GOVERNO GUINEENSE JÁ EXPORTOU TREZENTOS E NOVE CONTENTORES DE MADEIRAS PARA A VENDA



O Ministro de Estado do Interior, igualmente, presidente da Comissão Interministerial para o contencioso da madeira apreendida afirmou hoje em Bissau que, já exportaram trezentos e nove contentores de madeira para a venda. 
Revelou à imprensa Botche Cande presidente da comissão, após uma reunião mantida no passado dia 4/01/2017 com o Primeiro-ministro, Úmaro Sissoko Embaló.
O governante ameaça aplicar mão dura contra todos aqueles que continuam a desafiar as mediadas do Governo, que proíbe a corte da madeira.
“Governo disse para cessar a corte da madeira. As pessoas não podem continuarem a fazer corte, vamos combate-lo hoje e até ao ultimo dia”. Disse Botche.
Recordamos que, mais de 100 mil toros de madeira tinham sido confiscados pelo Governo de Domingos Simões Pereira, uma situação considerada de injusta pelos madeireiros, que alegaram terem tido licenças passadas pelo Estado para o abate das árvores.
O então Governo considerava que o corte das árvores tinha sido feito de forma ilegal, pelo que a madeira devia ser vendida e o dinheiro reverter para o Estado, ainda que os madeireiros tivessem direito a um certa quantia.
Inconformados com a situação, os madeireiros foram ter com o Presidente guineense, José Mário Vaz que lhes ordenou que vendam, eles mesmos, a sua madeira, mas terão que pagar todos os impostos inerentes, exortou.
"As árvores já foram cortadas, nada mais poderá fazer com que voltem a estar de pé, então, sendo assim o melhor é vendermos a madeira e pagar os impostos ao Estado", defendeu José Mário Vaz.
Notabanca/MO

HOMEM MAIS VELHO DO MUNDO CELEBRA 146 ANOS O SEGREDO?-PACIÊNCIA


O indonésio Mbah Gotho celebrou o seu 146º aniversário no passado dia 31 de dezembro e alega ser a pessoa mais velha do mundo. Sobre o seu segredo, revelou que ter paciência é essencial.
Mbah Gotho tem estado a preparar a sua morte desde 1992 e até já tem a lápide pronta.
O velhote, Mbah Gotho vive numa pequena aldeia da ilha de Java, tem documentos que comprovam que nasceu a 31 de dezembro de 1870 e até já foram confirmados pelos registos indonésios. Se realmente estes dados estiverem corretos, é-lhe atribuído o título de pessoa mais velha do mundo, título que derruba a liderança da francesa Jeanne Calment, que morreu aos 122 anos.
O aniversário do indonésio foi celebrado na companhia da família. Contou com a presença do neto e da respetiva mulher, bem como dos seus dois bisnetos, e ainda dos vizinhos que quiseram aparecer para comemorar a ocasião do velho.
Gotho é o único dos seus dez irmãos que ainda continua vivo, bem como das quatro mulheres que teve. “a receita é apenas ter paciência”.
Parabéns pai!

PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA QUESTIONA AUSÊNCIA DO LÍDER DO PAIGC NA AUDIÇÃO


O Procurador-Geral da República (PGR) defendeu hoje 05 de janeiro em Bissau que, “ o deputado antes de ser deputado é um cidadão e pode ser ouvido a qualquer momento pelo Ministério Público”.
Disse à imprensa, na cerimónia de empossamento dos seis procuradores gerais adjuntos do Ministério Publico.
António Sedja Man disse que, a notificação do líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira está muito longe de uma perseguição política porque estão movidos na base de objectividade e isenção.
O PGR esclarece que, “qualquer cidadão que denunciar um crime, deve ser ouvido como denunciante, e não como suspeito”.
“Porque ele não comparece? Acreditam nessa pessoa que quer defender a lei? Quer defender a justiça!? Não é possível, disse Sedja Man.

ACOBES EXIGE MINISTÉRIO DA SAÚDE TRATAMENTO ADEQUADO DO PESCADO MISTURADO COM CADÁVER

  
Bambó Sanhá


O secretário-geral da Associação dos Consumidores Bens e Serviços (ACOBES), aconselha o Ministério da Saúde Publica de ter um engajamento efecfcetivo sobre a real situação do pescado do navio chinês, YI FENG-16.
Bambo Sanhá assegurou que o comunicado do Ministério das Pescas que tenta esclarecer o estado do pescado do navio, não dispõe de fundamentos técnicos das entidades vocacionadas para o diagnóstico do pescado.
O responsável da ACOBES apela o Ministério da Saúde Pública para colaborar com o médico, Augusto Bluté e entidades presentes no ato, não baseando nos argumentos do gabinete da comunicação do Ministério das pescas para tentar minar a realidade dos factos notórios.
Em comunicado, o ministério das Pescas distancia qualquer possibilidade de contaminação do pescado pelo cadáver transportado pelo navio.
Recordamos que, o navio chinês, YI FENG-16 que atracou no Porto de Bissau a 27 de dezembro, trouxe um cadáver em decomposição misturado com o pescado, destinado para o consumo humano.

PJ CAPTURA 531 CACHECÓIS 100 CAMISOLAS E CALÇÕES E 311 CHINELOS CONTRAFEITOS DE DJURTUS


A Polícia Judiciária (PJ) da Guiné-Bissau desmantelou uma rede de fabrico e venda de equipamentos contrafeitos da seleção de futebol que se prepara para o Campeonato Africano das Nações (CAN2017), informou ontem o diretor adjunto da corporação.
Fernando Jorge da Costa disse, em conferência de imprensa, que a PJ capturou e tem já na sua posse 531 cachecóis, 100 camisolas e calções e 311 Chinelos com símbolos da Guiné-Bissau, fabricados ilegalmente por comerciantes chineses e da Guiné-Conacri.
Os equipamentos já estavam a ser comercializados nos mercados de Bissau de onde foram retirados por agentes da PJ, indicou ainda o diretor adjunto da corporação que aponta para crime de contrafação de material desportivo.
Os autores da contrafação dos equipamentos dos "djurtus" serão encaminhados para o Ministério Público que posteriormente fará seguir o processo para os tribunais, precisou Fernando Jorge da Costa.

Notabanca/MO

CHINA EQUIPA FORÇAS ARMADAS DA GUINÉ-BISSAU



carros-oferecido-pela-china-ao-exercito-da-guine-bissau
A República Popular da China oferece equipamentos militares às Forças Armadas Revolucionárias do Povo (FARP) da Guiné-Bissau. O lote de materiais oferecidos no dia, 04 de Janeiro 2017, inclui meios de transportes e equipamentos do escritório estimados em mais de dois milhões de Euros (20 milhões de Yuans, moeda chinesa).
Equipamentos entregues por Embaixador da China na Guiné-Bissau, Wang Hua ao governo guineense através do titular da pasta da defesa nacional, Eduardo Costa Sanhá, constam os seguintes materiais: dez (10) autocarros com capacidade de transportar cerca de trinta e cinco (35) pessoas cada e dez (10) viaturas [Jeep]. Ainda em quinze contentores instalados no quintal do antigo Quartel-general (QG), atual Estado-maior do Exercito constam diversos materiais para equipar os escritórios das FARP, por exemplo: 200 computadores de mesa e 120 computadores portáteis, entre outros materiais.

Após a cerimónia da entrega dos materiais, o ministro da Defesa Nacional, Eduardo Costa Sanhá disse na sua intervenção que os materiais ora recebidos são fruto do protocolo de acordo sobre o fornecimento gratuito de materiais militares à Guiné-Bissau pela China.
embaixador-wang-entrega-chaves-de-viaturas-ao-ministra-da-defesa-eduardo-sanha
“É imperativo começarmos a dar bons exemplos em matéria de gestão, sobretudo dos recursos provenientes da nossa cooperação com os nossos parceiros bi e multilaterais de desenvolvimento, porque trata-se da contribuição do seu povo, e que lhes foi subtraído para apoiar-nos neste esforço de desenvolvimento”, advertiu o governante.
Sanhá diz reconhecer os esforços que o Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, General Biague Na N’Tan tem imprimido para minimizar as carências a nível das diferentes estruturas militares, razão pela qual promete interceder junto do Chefe do Governo para melhorar cada vez mais as condições dos militares.
“Se olharmos um pouco as estatísticas do nosso sector, com uma atenção especial ao domínio das infra-estruturas, concretamente a construção do bairro dos ex-combatentes, o Hospital Militar Principal, a reabilitação das residências no Ex-QG, não nos restam dúvidas sobre a dimensão e o impacto da cooperação chinesa no sector da defesa”, observou o titular da pasta da defesa nacional.
Por seu turno, o embaixador da China na Guiné-Bissau, Wang Hua descreve o ato como sinal de amizade do compromisso entre os povos da China e da Guiné-Bissau, das forças armadas chinesas e guineenses, assim como dos governos de Pequim e de Bissau. O diplomata lembrou que os laços entre os dois países vêm dos anos 60 do século passado, quando na capital chinesa Amílcar Lopes Cabral assinou com o governo da China um importante acordo para obter apoios militares.
“Os elementos das forças armadas da China e da Guiné-Bissau vêm das famílias camponesas, por isso, apesar de terem um uniforme militar, não lhes tira o estatuto de serem uma parte inseparável do povo ou da nossa comunidade social, ou seja, a classe castrense é um elemento importante de participação nas nossas sociedades, fato que nos une ainda mais nessa luta contra a fome”, vincou Wang Hua.

Por: Sene Camará
Foto: Marcelo N’canha Na Ritche

MOVIMENTO NACIONAL CÍVICO EXIGE SEGURANÇA PARA REGRESSO DOS EXILADOS POLÍTICOS



O Movimento Nacional Cívico “ nó djunta mon pa fidjus di tchom riba cassa” exige, aos autoridades competentes, a criação de condições que garante a segurança para a volta dos guineenses no exílios no estrangeiro.
A exigência foi tornada pública, ontem quinta-feira, pelo coordenador do movimento, Fernando Gomes, durante o lançamento da petição que vai decorrer durante dois meses em todo o território nacional e no estrangeiro.
“ O nosso objectivo de serem criadas as condições a nível nacional que garantam um quadro de absoluta segurança ao regresso dessas personalidades, porem aquele objectivo vai mais além, pretende de imediato a recolha de 50 mil assinatura dos cidadãos” enalteceu.
Este coordenador considera ainda o exilo dos cidadãos em causa de forçado, tendo explicado que “ chegou o memento de passamos de palavras a acções, estabelecemos como prioridade para regressamos a estabilidade politica e provemos o desenvolvimento no nosso país, o regresso dos políticos que ainda se encontram no exilio, um exilio forçado porque o seu país não lhes garantem condições de segurança para o seu regresso, exigimos voltar a ter um país que dê credibilidade a Guiné-Bissau no plano nacional e internacional por força da competência e da honestidade do seu governo” frisou Fernando Gomes.
A campanha de petição ora lançado vai decorrer de 05 de Janeiro de 2017 a 31 de Março em todo o território nacional e na diáspora e os exilados são: Francisco José Fadul, Carlos Gomes Júnior e Iancuba Djola Indjai.
Por: Anézia Tavares Gomes/radiosolmansi com Conosaba do Porto/MO

PRESIDENTE DO PAIGC, DOMINGOS SIMÕES PEREIRA NÃO CHEGOU DE SER OUVIDO HOJE PELO MINISTÉRIO PÚBLICO





Nuno Nabiam reafirma que há um plano para “assaltar” o parlamento

O Ministério Público ouviu ontem quinta-feira o líder da Assembleia do Povo – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU – PDGB), Nuno Gomes Nabiam, mas a audiência de Domingos Simões Pereira, líder do PAIGC, não teve lugar. Quanto a Nuno Gomes Nabiam, este voltou a reafirmar que há um plano para “assaltar” o parlamento guineense.

Nuno Gomes Nabiam compareceu no Ministério Público acompanhado de centenas de militantes e simpatizantes do seu partido, em sinal de solidariedade para com o político, que foi o segundo candidato mais votado nas eleições presidenciais de 2014.

Momentos após a sessão de audiência, Gomes Nabiam reafirmou as suas declarações, em como existir um plano de “assalto político” ao parlamento. O Presidente da APU – PDGB proferiu ainda duros ataques contra o Presidente da República.

Segundo Gomes Nabiam, José Mário Vaz deveria ser primeira pessoa a ser ouvida pelo Ministério Público, no seguimento das ameaças de morte, prisão ou tortura, que proferiu recentemente em Bissau. “O próprio Presidente da República é que devia ser ouvido primeiro, porque está a ameaçar a oposição. Mas, estamos atentos e à espera do dia em que vai matar qualquer um, aí é que vai saber que todos nós somos guineenses”, disse Nabiam.

Por sua vez, o Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, não chegou de ser ouvido hoje, conforme a convocatória do Ministério Publico.

Em nota enviada a imprensa, a Assembleia Nacional Popular lembrou que Simões Pereira é deputado da nação, tanto assim que a sua audição na justiça sugere a observância das normas que regulam tais procedimentos, convidando ainda o Ministério Público a fornecer “mais elementos sobre o caso”.

Em reação, o Procurador-geral da República, António Sedja Man, afirmou, entretanto, que o Presidente do PAIGC pode ser ouvido em qualquer instância, mesmo na ANP, por parte dos magistrados. Lembrou também que Domingos Simões Pereira é um cidadão e que não está imune a qualquer convocatória por parte da justiça.

“Antes de ser deputado é um cidadão. Qualquer cidadão deve responder. Há formas, há procedimentos para que um cidadão-deputado responda a justiça, isto é, através do levantamento da imunidade. Aliás, a lei prevê que sejam ouvidos não obrigatoriamente na Procuradoria-geral da Republica”, disse o Procurador-geral da República, António Sedja Man, depois do Ministério Público ter ouvido Nuno Gomes Nabiam, no âmbito das declarações que este fez recentemente, em como as atuais autoridades políticas têm um plano para assaltar o parlamento, através da destituição do Presidente deste órgão de soberania, Cipriano Cassamá.

Conosaba com © e-Global Notícias em Português/MO

O Conselho de Segurança da ONU está a estudar a aplicação de sanções a políticos da Guiné-Bissau




O Conselho de Segurança da ONU está a estudar a aplicação de sanções a políticos da Guiné-Bissau pela não implementação do Acordo de Conacri, soube a e-Global junto de fontes diplomáticas.

A medida está a ser estudada no seguimento da Cimeira da CEDEAO em Abudja, Nigéria, na qual esta organização reconheceu que a crise política em Bissau não foi resolvida com a nomeação de Umaro Sissoko para o cargo de Primeiro Ministro a meio de Dezembro último.

Logo após a nomeação de Sissoko para o lugar de Primeiro Ministro, o PAIGC veio a público referiu que não aceitava esta escolha, uma vez que nas reuniões mantidas em Conacri o nome de consenso aceite por todos os participantes foi o de Augusto Olivais, ex-Secretário Geral do partido.

Alpha Condé, Presidente da Guiné-Conacri e mediador internacional da crise guineense, deverá apresentar em breve o relatório final da Cimeira de Abudja aos membros do Conselho de Segurança. Se o documento referir o nome de Augusto Olivais como a escolha consensual em Conacri, o Conselho de Segurança irá estudar a possibilidade de aplicação de sanções políticas contra grupos ou indivíduos, entre os quais o próprio Presidente José Mário Vaz, que impeçam a resolução do impasse político guineense pela aplicação do referido acordo.

O comunicado final da Cimeira de Abudja deixa em aberto a possibilidade de que a escolha de Sissoko não tenha sido consensual entre os actores políticos em confronto, nomeadamente o PAIGC e o grupo dissidente dos 15 e o partido da oposição PRS. A escolha de um Primeiro Ministro de consenso era uma das condições do Acordo de Conacri, a par da nomeação de um Governo que respeitasse as forças políticas no Parlamento e a reintegração no PAIGC do grupo de dissidentes.

O actual Governo de Umaro Sissoko é composto por elementos oriundos do PRS, segundo partido mais votado nas últimas legislativas, por elementos do grupo dissidente do PAIGC, e por elementos de outras formações políticas.

Conosaba com © e-Global Notícias em Português

PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA QUESTIONA AUSÊNCIA DO LÍDER DO PAIGC NA AUDIÇÃO




O Procurador-Geral da República (PGR) defendeu ontem dia 05 de janeiro em Bissau que, “ o deputado antes de ser deputado é um cidadão e pode ser ouvido a qualquer momento pelo Ministério Público”.

Disse à imprensa, na cerimónia de empossamento dos seis procuradores gerais adjuntos do Ministério Publico.

António Sedja Man disse que, a notificação do líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira está muito longe de uma perseguição política porque estão movidos na base de objectividade e isenção.

O PGR esclarece que, “qualquer cidadão que denunciar um crime, deve ser ouvido como denunciante, e não como suspeito”.

“Porque ele não comparece? Acreditam nessa pessoa que quer defender a lei? Quer defender a justiça!? Não é possível, disse Sedja Man.

Conosaba com Notabanca/MO

ANP CONVIDA MP PARA FORNECER MAIS ELEMENTOS SOBRE O LEVANTAMENTO DE IMUNIDADE PARLAMENTAR DE DSP




O gabinete do Presidente da ANP convida o Ministério Publico (MP) a fornecer mais elementos sobre audição do deputado, Domingos Simões Pereira (DSP), no âmbito de um processo de inquérito que incide sobre o Ministério da Economia e Finanças.

De acordo com a nota a imprensa que Notabanca teve acesso, o Ministério Público deve fornecer elementos previstos nos termos do artigo 82/2 da Constituição com artigo 11 e 13, dos Estatutos dos deputados, assim como os artigos 44/1 e 45 do regimento, para a instrução do processo da autorização de levantamento da imunidade parlamentar que se revelam ausentes no seu requerimento.

Por outro lado a nota também chamou atenção desta instância pública de investigação de que, a data de cinco de Janeiro agendada para audição do deputado, DSP é incompatível com a conclusão das diligências internas determinadas no regimento.

ANP, como sempre foi o seu privilégio, manifesta a sua total disponibilidade em colaborar com a justiça, conforme gere o ordenamento jurídico guineense, desde que as solicitações se enquadrem e cumprem todas as formalidades.

Notabanca/MO

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...