PROJECTO AUGUSTUS BOLAMA VAI MESMO AVANÇAR



 O projecto AUGUSTUS BOLAMA que visa transformar BOLAMA numa zona franca vai mesmo avançar segundo uma fonte da primatura. Pessoas próximas do PM El Moctar afirmam que o Presidente já assumiu esse engajamento ao mais alto nível e por isso a população de BOLAMA poderá começar a ser deslocada para uma outra ilha. Estão em causa 5 biliões USD$.

USA SOLICITAM PRESIDENTE VAZ NOMEAR UM NOVO PRIMEIRO-MINISTRO À LUZ DO ACORDO DE CONACRY










Os Estados Unidos da América querem que o Presidente da República, José Mário Vaz nomeie um novo Primeiro-ministro, a luz do Acordo de Conakry.
O desejo foi manifestado ontem, pela encarregada de negócios da embaixada da América, nas comemorações antecipadas da independência dos Estados Unidos, que se celebra 04 de Julho.
Martina Gustane assegurou que, o seu país constata que o PAIGC, enquanto parte signatária do Acordo já iniciou o processo de reiteração dos “15” deputados expulsos e espera-se por parte do Presidente Vaz, a nomeação de um novo Primeiro-ministro.
Gustane adianta que, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aponta a nomeação de novo Primeiro-ministro, como única saída para o impasse politico na Guiné-Bissau.
Notabanca/MO

ONU E GOVERNO DEBATEM SOBRE A SITUAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS


Ministro da Energia disse que proteger os direitos humanos, deve ser prioridade reconhecida por qualquer Governo.
Florentino Mendes Pereira, falava hoje em Bissau, na abertura do encontro de reflexão sobre as recomendações internacionais para a Guiné-Bissau em matérias dos direitos humanos, que decorreu no Palácio do Governo.
Para o representante do Secretário-Geral das Nações Unidas, Modibo Touré, o relatório fortifica a situação da saúde e o processo de construção da paz na Guiné-Bissau.
“O relatório conjunto sobre o Direito á saúde que tinha sido apresentado e analisado destaca a forte relação entre a situação de saúde e o processo de edificação da paz na Guiné-Bissau, e mostra que a boa governação e os direitos humanos são componentes essenciais da construção do Estado e da paz, bem como factores cruciais para se alcançar o mais elevado nível possível de saúde física e mental de todos na Guiné-Bissau”. Defende ONU.
Notabanca/MO

GUINEENSES AFLITOS COM DANOS INCALCULÁVEIS DA PIRATARIA NO MAR















País busca cooperação deter atividades nas águas marítimas; Ministro das Pescas participou na Conferência sobre os Oceanos e pediu que parceiros criem valor acrescentado se quiserem investir em território guineense.
Controlar a ação de piratas no mar da Guiné-Bissau é uma prioridade na busca de parceiros para cooperar com o país.

A declaração foi feita à ONU News, em Nova Iorque, pelo ministro guineense das Pescas, Orlando Mendes Viegas, falando à margem da Conferência sobre os Oceanos que decorreu esta semana. 
"A pesca, sobretudo na Guiné-Bissau, tem um papel importante na nossa economia devido a aquilo que o setor oferece. Temos um problema que é fundamental: o controlo de aspetos da pirataria que têm lugar no mar. O país tem um défice dos meios para controlar com mais eficácia aquilo que temos como recurso. São danos enormes e calculáveis. Não se consegue calcular mas, são no nosso ponto de vista danos incalculáveis," defende o governante.

A presença da Guiné-Bissau no evento também serviu para procurar apoios para o setor das pescas, que contribui em mais de 40% para a economia.

"Nós entendemos que tem que haver uma coordenação entre os países. Os que pretendem recursos, sobretudo na Guiné-Bissau, têm que criar valores acrescentados porque com o investimento é que se oferece emprego, é que cria mais-valias e outros. Por isso nós pensamos que os países com mais potencial em termos de desenvolvimento têm que pensar um pouco mais nos outros que têm os recursos que eles precisam e os recurso que querem de nós."

No fim de junho, as autoridades devem realizar uma nova ronda de negociações para um novo acordo de pescas com a União Europeia. As autoridades de Bissau pretendem uma maior compensação financeira como parte do entendimento.
O mar é nosso. O pescado também é nosso. O que resta com acordos que serão afirmados, é trazer ganhos económicos ao país. Se não, não vale a pena. 
“No período da noite, o mar da Guiné-Bissau transforma-se como cidade da Nova Iorque”.

Atualmente, mais de noventa barcos pescam ilegalmente no mar da Guiné-Bissau. 
A constatação foi revelada pela organização mundial para defesa da humanidade Greenpeace que se encontrava no país, para uma visita de contacto de trabalho com vista a minimizar constante infrações pesqueira nas águas territoriais do país. 
Notabanca/MO

GRUPO DOS 15 EM COLISÃO COM BACIRO DJA




Baciro Dja está determinado em acabar com o grupo dos 15 bandidos porque neste momento Braima é que é o líder. Baciro já tinha dito que nenhum analfabeto seria seu chefe e por isso vai colocar a sua fortuna à disposição para dar uma lição ao Braima Camara. Vem aí mais uma guerra das grandes.

GUINÉ-BISSAU ENTRA COM PÉ DIREITO PARA O CAN/2019


A seleção da Guiné-Bissau recebeu e venceu no passado dia 10 de junho em Bissau, a sua congénere da Namíbia.
Guiné-Bissau
Namíbia
A partida se encere na primeira jornada do grupo-K para a qualificação da face do CAN/2019.
Volvidos, 23 minutos da primeira parte, os Djurtus marcam por intermedio de Edgerson Funny de Almeida vulgo “Edi”.
Todas atenções dos guineenses estavam concentradas esta tarde, no jogo entre Os “Djurtus” e os “Bravos Guerreiros da Namíbia” que aconteceu pela primeira vez, no CAN/2019.
O único golo da partida foi apontado aos 23 minutos, num lance de bola parada, num cruzamento de conta, peso e medida de Zézinho, de rompante Edgerson (Edi) solto da marcação fuzilou às rédeas dos namibianos.

Um golo que fez explodir os adeptos do “Djurtus” que puxavam para às cores nacionais.
Um golo que foi de banho da água fria para equipa técnica dos “Bravos Guerreiros” da Namíbia.
Os namibianos reagiram sem sucesso, o golo consentido na etapa primeira, porque os Djurtus taparam os buracos e não permitiram mínimo espaço de manobra do adversário.
"Djurtus"
Na parte final da partida, notou-se o gasto físico dos “Djurtus” porque os jogadores já não podiam aguentar e limitaram-se a defender com “unhas e dentes”, o golo solitário.
Após, o apito final da equipa de arbitragem de origem ganesa, a equipa técnica e os restantes jogadores que estavam sentados no banco dos suplentes invadiram euforicamente, o relvado do estádio Nacional “24 de Setembro”, que estava repleto de moldura humana.
Obrigado rapazes!

Notabanca/MO

EMBAIXADA DE PORTUGAL E "INCA" DE MÃOS DADAS NA EXIBIÇÃO DE FILMES E DOCUMENTÁRIOS HISTÓRICOS DO PAÍS


Com o objetivo de levar o cinema à população guineense, o Instituto Nacional de Cinema e Audiovisual (INCA), em parceria com a Embaixada de Portugal, dá continuidade a uma mostra de filmes e documentários históricos sobre a história da Guiné-Bissau.
Pequenos documentários da luta de libertação e o filme “Rio da Verdade”, de Domingos Sanca foram apresentados no dia 07 de junho, às 20H00, em Cacheu, e, no dia 09 de junho, às 20H00, em São Domingos.
O périplo cinematográfico, que abrange as cidades de Gabú, Bambadinca, Farim, Cacheu, Quebo, São Domingos e Bissau, será uma forma de aproximação às comunidades do interior e de divulgação da memória coletiva constituída durante a luta de libertação e primeiros anos de existência do país como Nação.
Ainda, para a Comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades,10 de junho, foi marcado com a realização de uma Oficina de Ética para jovens, destinada a promover a reflexão e aprendizagem sobre os valores de conduta e cidadania essenciais para uma sociedade democrática e plural.
Uma notícia a retomar nas nossas próximas publicações.

Notabanca/MO

CAPACITAÇÃO NA GESTÃO DE DADOS E SEGURANÇA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA


Os Técnicos Informáticos da Administração Pública terminaram uma formação em “Dados e Segurança”, no âmbito do Projeto de Apoio à Melhoria da Qualidade e Proximidade dos Serviços Públicos nos PALOP/Timor-Leste (PASP/PALOP-TL), que decorreu entre os dias 5 à 9 de Junho, em Bissau. 
O ato foi precedido por uma sessão pública de abertura e contou com a presença dos representantes da Delegação da União Europeia, da Embaixada de Portugal e do Governo. 

A formação juntou 35 formandos indicados pelo CEVATEGE (Centro de Valorização Tecnológica e Governação Eletrónica), quadros da administração pública guineense que: “são fundamentais na execução das políticas nacionais de Governação Eletrónica e de Tecnologias de Informação e Comunicação.”
A estratégia assenta na promoção da compreensão dos conceitos básicos sobre os principais desafios subjacentes, as técnicas de monitorização e avaliação, de modo a definir indicadores de desempenho e de valor público gerado por uma estratégia de EGOV.
Os formadores são especialistas da Universidade do Minho e da Unidade Operacional da Universidade das Nações Unidas (UNU-EGOV), ambos com vasta experiência em matéria de criação de Governação Eletrónica.

Notabanca/MO

DOIS AGENTES DA PJ CUMPREM ORDEM DO MANDATO DE DETENÇÃO PARA MANECAS DOS SANTOS



Manecas dos Santos, dirigente do PAIGC escapou a detenção.
Polícias foram a casa do comandante do PAIGC para
o deter. Ao DN, dissera que o país pode estar na iminência de golpe e criticara o atual presidente. 
"Manuel dos Santos, (Manecas dos Santos) comandante histórico do PAIGC, está sob pressão do Ministério Público da Guiné-Bissau desde que deu uma entrevista crítica ao DN, alertando para a possibilidade de o país estar na iminência de um golpe de Estado."
"Na sexta-feira, dois agentes da Judiciária foram a casa dele para cumprir um mandado de detenção", disse ontem à noite ao DN Carlos Pinto Pereira, advogado de Manecas dos Santos. Mas o comandante, de 74 anos, tem estado com problemas de saúde e fora internado na véspera: " A esposa informou os agentes que ele estava hospitalizado e disse-lhe para contactarem comigo."
Questionado por horas, ele reiterou que apenas emitira a sua opinião. O processo foi arquivado. Mas dias depois outro foi aberto, reconvocando-o para novo interrogatório, a 2 de junho. Manecas apresentou atestado médico, explicando que não podia comparecer por motivos de saúde. Ainda assim, a 5 de junho, o delegado do procurador emitiu o mandado de detenção, e a 9 apareceram em casa dele.
Carlos Pinto foi ao Ministério Público nessa própria sexta. "Li o mandado. Não especifica o propósito da detenção, quando devia dizer que o motivo era não ter comparecido a uma audiência judicial. A falta sem justificação pode ser motivo para mandado, mas não foi o caso. Ele não pôde ir por motivos de saúde e justificou. Essa justificação foi entregue por mim, mas fizeram tábua rasa dela. Não estavam interessados nisso, estavam interessados em vexar o comandante. Não lembra ao diabo prender uma pessoa para a ouvir quando ela está 100% disponível para ser ouvida. Ele foi internado na quinta-feira, antes de sabermos que havia o mandado. Sentiu-se mal, está a ser acompanhado por um médico há bastante tempo. O atestado médico é de 22 de maio e prova que não havia intenção de enganar ninguém." 
Mas o Ministério Público duvidou. Ainda na sexta, chamou o médico a depor. "Quando eu estava a sair de lá, cruzei-me com ele", conta o advogado. "Ele esclareceu o que havia a esclarecer."
Alguns observadores no terreno apontam que Manecas dos Santos está a coordenar a convenção do PAIGC que vai estruturar a orientação do partido para futuras eleições, aguardadas com expectativa. A sua detenção visaria travar esse processo, considerado decisivo. Avançou DN.

Notabanca/MO

DELEGAÇÃO DO COMITÉ DE SANÇÕES DA ONU À CAMINHO DE BISSAU


Chega à Bissau, ontem terça-feira 13 de junho, uma delegação do Comité de sanções da ONU, para uma visita de trabalho de três dias.
A missão vem inteirar-se da situação política e dos direitos humanos no país, segundo fonte das Nações Unidas citada pela RDP-Africa.
A delegação vai encontrar-se com os titulares dos órgãos da soberania, líderes políticos e membros da Sociedade Civil.
No final dos trabalhos produzir-se-á recomendações ao Conselho de Segurança da ONU.
Recorde-se que a visita deveria acontecer no próximo mês, mas devido aos últimos desenvolvimentos da crise política a missão foi antecipada.













A deslocação do Comité de sanções da ONU acontece, após uma semana da Cimeira dos Chefes de Estado e de Governos da CEDEAO ter instado ao Presidente da República, José Mário Vaz para o cumprimento do Acordo de Conakry.

Também, a ONU vai apoiar a implementação do documento, exigindo de forma directa José Mário Vaz a respeitar o Acordo que prevê a nomeação de um novo Primeiro-ministro de confiança do chefe de Estado e de consenso dos partidos políticos representados no Parlamento, guineense.
Conferir o programa:
Notabanca/MO

PRESIDENTE VAZ FELICITA POVO DA RÚSSIA PELO SEU DIA NACIONAL


Presidente da República manifesta-se a vontade de reforçar e consolidar as relações multilaterais com a Rússia.
Em carta endereçada ao seu homologo russo, José Mário Vaz felicitou o povo russo pela celebração do seu dia nacional.
Ainda, na missiva lê-se que o Chefe de Estado disse estar certo que os vínculos de amizade e cooperação entre os dois países vão aprofundar-se no plano político e económico, bem como no quadro das Nações Unidas. 
Notabanca/MO

“GOVERNO PROMETE APLICAR ESTATUTOS DA CARREIRA DOCENTE SEM APROVAÇÃO DO OGE”-Sindicalista


Presidentes do SINAPROF e SINDEPROF de costas voltadas com a comissão negocial da greve.
Presidente do SINDEPROF considera falsas as declarações de Nicolau Vaz, membro da comissão negocial da greve. Segundo as quais, os dois líderes sindicais teriam levantado a greve sem o consentimento dos membros da comissão.
Ontem, em Bissau, o líder do SINDEPROF, Laureano da Costa disse que tudo foi feito na base legal.
O sindicalista afirmou que o Governo promete aplicar os “Estatutos da Carreira Docente”, mesmo sem aprovação do Orçamento geral do Estado, (OGE).Ainda de professores, um colectivo da classe de novo ingresso reúne-se esta manhã, na Praça “Titina Silá”, frente ao Liceu Kwame Nkrumah para exigir a regularização dos seus ordenados em atraso.
No final do encontro, Hélder Té coordenador do grupo considera a suspensão da greve como uma “punhalada” contra a classe docente.
Insatisfeito, o docente ameaça paralisar parcialmente as aulas a partir do próximo mês, caso o Governo não pague os salários atrasados.
Notabanca/MO

PJ DETEVE DOIS FUNCIONÁRIOS DA DGCI DOIS CIDADÃOS E 972 CAIXINHAS DE MEDICAMENTOS-“ AUROLENS” DESVIADAS




Durante as operações que se denominam “Corta Unhas e Luta Verde”, A Policia Judiciaria guineense deteve dois funcionários da Direcção-Geral de Contribuição de Impostos (DGCI) e dois cidadãos comuns por alegado desvio de cheques de pagamento de impostos e taxas provenientes das empresas, depositando-os nas contas bancarias dos cidadãos particulares, e estes em conluio com alguns elementos de três bancos do país, movimentam as contas de forma ilegal.

De acordo com Diretor Nacional da PJ, os movimentadores dos chegues nem se quer conhecem os que dão cheques, só conhecem aqueles que entregam os cheques. Em contrapartida, recebem 05% sobre valor e funcionários dos bancos recebem 10%.

Durante o processo Notabanca soube que, já foram movimentados cheques num valor superior a trezentos milhões de francos cfa.

Numa outra operação que a PJ se chama de “Luta Verde” foram desviados medicamentos destinados ao uso exclusivo do Hospital Nacional “Simão Mendes”, novecentas e setenta e duas caixinhas de “ aurolens” e foram parar-se na farmácia, que não foi revelada. Cujo montante oscila cerca de dez milhões de francos cfa.

Conforme o diretor da PJ, o proprietário da farmácia em causa, foi à instalação da Policia Judiciaria com 01 milhão e 500 mil francos CFA para aliciar agentes da Brigada de Anti-corrupção, o dinheiro está na posse da PJ e será encaminhado para o “Cofre de Estado”.

Sobre as Pensões e Reformas, o DN da PJ, Bacari Biai disse não é justo, uma pessoa em efetividade do serviço aufere trezentos mil francos cfa mensal, já em reforma recebe dois até três milhões de franos CFa, de pensão de reforma.

“Na verdade temos que combater a corrupção. A PJ está intransigentemente, Faremos uma limpeza geral às todas instituições de Estado e vamos passar à pente fino, doa a quem doer e custe que custar,” defende Biai.

De sublinhar que, na Guiné-Bissau, a palavra de ordem é branqueamento de capitais corrução generalizada que enfermam e comprometem o desenvolvimento do país.

Conosaba/Notabanca/MO



BADEA DOA MAIS DE 400 MIL DÓLARES À GUINÉ-BISSAU


A Guiné-Bissau vai receber mais de 400 mil dólares americanos do Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico da África (BADEA), no quadro do projeto de eletrificação e resolução de assuntos sociais na região de Biombo, norte do país.
Durante a assinatura do protocolo de acordo entre o governo e o BADEA no ultimo-fim-de-semana, o ministro da Energia e Indústria, Florentino Mendes Pereira, revelou que o referido apoio será conduzido para a melhoria da electricidade e centros de saúde, em algumas zonas sociais de extrema importância da região de Biombo.
O governante realçou por outro lado que sete centros de saúde de Biombo concretamente no sector de Quinhamel,  Safim, Prábis e Ondame vão beneficiar de ambulâncias, medicamentos e equipamentos sanitários.
  

Florentino Mendes Pereira qualificou o gesto de importante e assegurou que terá um impacto positivo na vida dos populares daquelas zonas.

De acordo com o ministro de Estado da Energia e Indústria, no quadro da mesma parceria, o BADEA vai ainda financiar a Guiné-Bissau a construção de uma central eléctrica de 20 megas em Bissau.

“O projecto já está em curso, e se tudo correr bem, até final deste mês o Conselho da Administração do BADEA vai aprovar o financiamento do referido projecto”, disse o ministro.

Acrescentou que, com a construção da central elétrica de Bissau, o país estará em condições de começar a trabalhar com o seu próprio grupo, e abdicar-se do sistema de aluguer.

Por seu turno, em representante de BADEA,  Mahmat Alhabo disse que vão efectuar visitas às localidades da região de Biombo que irão beneficiar do referido financiamento, para depois disponibilizar a verba e acompanhar a realização dos trabalho. Disse ANG.

“Estamos a trabalhar com o governo da Guiné-Bissau no sector que entender que é de extrema importância. Priorizaram a área de agricultura e de saúde assim como a capacitação de quadros e técnicos do sector”, concluiu.

Notabanca/MO

«SOBRE 'GALA CAN 2017' EM FAFE» COMUNICADO AOS ANTIGOS JOGADORES DA SELECÇÃO DA GUINÉ-BISSAU




A organização da Gala comunica a todos os antigos jogadores da Selecção Nacional da Guiné-Bissau que vivem na Diáspora,que só existem 20 lugares para a Gala. Por isso, é, necessário uma inscrição prévia, até dia 19 de Junho inclusive de 2017.

Contactos telefónico: 253 599 278 e do e-mail: jornadasempresariais@aefafe.pt

A organização: Comissão do seguimento do futebol na Diáspora/Associação Empresarial do Fafe.






GUINEENSE DOMINGOS SIMÕES PEREIRA CONVIDADO PARA ACADEMIA DA CULTURA PORTUGUESA





O antigo primeiro-ministro da Guiné-Bissau Domingos Simões Pereira foi convidado para integrar a Academia Internacional da Cultura Portuguesa (AICP), cargo que vai assumir a partir do próximo dia 26, em Lisboa.

Segundo Domingos Simões Pereira, o convite "é o reconhecimento do povo e das autoridades portuguesas" pelo seu desempenho no desenvolvimento da língua e cultura lusas o que, disse, o enche de orgulho.

"Recebi este convite como um sinal de confiança, de apreço, de uma manifestação das autoridades, do povo português e de todos os que partilham a língua portuguesa, talvez de algum reconhecimento pelo trabalho que eu tenho desenvolvido no passado e talvez, de alguma forma, no presente", declarou Domingos Simões Pereira.

O político guineense foi secretário executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) entre 2008 a 2012.

Quando receber a acreditação oficial no próximo dia 26, em Lisboa, para ser membro correspondente da AICP, Simões Pereira passará a ser o segundo guineense a integrar aquela associação, depois de Carlos Lopes, antigo secretário-geral adjunto das Nações Unidas.

Sem esconder o regozijo pela nomeação, Domingos Simões Pereira disse ter recebido a sua indicação como "sinal de esperança" que o povo português, em particular, e os restantes falantes da língua portuguesa "dão aos guineenses".

Considerou ainda que a sua indicação para a AICP simboliza a esperança de que "o amanhã pode ser positivo e pode, de facto, florir" para os guineenses.

Simões Pereira promete levar "uma contribuição positiva" para que a ação da academia continue a servir os povos que se expressam em português pelo mundo.

Conosaba/Lusa/MO

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...