juntos e unidos podem fazer com que a Guiné-Bissau saia da actual situação, sublinhando que a terra de Amílcar Cabral pode ser transformada para melhor, necessitando para isso, de apoio de todos.

 Mário Vaz manifestou a sua total disponibilidade de receber conselhos dos missionários, sustentando que, para o avanço de um país é necessário sugestões positivas.

“Estou muito satisfeito em receber o Cardial na Guiné-Bissau e em particular na Presidência da República”, manifestou o chefe de Estado que recordou que já se passaram 26 anos desde a última vez que um Cardeal esteve no país.

Por sua vez, o Cardial João Braz Aviz, manifestou a sua satisfação de constatar que a união entre as congregações esta a crescer, e sublinhou que a Guiné-Bissau é um exemplo da importância dos congregados, “porque apesar das grandes dificuldades que enfrenta a vontade nunca faltou ao seu povo para fazer algo de bom”.

O Cardial disse que volta para Roma muito mais evangelizada, agradeceu ao gesto de José Mário Vaz e desejou boa sorte à comunidade guineense.

No almoço, tomaram parte o Bispo de Bissau, José Camnate na Bissing,o seu auxiliar, José Lampra Cá, Bispo de Bafatá, José Pedro Zilli e os missionários de diferentes regiões do país.


Antes do almoço o Cardial e os Bispos mantiveram um encontro de quase uma hora com Presidente Mário Vaz.

Guiné-Bissau, Banco Africano de Desenvolvimento (BAD),aprova apoio orçamental para o país



O Conselho de Administração do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) anunciou nesta quinta-feira a aprovação dum apoio de 7,3 milhões de dólares americanos) para apoiar a promoção dum crescimento inclusivo e a redução da pobreza na Guiné-Bissau.

“Os 5,34 milhões de dólares americanos de empréstimos concessionais e 1,69 milhão de dólares americanos de subvenção do Fundo Africano de Desenvolvimento (FAD) vão fornecer um financiamento essencial para o Programa de Emergência de Apoio às Reformas Económicas e Financeiras (PUAREF, sigla em inglês).

Esses fundos vão ajudar a restaurar os fundamentos básicos de gestão das finanças públicas e reforçar as capacidades do sector público, ambos essenciais para a transição duma situação de crise pós-conflito para a duma fragilidade reduzida no país, segundo o Banco Mundial.

Os beneficiários directos do programa são o Tribunal de Contas, que poderá cumprir plenamente com a sua missão de controlo da execução do orçamento, reforçando assim a sua credibilidade, a Inspecção Superior de Luta contra a Corrupção.

A autonomia do Tribunal de Contas será reforçada para lhe permitir desempenhar plenamente o seu papel, a Agência de Regulação de Concursos Públicos, que deverá tornar-se operacional, e as entidades financeiras públicas para melhorar a sua eficácia.

Segundo o BAD, o PUAREF está alinhado com o pilar 1 do Documento de Estratégia do Banco (DSP) de 2015 a 2019 para a Guiné-Bissau, que se concentra no "reforço da governação e das instituições do Estado".

Ele está igualmente harmonizado com as prioridades da estratégia decenal do BAD de 2013 a 2022, em particular a prioridade operacional essencial da governação e da responsabilização.

Esta estratégia do Banco vai permitir “ lutar contra a fragilidade e reforçar a resiliência em África”, que insiste no reforço das capacidades do Estado e no apoio às instituições eficazes.


O apoio orçamental do BAD ajudará a Guiné-Bissau a respeitar as suas necessidades orçamentais e a seguir o ritmo de aplicação das reformas estruturais iniciadas desde o restabelecimento da ordem constitucional na sequência das eleições legislativas e presidenciais realizadas respectivamente em Abril e Maio de 2014.

BRASIL PERDOA PARTE DA DIVIDA DA GUINÉ-BISSAU




O BRASIL VAI PERDOAR CERCA DE 95 POR CENTO DA DIVIDA PARA COM A GUINÉ-BISSAU.

rtp.pt

RECADO AOS EMPRESÁRIOS DE FUTEBOL QUE VÃO À GUINÉ-BISSAU


Kecói Queta


Neste caso o difícil é começar. Há tanta coisa para dizer, pequenas coisas, grandes acontecimentos, enfim a situação que de início, nos passa despercebida é que no seu conteúdo são merecedoras de grande reflexão. 

Os ditos Empresários! Chegam a Bissau, bem vestidos despertam a admiração e atenção de quem os via e vê passar e quando entram em contacto com as famílias de jovens jogadores, moral da história: as famílias aceitam na esperança de um dia serem bons jogadores em Portugal.

Mas o mais espantoso de tudo isso, é que quando os jovens chegam a Portugal, apercebem logo, que tudo o que foi dito na Guiné, a maior parte da conversa não correspondia a verdade, alguns conseguem equipas, outros não e mais tarde, esses jovens são abandonados e entregue a si próprios, sem eira e nem beira. Num país estranho e desconhecido; transforma esses jovens saudáveis: em adultos mutilados moralmente carentes. Que sorte lhes espera? 

Esses jovens devem ser ajudados para o desenvolvimento global e harmonioso, nas facetas física, intelectual, emocional, e social, assim como para a sua formação cívica; Proporcionar oportunidades para que os jovens possam viver experiências agradáveis, fazer novos amigos aprender novas habilidades, adquirir hábitos de autodisciplina e aprender a cooperar.

Os ditos empresários! Porque não abrem escolas de futebol em Lisboa ou Porto? A selecção de talentos consegue-se em qualquer parte do mundo; sabem que em Portugal a regra do futebol tem outra exigência as famílias têm conhecimento do mundo do futebol e não correm o risco de serem enganadas, ficando a custo zero. O destino: Num país como a Guiné cuja à situação alimentar da maioria da população é particularmente dramática. Um salário tão diminuto que chega apenas, quando chega para a sua insuficiente alimentação.

Tenham pena dessas pessoas, que trabalham de sol a sol, erguendo a enxada vigorosamente rasgar a terra dura. Merecem ter outro respeito!

Os ditos empresários! Para educador, para o médico, existe a penas uma fidelidade: ao que há de vivo na criança e no jovem e no doente. Se esta fidelidade for estritamente respeitada até os grandes problemas encontram uma solução; a verdade é que todo o médico, sapateiro, mecânico ou educador que queira trabalhar e ganhar o seu pão deve conhecer as suas limitações e ser honesto. 

Os ditos empresários! Já alguma vez pensaram na responsabilidade gigantesca que estes atributos vos conferem; já alguma vez perguntaram a si próprios se pensam correctamente, quer de ponto de vista da trajectória social onde estão inseridos. Nunca vos inquietaram com a possibilidade do que podem estar errados? Mas sim como irá pensar o vosso vizinho com o preço possível da vossa honestidade. Tão cheios da vossa chico-espertice que ganham as paradas, sem olhar para os meios.

Depois de condenar esses jovens à solidão e incerteza, não assumem a devolução ao seu lar e as famílias, ainda têm hábitos de esquecê-los. Seguem o vosso caminho perorando outras asneiras, cometendo outras baixezas, ferindo de novo. Esquecem. Mas é da natureza do grande homem não esquecer nem vingar-se mas tentar entender: a inconsistência do vosso comportamento.

Mas que espécie de homem sou eu? Eu vivendo apenas para o meu trabalho, para minha mulher, para os meus filhos, irmãos e vizinhos os vir ameaçados pelos Espanhóis ou Gambianos, ou quaisquer outros que me imponham a guerra, não será o meu dever defender o que eu amo e me pertence?! Pois claro isso que eu fiz. Tenho uma obrigação moral e ideológica de defender o que é meu.

Creio que com esse governo vai ser possível a criação de uma lei de bases para defender os interesses desses jovens como fizeram alguns países Africanos, quem sai a ganhar é o próprio país. 

Próximo bloco: Qual é a diferença de formação numa Escola de futebol e nos Clubes do futebol

Lisboa 14 de Maio de 2015.

PAULO TORRES DIVULGA ESCOLHAS DA GUINÉ-BISSAU

Paulo Torres divulga escolhas da Guiné-Bissau


O técnico da Guiné-Bissau Paulo Torres divulgou os futebolistas pré-convocados para a preparação da CAN2017.
A lista é pontificada por jogadores que alinham em clubes português e não inclui, como foi admitido pelos responsáveis federativos, o nome de Yanick Djaló, natural de Bissau, que está impedido de representar a seleção guineense por ter alinhando seis minutos por Portugal no apuramento para o Euro2012.

PRAÇA PINDJIQUITI EM REABILITAÇÃO



As obras de reabilitação da praça de Pindjiguiti, vulgarmente conhecida por “Mon de Timba” estarão concluídas e inauguradas no dia 3 de Agosto, data de aniversário dos mártires do porto do mesmo nome.
A garantia foi dada hoje pelos responsáveis da empresa portuguesa de Construção Civil (ENCOS), encarregue dos trabalhos, na cerimónia de lançamento da pedra para a reabilitação daquele espaço e que contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Territorial.

Furkuntunda - Djunta Mon


GOVERNO LIBERALIZA O MERCADO DO SERVIÇO INTERNET


O Governo guineense, através da Secretaria de Estado dos Transportes e Telecomunicações, anunciou esta quinta-feira, 14 de Maio, em Bissau, que o mercado do fornecimento do serviço de Internet no país é livre.
Falando à PNN durante a cerimónia de lançamento da empresa «Net Sem Fios», um consórcio nacional das empresas portuguesas «Elmafe» e «Wifi Antena», João Bernardo Vieira, responsável pela pasta dos Transportes e Telecomunicações, informou que não é necessário ter uma licença de GSM para ter uma autorização geral de prestação do serviço de Internet.

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...