CENSURA DE NOTICIA PROVOCA EXONERAÇÃO DE RESPONSÁVEIS DE INFORMAÇÃO NA RDN


Adburamane Turé (Diretor-Geral)
Aliu Candé (Diretor de Antena)
O novo Diretor-geral da Rádio Difusão Nacional (RDN), Abdurahamane Turé, emitiu esta quinta-feira um despacho que exonerara o Diretor de Antena, Aliu Candé, e o Chefe de Redação, Bacar Camará.

Em causa está uma notícia relacionada com a conferência de imprensa do Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, na qual, este, abordou a questão sobre o acordo com os bancos comerciais que permitira o resgate ao setor financeiro.

Bacar Camara (Chefe de Redação)
Informações disponíveis indicam que o Diretor-geral, depois da notícia ter sido difundida no jornal alargado das 13 horas, terá ordenado ao repórter responsável da mesma rádio que suprimisse a informação do jornal. Uma postura que na opinião do Diretor de Antena e do Chefe de Redação, não fazia sentido, porque o conteúdo da mesma não fere a sensibilidade de qualquer auditor, para além de ser uma notícia de atualidade do dia.

Em consequência dos pontos de vista divergentes, o Diretor-geral da rádio pública guineense, decidiu exonerar os responsáveis de informação, nomeando para as respetivas funções Nilson Mendonça e Idiamir Carlos Banca.

GUINÉ-BISSAU NÃO PODE CONTINUAR SO EM RECEBER AJUDAS PARA CONSTRUÇÃO DE PATRIMÓNIOS


O ministro de Estado, da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares afirmou nesta sexta-feira 08 de Julho, que a Guiné-Bissau não pode continuar ser um país que recebe ajudas para a construção de patrimónios mais que depois tem dificuldade de gerir e fazer a manutenção dessas infraestruturas que culmina na perda enorme irreparável para a economia nacional.      
Aristides Ocante da Silva que falava no final de uma visita à Direcção Nacional do Património de Estado, onze edifícios de função no Alto Bandim (Bairro dos Ministro) e instalação do Complexo Militar Russo (Pequeno Moscovo) em Bissau, para além de elogiar excelente trabalho na reabilitação do Pequeno Moscovo destruído no conflito político/militar de 07 de junho, sublinhou que algumas habitações no bairro de ministros estão em estado de degradação que merecem uma urgente intervenção para minimizar os custos económicos nas suas reabilitações.
O ministro considera de triste e lamentável o estado atual se encontram algumas habitações, pois, realça a necessidade de dar atenção especial e ter uma visão reformista do património móvel e imóvel do Estado por constituir uma riqueza nacional. Indicando que, o reflexo de má gestão da coisa pública conduziu muitos edifícios em desabamento.
Ocante da Silva disse que vários patrimónios móveis do Estado, nomeadamente, viaturas encontram-se estacionadas no esconderijo nas oficinas privadas com chapas de matrículas trocadas na tentativa de alienação e apropriação de forma ilegal. Apontando como uma das medidas, efectuar um recenseamento nacional por forma a identificar e avaliar o valor do património de Estado Guineense. Admitindo por isso, dentro de teres meses organizar uma conferencia nacional sobre o património de Estado com vista a seguir as directrizes da UEMOA.
O Brigadeiro General Anicete Costa disse que as obras de reabilitação de Pequeno Moscovo foram suspensas devido a crispação política que se vive no país.  
O Estado guineense dispõe de património: viaturas, estradas e pontes, edifícios, campos agrícolas, granjas, rios, mares, florestas, equipamentos entre outros.

NÃO SE PODE PERMITIR ACTOS QUE CONFIGUREM NA PRÁTICA DE CENSURA


O Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) afirmou passado sábado 09 de Julho em Bissau, que não se pode permitir que haja interferência da direcção dos órgãos de comunicação social na autonomia técnica no exercício da actividade de jornalista e colocar em causa os valores e as conquistas democráticas alcançadas até aqui. 

Augusto Mário da Silva disse que não se pode permitir os actos que configurem na prática de censura nos órgãos privados e muito menos nos órgãos públicos. Porque segundo a Liga, o jornalista tem a sua autonomia técnica para se redigir a sua notícia dentro daquilo que é a linha editorial 

Em conferência de imprensa realizada para o efeito, a LGDH condena a intromissão no trabalho de jornalista, indicando que a liberdade de imprensa é uma das brilhantes conquistas democráticas. Pelo que, os guineenses devem repudiar com veemência qualquer tentativa de censura nos órgãos de comunicação social.

A Organização defensora dos direitos humanos sublinha que o jornalista tem que ter a liberdade de trabalhar com diferentes sensibilidades e não pode ser submetido escolher as entidades cujas notícias vão passar nos órgãos e manifesta-se solidaria para com os jornalistas exonerados de funções na rádio Difusão Nacional.

BACIRO DJA EM VIAGENS PARA RELANÇAMENTO DA COOPERAÇÃO POLITICA/ECONÓMICA


O Primeiro-ministro Baciro Dja deslocou  no passado domingo 10 de Julho à Togo, Benim e Burkina Faso para uma visita de cinco dias às sedes das instituições financeiras de UEMOA, BCEAO, BIS, BOAD, e BAD para o relançamento da cooperação politica/económica entre Bissau e os três países detentores dessas instituições financeiras da sub-região.

Momentos antes de deixar o país, numa curta declaração à imprensa, Baciro Dja assegurou que durante a sua digressão terá encontro com os responsáveis das referidas instituições bancarias e, é portador de uma mensagem do Chefe de Estado Guineense aos seus homólogos da sub-região.

O périplo de Baciro Dja acontece numa altura em que os parceiros financeiros da Guiné-Bissau que davam apoio ao Orçamento-geral de Estado (OGE), anunciaram recentemente o congelamento de ajudas financeiras ao país.

“DUZENTAS EM CAD MIL CRIANÇAS MORREM ANTES DE COMPLETAREM OS CINCOS ANOS NA GUINÉ-BISSAU”


O Movimento Nacional das Mulheres para a Paz e Estabilidade “Nô Bambu Guiné”, uma organização que congrega mais de cinquenta organizações femininas de base, procedeu segunda-feira em frente da sede do parlamento guineense, apresentação pública do manifesto do movimento aos órgãos da soberania da Guiné-Bissau.

No “manifesto” apresentado na voz de Iracema do Rosário Presidente do referido movimento, as mulheres apontam que os indicadores de desenvolvimento humano na Guiné-Bissau são dos piores da planeta a esperança média de vida é apenas de 54 anos, com uma das taxas de mortalidade materna das mais elevadas na sub-região e no mundo- em cada cem mil mulheres que dão a luz, setecentos e noventa morrem durante ou após o parto, duzentas em cada mil crianças morem antes de completar os cinco anos.

Ainda a organização afirma que nenhuma das metas de desenvolvimento do milénio foram atingidas na Guiné-Bissau. Por isso adverte que não é possível que os governantes continuem a ignorar os custos elevados da instabilidade e o seu impacto negativo a nível social, económico e político, assim como os riscos e ameaças de desmembramento da Guiné-Bissau enquanto Estado soberano.

Apelando aos guineenses para exigir o cumprimento dos compromissos assumidos pelos actores políticos para a aplicação de políticas publicas e de boa governação para “reverter o cenário desolador que o país vive.”

DIA MUNDIAL DA POPULAÇÃO


Sob o lema, Investir nas Raparigas é Garantir o Futuro, o mundo assinalou esta segunda-feira 11 de Julho, o dia da população.

Segundo a organização a celebração da efeméride visa alertar a importância da temática da população bem como a necessidade de encontrar soluções sustentáveis co sustentando-se nos planos e desenvolvimentos dos países.

O Palco central da comemoração da data no país, foi no sector de Buba, região de Quinara, Sul do país sob a organização do Instituto da Juventude.   

De acordo com os dados estatísticos de 2014, na Guiné-Bissau 50% das mulheres entre zero há catorze anos são vítimas de mutilação genital, 14% das mulheres utilizam metidos contraceptivos modernos e 25% das raparigas engravidam-se na adolescência. 

Os grandes problemas de descriminação estão ligados a violação sexual, casamento precoce e forçado, gravidez indesejável, mutilação genital e VH-Sida.

A celebração da data foi instituída em junho de 1987, quando a população mundial atingiu cinco milhões de pessoas.

MOVIMENTO DAS MULHERES PARA PAZ E ESTABILIDADE ENTREGA MANIFESTO AOS ÓRGÃOS DA SOBERANIA



O Movimento das mulheres para Paz e estabilidade denominado “Nó Bambu Guiné” procedeu esta segunda-feira a entrega de manifestos de indignação e desesperança a presidência da republica, assembleia Nacional Popular e ao Governo.

O acto da entrega foi presenciado pelo representante da UA, da UNIOGBIS, do embaixador de Senegal entre outros.

A margem da apresentação do manifesto, a coordenadora do movimento Nelvina Barreto disse que pretendem com esta iniciativa chamar a atenção dos políticos pela actual situação vigente, tendo sublinhado que “ vão fazer o seguimento dos manifestos junto destes órgãos de soberania afectados”.

No manifesto, as mulheres reconheceram que não se pode permitir que uma lógica de confrontos pessoais e de grupos se sobrepõe a imperiosa necessidade de concentrar energias positivas na construção de um estado de direito que promova a igualdade social.

Ainda, no manifesto, dizem que os indicadores de Desenvolvimento Humano são dos piores do planeta e com uma taxa de mortalidade materna das mais elevadas na sub-região e no mundo porque em cada cem mil mulheres que dão luz, 790 morrem ou após o parto; 200 em cada mil crianças morrem antes de completar os 5 anos.

Acrescentaram ainda que nenhumas das metas de desenvolvimento do milénio foram atingidas na Guiné-Bissau.


Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi/Conosaba/MO

ATENDIMENTOS AOS PEREGRINOS DA GUINÉ-BISSAU A CIDADE SANTA DE MECA JÁ ESTÁ EM CURSO


A comissão nacional de peregrinação aos lugares sagrados de Meca pediu aos candidatos a peregrinação 2016 que processam os seus pagamentos até o final deste mês.

Recomendação deixada, esta segunda-feira, pelo Aladje Siradju Bari, coordenador da comissão na província Leste em nome da comissão, durante uma conferência de imprensa, na sede do comissariado em Bissau.

“Acabamos o Ramadão a dias, agora estamos a preparar para irmos cumprir o quinto pilar do Islão na cidade santa de Meca, já esta aberto o atendimento aos candidatos e o número de conta do ano passado é o mesmo a ser usada deste ano, é só depositar e entregar o talão junto com os outros documentos necessários para esta viagem” disse Aladje Siradju Bari.

Aladje Siradju Bari explica que o ultimo dia de atendimento dos candidatos na sede do comissariado será no dia de “Arafat” e no dia de “Adju”, que é o dia que não deve ser perdido por um peregrino, o que corresponde o final deste mês, e assim os passaportes poderá ser levados até Dakar para receber vistos no prazo previsto.

Este responsável afirma ainda que o valor do pagamento foi fixado tendo em conta o preço da sub-região, “mas devido a situação do país os peregrinos da Guiné-Bissau vão pagar 2 milhões e quinhentos cfa, incluindo todos os reembolsos e as despesas da estadia durante os dias da peregrinação na Meca”, explicou.

Refere-se que em 2015 os fiéis muçulmanos da Guiné-Bissau não conseguiram ir a peregrinação à cidade santa de Meca, devido, a crise política que o país vivia na altura.

O alto comissariado para peregrinação aos lugares sagrados do Islão é uma célula governamental de apoio às organizações islâmicos no cumprimento deste ritual religioso que se realiza em Meca e Medina, na Arábia Saudita.

Por: Anésia Tavares Gomes/radiosolmansi/Conosaba/MO

GUINÉ-BISSAU: EXPOSIÇÕES FOCAM AVANÇO FEMININO NO DIA MUNDIAL DA POPULAÇÃO



Filinto Omar Martins.

Eventos ressaltam importância de colocar a rapariga no centro da agenda do desenvolvimento sustentável; órgão juvenil guineense reafirma que situação do grupo é "vulnerável".


A Cidade de Buba, sul da Guiné-Bissau foi palco central da comemoração deste 11 de julho, dia Mundial da População sob lema "investir nas raparigas é garantir o futuro". O ato foi promovido pelo governo guineense em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a População, Unfpa.

Atividades

Exposições de organizações de promoção feminina e oficinas temáticas sobre educação, saúde e emprego dirigidas a raparigas estiveram em destaque na região de Quinara. A ideia é ressaltar a importância de coloca-las no centro da agenda do desenvolvimento sustentável.

O evento homenageou e registou testemunho de raparigas empreendedoras, colocando em evidência a importância de se investir nelas. As melhores alunas do país também marcaram presença no ato.

Desigualdade

Em conversa com a Rádio ONU, a representante do Unfpa no país defendeu um maior investimento nas raparigas e disse ser uma forma viável de promoção do crescimento económico e combate a pobreza. Kourtoum Nacro pede igualdade de oportunidade entre rapazes e raparigas.

"Quando uma rapariga e um rapaz chegam em casa, a mãe diz à rapariga que venha ajudar na cozinha ou vá buscar agua. Tudo isso impede a rapariga de se concentrar no seu estudo, e o rapaz fica a brincar, o que lhe permite atingir o seu potencial porque tem tempo para estudar, brincar, a rapariga não".

Quando as raparigas tiverem informação, poder e autonomia, maiores são as probabilidades de concretizarem seu potencial, acrescentou a representante. O Instituto Nacional da Juventude da Guiné-Bissau é a entidade do governo diretamente ligada à organização do evento.

Juventude

O presidente do instituto falou à Rádio ONU da situação da juventude guineense que considerou "vulnerável". Filinto Omar Martins realçou o peso demográfico dos jovens na população guineense, citando o senso 2009 e pediu maior bolo no orçamento geral de Estado para a juventude.

"A dotação orçamental no orçamento geral do estado tem estado na ordem de 20 milhões de francos Cfas. Temos jovens toxicodependentes sem nenhuma instituição estatal de recuperação destes. Os jovens deficientes deparam com muita precariedade de vida".

Em alusão a mensagem sobre o Dia Mundial da População em que o secretário-geral das Nações Unidas pede apoio e investimento em meninas adolescentes, Omar Martins colocou acento tónico na assistência técnica e financeira dada pelo Instituto às organizações femininas para o efeito.

Amatijane Candé, da Rádio ONU em Bissau/Conosaba/MO

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...