"ABC, ESCOLA EM CASA" - COM ELIZALDA SANCA




A primeira edição do programa "ESCOLA EM CASA " será no domingo (13.12.2015) às 21h na sua RDN em 104.0 MHz OU 91.5MHz OU 108MHz OU 88MHz E em RÁDIOS COMUNITÁRIAS de Bafata, Sintcham Oco, Sam Corla, Contuboel, Chacheu, Djamdjam. O tema para a primeira edição é "IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NA NOSSA VIDA " Fiquem ligados todos os domingos às 21h na vossa rádio MÃE.

PATCHE DI RIMA AO VIVO EM ESPANHA DIA 12 DE DE DEZEMBRO NA CIDADE ALMERIA ( ROQUETAS DEL MAR)




«QUADRA FESTIVA» EMBAIXADA DE PORTUGAL OFERECE LANCHE E PRESENTES ÀS CRIANÇAS INTERNADAS NO HOSPITAL SIMÃO MENDES EM BISSAU




Bissau, 10 Dez 15 (ANG) – A Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau ofereceu hoje lanche e materiais escolares e vários presentes às crianças internadas no Hospital Simão Mendes (HNS), em Bissau.

Na ocasião, a Directora do Hospital, Margarida Alfredo Gomes agradeceu o gesto tendo reconhecido que o mesmo trouxe sorrisos à cara das crianças, fazendo-as esquecer do lugar em que se encontram.

Lamentou a fraca afluência de crianças à essa festa, devido a greve decretada pelos sindicatos do sector de saúde, entretanto suspensa, pois muitos doentes foram retirados daquele estabelecimento hospitalar e enviados para tratamentos alternativos pelos familiares noutros hospitais.

Igualmente satisfeito, o Inspector-geral das Actividades de Saúde (IGAS), Francisco Aleluia Lopes disse esperar da Embaixada de Portugal mais apoios para o Simão Mendes.

Por sua vez, em representação da Embaixada de Portugal, Fábio Sousa lembrou que este gesto se repete a cada quadra festiva e realçou ainda que as ofertas feitas vão servir para apaziguar os espíritos das crianças enquanto continuarem internados nesse estabelecimento hospitalar. 

ANG/LLA/SG\\Conosaba

«CÂMARA MUNICIPAL DE BISSAU» TRABALHADORES REIVINDICAM AUMENTO SALARIAL COM GREVE DE TRÊS DIAS



Camião de remoção de lixo
Bissau, 10 Dez 15 (ANG) – Os trabalhadores da Câmara Municipal de Bissau (CMB) iniciam hoje uma greve com duração de três dias reivindicando o aumento de salários aos funcionários.

A decisão foi revelada pelo presidente de Comissão de greve Silviano Augusto Quinta em conferencia de imprensa realizada quarta-feira, em Bissau.

Verifica-se uma injustiça salarial na CMB, porque os funcionários recebem 48 mil francos CFA enquanto que os directores de serviços e conselheiros ganham 50 mil francos CFA por semana”,disse Silviano Augusto Quinta.

Silviano Quinta explicou que vão paralisar todos os sectores nomeadamente os cemitérios, mercados, saneamento, matadouro e a Câmara com a finalidade de terem como salário mínimo 75 mil francos CFA.

Acrescentou que a greve vai ser acompanhada de serviço mínimo e que será levantada só quando houver um acordo entre o sindicato e patronato.

«Estamos aqui para solucionar os problemas dos funcionários. Não podemos ficar de braços cruzados uma vez que estamos a constatar a injustiça salarial na nossa instituição», disse o Presidente da comissão de greve.

Silviano Augusto Quinta manifestou total disponibilidade de dialogar, sublinhando que o dialogo é a melhor forma de solucionar qualquer que seja problema que prejudica uma instituição. 

ANG/AALS/SG\\Conosaba

PR PROMETE ACABAR COM FOME E CONSTRUÇÃO DE UM HOTEL DE 110 QUARTOS NA GUINÉ-BISSAU



O Presidente da Republica anunciou que o Rei Mohamed VI de Marrocos ofertou aos guineenses a construção de um empreendimento hoteleiro de 110 quartos na Guine- Bissau.
José Mário Vaz que falava quinta-feira 09 de Dezembro à imprensa no aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, após ter participado na Conferencia de Clima em França e a Cimeira China-África na África de Sul disse a quando da sua passagem à Marrocos, o monarca garantiu lhe o financiamento para construção do hotel. Para colmatar a défice de infraestruturas de acolhimento de grandes eventos no país.
O Chefe do Estado guineense salientou que durante a cimeira da África de Sul, a China manifestou-se disponibilidade de partilhar os seus conhecimentos para o continente africano. 
Ocasião serviu para o Presidente Mário Vaz apresentar os motores de crescimento da Guiné-Bissau com destaque a agricultura, agro-indústria entre outros, prometendo aos sextas-feiras, sábados e domingos dedicar-se na atividade agrícola de formas a criar uma auto-subsistência alimentar e minimizar a pobreza na Guiné-Bissau.

LEGALIZADA NOVA CÂMARA DE COMERCIO DA GUINÉ-BISSAU (CDCGB)



“A nova Câmara de Comercio está devidamente legalizada nas instituições bem como nas outras organizações parceiras e já dispõe de bilhete de identidade. A gestão transparente será o procedimento que vai marcar o funcionamento da nova Camara de Comercio da Guiné-Bissau.)”
A revelação do Mamadú Saliu Lamba esta quinta-feira 10 de dezembro em Bissau, durante um encontro com a imprensa para apresentação ao público o certificado da legalização da nova organização empresarial guineense. 
O presidente da CDC-GB é da opinião que antes de darem qualquer passo para frente que era preciso pautar-se na legalidade como aconteceu por agora, a organização que representa dispõe de personalidade jurídica para defender os interesses dos associados. E, para a movimentação de qualquer fundo da organização nas instituições bancarias exige no mínimo 03 assinaturas dos dirigentes bem como de 08 membros da CDC-GB para pedir extrato de conta da organização a qualquer momento. 
Mamadú Saliu Lamba
Saliu Lamba garante que a nova Câmara não foi criada para fazer afronta a ninguém mas apenas para inverter o sistema político vigente no seio do sector privado guineense.
Instado a pronunciar-se sobre as denúncias de alegada corrupção que acusara a CCIAS, Lamba disse que os dossiers estão sob alçada do Ministério Público para os devidos efeitos de averiguação. Por isso, não vão perder tempo com o passado. Que a justiça será feita pelos órgãos competentes.  
Com a legalização da CDCGB, o país conta a partir de agora com duas organizações do setor privado, nova Câmara do Comércio da Guiné-Bissau (CDCGB) liderada por Mamadu Saliu Lamba e CCIAS sob comando de Braima Camará.
A eleição do Lamba como presidente e a criação da nova câmara aconteceu a 25 de julho de 2015, numa assembleia-geral constituinte sob o lema; “Sinonimo de Uma Liderança Segura e Dinâmica para um Sector Comercial Novo,”
Durante o encontro, nas resoluções, os delegados deram por extinta a Associação Nacional dos Comerciantes da Guiné-Bissau (ANC GB), em sua substituição criar a Câmara do Comercio da Guiné-Bissau, cuja sigla é CDC-GB, agora legalizada.

RATO MORTO A VENENO ENCONTRADO NA RESIDÊNCIA DE 03 VITIMAS MORTAIS EM BISSAU



Ainda decorre as investigações das circunstancias de mortes súbitas e dissimuladas de três pessoas das quais, uma menina de 17 anos no bairro de Missira em Bissau.
As causas das mortes de 03 membros de família não estão longe aos olhos das populações e das autoridades do país, se não vejamos as imagens do rato morto encontrado no local. 
O resto da carne deixado pelos malogrados foi igualmente, comida pelo rato que acabou de correr o mesmo destino das vítimas mortais. O animal foi encontrado morto no local de igual modo com que morreram as três pessoas nessa mítica residência.
Segundo fontes familiares e amigos dos malogrados, após a morte, uma das vítimas que vivia em França foi roubado uma avultada soma de dinheiro na residência, se encontrava na sua bolsa que levava com sigo. 
Os familiares pedem as autoridades do país no sentido de efetuarem um investigação profunda e transparente para encontrar e punir os responsáveis deste ato enigmático e macabro. 
Resta saber até quando venha a tona os resultados de investigação das autoridades, para esclarecer as circunstâncias em que morreram subitamente as 03 pessoas da mesma família. 

PERDEMOS O GRANDE FERNANDO KÁ




Faleceu um filho patriota que sempre se bateu para o seu povo... O guineenses
Fernando Ká, foi um guineense que deu a sua contribuição valiosa em defesa dos seus compatriotas em Portugal, o promotor da legalização extraordinária que tantos cidadãos beneficiaram durante a guerra de 1998/99.
O homem que defendeu os indefesos e assistiu os mais vulneráveis.

Rispito.com vem manifestar os profundos sentidos de pesar e de condolências aos familiares em luto . 
Que a terra lhe seja leve

DIA 11 DE DEZEMBRO - LANÇAMENTO DO LIVRO EM LISBOA» TÍTULO: "CONSTITUIÇÕES DA GUINÉ-BISSAU E TEXTOS AFINS" - DO PROF. DOUTOR EMÍLIO KAFFT KOSTA E DO DR. ANÍRAN KAFFT KOSTA



Autores:
Professor Doutor E. Kafft Kosta e Dr. Aníran Kafft Kosta



Título do livro:
«CONSTITUIÇÕES DA GUINÉ-BISSAU E TEXTOS AFINS
[E um Plaidoyer pela Reconstituição do Estado e da Constituição] ».

Apresentador
Professor Doutor Jorge Miranda


Moderador
Dr. Ednilson dos Santos











Local e data da apresentação

A apresentação da obra em Lisboa terá lugar na Sala de Audiências da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, às 19h00 do dia 11 de Dezembro de 2015.

Notas de apresentação do livro

A obra espelha a história constitucional da Guiné-Bissau, através das suas Constituições, diplomas e documentos de fundamental importância histórica e jurídica. Alguns desses textos eram inéditos, até à publicação do presente livro. É o primeiro livro do género sobre o constitucionalismo guineense.

Tem ainda a virtualidade de oferecer ao público em geral e aos especialistas, em particular, a versão fidedigna da actual Lei Fundamental, livre dos desvios e transformações apócrifas de que padecem várias outras edições no mercado, a nível nacional e internacional (incluindo as edições oficiosas do Parlamento e da Imprensa Nacional, do Estado).

A destacar, o estudo diagnóstico e prospectivo que antecede a sucessão de textos normativos alinhados na obra:

1.     Enquadramento Histórico do Constitucionalismo Guineense;
2.     As Deambulações Normativas, na Mesma Constituição (de 1984), da Descrição da Bandeira Nacional – 4 Nótulas;

3.     Plaidoyer por uma Renovação Constitucional e por uma Reconstituição do Estado.
Þ   Edição da AAFDL Editora; Local: Lisboa; Data: Novembro de 2015.

-- 
Ednilson dos Santos
Tel. 967290786

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...