«GUINÉ-BISSAU» SEMINÁRIO SOBRE AMNISTIA ABRE COM DIRIGENTE GUINEENSE A NEGAR CONCESSÃO A GOLPISTAS


Bissau, - O primeiro vice-presidente do parlamento guineense, Inácio Correia, afirmou nesta quinta-feira, em Bissau, que o país nunca poderá conceder amnistia a autores de golpes de Estado, um tipo de sublevação recorrente no território.
Inácio Correia, falava na abertura de um seminário de três dias sobre o tema da amnistia, organizado pela Assembleia Nacional Popular (ANP) da Guiné-Bissau e pela missão das Nações Unidas no país.
Na agenda de trabalhos estão as leis nacionais e internacionais sobre a concessão de amnistia aos crimes de natureza político-militar.
O dirigente elogiou a iniciativa, "por permitir a capacitação dos deputados" no que respeita à temática da amnistia, mas defendeu que se trata de um tipo de concessão que não deve beneficiar os responsáveis pelo desvio da ordem constitucional.
Inácio Correia enalteceu a pertinência da aprovação de uma lei de amnistia na Guiné-Bissau, por ser "um dos assuntos pendentes na agenda" do país.
Em representação das Nações Unidas, Guadalupe de Souza, apelou ao parlamento guineense no sentido de colocar o respeito pelos direitos humanos no centro da atenção.

PARQUE NATURAL DAS LAGOAS DE CUFUNDA (GUINÉ-BISSAU)

O Parque Natural das Lagoas de Cufada, está situado no sul da Guiné-Bissau, região administrativa de Quinará, mais concretamente a leste e sudeste do setor de Fulacunda e nordeste do setor de Buba.
Estas duas cidades são consideradas os centros populacionais mais importantes ao redor parque. A área total é estimada em 700 km2.
O Parque Natural das Lagoas de Cufada é formado pelas lagoas de Bionra, Bedasse e a própria Cufada, constituindo um meio muito favorável à sobrevivência tanto da fauna como da flora, razão pela qual, periodicamente, recebe muitas aves aquáticas tanto autóctones como migradoras, algumas destas com estatuto de animais protegidos de importância internacional.
A grande biodiversidade da flora, fauna e da avifauna do parque do ponto de vista biológico e turístico é notória.

Além da importância ornitológica, o parque caracteriza-se pelas formosas paisagens das lagoas e por uma riqueza significativa em macrofauna de uma grande quantidade de mamíferos de interesse, entre os quais se encontram alguns ungulados como:

O hipopótamo branco (Hippotraugus equino),
o antílope (Kobus defessa)
o búfalo (Syncerus caffer), além de leopardos, hienas e cerca de 7 a 8 espécies de primatas, incluindo o chimpanzé (Pan troglodytes), presente em quase todas as áreas do parque.
Também se registra a presença de crocodilo preto (Osteolaemus tetraspis).

No Rio Grande de Buba cabe destacar a zona de reprodução de barracudas e outros peixes de interesse comercial, assim como a frequente presença de manatins (Trichecus senegaelensis), crocodilos e algumas espécies de tartarugas.

Na zona do Parque existem 36 tabancas que acolhem uma população de cerca de 3.500 pessoas pertencentes a diversas etnias, designadamente, Beafadas (77,4%), Balantas (8,7%), Fulas e Manjacos (3,6%, cada) e Papel (2,6%). Embora com menor representação, existem ainda comunidades de Bijagós, Mandingas e Mancanhas.


A localização das tabancas alterou-se, em parte, durante a luta de libertação, tendo as populações, após a independência, preferido concentrar-se, quer ao longo das vias de mais fácil acesso, como a estrada que liga Buba a Fulacunda, quer ao longo do rio Corubal, onde se encontra maior disponibilidade de terra.


Visite o Parque Natural das Lagoas de Cufada, as suas belas paisagens e seus múltiplos habitantes.

GUINE BISSAU - RECONSTRUÇAO DE BOLAMA


A Bolama é uma cidade portuária situada a noroeste da Ilha de Bolama na Guiné-Bissau. A Ilha de Bolama e a cidade ficam entre o continente da Guiné e o Arquipélago de Bijagós. A cidade serviu como capital da Guiné Portuguesa até 1941, quando foi substituída por Bissau. Na década de 1960 a ilha foi reivindicada pela Inglaterra, mas o entao presidente americano Ulysses S. Grant, atuando como árbitro, declarou a ilha como posse de Portugal. Após 1940 a cidade caiu em importância e população, em 2004 com uma população estimada de 9.188 pessoas.


Bolana possui um rico acervo histórico arquitetônico da época portuguesa e fica localizada em um local especialmente belo, com magnifica natureza em seu entorno, além de ocupar uma posição geográfica privilegiada.

Governo e o povo guineense precisam preservar não apenas sua historia, como também este rico acervo arquitetônico passível de exploração turística, fonte de renda para a nação, em uma região que pode ser tornar um rico polo de atração de riquezas para o país.

Bolama, port town located on the northeast side of Bolama Island, Guinea-Bissau. Bolama Island and town lie between mainland Guinea and the Bijagós Islands. The town served as the capital of Portuguese Guinea until 1941, when it was replaced by Bissau. In the late 1860s the island was claimed by Britain, but U.S. Pres. Ulysses S. Grant, acting as arbitrator, awarded the island to Portugal. After the 1940s the town declined in importance and population. Pop. (2004 est.) 9,188.








.

PETROGUIN ANUNCIA EXPLORACAO DE PETROLEO NO PAIS EM 2014


Bissau - A Direcção-geral da empresa de exploração petrolífera da Guiné-Bissau, PETROGUIN-Ep, anunciou boas perespectivas para o início dos trabalhos de perfuração e consequente de exploração de petróleo no país, ainda no decorrer de 2014. 

«Podemos dizer que as perespectivas para conseguir petróleo na Guiné-Bissau são boas porque, como era do conhecimento de todos, foi feita a descoberta de petróleo. Infelizmente este não era comercial, por isso decidiu fazer-se novos furos para se descobrir petróleo em grande quantidade, para efeitos de exploração», revelou a Direcção-geral da PETROGUIN-Ep. 

Em exclusivo à PNN, António Serifo Embalo, Diretor-geral da companhia, sublinhou que se trata de um trabalho que requer muito tempo para a sua conclusão. O responsável disse que já se encontram em curso obras aprofundadas em todos os blocos que foram concedidos às empresas, como por exemplo a SVENSKA, companhia na qual reside a maior esperança das autoridades petrolíferas da Guiné-Bissau. «A empresa SVENSKA pode levar-nos ao trabalho de perfuração. Esperamos que seja ainda durante este ano», disse António Serifo Embalo. Em termos técnicos, o Diretor-geral da companhia de exploração informou que a SVENSKA já concluiu os estudos técnicos, que se encontram em fase final, tendo destacado que uma equipa da sua direcção já assistiu a algumas reuniões do Comité Técnico de forma a inteirar-se das actividades levadas a cabo pela companhia. 

Ao todo são 14 blocos Offshore, de entre os quais três se encontram em fase de licenciamento, por se situarem nas águas mais profundas da Guiné-Bissau, com difícil acesso. Contudo, Embalo referiu que existem empresas interessadas na pesquisa. Ao nível de Onshore, o responsável máximo da PETROGUIN-Ep informou que os trabalhos já estão a ser realizados por algumas empresas sobre estudos de gás e petróleo. «Depois de chegar à conclusão vamos dividir a parte da terra em blocos para conceder às empresas, de forma a efectuar estudos preliminares e a consequente exploração dos produtos petrolíferos da Guiné-Bissau». Segundo ainda o Director-geral da PETROGUIN-Ep, à SVENSKA foram concedidas licenças de trabalho em três blocos, entre os quais o Bloco 2, o Bloco 4 A e o Bloco 5 A. (c) PNN Portuguese News Network

O futuro Palácio da Justiça da Guiné-Bissau



Esta é a imagem daquilo que será o futuro Palácio da Justiça da Guiné-Bissau e os edifícios ficarão prontos nos finais de 2014, depois de cerca de 18 meses em construção. As obras já tiveram início na zona de Brá, na periferia de Bissau, com perfurações do terreno.

O Palácio da Justiça terá cinco blocos com três andares cada, incluindo um edifício central com dois salões de julgamento. Estes edifícios vão albergar, entre outras instituições, o Supremo Tribunal de Justiça, a Procuradoria-Geral da República, o Tribunal de Contas e o Tribunal Superior Administrativo.

Fruto de um acordo assinado entre o governo de Transição da Guiné-Bissau e a República da China, o projecto é orçado em cerca de 10 milhões de Euros, revelou uma nota do Ministério da Justiça guineense. No acto da assinatura do acordo no passado dia 22 de Maio, o ministro da Justiça, Mamadú Saido Baldé, disse este projecto representar “a concretização de um sonho antigo que honrará o poder judicial” guineense.

O Palácio da Justiça da Guiné-Bissau fica situado ao lado do Palácio do Governo, uma outra obra construída com os apoios das autoridades chinesas. Nos últimos anos, a China construiu vários edifícios públicos no país, entre os quais a Assembleia Nacional Popular, o Estádio Nacional 24 de Setembro, o Hospital Militar de Bissau e uma outra unidade hospitalar na Cidade de Canchungo, no norte da Guiné-Bissau.

E foi também a República Popular da China quem está a conduzir as obras da recuperação do Palácio da República que se encontram na sua fase final.

UNICEF e UE investem em espaços de apoio a mulheres em Bissau



O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a União Europeia abriram concurso para construir e reabilitar quatro imóveis na Guiné-Bissau para instalar espaços de apoio a mulheres, anunciou a organização dedicada às crianças.



Os espaços designados de URI - Unidades Regionais de Intervenção vão servir para ajudar "meninas e mulheres vítimas de violência e abuso, através de serviços de apoio psicossocial, assistência e referenciamento jurídico", anunciou a UNICEF em comunicado.

São locais integrados no Instrumento Europeu para a Democracia e Direitos Humanos e que abrangem as regiões de Gabu, Bafatá (ambas no Leste), Oio (centro do país) e Bolama/Bijagós (arquipélago guineense).

O concurso para as obras prevê a reabilitação dos espaços a instalar em Gabu e Farim (região de Oio), e a construção das restantes.

As propostas são aceites pela UNICEF até dia 11 de dezembro e o prazo de execução é de cinco meses.

Ainda na Guiné-Bissau, a UNICEF abriu uma vaga de consultoria para a realização de um inquérito e estudo relacionado com saúde e nutrição de crianças menores de cinco anos.


Miss ÁFRICA OCIDENTAL INTERNATIONAL 2014 VOTAÇÃO



VOTO PARA A SENHORITA ÁFRICA OCIDENTAL ESPANHA 2014 !!

Apoie seu candidato favorito por gostando dessa imagem. Este turno da votação serão responsáveis por 15% dos candidatos marcar em apenas desfiles emocionantes da África finais Senhorita West Africa International, programada para acontecer na Nigéria no th 21 de dezembro de 2014. Você pode gostar de um ou mais candidatos, bem como ao contrário deles a qualquer momento. A votação terá a duração de 5 dias e será fechado no dia 8 de dezembro de 2014, segunda-feira. Note que você candidato pode não ser tão experiente internet, você pode apoiá-la, compartilhando e ajudando seu pedido votos.

O candidato é um dos da segunda metade dos competidores que estarão competindo no Miss África Ocidental International. Se você não vê seu candidato ou país preferido, pode ser porque eles já participaram do primeiro semestre de votação.
Disclaimer, estamos muito bem versado em facebook votação, todas as tentativas de enganar ou criar falsas gostos vai ser reconhecido e poderia prejudicar o sucesso do seu candidato.

BACIRO DJA: “A REABERTURA DAS FRONTEIRAS NÃO TEM NADA A VER COM FALTA DE ALIMENTOS NO PAÍS”





O Governo da Guiné-Bissau através do Conselho de Ministros, anunciou hoje a reabertura da fronteira com a vizinha República da Guiné-Conacri para próxima terça-feira (9 de dezembro).
Baciro Dja, ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Assuntos Parlamentos e Porta-voz do Governo falava a’O Democrata depois de final da reunião semanal especial do Conselho de Ministros convocado para a análise deste assunto. Na reunião estiveram presentes os representantes da UNICEF e do PNUD.
Este governante sustentou ainda que “as medidas do controlo e prevenção continuam a ser reforçadas nas fronteiras, com envolvimento da população, líderes comunitários e a sociedade civil para fazer face a epidemia”. Esclareceu neste particular que “a reabertura das fronteiras não tem nada a ver com a falta dos alimentos no país, de acordo com as informações que estão a ser veiculadas”.
O Representante Adjunto do Secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, Maria Ribeiro disse que o sistema das Nações Unidas vai continuar a disponibilizar os meios para a prevenção do Ébola.
De referir que na última cimeira da CEDEAO realizada em Accra (Gana), os chefes de Estados dos países membros, recomendaram a reabertura das fronteiras com países afetados por vírus de Ébola, por forma a evitar a estigmatização das suas populações.

PARA REGULAR O MERCADO, ACOBES PEDE CRIAÇÃO DE ÓRGÃO DO CONSELHO ECONÓMICO SOCIAL






O presidente da Associação dos Consumidores de Bens e Serviços (ACOBES), Fodé Camará Sanhá pediu o Governo no sentido de criar um órgão do Conselho Económico Social com a finalidade de regular o mercado interno. Sanha falava hoje a’O DE, no quadro da “Jornada Boas Festas Felizes” levada a cabo pela sua organização e que decorrerá até dia cinco de Janeiro próximo.
Segundo Sanhá , o Conselho Económico Social, uma vez criado, será constituído por todos actores de mercado inclusive os produtores e fornecedores de bens de consumo e serviços. Sustentou por um lado, que a jornada promovida pela sua organização no quadro das festividade de Dezembro, visa sensibilizar os consumidores no sentido de terem cuidados na compra dos produtos alimentares ou materiais.
Fodé Camará Sanhá pediu ainda as autoridades competentes no sentido de envidar mais esforços no controlo da qualidade dos géneros alimentícios, bem como reforçar as medidas de segurança para as populações.
Entre as recomendações às autoridades competentes, o líder da ACOBES destaca o controlo de bens de consumo no limite de período de validade ou fora de prazos a venda nos mercados tanto para o consumo humano bem como animal, o controlo dos medicamentos a venda nas farmácias, a retirada dos medicamentos inócuos que se encontram nos mercados municipais do país.
Sanhá exorta igualmente o executivo a manter a vigilância rodoviária e marítima para prevenir acidentes e proteger os consumidores nos mercados públicos face aos roubos e saqueios de carteiras e bolsas, em particular, nos centros comerciais de Bissau.
O presidente da organização dos consumidores deplorou o aumento brusco dos preços dos produtos da primeira necessidade e advertiu que “o mercado livre não significa a ausência do controlo nem a anarquia nos mercados”.
Sanhá mostrou-se esperançado todavia que o actual governo consiga mudar o mercado de consumidores de forma positiva, sustentando que a organização que dirige está sempre disponível a colaborar com as autoridades nesse sentido.

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...