GOVERNO GUINEENSE PERSPECTIVA RECICLAR ÁGUAS INADEQUADAS PARA CONSUMO HUMANO




Bissau 15 Jan 15 (ANG) – O ministro dos Recursos Naturais, anunciou quarta-feira o lançamento ainda no decurso do primeiro trimestre do ano em curso, do projecto de reciclagem de agua estagnada para consumo humano.

Daniel Gomes que falava à imprensa, após um encontro com uma delegação da empresa indiana "KIRLOSKAR BROTHERS LTD", em visita ao pais, disse que o projecto já esta elaborado e que falta discutir o "timing" para o arranque de sua execução.

O governante sublinhou que o país precisa de desenvolver a produção agrícola razão pela qual devem ser aproveitadas as águas que actualmente são desperdiçadas.

Na mesma ocasião e em declarações à imprensa, o vice-presidente da KIRLOSKAR BROTHERS Ltd,Sayajik Shinde manifestou-se satisfeito com o encontro, sublinhando que permitiu as partes definirem as necessidades do pais em termos de produção de agua para consumo humano. 

O representante da KIRLOSKAR, prometeu trabalhar para satisfazer as necessidades das populações guineenses nesse domínio.





A companhia Kirloskar Brothers Ltdb tem mais de 100 anos de existencia e é tida actualmente como lider mundial de furos de agua. 

A igreja Católica e o serviço social na Guiné-Bissau




No dia 21 de Janeiro, 4.ª feira, a partir das 14h, realizar-se-á no anfiteatro da Universidade Lusófona da Guiné-Bissau um Seminário cujo tema é: "O Contributo da Igreja Católica na Génese do Serviço Social". Segue-se o lançamento do projeto de criação da Associação dos Profissionais de Assistentes Sociais da Guiné-Bissau. 

Ministra da Justiça guineense condena violência entre aldeias por disputas de terras



Mansoa, Guiné-Bissau, 14 jan (Lusa) - A ministra da Justiça da Guiné-Bissau, Carmelita Pires, condenou hoje os conflitos entre aldeias, cujas populações resolveram fazer justiça pelas suas próprias mãos, para solucionar disputas de terras que deviam ser decididas nos tribunais.


"Não podemos aceitar que o cidadão continue a fazer justiça pelas próprias mãos. Estamos a colocar tribunais à disposição da nossa população, por isso, incentivamos que sejam usados quando há conflitos", defendeu a governante à margem das cerimónias de lançamento da primeira pedra de dois novos tribunais. Carmelita Pires referia-se a recentes disputas de terras entre tabancas (aldeias) da região de Mansoa e, noutro caso, da zona de Antula, em Bissau, que se saldaram em vários feridos graves.

Comitê Acadêmico dos Estudantes Guineenses no Estado do Ceará – Brasil



Relatório nº 01

Comitê Acadêmico dos Estudantes Guineenses no Estado do Ceará – Brasil é uma organização meramente acadêmica, fundado por um grupo de Alunos, com o objetivo de criação de um espaço multidisciplinar e social, que visa sistematização e a produção do conhecimento científico que possa contribuir para o processo de formação científica dos alunos nas diversas áreas do conhecimento. Os seus objetivos especifico propõem estimular o pensamento e olhar crítico construtivo para os problemas culturais, sócias, econômicos e políticos da Guiné-Bissau; despertar a vocação cientifica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes Guineense no estado do Ceará; auxiliar os discentes na elaboração dos seus trabalhos Científicos de conclusão do curso e de inserção nos programas de pós-graduação.

No passado dia onze de janeiro de dois mil e quinze, o Comitê Acadêmico realizou o seu primeiro encontro acadêmico, no Salão Polivalente da Igreja nossa Senhora das Dores, Bairro Otávio Bonfim, na cidade de Fortaleza, capital do estado de Ceará. O evento teve como tema: PRODUTIVISMO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES GUINEENSES NO ESTADO DO CEARÁ. O encontro reuniu os alunos de diferentes níveis e ramos de formação, dentre Técnicos, Bacharelados-Licenciados e Mestres. Às quinze horas e trinta minutos, horário local deu-se inicio no programa das atividades, com a recepção dos convidados, às dezesseis horas, abertura solene, a composição de mesa dos convidados e a execução do Hino Nacional.

A mesa de honra foi composta por seguintes personalidades: Afonso Pereira mestre em Planejamento e Politicas Publicas, João Paulo Pinto Có Mestre em Antropologia Social, Coordenadora do Comitê Acadêmico Suzete Sabino Lopes Graduada em Turismo, Representante do movimento Pastoral Africano Alberto Imbunde Especializando em Arquitetura de redes e Computação em Nuvens, e Representante de Associação dos Estudantes Africanos no Estado do Ceará Gino Pereira, mestrando em Desenvolvimento e meio ambiente.

Após a execução do hino, deu se continuidades de programação com a intervenção da Coordenadora Suzete Lopes, na qualidade da Coordenadora, começou por saudar a mesma e a plateia e deu boas vindas a todos, não deixou de agradecer a todos que de alguma forma colaboraram para que esta iniciativa torne uma realidade, a Lopes falou sobre a origem, objetivos e o que se pode esperar do projeto do Comitê Acadêmico. Mestre Afonso Pereira começou por elogiar a ideia de criação desta organização, e afirmou que iniciativas como este deveriam ser prioridades na comunidade acadêmica do estado, para este Mestre, é preciso sensibilizar mais estudantes a aderirem e levar avante este projeto a fim de construir o senso crítico acadêmico e social. Mestre Pereira admitiu as dificuldades de realizar um trabalho acadêmico Científico relacionado à Guiné-Bissau, justificando a escassez das fontes. Para finalizar o Professor Mestre se disponibilizou a ajudar a quem dele precisar. Mestre João Paulo Pinto Có, agradeceu o convite e idealizadores do evento, engrandeceu a iniciativa por ser inédito no estado, e lamentou sobre a dispersão da comunidade, alegando que momentos como este deveriam ser de total abrangência, para este Antropólogo, as ideias de grande relevância sempre têm superado grandes barreiras, portanto o Comitê Acadêmico esta ocupando o seu lugar obvio na nossa comunidade. Alberto Imbumde começou por saudar a mesa e agradeceu o convite, não deixou de elogiar Comitê Acadêmico e as suas atividades, Imbunde afirmou que a organização que ele representa vai apoiar integralmente os propósitos deste Comitê Acadêmico. Esta ideia precisa ser abraçada para ter mais êxito, lembrando que sem suporte das pessoas as ideias não valem, frisou. Gino pereira seguiu a mesma linha inicial de agradecimentos e elogios, destacou o esforço e o empenho dos membros da organização, afirmou que este evento é de grande proporção acadêmica e cientifica, é logico que todos os estudantes a par deste projeto sairão ganhando, portanto, acredita que isto é apenas o começo, porque a essência da academia é o produtivismo acadêmico, que é exatamente objetivo deste Comitê acadêmico.

Com este interveniente fechou se a primeira parte de programação. Quando às dezessete horas assistiu se a primeira palestra com tema: A IMPORTÂNCIA DO TERCEIRO SETOR NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GUINEENSE, a mesma foi ministrada por Professor Mestre Mamadu Alfa Djau Ms. Mamadu abordou o tema e interagiu com a plateia diretamente, explicitou o que é primeiro, segundo e terceiro setor, e os seus respectivos campos de atuação. Às dezessete horas e trinta minutos, a Enfermeira Francisca Marisa da Silva ministrou a segunda palestra com tema: PREVENÇÃO DE CÂNCER DE MAMA E A IMPORTÂNCIA DE AUTOEXAME NAS MULHERES. A Enfermeira não deixou duvidas sobre riscos e perigo de câncer mamaria, e alertou que apesar de riscos menores, mas os Homens não são isentos deste perigo. Às dezoito horas a Bacharel em Serviço Social Paula Sam Najute orou a terceira palestra anotada sob assunto: COMPROMISSO ENTRE CAPITAL E O TRABALHO NA FUNÇÃO PÚBLICA GUINEENSE. Esta profissional destacou fragilidades dos direitos trabalhistas na Guiné-Bissau, função de sindicalismo, direitos e deveres dos trabalhadores. Às dezoito horas e trinta minutos assistiu se a quarta e ultima palestra com o campo: A INFORMÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO BÁSICO E PROFISSIONAL NA GUINÉ-BISSAU. Este assunto foi conferido por cientista de Computação Professor Ildo Ramos Vieira, falou sobre cuidados na informática seu uso no dia a dia, nas Empresas e no Ensino. Com esta palestra fechou o programa do evento. Às 19 horas o Mestre de Cerimonia Cristiano Sanca agradeceu a presença de todos e anuncio o fim do evento.

Fortaleza-CE

EMPRESA INDIANA KIRLOSKAR VAI INTERVIR NO SETOR DE AGRICULTURA E ÁGUA



O vice-presidente da empresa indiana denominada de “KIRLOSKAR BROTHERS LIMITED”, Siaji Shinde que se encontra no país no âmbito da visita de trabalho, anunciou que a sua empresa vai intervir no setor da agricultura e água.
Em declaração à imprensa logo à sua chegada (14/01/2015) no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, o vice-presidente da empresa “KIRLOSKAR BROTHERS LIMITED”, Siaji Shinde disse que está no país no âmbito de uma visita de trabalho, onde vai reunir-se com as autoridades no sentido de debater aspectos ligados ao projecto de agricultura e água.
Por se tratar da sua primeira visita a Guiné-Bissau, Shinde disse que espera sair com uma boa impressão do povo guineense e dos seus governantes. Sustentou que durante a visita terá um encontro de trabalho com os titulares da pasta de agricultura e dos recursos hídricos.
Presente no Aeroporto, o titular da pasta dos Recursos Naturais, Daniel Gomes disse que a empresa indiana vai ajudar o país na concepção de projectos hidráulicos para a produção da água destinada à agricultura bem como ao consumo humano.
Lembrou ainda que aquando da sua visita aquele país asiático (Índia) assinou em nome do Governo guineense um memorando de entendimento com a empresa indiana. Sustentou ainda que no âmbito do tal memorando do entendimento a empresa enviou os seus técnicos para a Guiné-Bissau, onde trabalharam na concepção do projecto.
“O país precisa da produção e temos água suficiente para a produção agrícola. Temos igualmente que aproveitar esta água para o consumo humano. Os projectos estão elaborados, discutimos o tempo de execução do mesmo e se tudo correr como previsto poderemos iniciar a execução do projecto no mês de Março”, explicou o ministro dos Recursos Naturais.

Cabo Verde e Guiné-Bissau assinam memorando para reforçar relações bilaterais


Démis Lobo Almeida confirmou a intenção de visitar a Guiné-Bissau e anunciou «para as próximas semanas» uma Cimeira conjunta

Os governos de Cabo Verde e da Guiné-Bissau assinaram, na Cidade da Praia, um memorando de entendimento para reforçar as relações bilaterais na reforma da administração pública, sobretudo nos domínios da governação eletrónica.

O documento, assinado pelo ministro da Presidência do Conselho de Ministros cabo-verdiano, Démis Lobo Almeida, e o seu homólogo guineense, Baciro Djá, é o resultado de uma visita de trabalho de três dias que o governante da Guiné-Bissau efetuou a Cabo Verde.

Durante a assinatura do memorando, Baciro Djá realçou que a sua estada em Cabo Verde foi uma «verdadeira aprendizagem» e de «troca de experiências», que permitiu confirmar e reforçar os laços de irmandade que unem os dois povos e governos.

«A assinatura deste memorando é um ato importante, que resultará num acordo de protocolo entre as duas instituições. Será implementado, não será arquivado, mas sim um documento operacional para que as nossas instituições possam estar cada vez mais à altura das suas responsabilidades e objetivos», garantiu.

O governante guineense disse estar satisfeito com as promessas assumidas por ambas as partes, e disse estar aberto a aprender mais com as experiências de Cabo Verde, pelo que convidou, desde já, o seu homólogo cabo-verdiano para uma visita à Guiné-Bissau, em data a confirmar.

Démis Lobo Almeida confirmou a intenção de visitar a Guiné-Bissau e anunciou «para as próximas semanas, entre finais de janeiro e inícios de fevereiro», a cimeira Cabo Verde/Guiné-Bissau, a ser realizada na Cidade da Praia.

«Pensamos que a vinda do primeiro-ministro da Guiné-Bissau será importante para relançarmos a nossa cooperação bilateral e para continuarmos o processo de desenvolvimento dos nossos países, numa perspetiva de estreita cooperação, concertação e irmandade», concluiu Démis Almeida, dizendo que Cabo Verde e Guiné-Bissau estão a «relançar um novo período de grande prosperidade e de grandes ganhos mútuos».

Quanto à estada de Baciro Djá em Cabo Verde, Démis Almeida notou que foi «altamente positiva», uma vez que todos os pontos foram alcançados, nomeadamente as prospeções técnicas para conhecer a realidade cabo-verdiana em domínios como a presidência do Conselho de Ministros, dos Assuntos Parlamentares e da Reforma do Estado.

«Mais importante do que isso é a materialização das intenções que acabamos de rubricar. E aqui pensamos que a primeira prioridade deve ir para a presidência do Conselho de Ministros», indicou Démis Almeida, prometendo, para ainda este ano, ajudar a Guiné-Bissau a conceber e executar um centro jurídico da chefia do governo, um gabinete de Comunicação e Imagem, um programa legislativo digital e uma antecâmara do Conselho de Ministros.

«Estamos a celebrar um entendimento que terá consequências práticas e que, no nosso entendimento, a sua devida implementação proporcionará uma verdadeira revolução no seio da presidência do Conselho de Ministros guineense», salientou o ministro cabo-verdiano.


Durante a estada na Cidade da Praia, Baciro Djá e a sua delegação mantiveram audiências separadas com o chefe de Estado, com o presidente do Parlamento e com o primeiro-ministro, visitaram várias instituições públicas cabo-verdianas e mantiveram encontros de trabalho.

NA SUA MENSAGEM AOS MILITANTES E DIRIGENTES LÍDER DO PRS PEDE PAZ E ESTABILIDADE DURADOURAS PARA A GUINÉ-BISSAU



O líder do Partido da Renovação Social (PRS), Alberto M´Bunhe Nambeia pediu hoje a paz e a estabilidade duradouras para a Guiné-Bissau. Nambeia enviou uma mensagem ao povo guineense e em especial aos militantes e dirigentes renovadores por ocasião da comemoração do 23° aniversário do partido de milho e arroz, sob o lema “PRS na Senda dos Grandes Consensos Políticos Nacionais para a Estabilidade Duradoura”.
Alberto M´Bunhe Nambeia na sua mensagem pediu a todas as forças vivas bem como todas as confissões religiosas que se juntem ao partido num gesto simbólico de solidariedade para rezarem pela paz e estabilidade duradouras na Guiné-Bissau.
“Aos dirigentes, militantes e simpatizantes do meu partido, dirijo uma saudação especial neste vigésimo terceiro aniversário para apelar a unidade interna e ainda apelar a todos os militantes e dirigentes que não partilham connosco os mesmos entendimentos, que arrepiem caminho e regressem à família renovadora, porque só dentro e juntos poderemos engradecer o nosso património comum”, vincou Alberto Nambeia.
O líder dos renovadores deixou ainda na sua mensagem uma advertência a todas as forças políticas, sobretudo aquelas com maiores responsabilidades nos destinos da Nação guineense, sobre a necessidade de promoverem a solidariedade e a tolerância nas suas fileiras, alertando que “embora travadas de razão, que não se atenham a quezílias estéreis que apenas contribuirão para bloquear o processo de confiança na comunidade e nos parceiros externos”.
No final da cerimónia de comemoração hoje (quarta-feira) na sua sede nacional, é aguardado o discurso do Secretário-geral, Florentino Mendes Pereira, aos militantes. O PRS foi fundado pelo defunto presidente, Kumba Yalé e mais alguns dirigentes no dia 14 de Janeiro de 1992.

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...