DIZ O PAULO GOMES: "É Perigoso para um Estado, onde as Autoridades máximas dividem o poder Legislativo, desautorizam o Governo e desacreditam sistematicamente o poder Judicial. Essa banalização das instituições públicas põe em causa o contrato social, a paz e a estabilidade nacional."

Resultado de imagem para paulo gomes

ANP vs TRB: Ruth Monteiro, advogada da ANP, disse "não concordar em absoluto" com a decisão do juiz Lassana Camara. "Está tudo mal feito, cheio de erros", clamou a advogada contratada pela Assembleia Nacional Popular.

MANCHESTER UNITED ESTÁ INTERESSADO NO LUSO-GUINEENSE DOMINGOS QUINA

Domingos Quina luso guineense

O clube inglês Manchester United está a tentar contratar o luso-guineense Domingos Quina, de 16 anos, que alinha nas camadas jovens do Chelsea, escreve o jornal Mirror.

Segundo este diário inglês, Manchester poderá conseguir convencer Domingos com o argumento de que é um clube tradicionalmente mais disponível do que o Chelsea para lançar jovens formados no clube.
O médio luso-guineense, filho do conhecido antigo defesa-central do Benfica nos anos 80 e 90, Samuel Quinas, é tido como uma das grandes promessas europeias da sua idade.
Contratado ao Benfica há três anos, o médio ao serviço da seleção portuguesa de Sub-17 já apontou sete golos em seis jogos disputados, um deles na estreia, em agosto passado, na vitória por 2-0 frente à Turquia.
Quina Domingos

Carnaval Nacional: GRUPO DE BIOMBO CONTESTA O RESULTADO E AMEAÇA NÃO PARTICIPAR NOS PRÓXIMOS DESFILES


image

O Presidente da Subcomissão Organizadora da região de Biombo, Samora Augusto Té afirmou esta terça-feira, 09 de Janeiro, que a região que representa jamais tomará parte no desfile nacional do carnaval. Este responsável falava a’O Democrata durante uma conferência de imprensa para manifestar a insatisfação do grupo pelo resultado de classificação de grupos no desfile nacional, realizado ontem em Bissau.
Samora Augusto Té considera que o seu grupo foi “penalizado injustamente” e denuncia a “não aplicação” das regras estabelecidas pela comissão, como base de notação dos concorrentes.
Biombo alega que alguns grupos concorrentes, sem especificar, teriam desfilado com mais de 70 elementos permitidos pela comissão.
“A região [de Biombo] entende que não faz sentido para nós, continuarmos a tomar parte do desfile nacional que sempre tem um vencedor”, acusou.
“Participamos num concurso que tem as suas regras baseado no lema ‘Resgate e Valorização da Cultura – Guiné-Bissau Tera di Nturudu’. O que aconteceu, não sabemos. Achamos que fomos injustamente penalizados e convocamos imprensa para informar que já emitimos um recurso de reclamação junto da comissão e direção-geral de Cultura sobre o resultado de carnaval”, disse.
O responsável do Grupo Cultural de Biombo, Alves José Lima acusou elementos da comissão nacional organizadora de não terem “conhecimentos” sobre dramatização e diversidade cultural. Assegurou neste particular que é preciso a valorização de cultura nas regiões.
“Bissau pode ficar com o seu carnaval e nós da região de Biombo organizamos também o nosso carnaval regional”, ameaçou.
image
Entretanto, contactado pel’O Democrata, a Comissão Nacional de Carnaval confirma a receção da reclamação do grupo cultural de Biombo e considera-a de infundada.
“Já respondemos a reclamação por escrito. Os resultados do desfile nacional mantém-se. O grupo de Biombo não expôs, na sua reclamação, elementos probatórios sobre as alegações feitas”, disse António Spencer Embaló.
Os prémios do carnaval serão entregues esta tarde aos vencedores nas diferentes categorias, informou a’O Democrata a Comissão Nacional.
O resultado do concurso de desfile de festa de N’turudu foi publicado ontem à noite logo depois do desfile no qual participaram 12 grupos. O grupo cultural “Netos de Bandim” ficou na primeira posição seguido de Grupo Chão de pepel/Varela e Grupo Cultural de Biombo, segundo e terceiro lugar respectivamente.

Festa di N’turudu: GRUPO “NETOS DE BANDIM” VENCEU DESFILE NACIONAL DO CARNAVAL 2016

O Grupo cultural “Netos de Bandim” foi vencedor do desfile nacional do Carnaval 2016, realizado em Bissau esta segunda-feira, 08 de Fevereiro, sob o lema “Resgate e valorização da cultura – Guiné-Bissau terra de N’turudu” e receberá como prémio uma soma de oito milhões de francos CFA (12 mil Euros).
No segundo lugar do desfile nacional figura o grupo “Chão de Pepel/Varela”, e garante o prémio no valor de seis milhões de francos CFA.
Chao pepel 1 chao de pepel 4 chao de pepel 3
O grupo que representou a região de Biombo posicionou-se no terceiro lugar e vai receber quatro milhões de francos CFA como prémio.
????????????????????????????????????
Biombo2 Biombo 3
O desfile da maior manifestação cultural da Guiné-Bissau, serviu para exibir Nturudus (máscaras) e danças tradicionais de diferentes grupos étnicos que constituem o mosaico cultural guineense. O grupo vencedor fez demonstração de arte na dança, sobretudo das etnias Fula e Balanta (kussundé). Os jovens dançarinos fizeram vibrar o público presente com façanhas, acabando por convencer os júris. “Netos de Bandim”, também vencedor do desfile de setor autónomo de Bissau, concentrou-se apenas na apresentação de danças tradicionais de diferentes grupos étnicos do país, não apresentou nenhuma máscara (N’turudu) para o desfile.

BUBAQUE VENCE O CONCURSO DE MÁSCARA (NTURUDU)
O sector de Bubaque (região de Bolama/Bijagós) venceu na categoria de máscara, através de Nturudu número 23 e leva o prémio de dois milhões de F.CFA. A máscara foi confeccionada de forma artesanal com o pau, ilustrando várias imagens com diferentes significados.
Mascara n-23 vencedor - Bubaque
A segunda máscara (número 08) premiada pertence ao grupo “Sintrense Unido”, valendo um milhão e quinhentos mil FCFA.
????????????????????????????????????

A terceira máscara mais notada é do grupo que representou a região de Cacheu, N’turudu n° 16 e será gratificada com prémio de Um milhão de Francos CFA.
Mascara n-16-Cacheu
Após a divulgação dos resultados, o presidente da Comissão Organizadora do Carnaval edição 2016, António Spencer Embaló agradeceu todos os parceiros que apoiaram directa e indirectamente o evento, destacando o Governo da Guiné-Bissau, que assumiu o patrocínio do carnaval.
No total 12 grupos, no qual 3 de Bissau mais oito regiões e Bubaque participaram no concurso de desfile nacional, fazendo a trajetória na Avenida Combatentes da Liberdade da Pátria, de cruzamento do Hotel Ledger Plazza (ex-Hotel Líbia) a entrada de Bairro de Ajuda, com o palco central frente à Cúria Diocesana de Bissau.

«CARNAVAL GUINEENSE» DOZE GRUPOS DISPUTAM HOJE OITO MILHÕES DE CFA NO DESFILE NACIONAL





Bissau, 08 Fev 16 (ANG) -Os doze grupos apurados para o final do concurso do carnaval 2016, sendo 9 das regiões e três do capital Bissau vão tentar hoje conquistar o troféu da maior festa cultural do país.

Depois de conhecidos os três grupos apurados do sector autónomo para o desfile nacional, nomeadamente os Netos de Bandim, primeiro lugar, Tchão de Papel/ Varela no segundo e o Bairro de Sintra no terceiro, os três irão se juntar às oito regiões mais Bubaque para cada um tentar ser o vencedor do carnaval deste ano. 

Numa entrevista hoje à ANG, o Presidente da Comissão Organizadora do Carnaval disse que as expectativas em relação ao evento de hoje são enormes, salientando que a sua equipa está preparado para responder em termos de organização e segurança.

António Spencer Embalo afirmou ainda que o carnaval deste ano será competitivo sem menosprezar o dos anos anteriores, mas pela vontade e determinação mostrada nas regiões a festa das mascaras deste ano vai ser muito interessante.

“Vamos todos grandes e pequenos acarinhar e apoiar os nossos grupos porque há pessoas que saíram de longe outros atravessaram mares para cá estarem e precisam sentir que o que estão a fazer é para a nossa nação. Por isso vamos todos fazer deste desfile uma festa porque ao fim ao cabo todos os grupos são vencedores porque estão no final” pediu.

Spencer Embalo explicou que, nas zonas insulares continuam a ter dificuldades de unir Bolama e Bubaque, tendo permitido que no próximo ano vão fazer os possíveis para unir todas as ilhas dos Bijagós em Bolama para daí sair um único representante para participar em nome de Bolama Bijagós no desfile Nacional.

O grupo vencedor do desfile nacional do carnaval 2016 receberá oito milhões de fca, (12 mil Euros), segundo lugar seis milhões e o terceiro levará quatro milhões de francos cfa. 


«CARNAVAL» PRESIDENTE DA COMISSÃO ORGANIZADORA FEZ BALANÇO POSITIVO DOS DESFILE REGIONAIS



O Presidente da Comissão Organizadora do Carnaval 2016, considerou de bastante positivo as actividades de carnaval realizadas ao nível das Regiões. 

Em declarações à Agência de Notícias da Guiné (ANG) António Spencer Embalo justificou a sua afirmação com elevado nível de participação de grupos, do civismo demonstrado durante os desfiles em todas as regiões.

Disse que nas regiões registou-se uma apresentação de qualidade em termos das marcaras e os que os grupos dançaram de forma muito sabia, pelo que é necessário que o país disponha de um museu, para que as gerações vindouras possa saber de toda essa riqueza cultural guineense.

“Nas regiões saímos muito satisfeitos, não só pelo nível de participação, da forma cívica que responderam ao desafio da comissão em fazer deste carnval ser de N`turudo, bem como em termos da organização e da cidadania”, informou o Presidente da Comissão.

Instado a falar sobre a escolha de melhor grupo nos desfiles regionais disse que é uma tarefa difícil, devido a vontade e determinação de cada grupo de vencer e ser o representante da região, e que esta firmeza fará com que este carnaval seja muto competitivo, sem desprezar outros. 

Os vencedores ou seja os primeiros classificados dos concursos regionais e do Sector Autónomo de Bissau, segundo a Comissão, receberam um prémio de Um milhão de francos CFA por cada, o segundo, 750 mil francos e o terceiro lugar 500 mil francos cfa.

Para o desfile Nacional, que será realizada hoje ao longo da Avenida Combatente da Liberdade da Pátria, entre o cruzamento do Bairro Militar e o do Bairro d´Ajuda, António Spencer conta com participação 900 pessoas vindas de todas as regiões da Guiné-Bissau, devendo a animação musical estar a cargo de Zé Nuno, Luí, Beta Cá e apresentação de uma peça teatral. 

 ANG/LPG/SG\\Conosaba/MO

TRIBUNAL ORDENA ANULAÇÃO DA DECISÃO DO PARLAMENTO DA GUINÉ-BISSAU QUE SUSPENDEU 15 DEPUTADOS



O Tribunal Regional de Bissau ordenou no passado dia 8 de Fevereiro a suspensão imediata da deliberação da comissão permanente da Assembleia Nacional Popular (ANP, Parlamento) da Guiné-Bissau que suspendia de funções 15 deputados do PAIGC, partido no Governo.

Um despacho emitido hoje pelo juiz Lassana Camará, da vara cível do Tribunal Regional de Bissau, a que a Lusa teve acesso, deu como procedente a providencia cautelar intentada pelos deputados Abel da Silva, Adulai Baldé e Amido Keita, na qual, em nome dos 15 deputados do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Por solicitação do PAIGC, que os havia expulsado da condição de militantes, 15 deputados foram substituídos no Parlamento depois de se terem posicionado contra o programa do Governo, numa deliberação tomada pela comissão permanente da ANP a 15 de janeiro.

Os 15 deputados sempre rejeitaram a medida por a considerarem ilegal e inconstitucional.

A mesma tese foi defendida, através de pareceres solicitados pelo Presidente guineense, José Mário Vaz, pelos professores catedráticos portugueses, Jorge Miranda e Vital Moreira.

Em sua defesa e aceite agora pelo tribunal, os 15 deputados alegam que a deliberação da comissão permanente da ANP violou a Constituição guineense, o estatuto do deputado, o regimento do próprio Parlamento bem como o principio do contraditório.

Consumada a substituição, 15 novos parlamentares foram indicados pelo PAIGC os quais foram empossados, tendo tomado parte na segunda votação do programa de Governo, entretanto, aprovado no Parlamento.

O juiz Lassana Camará considerou procedente decretar a suspensão da deliberação da comissão permanente da ANP sem ouvir a outra parte (direção do Parlamento) na medida em que se não fosse estaria a concorrer para que os interesses dos 15 deputados continuassem a ser lesados, lê-se ainda no despacho.

Lassana Camará entendeu fazer sentido a argumentação dos 15 deputados uma vez que se a providência cautelar não for decretada os mesmos poderiam ficar de fora da sessão plenária da ANP convocada para o próximo dia 15 deste mês, o que, seria uma violação dos direitos dos parlamentares eleitos, sublinhou.

"Na desinência de todo exposto julga-se procedente a presente procedimento cautelar e em consequência disso ordena-se a suspensão imediata da deliberação número 1/2016 com todas as consequências legais", lê-se no despacho do juiz.

Lusa/Conosaba/MO

JUDOCA TACIANA BALDÉ LUTA POR MEDALHA PARA A GUINÉ-BISSAU NAS OLIMPÍADAS



Taciana Baldé (esq.) treina cinco horas por dia num clube em Porto Alegre

A seis meses dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Taciana Baldé treina de forma intensa, já a pensar nas medalhas. A judoca brasileiro-guineense vive no país anfitrião da competição e vai representar a Guiné-Bissau.

Enquanto milhões de pessoas aproveitam o carnaval para se divertir, a judoca brasileira Taciana Lima Baldé, de 32 anos, segue num ritmo intenso os seus treinos para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que ocorrerão em agosto.

Faltando apenas seis meses para o maior evento desportivo do mundo, a atleta que pesa apenas 48 quilos e mede 1,68m promete não se deixa ser intimidar pelos seus rivais no tatame.

Taciana Lima tem dupla cidadania e optou por representar a Guiné-Bissau durante as competições. Treinando cerca de cinco horas por dia, na sede da Sogipa, um clube localizado em Porto Alegre, no sul do Brasil, a atleta enfrenta agora um calendário extenso de lutas em diversos países antes das Olimpíadas.

Entre os melhores do mundo

Atleta tem um calendário extenso de lutas pela frente

A atleta, que está entre as 16 melhores judocas do mundo, está este mês em França (Paris) e na Alemanha e em março segue para a Geórgia. A Tunísia é o destino seguinte, onde irá participar no Campeonato Africano de Judo, em abril. "Em maio tenho os World Masters, entre os 16 melhores judocas do mundo, e o Grand Slam de Baku, no Azerbaijão", revelou à DW África.

O judo entrou cedo na vida de Taciana. Aos 12 anos, a menina despertou o interesse pelo desporto. Sempre com o apoio de sua família, aos 15 anos a atleta participou na sua primeira competição internacional. O evento ocorreu na Rússia, durante os jogos mundiais da juventude. De lá para cá Taciana só tem acumulado títulos.

Em 2011 conquistou a medalha de ouro no Mundial de El Salvador, na categoria ligeiro até 48 quilos. Neste período ainda defendia o Brasil. Em 2012 levou a medalha de prata no campeonato brasileiro. Já nos anos de 2013, 2014 e 2015, a pernambucana ganhou três medalhas de ouro no Campeonato Africano de Judo.

Sonhos guineenses

Após os Jogos Olímpicos, a atleta olímpica pretende levar outro sonho adiante: captar recursos para investir no judo na Guiné-Bissau, a terra do seu pai, Oscar Suca Baldé.

"Tenho uma vontade muito grande de conseguir, depois dos Jogos Olímpicos, fazer um projeto para que os atletas possam sair da Guiné-Bissau e competir internacionalmente", conta.

Antes disso, também quer montar "uma escola bem estruturada" na Guiné-Bissau. "Falta isso lá", sublinha. Além de não haver tatame, também há falta de equipamentos no país. "Há muitas crianças que praticam judo, mas muitas não têm quimonos. Material humano existe, falta é estrutura", conclui.





«NOTA DE AGRADECIMENTO» FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES GUINEENSES EM PORTUGAL



No passado dia 11 de Janeiro a Federação das Associações Guineenses em Portugal (FAGP) completou um ano de existência.
A data foi comemorada com alguns eventos, a saber:
1.      Debate temático na Universidade Lusófona de Lisboa, dia 16 de Janeiro.
ü  O papel do associativismo na integração do migrante na sociedade portuguesa;
ü  O papel da diáspora no desenvolvimento da Guiné-Bissau;
2.      Lançamento do livro: “ Os Media na Guiné-Bissau “, da autoria do escritor e jornalista Guineense Tony Tcheka, dia 20 de Janeiro, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, evento que coincidiu com a data do assassinato do fundador da nação guineense, Amílcar Cabral bem como a data dos combatentes de Liberdade da Pátria (23 de Janeiro). Ambas efemérides foram igualmente assinaladas com o mérito e distinção que se impunha.

Os nossos agradecimentos a todos que, contribuíram para o sucesso dos eventos, nomeadamente as associações, individualidades anónimas, coletividades e câmaras que nos honraram com a sua presença e participação.
Um agradecimento especial para:
ü  Os palestrantes nos diversos eventos, pelo empenho, dedicação e qualidade de intervenção;
ü  A Universidade Lusófona e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa pela cedência do espaço;
ü  Associação dos Estudantes Guineenses em Lisboa pelo importante papel na concretização dos eventos;
ü  A Embaixada da Guiné-Bissau pelo empenho incansável na preparação, divulgação e patrocínio/Apoio financeiro dos eventos;
A todos o nosso MUITO OBRIGADO e desejo de um novo encontro para continuarmos a festejar mais aniversários e outros eventos.

Um bem haja



Lisboa, 30 de Janeiro de 2016


HERNÂNI COELHO E MURADE MURARGY ESPERADOS EM BISSAU QUARTA-FEIRA


Hernâni Coelho, ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor Leste e presidente em exercício do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), chega à Bissau, na próxima quarta-feira, dia 10 de Fevereiro, para uma visita de trabalho de dois dias.

Segundo um comunicado do Ministério guineense dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, «Hernâni Coelho vem acompanhado do secretário Executivo da CPLP, Murade Murargy, com o objetivo de acompanharem a situação política do pais e intensificarem o diálogo com a comunidade internacional».

O chefe da diplomacia timorense manterá encontros de trabalho com o homólogo guineense, Artur Silva, e será recebido em audiência pelo presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, e pelo primeiro-ministro, Carlos Correia.

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...