«PRESIDÊNCIA ABERTA» PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU SATISFEITO COM A RECEPÇÃO EM QUINARA





Buba, 27 Mar 17 (ANG) - O Presidente da República mostrou-se satisfeito e agradeceu a população da Região de Quinara pelo "acolhimento caloroso" de que foi alvo na passada sexta-feira em Buba, no âmbito da Presidência Aberta que tem levado a cabo nas regiões do pais.

"Haviam dito que a vossa recepção seria fraca, no entanto constatei que afinal estavam errados”, disse José Mário Vaz perante o delírio da multidão, tendo justificado a razão de só agora poder visitar as regiões, desde que foi eleito, com a sobrecarga de sua agenda.

O chefe de Estado explicou que o seu objectivo é apenas desenvolver o pais, tendo adiantado que o seu sonho de transformar a Guiné-Bissau num paraíso continua firme por forma a resgatar o respeito de que os guineenses outrora gozavam.

Disse apostar na juventude guineense para a realização do referido sonho e revelou que tal implica, entre outros, paz e estabilidade, na correcta aplicação dos recursos e no desenvolvimento do sector agrícola através da sua mecanização.

"A Guiné-Bissau neste momento está em paz, apesar de forças pretenderem fazer o contrário, mas creio que a população guineense não vai aceitar isso", disse José Mário Vaz perante a moldura humana que encheu quase toda a avenida principal daquela cidade.

Criticou o facto de as pessoas, pouco tempo depois de assumirem o cargo na administração pública, já conseguem recursos para fazer *grandes construções*. Avisou que não vai dar tréguas no combate aos desvios de fundos públicos, os quais segundo JOMAV devem ser aplicados no desenvolvimento dos sectores da Educação, Saúde, Agricultura e Infra-estruturas.

A concluir a sua intervenção voltou a frisar a necessidade de todos se empenharem na produção agrícola com vista a alimentar o pais. "Agora é tempo de pôr em prática o projecto *Mon na Lama*", exortou para depois lembrar que chegou o tempo do pais trabalhar para sair da dependência de outros, em termos de produtos alimentares, nomeadamente o arroz.

O comício de Buba ficou marcado com fortes ataques desferidos pelo Combatente da Liberdade da pátria,Luís Oliveira Sanca contra o líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira a quem responsabiliza pela crise actual, "devido a sua política de fazer o que lhe apetece sem consultar os órgãos do partido".

Conosaba/ANG/JAM/SG/MO


GN DISPÕE DORAVANTE DE DUAS VEDETAS PARA FISCALIZAÇÃO MARÍTIMA


Mais uma ferramenta para fiscalização e do combate a pirataria marítima no país.
O serviço da Guarda Nacional (GN) lançou ontem 27 de março em Bissau, duas vedetas de 17 metros, com capacidades da navegação Oceânia da fiscalização de pescas ilegais na Guiné-Bissau. 
As vedetas “Ocante da Silva e 3 de Agosto”, foram doadas pela Guarda Civil da Espanha, cujo acto da entrega oficial às autoridades nacionais é agendada para primeira semana do mês de Abril deste ano. 
De sublinhar que, o sector da pesca da Guiné-Bissau é considera o mais desorganizado e associado a corrupção, numa altura em que se regista invasão dos navios pesqueiros estrangeiros nas aguas territoriais do país.

 Notabanca/MO

«CULTURA-TEATRO» ACTORES GUINEENSES EXIGEM ACÇÃO CONCRETA DO GOVERNO PARA DESENVOLVIMENTO SECTOR



A Direcção Geral da cultura pretende regularizar o sector cultural através da lei de espectáculos e divertimentos e do projecto de lei do combate a pirataria
Cornélio João Correia fez esta revelação durante uma entrevista exclusiva á RSM, na passada segunda-feira, no quadro das comemorações do dia mundial do teatro que se assinalou ontem, 27 de Março.
O director geral da cultura adianta ainda que para o desenvolvimento da cultura é preciso um apoio sério e concreto do governo.
“Na nossa finança pública é difícil conseguir fundos para os grupos de teatro”, afirma adiantando que a Guiné-Bissau não ganha com a cultura devido a ausência da lei.
Na mesma entrevista á RSM Cornélio Correia revela que já está em andamento o projecto para a construção de um palácio da cultura.
“Aguardamos com toda ansiedade a criação deste espaço que irá albergar diferentes modalidades artísticos”, adianta.
Igualmente a RSM falou com o actor, encenador e dramaturgo, Rui Manuel da Costa (Pape de nha raça), que adianta, no entanto, que o dia do teatro chama atenção na falta de teatro nacional.
“Este dia é um dia de reflexão dos Homens da arte. Ao longo dos anos, apesar da formação de muitos grupos, na Guiné-Bissau não existe um teatro. É triste esta situação”, lamenta.
Segundo este homem da cultura, a iniciativa privada deve ser importante e todas as consequências não deverão ser relegadas ao Estado.
O dia mundial do teatro é comemorado no país sem iniciativas comemorativas como tem acontecido algumas vezes e numa altura em que não se dispõe de teatro apropriado.
O dia Mundial do Teatro, assinalado hoje, 27 de Março, foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro e celebra a origem do Teatro e a sua importância para retractar a sociedade através da tragédia e da comédia expressando verbalmente sentimentos e pensamentos.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto/MO

SUCESSÃO DO TRONO DE TOR EM BIOMBO REINSTALA POLÉMICA PROMETE TEMPESTADE E PÓ


A problemática sobre quem deve ser o régulo de “Tôr”, na região de Biombo volta a ribalta. 
Tudo porque, Ondancé Té, da mesma tabanca reclama a liderança do poder tradicional da zona.
Um assunto que continua fazer correr muita tinta, até ao ponto de o Governo regional intervir em 2012 para pôr cobro o diferendo que se já arrasta, há vários anos, sem solução.
Uma situação que obrigou as autoridades regionais a reunirem-se com os três candidatos ao regulado, no qual assinaram um memorando de entendimento entre as partes. 
No documento, lê-se que “ninguém pode concorrer ao cargo de régulo, antes de um deles assumir a liderança do poder tradicional”. Facto que foi consumado, mas dois dos três acabaram por falecer.
Um dos sobreviventes reclama a legitimidade, conforme expressou em conferência de imprensa promovida no último fim-de-semana, por Ondancé Té, na tabanca do “Reino de Tór”.
Paulino Silva Indi e Diamantino Té, um dos filhos daquela aldeia exigem o cumprimento escrupuloso do memorando de entendimento, como forma de evitar um eventual confronto sangrento entre as partes desavindas.


Notabanca/MO

PND SUSPENDE PREVENTIVAMENTE ALGUNS DIRIGENTES DO PARTIDO



Ler o comunicado:

Conosaba/Notabanca/MO

“CIPRIANO CASSAMÁ ESTÁ DOENTE E DEVE SER ENCAMINHADO PARA TRATAMENTO HOSPITALAR ”-Diz ANP


Conferir o comunicado da ANP:  
 Notabanca/MO

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...