«11 JUNHO» NOITE DE GALA EM HAMBURG, COM A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO MÚSICO GUINEENSE, BINHAM QUIMOR



Actua sábado em Hamburgo e domingo Berlim a convite da embaixada.

EMBAIXADA DOS ESTADOS UNIDOS ENDEREÇOU CONVITE E RECEBEU O PRIMEIRO-MINISTRO DRº BACIRO DJA PARA JANTAR



CONCURSO FOTOGRÁFICA PARA ICONOGRAFIA POSITIVA DA GUINÉ-BISSAU


A Embaixada de Portugal e o Centro Cultural Português promovem uma seleção de 20 fotografias que possam servir para uma iconografia positiva da Guiné-Bissau, entre imagens e fotógrafos de todos os tempos.

As fotografias selecionadas serão expostas e publicadas na Internet e em livro com uma nota biográfica dos autores e cada uma acompanhada de um texto de reflexão de outros 20 cidadãos guineenses, de mérito reconhecido em cada área.

O concurso é aberto a todos os participantes que entreguem as suas fotografias na Secretaria do CCP, em formato eletrónico, até ao próximo dia 14 de Junho. Não haverá outros critérios de seleção para além do conteúdo "positivo" da imagem.

Mensagem de condol~encia de um dos mais famosos bloogs da Guiné

Mensagem de condolência
Malograda Carmen Pereira - Politica e Combatente da Liberdade da Pátria

À família enlutada, PAIGC e toda classe politica da Guiné-Bissau!

É com profundo pesar que escrevemos estas linhas em face do desenrolar trágico ocorrido no ultimo sabado (04-06-16)... A morte da ilustre Dnª Carmen Pereira 

A dor é um agente verdadeiramente destrutivo quando nos assalta de surpresa e desprevenidos, nossos corações se oprimem contra ao que nos pressiona como derrota num instante tão triste, quando a principal sensação que nos assoma é a perda nunca mais recuperada.

Sabemos que no meio de tanta dor e sofrimento, na perda de uma figura que por além de ser histórica é também uma Senhora competente, idónea, responsável e muita precisada no momento em que nos deixou, as palavras são incapazes de consolar o coração tão sofrido nessa hora util em que a Dnª Carmen deixou a família, seu partido e a politica guineense... 
Embora pouco dizem as palavras quando o sofrimento fala bem alto, seja como for, "Rispito.com" e a "Radio Rispito Online" vem prestar a sua solidariedade e dizer que, juntamente com o povo guineense, embora longe pela distancia quilométrica mas estamos a partilhar com todos essa dor... abalados e chocados com a partida repentina dessa grande combatente da liberdade da pátria.

Uma perda irreparável,  mas, quem somos nós para questionarmos as decisões do DEUS TODO PODEROSO! Só ELE tem o poder de nos dar a vida e somente ELE pode nos tirar a vida... Ele sabe de todas as coisas... Resta-nos apenas pedir forças, coragem e fé, para que a família, o PAIGC e a politica continuem a lutar... 

Da mesma forma, imploramos para que esse momento tão sensível, sirva ao PAIGC o motivo de reunificação e a classe politica do país o motivo de entendimento.

Pedimos a todos uma compreensão de que nossa vida é comparada “ao sopro do vento que passa” e por isso todo sofrimento é passageiro, quando nos lembramos dos infinitos tesouros que Deus reserva para os que perdoam, os humildes, os amorosos e os que deixam bons exemplos para seguir, a semelhança dessa malograda.

Sem duvidas, o momento é de muita angústia e de sofrimento, por isso pedimos a nosso criador que venha confortar os nossos corações e nos ajudar obter espíritos de entendimento para que possamos todos ser honrados a semelhança dessa que foi um grande combatente e pessoa exemplar que hoje nos deixou.

Agora, fica a saudade e a tristeza, que só a capacidade do tempo, a sabedoria e providência divina irá transformar em coragem para seguirmos em frente nessa luta dura e continua a que somos sujeitos neste mundo.

Gloria eterna para a malograda "Camarada Carmen Pereira" e que a sua alma encontre a paz tão merecida.

Equipa do Rispito.com e da Radio Rispito Online

«PAIGC» COMUNICADO DE IMPRENSA


GUARDA NACIONAL CONTINUA EM LUTA CONTRA OS BARRICADOS


De novo. A força de Guarda Nacional (GN) desalojou ontem na noite de quarta-feira 08 de Junho, os militantes e simpatizantes do PAIGC barricados debaixo de arvores em frente do Palácio do Governo.

A força de GN fortemente armado, após ter retirado os libertadores no local entrou no palácio do Governo mas sem dirigir aos membros do Governo.

Neste momento estão nas instalações do Palácio Governamental, oficiais militares das Nações Unidas a espreitar e supostamente travar uma eventual intervenção da Guarda Nacional contra os governantes.

Apesar de mais uma agitação perpetrada pela GN, os militantes e simpatizantes do PAIGC não desarmam. Estão barricados esta noite, ao lado do Palácio do Governo em solidariedade para com os membros do executivo de Carlos Correia derrubado pelo Presidente Mário Vaz.

Há quem diga que os membros do Governo acampados nas instalações do governo serão retirados impreterivelmente esta noite de 4ª feira no local.

GUINÉ-BISSAU DESPEDE-SE DA CAMARADA CARMEN PEREIRA


O corpo de Carmen Pereira foi sepultada ontem quarta-feira em Bissau. As exéquias fúnebres da antiga presidente do Parlamento da Guiné-Bissau, por indicação da família e da direcção do PAIGC, foram conduzidas exclusivamente pelo Governo demitido.

Carmen Pereira foi a primeira e ainda única presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP) da Guiné-Bissau e também a única mulher a ocupar, interinamente, a cadeira da Presidência do país em 1984.

A antiga combatente pela independência da Guiné-Bissau e dirigente do PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde) faleceu aos 79 anos de idade, no sábado, em sua casa, no seguimento de uma indisposição súbita.

Era uma das figuras icónicas do PAIGC, integrou a primeira mesa da ANP e era a única pessoa viva que tinha feito parte da mesa na sessão parlamentar em que Nino Vieira leu a proclamação da independência, a 24 de Setembro de 1973.

Presidiu a ANP em 1984 e durante alguns dias substituiu o chefe de Estado Nino Vieira. Carmen Pereira foi a primeira e a única mulher Presidente da Guiné-Bissau. E foi a primeira mulher a assumir o mais alto cargo de uma nação africana.

Até ao dia da sua morte, Carmen Pereira esteve ao lado do executivo demitido a 12 de Maio. Elenco que visitou no sábado passado.

As exéquias fúnebres da antiga presidente da ANP, por indicação da família e da direcção do PAIGC, foram exclusivamente da responsabilidade do Governo demitido. Mesmo que a nova equipa governamental tenha criado uma comissão para o efeito.

A organização do funeral não deixou contudo de ocasionar fricções entre o executivo demitido e o governo encabeçado por Baciro Djà, num contexto já por si cada vez mais tenso, com o apertar do cerco em torno dos membros do governo de Carlos Correia que continuam a ocupar o palácio do governo.

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...