Está bem assim, ou necessita de uma foto para melhor compreensão ??

Tendo a Presidência da República, em comunicado divulgado ontem, estranhado o facto de a Faculdade de Direito de Bissau não ter emitido o parecer que lhe foi por ela solicitado, divulga-se por este meio o teor literal do comunicado aprovado na reunião do Conselho Científico da Faculdade de Direito de Bissau do passado dia 27 de Janeiro com apenas uma abstenção e nenhum voto contra. Mais se informa que o comunicado anexo, além de ter sido distribuído à imprensa, foi transmitido à Presidência da República no próprio dia em que foi aprovado e pelo mesmo meio em que o referido parecer foi solicitado.


Comunicado


1. A Faculdade de Direito de Bissau recebeu nas últimas semanas múltiplas solicitações provenientes de órgãos de soberania e de outras instituições para emitir o seu parecer sobre as questões jurídico-constitucionais suscitadas pela crise política que o país atravessa;

2. A Faculdade de Direito de Bissau encarou sempre com normalidade essas solicitações, tendo em conta que a prestação de serviços jurídicos à comunidade constitui um dos seus fins estatutários, e nesse quadro é seu dever contribuir para uma correta interpretação e aplicação da Constituição e demais legislação vigente na Guiné-Bissau;

3. Aliás, ao longo dos seus vinte e cinco anos de existência a Faculdade de Direito de Bissau foi por diversas vezes chamada a prestar auxílio jurídico ao Estado e às organizações internacionais que com ele cooperam, o que sempre fez no seu firme propósito de promover a construção e a consolidação de um Estado de Direito democrático na Guiné-Bissau;

4. Sucede, no entanto, que a presente crise política atingiu um ponto de conflito institucional entre os próprios órgãos do Estado, e entre os partidos políticos nele representados, que desaconselham doravante intervenções avulsas da Faculdade de Direito de Bissau;

5. Com efeito, o clima político que se vive actualmente inviabiliza que qualquer parecer que venha a ser emitido pela Faculdade de Direito de Bissau seja percepcionado pelas partes em conflito, e pela sociedade guineense em geral, como uma opinião jurídica isenta, mesmo que assente numa análise estritamente objectiva do direito, como não poderia deixar de ser;

6. Enquanto instituição pública que é - e sem prejuízo da liberdade individual dos seus membros para assumirem pessoalmente as posições que entenderem - a Faculdade de Direito de Bissau tem o dever de preservar a sua neutralidade política e a sua imparcialidade perante o referido conflito, pelo que deve evitar que a sua intervenção a pedido de qualquer uma das partes contribua para agravar ainda mais a crise e não para resolvê-la;

7. A Faculdade de Direito de Bissau manifesta, no entanto, a sua total disponibilidade para contribuir para a superação da crise política que o país atravessa, nomeadamente através da busca das soluções jurídicas que se revelarem adequadas a esse efeito, desde que essa intervenção – mediadora ou arbitral - seja desejada pelo conjunto dos órgãos de soberania e aceite pelos principais partidos políticos neles representados;

8. A Faculdade de Direito de Bissau recorda, no entanto, que o Direito é meramente instrumental em relação à superação da crise e não substitui o prévio acordo político a que necessariamente os referidos órgãos e os partidos nele representados tem de chegar para que se alcance a paz e a estabilidade política indispensáveis ao desenvolvimento da Guiné-Bissau e ao bem estar do seu povo.

Bissau, 27 de Janeiro de 2016

O Conselho Científico da Faculdade de Direito de Bissau
 
 

 

Festa de N’turudu: JARDIM “DAROSA” VENCE CARNAVAL INFANTIL E LEVA QUATROCENTOS MIL FCFA COMO PRÉMIO

image


O Jardim “Darosa” é o grande vencedor do desfile do Carnaval Infantil 2016 na categoria de jardins, realizado  em Bissau, 05 de Fevereiro, e recebe um envelope de quatrocentos mil francos CFA. A “Escola Nova Dewey” foi o vencedor do carnaval infantil na categoria das escolas primárias e recebe também o mesmo montante.
O Jardim “Nossa Senhora de Fátima” conquistou a segunda posição e receberá o prémio de 250 000 francos CFA e na terceira posição está o Jardim “Bolanha” e receberá a soma de 150 000 francos CFA.
O Secretário Estado da Juventude, Cultura e dos Desportos, testemunhou o concurso e considerou de positivo o carnaval infantil. Francisco

Carnaval di N’turudu: GRUPO “NETOS DE BANDIM” VENCE DESFILE DE BISSAU


image

O grupo cultural “Netos de Bandim” venceu este sábado, 6 de janeiro, o concurso de desfile carnavalesco do Sector Autônomo de Bissau (SAB) edição 2016, com 19 pontos, levando prémio num valor de um milhão de francos CFA.
Além do prémio, “Netos de Bandim” garantiram também a participação no desfile nacional de Carnaval que terá lugar amanhã dia 8 de janeiro, sob lema “Resgate e valorização da cultura – Guiné-Bissau terra de N’turudu”.
Chão de Papel Varela e Sintrense Unido seguem igualmente para o desfile nacional, ambos somaram 18 e 16 pontos respectivamente no concurso de Bissau, recebendo a soma de 750 mil e 500 mil francos CFA tangente aos lugares do segundo e terceiro classificado.
O desfile da capital contou com sete grupos, no qual  o grupo “Jovens Unidos” foi desqualificado devido a insuficiência dos membros [mínimo de cinquenta elementos para desfilar num grupo].
Os grupos participantes exibiram as danças tradicionais que compõem o mosaico cultural guineense, nomeadamente bailes das etnias Felupe, Fula, Bijagó, Balanta, Mandinga e Papel, testemunhou a equipa de reportagem do Jornal O Democrata. Nota-se igualmente muitos N’turudus (máscaras) em cada grupo que desfilava, espelhando o lema do carnaval deste ano.
O Secretário de Estado da Juventude, Cultura e dos Desportos, Conduto de Pina considera de “espetáculo” aquilo que assistiu como desfile dos diferentes grupos.
“Fiquei satisfeito com o desfile de SAB, mas sabemos que maior desafio é na segunda-feira [8 de janeiro], onde aproveito para convidar todos os citadinos para marcarem as suas presenças, porque este carnaval de N’turudu ficará na história de todos os carnavais ao longo dos 40 anos”, lança o governante.
O presidente da Comissão Nacional Organizadora do Carnaval 2016, António Spencer Embaló disse que viram o N’turudu. “A Comissão lançou um desafio e os grupos responderam positivamente com o lema escolhido para a maior manifestação cultural da Guiné-Bissau”.
Na categoria das máscaras (NTURUDUS), a máscara número 92 é vencedor com 16,4 pontos receberá como prémio 350 mil francos CFA, surge na segunda posição o N’turudu número 43 com 15, 5 pontos leva uma soma de 300 mil francos e número 90 com 15 pontos recebe 250 mil francos CFA.
De referir que concurso de desfile do SAB foi realizado na Avenida Combatentes da Liberdade da Pátria, de cruzamento do Hotel Ledger Plaza (ex-Hotel Líbia) com o palco central frente à Diocese de Bissau.
Bubaque realizou seu desfile regional ontem, e vai se juntar a oito grupos regionais mais os três apurados em Bissau, para o concurso nacional de amanhã.
 image image image image image

JOSÉ MÁRIO VAZ LAMENTA AUSÊNCIAS NO ENCONTRO PARA SOLUCIONAR CRISE POLÍTICA


O Presidente da República da Guiné-Bissau lamentou NO PASSADO DIA 5/2/2016 as ausências do PAIGC e da mesa do Parlamento no terceiro encontro que promoveu para solucionar a crise política no país, anunciou em comunicado.

"O chefe de Estado lamentou as duas ausências, numa altura em que o país requer os esforços de toda a sociedade, particularmente dos actores políticos e sociais, para emergir desta crise", refere-se no documento.

O presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, e o presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá, já tinham comunicado esta semana que não concordavam com o facto de um grupo de 15 deputados expulsos do hemiciclo ter assento nos encontros.
Mas como o PR insistiu a não reformular a mesa do encontro o presidente do PAIGC e o presidente do parlamento decidiram simplesmente não comparecerem ao encontro.

COMUNICADO




TIMOR LESTE PROMETE APOIAR A GUINÉ-BISSAU COM 500 MIL DOLARES AMERICANOS


Image result for bandeira de timor lesteA República do Timor-Leste desbloqueou esta sexta-feira 250 mil dólares cerca de 150 milhões de francos cfa, dos 500 mil dólares destinados para a consolidação do diálogo e reconciliação na Guiné-Bissau.
O acordo foi assinado esta sexta-feira na sede do parlamento guineense entre a parte os membros da comissão e o representante da Agência de Timor-Leste em Bissau.
A Comissão para a Reconciliação foi criada em 2010, interrompida os trabalhos pelo golpe de estado de 2012 e veio ser retomado em 2015 pelos membros da mesa da Assembleia Nacional Popular com os mesmos propósitos.

MIL E CENTO E SEIS AGENTES PARA ASSEGURAMENTO DO CARNAVAL


O Comissario Nacional da Policia da Ordem publica anúncio esta sexta-feira que 1106 agentes foram mobilizados para asseguramento do carnaval 2016 ao nível nacional.
Por isso, Armando Nhaga apelou aos carnavalescos para se manifestarem com civismo absterem de actos e objectos que possam por em causa a maior festa cultura do país.
O Responsável policial advertiu aos manifestantes, quem for apanhado a tentar perturbar a manifestação será aplicado medidas adequadas por forma a garantir a tranquilidade aos manifestantes.
Apesar da crise politica instalada no país sem solução a vista, nas barracas o ambiente é de convívio. Tudo a venda menos a vida.

INICIOU O CARNAVAL 2016 SOB O LEMA “GUINÉ-BISSAU TERRA DE NTURUDU” 
“Guiné-Bissau Terra de Nturudu” é o lema escolhido para o carnaval 2016.
A ponta pé de saída da maior festa cultural do país teve lugar esta sexta-feira, na Avenida Pansau Na Isna em Bissau, apenas para a camada infantil, também conhecido como carnaval infantil, com destaques aos desfiles das escolas e jardins da capital.
A escola No va Dowe foi a grande vencedora com 17 pontos, no 2º lugar vem Amizade cu armas com 16 valores e na 3ª posição foi ocupada pela escola Lassana Cassamá.
Ao nível dos jardins, o jardim da Rosa consagrou o 1º lugar com 18 pontos, 2º lugar Nossa Senhora de Fátima com 17 e no 3º lugar está jardim bolanha com 16 valores.

ONDE ESTÃO A VONTADE POLÍTICA E INTERESSES DO POVO QUE O PAIGC DIZ DEFENDER?



O encontro convocado pelo Presidente da República, José Mário Vaz para busca de solução para a crise política que o país vive há meses, ficou adiado para o dia 10 de Fevereiro corrente. O mesmo começou, mas não teve uma decisão final, porque o PAIGC e a Mesa da ANP ausentaram sem apresentar qualquer justificação.

O PRS, representada pelo seu Secretário-Geral, Florentino Mendes Pereira e mais dois altos dirigentes do partido e demais outras forças convocadas compareceram e a discussão girou novamente a volta dos temas mais candentes:

A expulsão dos deputados e os pareceres apresentados pelos constitucionalistas portugueses, Vital Moreira e Jorge Miranda. Tais pareceres foram explícitos ao revelarem que, a Comissão Permanente da ANP não tem competências para expulsar os deputados. Os dois constitucionalistas esclareceram ainda que, as reuniões das Comissões Permanentes são realizadas no intervalo das legislaturas e não das sessões plenárias como aconteceu. Este dispositivo referido pelos dois constitucionalistas, pode ser encontrado no art. 95º da Constituição da república da Guiné-Bissau.

No Parecer os dois esclareceram igualmente que, se a Comissão Permanente tivesse as competências que agora tenta exercer, podia em qualquer momento tirar o deputado, sempre que o posicionamento não lhes convir.

Outro elemento revelado pelos dos catedráticos portugueses, é o período de funcionamento da Comissão Permanente. Para além de ser no intervalo das sessões legislativas, também aquele órgão funciona só em caso da dissolução da Assembleia Nacional Popular.

Este posicionamento de Vital Moreira e Jorge Miranda coincidiram com a posição que o PRS vem defendendo. Isto é, a ilegalidade dos actos cometidos por Cipriano Cassamá ao expulsar deputados que o PAIGC expulsou como militantes.

Florentino Mendes Pereira disse a saída do encontro com o Presidente da República que o PRS foi ao Palácio para manter a sua posição de respeitar as instituições e lutar pela verdade. Disse que o posicionamento do PRS não tem nada a ver em ser favor dos 15 ou contra, mas sim na defesa da aplicação das leis existentes na República da Guiné-Bissau. Segundo ele, se o PRS deixar passar este claro atropelo a lei, por parte da Comissão Permanente, significa que, qualquer dia, aquele órgão pode expulsar um deputado do PRS e ficarem conformados.

O partido vai continuar a responder as chamadas do Presidente da república, sempre que estiverem em causa, os interesses nacionais.

Gabinete de Comunicação do PRS

PAIGC E ANP BOICOTAM ENCONTROS DO DIALOGO DO PRESIDENTE DA REPUBLICA


Sem sucesso assim terminou esta sexta-feira dia 04, o terceiro encontro de diálogo promovido pelo Presidente da Republica José Mário Vaz.
Em causa, as delegações do PAIGC e da assembleia Nacional Popular não estiveram presente no encontro no palácio da república.
Os libertadores e os membros da mesa da ANP, justificam a decisão que estariam no encontro pessoas que não representam nenhuma instituição do país. Isto mesmo disse à Imprensa o Secretário-geral do PAIGC.
Florentino Mendes Pereira chefe da delegação do PRS sublinhou que a ausência registada é uma demonstração clara que as duas partes não estão interessadas ao diálogo.
Baciro Dja em representação dos 15 deputados expulsos do partido anunciou que poderão retomar os trabalhos na quarta-feira considerando triste a ausência do PAIGC e ANP.
Os representantes da Comunidade Internacional remeteram-se em silencio total.
A cada passo que os políticos fazem neste país, constitui um sinal de instabilidade cronica a crise e aos cidadãos desse povo sofredor.

«TURISMO GUINÉ-BISSAU» O PARAÍSO DOS BIJAGÓS TEM UM NOVO ENCANTO – DAKOSTA ISLAND BEACH CAMP



Um lugar exótico e encantador, que fica situado na ilha de Bubaque , à beira de praia de Bruce, cujo investimento  é de   um Cidadão Guineense Adelino da COSTA, empresário de sucesso em New York, Estados Unidos , dono de uma rede de ginásios Punch fitness –  punchfitness.com eleito New York Magazine "Melhor Kickboxing Ginásio de 2010", noticia em vários jornais de relevo  em New York , PUNCH é verdadeiramente um centro que reúne os lutadores mais bem sucedidos de hoje. Homens e mulheres mais bem sucedidas do mundo se juntar com e adotar os ensinamentos de Da Costa de profissionais, lutadores de MMA internacionais que vão de África, Ásia, América e Europa.

Acima de todas lutas e sucessos em busca de crescimento nos seus  negócios, Da Costa nunca abandonou as lembranças da sua origem Guiné-Bissau . Em 2008 ele fundou a Punch Out Poverty (Soco na pobreza), cuja missão principal é ajudar no desenvolvimento sustentável e preservação das comunidades individuais ou "Tabanka" na Guiné-Bissau.

DESTA VEZ “DEU UM SOCO BEM DURO NAS NOSSAS CONSCIÊNCIAS “ , SIM , NESTE PRECISO MOMENTO EM QUE O MUNDO E O POVO GUINEENSE TÊM DÚVIDAS...ELE NÃO DÚVIDA NO FUTURO DA SUA TERRA. DERROTOU O PESSIMISMO E, SIMPLESMENTE INVESTIU MILHÕES E MILHÕES CRIANDO ESTE AUTÊNTICO PARAÍSO NOS BIJAGOS.

DAKOSTA ISLANDS BEACH CAMP –  é uma aposta no ecoturismo, um complexo turístico em pleno ar livre em perfeito harmonia com a natureza onde os olhos de renascimento espiritual vêm a história de cultura e tradição Guineense narrada ao ar livre (um museu nunca existente em pleno ar livre ) COSTA disse isto (tomem nota nossos governantes ) :
- “ SE NÔ KA PLANTA GOSSE SEMENTE DE BEM NA SOL DE QUARESMA, NÔ KANA BIN TENÉ SOMBRA DE AMANHÃ “ (se não plantarmos o semente de bem no sol de quaresma , não teremos sombra  amanhã ) ;
Disse ainda isto (Tomem nota Cidadãos do mundo ):
“SUCESSO DE UM INDIVÍDUO AMANHÃ, DEPENDE MUITO DO TRABALHO DURO/ARDUO HOJE"-Adelino da Costa
EIS AQUI O QUE CONTÉM ESTE MÁGICO COMPLEXO TURÍSTICO, DAKOSTA ISLANDS BEACH CAMP tem :
Ø  30 bangalôs/quartos  individuais e familiar;

Ø  Um museu ao ar livre sobre as riquezas culturais e tradições Guineense  (máscaras, estátuas que remontam as histórias de diferentes etnias Guineenses, pintura , bumbulum , rede tradicional de pesca , caçarola sobre 3 pedras ...etc ) ;

Ø  Campismo ao ar livre à poucos metros de água de praia com 10 tendas no chão e 10 tendas suspensas no ar (já existentes no local, não é preciso levar ) ;

Ø  Um Jardim/espaço verde com palmeiras, Polón,  coconetes, plantas tradicionais , um espaço rico em biodiversidade à ser reconhecido brevemente por IBAP ;

Ø   Um palco ao ar livre  na areia para demonstração cultural (músicas, danças , teatro, etc )

E muito mais...

FAÇA JÁ A SUA RESERVA:
Por Telefone : 00245 96 697 80 66
Por e-mails:  getinfo@dakostabc.com

DAKOSTA ISLANDS BEACH CAMP







GERALDO MARTINS INTERCEPTADO DE VIAJAR PARA LISBOA NO AEROPORTO DE BISSAU


Geraldo Martins, ministro da Economia e Finanças da Guiné-Bissau foi interceptado na sexta-feira, 05 de janeiro, no aeroporto Internacional Osvaldo Vieira de Bissau, impedido de viajar para Lisboa.
Segundo as fonte, a decisão veio do procuradoria-geral da Republica, que supostamente relacionada com a última audiência do governante na Vara Crime dessa instância judicial do país.
De acordo ainda com as fontes, o desacato ao ministro, foi presenciado por alguns fotógrafos com propósito único de publicar as imagens por forma a tornar público a humilhação do membro do Governo de Carlos Correia.  
Recordamos que, Geraldo Martins foi ouvido a 26 de janeiro deste ano pelo ministério público, audição que o governante considera de “muito estranho e suspeito.”
O governante é acusado de extravasara as suas competências atribuindo despesas com valores superiores não estabelecidos na lei aos alguns funcionários públicos e Combatentes da Liberdade da Pátria para tratamento médico no estrangeiro.
Facto que o ministro disse ter agido: “Hora o Ministro da Economia e Finanças agiu de forma legal no estrito cumprimento da lei e das suas competências. Porque não há nenhuma norma que define que o qual, é o montante que deve ser atribuído ao flano ou beltrano. Nós atribuímos montante de acordo com caso a caso.” Disse o ministro.
Geraldo Martins denuncia à imprensa que nos últimos tempos o Ministério da Economia e Finanças tem sido incomodado muito pelas denúncias de algumas instituições estranhas só pelo facto de terem solicitados auditorias ao FOMPI e relatório sobre acusações do PR ao Governo. Por isso considera o caso de estranho e tentativas de perturbação, porque segundo o ministro, só com ele começa o processo e todos os ministros de Finanças que passaram nas finanças autorizaram as mesmas despesas até com valores superiores a seu.
O membro Governo adiantou na altura estar com consciencial tranquila. “A única coisa que eu posso dizer aqui hoje, é que tenho uma ficha limpa. E muitos daqueles que me acusam hoje, não podem olhar nos olhos do povo da Guiné-Bissau, e fazerem a mesma afirmação. Conclui Geraldo Martins.

NA GUINÉ-BISSAU, 45% DE MULHERES E MENINAS SOFRERAM MUTILAÇÃO GENITAL


6 de fevereiro marca o Dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina; prática é reconhecida internacionalmente como uma violação dos direitos humanos das meninas e mulheres. Foto; ONU/Marco Dormino

Unicef revela que 200 milhões sofreram o procedimento em 30 países; líder do parlamento infantil guineense apela à mudança de mentalidade tendo em conta as consequências da prática; 6 de fevereiro é o Dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina.

A Guiné-Bissau está entre os 30 países mais destacados no estudo Mutilação Genital Feminina/Excisão: Uma Preocupação Global. Segundo a pesquisa, lançada esta sexta-feira, 200 milhões de mulheres e meninas dessas nações sofreram a prática.

O número exato no mundo ainda não é conhecido, mas África e Ásia têm 29 países onde a mutilação genital feminina está concentrada com 125 milhões de pessoas que passaram pelo procedimento.

Mulheres e Meninas

O estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, revela que a Guiné-Bissau tem 45% de mulheres e meninas com idades entre 15 e 49 anos que passaram pela prática entre 2004 e 2015.

Falando à Rádio ONU, em Nova Iorque, a presidente do Parlamento Nacional Infantil da Guiné-Bissau, Nela Mantija, contou que a esperança da nova geração do seu país é que a mutilação genital feminina seja banida.

“Diante do Século 21, a gente tem que saber qual é o prejuízo que esta prática traz. Nós, como organização que trabalha para o bem-estar das crianças e da juventude, fazemos campanha de sensibilização. É preciso mudar de mentalidade porque esta prática tem uma consequência terrível. É muito prejudicial à saúde. Temos oportunidade de ver como se faz esta mutilação genital feminina, é horrível e muito frio. A gente tem que mudar de mentalidade e começar a pensar nas consequências que esta prática tem.”

Casos de Excisão

O país lusófono ocupa o 12º lugar da lista dos casos de excisão ocorridos nos últimos 11 anos, que é liderada pela Somália com 98% de meninas e mulheres. Seguem-se a Guiné Conacri com 97% e o Djibuti com 93%.

O relatório destaca que oito em cada 10 guineenses que ouviram falar da excisão defendem o fim do procedimento, que envolve remover uma parte ou todo o órgão genital feminino externo. Também estão incluídas práticas que lesam o órgão por razões não médicas.

Este sábado, 6 de fevereiro é assinalado o Dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina. A prática é reconhecida a nível internacional como uma violação dos direitos humanos das meninas e mulheres.

Desde 2008, mais de 15 mil comunidades e subdistritos de 20 países declararam publicamente o abandono do procedimento.

Progressos

O estudo revela haver uma desaprovação generalizada da mutilação genital, que inclui dois terços de rapazes e homens. Mas o Unicef sublinha que a taxa global dos progressos não é suficiente para acompanhar o crescimento da população.

A agência realça que se as tendências atuais continuarem, o número de meninas e mulheres submetidas ao procedimento deverá aumentar de forma significativa nos próximos 15 anos.

O Unicef advoga o fim da prática em todo o mundo junto ao Fundo da ONU para a População, Unfpa.

Fim da Prática

A agência revela que com a inclusão de um alvo na eliminação da mutilação genital feminina nas metas de Desenvolvimento Sustentável até 2030, o empenho internacional para o fim da prática é mais forte do que nunca.

Os dados apontam que meninas de 14 anos representam 44 milhões de pessoas que sofreram a prática. A maior prevalência nessa idade está na Gâmbia com 56%, seguida da Mauritânia com 54%. Na Indonésia, cerca de metade das meninas com menos de 11 anos teriam sofrido o procedimento.

Em grande parte dos países, a maioria das meninas foi submetida à mutilação genital antes dos cinco anos. O estudo aponta que há mais 70 milhões de meninas e mulheres submetidas à prática em relação ao que se previa em 2014.

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...