OPINIÃO: "NÃO SOMOS PROSTITUTOS COMO MUITOS"-LESMES MONTEIRO



Este é um apelo para os menos atentos ao evoluir da situação no país, para não se deixarem influenciar com campanhas de desinformação.
As pessoas andam a aproveitar a visita pública de solidariedade, efetuada na minha casa, pelos partidos membros do espaço de concertação por causa da tentativa de homicídio sofrida no mês passado para tirar ilações precipitadas, caluniosas e infundadas.
Se depois daquele ato bárbaro recebi solidariedade por parte do filho do presidente JOMAV senhor Herson; se recebi a solidariedade de algumas pessoas próximas do Presidente (conselheiro do Presidente); recebi solidariedade do ex chefe de gabinete do presidente; recebi visita e solidariedade do Eng. Nuno Gomes Nabiam; recebi solidariedade pública dos dirigentes do movimento Cidadão... Recebi votos de solidariedade por toda a parte do mundo. Qual é o mal em receber a visita de outros guineenses? Ahn. Não me podem visitar porque são monstros, são víboras, se me visitarem as calunias q se vem alimentando transformará em verdade... Em que mundo estamos?
No mês passado tivemos encontro com o El Moctar Sissoco, prometeu rio de fundos ao movimento se não realizarmos manifestações no âmbito da visita do Macky Sall, recusamos e reafirmamos publicamente a nossa determinação em continuar a luta, ate aqui nada de errado...somos santos. Basta receber visita pública do Agnelo, Idrissa, Domingos e outros políticos, uma visita testemunhada pela comunicação social, foi o suficiente para sermos corruptos e manipulados. Credo guineenses. Precisamos crescer.
Quem não acreditar nesta causa é natural q defenda a sua posição, o que não iremos admitir e tolerar é a muntrundadi, calúnia, inveja e desinformação. Somos dignos ontem, hoje e amanhã.
Não somos prostitutos como muitos.
Não somos inimigos de nenhum político, simplesmente defendemos de forma digna uma CAUSA.
Paciência tem limite.
Quem rever nesta luta, favor partilhar.




Povo i ka lixo by Lesmes Monteiro Torres Gemeos!!!

PAIGC - Nota de imprensa



"Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis." Bertolt Brecht




BOLAMA – UMA CIDADE ‘ASSASSINADA’ E POPULAÇÃO ABANDONADA PELO ESTADO GUINEENSE


A situação de ‘abandono’ em que se encontra a região de Bolama Bijagós, em particular a cidade de Bolama, que outrora era a capital administrativa do país, espelha a realidade cruel do sofrimento submetido à população guineense um pouco por todo o lado.
A população da cidade de Bolama, na sua maioria a juventude local, diz sentir-se abandonada e queixa-se de falta de tudo, particularmente das oportunidades para a formação bem como da independência económica e financeira de forma a poder ajudar no desenvolvimento daquela ilha.
A cidade de Bolama depara-se com a falta de tudo: centros de formação superior, postos de emprego para a juventude, espaços de lazer, tribunais, instituições bancárias, tudo isso obriga todos os funcionários estatais daquela região a se deslocarem no final de cada mês à Bissau para receberem os seus ordenados.
BOLAMENSES RESPONSABILIZAM O ESTADO PELA DEGRADAÇÃO DE EDIFÍCIOS PÚBLICOS
A imagem de Bolama aparenta-se de uma cidade abandonada, aliás, é a mesma coisa sentida pelas populações locais que não se cansam de responsabilizar os sucessivos governos pela situação em que se encontra a região. Os edifícios públicos construídos na época colonial estão todos num avançado estado de degradação.
Essa situação de ‘morte lenta’ submetida àquela ilha que podia tornar-se numa das zonas mais maravilhosas da Guiné-Bissau e maior centro turístico do país, obriga os populares locais a saírem da ilha a procura de melhores condições de vida noutros pontos do território nacional.
A falta de meios de transporte para ligar o arquipélago ao resto do continente constituiu igualmente uma das preocupações da população local, assim como a falta da luz eléctrica e a falta de linha de internet, para permiti-los a interagir com jovens de outros pontos do mundo. Dentro da cidade, as vias de acesso estão num estado muito avançado de degradação e só restam vestígios das obras da administração colonial.
Porém, é bem patente o sentimento de desespero na cara dos jovens bolamenses devido à falta de presença do Estado para salvar a cidade.
A cidade conta apenas, de momento, com único centro de formação de professores, isto é, Escola Superior de Educação (ESE), razão pela qual se pensa que todos os jovens são condenados a ser professores, mesmo sem vocação, porque não há alternativa.
Relativamente ao sector de saúde, a cidade de Bolama tem apenas um médico para uma população estimada em 10.206 (dez mil duzentos e seis) habitante. O hospital não possui meios próprios para evacuar pacientes para a capital Bissau, em caso de necessidade.
JUVENTUDE ELEGE MEIOS DE TRANSPORTE COMO PRIORIDADE PARA TIRAR A ILHA DO ISOLAMENTO
Lassana Cassamá, presidente do Conselho Regional da Juventude, explicou durante a entrevista concedida aos repórteres do semanário ‘O Democrata’ as dificuldades enfrentadas pelos jovens. Contudo, avançou que de momento a prioridade de Bolama é conseguir um meio de transporte seguro que faça uma ligação regular e tirar o arquipélago do isolamento.
Acrescenta ainda que aquisição de um grande navio de transporte seguro para a região vai permitir aos empresários investirem na região e criar emprego para a juventude. Sublinhou neste particular que a falta de luz eléctrica e de água potável constituem maiores preocupações dos citadinos da região.
“Há mais de 20 anos que a região vive na escuridão. Recentemente, conseguimos beneficiar de candeeiros nas vias principais financiados pela cooperação timorense e UEMOA. Essa ajuda é importante, mas é insuficiente para iluminar toda cidade e tirá-la da escuridão”, notou.
O estado avançado de degradação das infraestruturas mereceu também a análise do responsável juvenil, que no seu entender, as mesmas deveriam ser reabilitadas e permitir a administração local produzir mais e desenvolver a região.
Lamentou ainda a falta de emprego para os jovens que, na sua visão, constitui um dos maiores entraves ao empoderamento da juventude local, na economia e criação de riqueza.
Lassana Cassamá apelou, neste sentido, a intervenção de governo central na criação de centros de formação para os jovens de Bolama Bijagós para evitar que todos se transformem em professores, mesmo sem a vocação.
Assegurou ainda a necessidade de construção de um centro multifuncional para a juventude, equipado com computadores e internet, para permitir que os jovens interajam com jovens de outros pontos do mundo.
Na ocasião, o responsável da juventude regional pediu a intervenção de Presidente da República e do Governo para facilitar a organização alemã “Fundação West Afrique” que manifestou a intenção de investir na região e concretizar o seu projecto de desenvolvimento na ilha.
Lassana Cassamá diz acreditar que, com o investimento da referida organização alemã, tanto a juventude local como toda a população e o próprio país sairão a ganhar, na medida em que vai criar emprego, tirar a região do isolamento e permitir que turistas estrangeiros descobram a natureza daquele arquipélago.
Salienta-se que a cidade de Bolama tem uma população estimada em 10.206 (dez mil duzentos e seis) habitantes, de acordo com o senso do Instituto Nacional de Estatística (INE). A região de Bolama de Bijagós tem uma população estimada em 32.424 (trinta dois mil e quatro centos e vinte quatro) habitantes, distribuídos em 88 ilhas e ilhéus, dos quais apenas 21 são habitadas sazonalmente e 18 de forma permanente.

Por: Alcene Sidibé/Sene Camará
Abril de 2017




OPINIÃO: BRAIMA CAMARA DEVE SE PREPARAR PARA UMA LONGA HIBERNAÇÃO E DESAPARECER POR UNS TEMPOS NA NOSSA SOCIEDADE GUINEENSE



Muita falta de classe da parte do BRAIMA CAMARA,
Fugir do problema toda a hora que existe uma guerra.

 É o exemplo que ele quer dar como lider?

Quando ele tinha sido derrotado  em cacheu e na campanha eleitoral preferiu ficar em lisboa até a poeira passar.

Pois Xico Esperto, ai se vê o espirito democratico da pessoa.
BRAIMA CAMARA começou esta guerra pessoal com o seu proprio partido prejudicando o seu proprio povo.

BRAIMA CAMARA viu a sua derrota em todos os aspectos e preferiu fugir.

Pelo menos ele tem para onde se refugiar mas o zé povinho que o apoiou fica a ver macacos a passar.

BRAIMA CAMARA, está a ser atacado em todos os lados, provocou uma guerra desnecessaria  que parou o nosso pais durante 3 anos, tem problemas na câmara de comercio e o pior tem  que responder dos milhões  que desapareceram na  FUNPI.

Mas mesmo assim, vemos um bando de discípulos  burros e lambe botas a tentarem o proteger, dando a cara na praça publica contra o proprio partido.

BRAIMA, nunca dá a cara, deixa os outros sempre se matarem por ele.djiressa!!!!...

Mesmo que os 15 voltarem no PAIGC , BRAIMA CAMARA acabou politicamente. finito!!!!

BRAIMA CAMARA, deveria  ser expluso da câmara de comercio porque aproveitou da câmara para os seus intresses pessoais.

Mesmo neste processo da crise ,BRAIMA CAMARA foi muito egoista pensando em vingança pessoal  empurrando o PR JOMAV(outro burro) para o abismo.

BRAIMA CAMARA DEVE SE PREPARAR PARA UMA LONGA HIBERNAÇÃO E DESAPARECER POR UNS TEMPOS NA NOSSA SOCIEDADE GUINEENSE PORQUE FAZ  PARTE DE UM MOMENTO NEGRO DA NOSSA HISTORIA.





Felisberto/MO

FC SONACO GARANTE PRIMEIRA PRESENÇA NA 1ª DIVISÃO DO CAMPEONATO NACIONAL PARA PRÓXIMA ÉPOCA




Os Búfalos de Sonaco carimbaram no passado sábado com letras de Ouro o passaporte para o campeonato nacional da primeira divisão para a próxima época desportiva 2017/2018, ao vencer Estrela Negra de Bolama por duas bolas a uma.
Numa partida que contava para a  jornada 12 do campeonato nacional da segunda divisão referente a Série (C).
A equipa caseira entrou com muita garra na partida com único objectivo de garantir a  subida para a primeira divisão nacional.  Aos 17 minutos, os Búfalos quase abriam o marcador por intermédio de Salino João Lavim que ficou cara a cara com Guarda Redes de Bolama e rematou para uma defesa especular de Lamine Turé.
Contudo, aos 25 minutos da partida Estrela Negra de Bolama abriu o marcador por intermédio de Bebé Nhaga, capitão de Equipa, depois de um cruzamento rasteiro de Bacar de Almeida e Bebe Nhaga apareceu solto de marcação e finalizou com sucesso e fez o primeiro golo a favor da equipa insular.
Aos 35 minutos FC Sonaco chegou a igualdade no marcado através de um auto golo de Ansumane Nanque.
Na segunda parte, as duas equipas entraram muito bem na partida e a procura do segundo golo, mas foi a equipa da casa – Búfalos de Sonaco – quem  criou mais ocasiões claras para se colocar em vantagem.
Já no cair de pano aos 89 minutos, Tamba Dembú fez o golo histórico que carimbou o passaporte de Búfalos de Sonaco para a primeira divisão nacional depois de um cruzamento de linha de fundo de Djatá Ambrósio, Tamba fez uma ponta pé de bicicleta e sem hipóteses para guarda rede de Bolama, e explodiu os adeptos e toda a vila de Sonaco em festa ao rubro.
Com este resultado Búfalos de Sonaco passa a somar 29 pontos na tabela classificativa e lidera a Série (C) de Campeonato nacional da segunda escalão, faltando apenas 2 jogos para o término do campeonato.


Por: Alcene Sidibe
CORTESIA DA RÁDIO SOL MANSI/MO

“Guiness Liga”: BENFICA CADA VEZ MAIS TRANQUILO NA LIDERANÇA DO CAMPEONATO




Sport Bissau e Benfica está cada vez mais tranquilo na liderança do campeonato nacional da primeira divisão, aumentando a distância de 10 pontos com o segundo classificado, ao vencer Porto de Bissau por 3-0, ontem domingo, 07 de maio 2017, no estádio Lino Correia.
O jogo contava para 17ª jornada da prova e os golos dos encarnados foram apontados por Toni da Silva, Edi Pedro e Pedro Dembó Sillá (Dembó), todos no segundo tempo do encontro.
Praticamente, os  primeiros 45 minutos da partida, não tiveram grandes motivos de destaque, uma vez que as duas equipas foram para os balneários empatados a zero bolas.
Os estivadores pressionaram as águias, instalando-se no meio campo e conseguiram fechar os espaços, obrigando Benfica a sentir dificuldades na saída ao ataque. No cair de pano da etapa inicial, portos ficaram reduzidos a dez unidades, na sequência de expulsão de Maicon que viu o segundo amarelo, devido a uma entrada à margem das leis sobre um adversário.
Na segunda parte as águias entraram no relvado mais confiantes e mais determinantes, aos 48 minutos, Toni da Silva abriu marcador e colocou as águias em vantagem, ao finalizar de cabeça um cruzamento de Ussuman Paiépa, na zona esquerda do seu ataque depois de uma bela combinação ofensiva.
O recém-entrado, Edi Pedro aumentou a vantagem aos 64 minutos. O avançado apareceu solto de marcação na entrada de grande área e encostou o esférico no fundo das málias dos estivadores.
Camisa número 07 de Benfica, Pedro Dembó Sillá (Dembó) fez o [3-0], fechando a contagem final a favor das águias.
Com este triunfo, ás águias de Bissau somam agora 43 pontos e está tranquilo na liderança com dez pontos de vantagem em relação a Cuntum que tem 33 pontos e ocupa a segunda posição.
Sporting Clube de Guiné-Bissau e Lobos de Pelundo encerram a jornada, esta segunda-feira, no estádio Lino Correia quando forem 16H30.
O destaque vai para o jogo de Mavegro e Estrelas de Cantanhez que foi adiado devido ao concerto do músico Ugandez, realizado este sabado no estádio nacional 24 de Setembro, numa altura em que a estrela de cantanhez já se encontrava em Bissau.
Resultados completos de 17ª jornada:
Cuntum [2/2] B. Mansoa
UDIB [0/1] Bambadinca
Canchungo [1/1] Bafatá
Bula [2/1] São Domingo
Mavegro e Cantanhez, adiado
Segunda feira: Sporting CGB/ Pelundo



Por: Alcene Sidibé
Foto: Marcelo N`canha na Ritche


“Guiness Liga”: BENFICA CADA VEZ MAIS TRANQUILO NA LIDERANÇA DO CAMPEONATO




Sport Bissau e Benfica está cada vez mais tranquilo na liderança do campeonato nacional da primeira divisão, aumentando a distância de 10 pontos com o segundo classificado, ao vencer Porto de Bissau por 3-0, ontem domingo, 07 de maio 2017, no estádio Lino Correia.
O jogo contava para 17ª jornada da prova e os golos dos encarnados foram apontados por Toni da Silva, Edi Pedro e Pedro Dembó Sillá (Dembó), todos no segundo tempo do encontro.
Praticamente, os  primeiros 45 minutos da partida, não tiveram grandes motivos de destaque, uma vez que as duas equipas foram para os balneários empatados a zero bolas.
Os estivadores pressionaram as águias, instalando-se no meio campo e conseguiram fechar os espaços, obrigando Benfica a sentir dificuldades na saída ao ataque. No cair de pano da etapa inicial, portos ficaram reduzidos a dez unidades, na sequência de expulsão de Maicon que viu o segundo amarelo, devido a uma entrada à margem das leis sobre um adversário.
Na segunda parte as águias entraram no relvado mais confiantes e mais determinantes, aos 48 minutos, Toni da Silva abriu marcador e colocou as águias em vantagem, ao finalizar de cabeça um cruzamento de Ussuman Paiépa, na zona esquerda do seu ataque depois de uma bela combinação ofensiva.
O recém-entrado, Edi Pedro aumentou a vantagem aos 64 minutos. O avançado apareceu solto de marcação na entrada de grande área e encostou o esférico no fundo das málias dos estivadores.
Camisa número 07 de Benfica, Pedro Dembó Sillá (Dembó) fez o [3-0], fechando a contagem final a favor das águias.
Com este triunfo, ás águias de Bissau somam agora 43 pontos e está tranquilo na liderança com dez pontos de vantagem em relação a Cuntum que tem 33 pontos e ocupa a segunda posição.
Sporting Clube de Guiné-Bissau e Lobos de Pelundo encerram a jornada, esta segunda-feira, no estádio Lino Correia quando forem 16H30.
O destaque vai para o jogo de Mavegro e Estrelas de Cantanhez que foi adiado devido ao concerto do músico Ugandez, realizado este sabado no estádio nacional 24 de Setembro, numa altura em que a estrela de cantanhez já se encontrava em Bissau.
Resultados completos de 17ª jornada:
Cuntum [2/2] B. Mansoa
UDIB [0/1] Bambadinca
Canchungo [1/1] Bafatá
Bula [2/1] São Domingo
Mavegro e Cantanhez, adiado
Segunda feira: Sporting CGB/ Pelundo



Por: Alcene Sidibé
Foto: Marcelo N`canha na Ritche


AGNELO REGALLA HOMEM DE CARÁTER E UM EXEMPLO PARA A SOCIEDADE


O líder da União Para a Mudança podia muito bem estar ao lado do Presidente guineense porque o filho mais velho do Chefe De Estado casou-se com a sua filha. 
Segundo Ralph Waldo Emerson, os homens de carácter são a consciência da sociedade a que pertencem. A medida natural dessa força é a resistência às circunstâncias. Os homens impuros julgam a vida pela versão reflectida nas opiniões, nos acontecimentos e nas pessoas. Não são capazes de prever a acção até que ela se concretize. Todavia, o elemento moral da acção preexistia no autor e a sua qualidade, boa ou má, era de fácil predição.
Tudo na natureza é bipolar, ou tem um pólo positivo e um pólo negativo. Há um macho e uma fêmea, um espírito e um facto, um norte e um sul. O espírito é o positivo, o facto é o negativo. A vontade é o norte, a acção é o pólo sul. O carácter pode ser classificado como tendo o seu lugar natural no norte. Distribui as correntes magnéticas do sistema. Os espíritos fracos são atraídos para o pólo sul, ou pólo negativo. Só vêem na acção o lucro, ou o prejuízo que podem encerrar.
Não podem vislumbrar um princípio, a não ser que este se abrigue noutra pessoa. Não desejam ser amáveis mas amados. Os de carácter gostam de ouvir falar dos seus defeitos; aos outros aborrecem as faltas; adoram os acontecimentos; vinculam a estes um facto, uma conexão, uma certa cadeia de circunstâncias e dái não passam. O grande homem sabe que os eventos são seus servos: estes devem segui-lo. Uma dada ordem de acontecimentos não tem poder para lhes garantir a satisfação proporcional ao grau de imaginação de que são dotados.
O espírito da bondade transcende qualquer série de circunstâncias, ao passo que a prosperidade pertence a um determinado espírito e introduz a força e a vitória, seus frutos naturais, em qualquer ordem de acontecimentos.
Agnelo Regalla é um homem de carácter porque não olhou ao facto de José Mário Vaz, constitucionalmente ter mais força do que o PAIGC e não olhou para o facto de ele e o Presidente serem quase que uma família.
Agnello escolheu defender a verdade e com a verdade morrerá. Infelizmentetemos poucos homens de carácter nesta cidade de Bissau. As pessoas correm para o djanta ku cia e esquecem-se de valores importantes que são a fonte para nunca mais ter fome ou sede: DIGNIDADE.
A crise política está a permitircom que cada um de nós se avalie a sua missão nesta vida e nesta sociedade. Esta crise permitiu o país e o povo crescer. Será difícil que os próximos anos os governos voltem a cair mas o que é notório é de que os próximos Presidentes não poderão fazer da Guiné-Bissau um cemitério de Guinendade. 
Notabanca/MO

GUINEENSE CEGO E HERÓI DOS DIREITOS DA(S) CRIANÇAS VENCE WORLD CHILDREN PRIZE




Manuel Rodrigues é guineense tem 55 anos e é cego desde os três e o dia mais emocionante da sua vida foi quando venceu, no final de abril, o World Children Prize, atribuído pela Fundação Rainha da Suécia.

"Foi o dia mais emocionante da minha vida. Fiquei surpreendido, emocionado, foi o dia mais alegre da minha vida. Só pensava na vida da nossa organização, o reconhecimento da nossa organização e no nosso país (Guiné-Bissau) no mundo", afirmou à agência Lusa Manuel Rodrigues, que recebeu o prémio a 26 de abril na Suécia.

O prémio, conhecido como Nobel da Criança, foi atribuído pelo trabalho que Manuel Rodriguesdesenvolve com as crianças cegas da Guiné-Bissau, mas também com outras pessoas com necessidades especiais, através da organização que criou há 20 anos, a Associação Guineense de Reabilitação e Integração de Cegos (AGRICE).

A AGRICE nasceu do sofrimento e da discriminação de uma vida, mas também da vontade de mudar a história com aquilo que aprendemos.

"A minha história é muito triste, ceguei aos três anos, não fui à escola, porque não havia educação no nosso país para cegos e surdos. Consegui aprender através do esforço, dos amigos e de alguns familiares e depois apliquei a minha experiência nas crianças", explicou.

"Tive tanto sofrimento na vida que aprendi a ajudar as crianças que sofrem o mesmo que eu sofri", salientou Manuel Rodrigues.

Segundo a UNICEF, em 2010 havia na Guiné-Bissau 13 mil crianças com alguma deficiência, mas a situação é "grave" porque o estigma é enorme e em muitos casos as crianças são abandonadas à morte, devido às práticas tradicionais, por nascerem com deformações genéticas e consideradas feiticeiras.

É contra aquele estigma que Manuel Rodrigues luta diariamente, tendo já acolhido centenas de crianças. Hoje, em sua casa, vivem 66 menores, mas o apoio que a AGRICE dá chega a mais de 1.000 pessoas com necessidades especiais, incluindo jovens e idosos.

O prémio vai permitir a Manuel Rodrigues tirar da gaveta os "projetos guardados há muito tempo",nomeadamente a construção de um centro de acolhimento e um centro de formação.

O trabalho daquele herói do direito das crianças tem tido o apoio da cooperação portuguesa, o que permitiu também abrir a escola Bengala Branca, mas é preciso muito mais.

Roupas, bengalas para cegos, alimentos e materiais didáticos e escolares são necessário e também, num futuro, um lar para acolher os idosos com deficiência.

Conosaba/Lusa/MO

PAIGC ANUNCIA REINTEGRAÇÃO DO GRUPO DOS 15 DEPUTADOS EXPULSOS DO PARTIDO





O Partido Africano da Independência da Guine e Cabo Verde (PAIGC) anunciou na passada sexta-feira 5 de Maio o início do processo de reintegração dos seus expulsos há mais de 1 ano do partido.

Em comunicado de imprensa, o PAIGC informa que a medida surge na sequência das recomendações da missão ministerial da Comunidade dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), no âmbito de cumprimento de um dos pontos do Acordo de Conacri assinado em Outubro 2016.

No mesmo documento, o Secretariado Nacional do PAIGC, convida os elementos afetos aos 15 à se dirigirem à Comissão para o Diálogo e Reconciliação do partido, criada para este efeito, no sentido de manifestarem as suas respetivas reintegrações.

Neste sentido, PAIGC sublinha que a iniciativa mostra também a vontade e determinação em respeitar e cumprir integral e escrupulosamente todos os pontos constantes do Acordo de Conacri.

Por outro lado, o PAIGC lembra que após a assinatura do Acordo de Conacri, tanto a direção do partido, Comité Central, Bureau Político, bem como, a Bancada Parlamentar iniciaram um processo de reintegração, convidando todos os elementos afetos ao grupo dos 15. Convite esse rejeitado pelos mesmos, alegando compromissos firmados com partidos de oposição.

Também sobre o Acordo de Conacri, o PAIGC informa que é da competência exclusiva do Presidente da República a tarefa de auscultar e negociar a formação de um novo Governo.

Esta posição vem na sequência de auscultações levadas ao cabo pelo primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló durante esta semana.

A terminar, PAIGC manifesta a sua abertura em negociar com o Presidente da República, a aplicação do Acordo de Conacri, passando pela demissão do atual primeiro-ministro e consequente nomeação de Augusto Olivais ao cargo, para a saída da crise.

Conosaba do Porto/© e-Global Notícias/MO

JUVENTUDE APU-PDGB CONVIDA JUVENTUDE DO PRS PARA SER MAIS TOLERANTE E VISIONÁRIA


A Juventude APU-PDGB considera de difamatórias declarações do Secretário nacional da juventude do PRS, contra Nuno Nabian.
Em conferência de imprensa realizada no passado sabado em Bissau, Paulo Alberto da Silva pede o secretário da juventude do Partido da Renovação Social para ser mais tolerante e visionário.
Da Silva disse que Florentino Mendes Pereira, enquanto governante, nunca a sua empresa poderia fornecer gasóleo à Estado, sem concurso público. Afirmando que, nem o secretário-geral do PRs e nem o da juventude desmentiram pagamento da renda da residência do governante Mendes Pereira, num montante de dois mil euros, durante o período de cinco anos.
O político apuano anunciou que o país está a beira de conhecer sexto Governo nesta legislatura. Por falta de coerência dos políticos no poder. Facto que considera de atrapalhada politica e convida Presidente guineense para derrubar atual Governo a semelhança dos outros que não conseguiram legitimar os seus instrumentos de governação.
Ainda no entender de Paulo da Silva, qualquer guineense independentemente da sua opção política deve estar empenhado na procura de solução para o fim da crise política no país.
Notabanca/MO

«NOTA DE IMPRENSA» CORUBAL - COOPERATIVA DE PRODUÇÃO, DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA




Bissau celebra de 07 a 13 de Maio de 2017, a terceira semana da kriolofunia

Bissau celebra de 07 a 13 de Maio de 2017, a terceira semana da kriolofunia. Uma iniciativa da Universidade Amílcar Cabral em parceria com a Corubal -  Cooperativa de Produção, Divulgação Cultural e Científica - e Centro Cultural Português.

Sob o lema “kontrada di aônti ku aôs: di Amílcar Cabral ku Zé Carlos Schwars, di garandesa ku nobresa”, celebra-se  a língua, a cultura e as ruas da cidade enquanto património identitário e de referência coletiva dos guineenses. Neste sentido, propõe-se utilizar lugares que possam permitir maior interatividade e possibilidades de apropriação dos espaços públicos onde o kriolé recriado e reinventado.

Tendo sido a primeira edição centrada sobre as expressões do crioulo, a segunda edição sobre o debate em torno do eixo escrita-ortografia, esta terceira edição irá se centrar sobre as diferentes formas de manifestação e de apropriação entre os falantes e os escritores, entre os cantantes e os recitantes e entre os “retratantes” e os “deambulantes” do Kriol. Deste modo, nas sessões de djumbai serão destacadas os encontros e desencontros de visões e perspectivas de trabalho em Kriol, o interlinguismo e seus desafios, e a readaptação da estrutura linguística portuguesa em Kriol na esfera da comunicação social guineense.


A semana será preenchida com diferentes manifestações culturais, com destaque para teatro, lançamentos de livros emkriol, sessões de poesia, debates e atuações musicais na lógica de duetos e promoção de encontros geracionais e de estilos visando a preservação deste património identitário nacional e prestando tributos aos dois maiores ícones culturais do país – Amílcar Cabral e José Carlos Schwars.

A sessão de abertura terá lugar no dia 07 de Maio, domingo, pelas 20h00, no jardim em frente a Assembleia Nacional Popular e contará com apresentação de um duplo dueto: Tino Trimô com Eneida Marta & Lily Son com Binhan Quimor.

Salienta-se que esta iniciativa conta com o apoio financeiro de Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e da Super Bock. Ainda com patrocínio da Câmara Municipal de Bissau, da Caterpillar, dos Centros Culturais Português, Brasil-Guiné-Bissau, Franco-Bissau Guineense em Bissau

Bissau, 06 de Maio de 2017

A Coordenação

PR OFERECE ARROZ E DINHEIRO AOS POPULARES N´TUS E BLON, SETOR DE SAFIM



















O Presidente da República, José Mário Vaz ofereceu três toneladas de arroz, vinte litros de óleo de cosinha e 250 mil frâncios cfa aos populares das tabancas de N´Tus e Blon, arredores de Safim.

O donativo foi entregue aos anciãos das duas povoações meramente ocupadas pela etnia papel, pelo ministro do Estado e do Interior. 
Em declarações a imprensa, Botché Candé disse que o gesto se enquadra no projecto “Mon Na Lama” e do compromisso assumido pelo Chefe de Estado, durante a vista às bolanhas das duas tabancas, na campanha da presidência aberta.
Em nome da população da zona. Siga Djú mostrou-se satisfeito e por outro lado, agradeceu o gesto de José Mário Vaz.
Segundo, a informação que a Notabanca teve, o donativo serve para apoiar os populares da zona na recuperação das bolanhas, sobretudo no período da lavoura.

Notabanca/MO

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...