Manter Sempre Informado Sobre tudo que passa no nosso Bairro, na Guiné e além fronteira
COMUNICADO DO PAIGC
O Secretariado Nacional do PAIGC vem por este meio manifestar publicamente o seu inequívoco repúdio pelas posições que algumas formações políticas têm vindo a assumir, numa clara tentativa de distorcer os factos que têm marcado a forjada crise política que o país enfrenta e moldar uma opinião pública guineense e internacional a favor dos seus interesses.
Causa profunda estranheza, o facto da Direcção Superior de partidos políticos com importante representação parlamentar tentarem escamotear a verdade dos factos acusando o PAIGC de ser o obstáculo no processo da procura de solução consentânea com o problema que o país enfrenta.
Surpreende, com efeito, ao PAIGC, ver toda uma Direcção que sempre mereceu o seu respeito e consideração alinhar-se na estratégia da multiplicação de declarações desprovidas da verdade e desviastes do caminho da solução para o problema real que urge de facto solucionar.
Esta atitude parece forçar o esquecimento da responsabilidade acrescida dessas entidades no panorama político nacional e em especial na actual conjuntura política, facto que o PAIGC lamenta profundamente e procurará superar enquanto partido libertador e força política com maior expressão nacional, alertando para a imperiosa necessidade de se elevar as acções à altura da responsabilidade que a cada um incumbe.
Os partidos políticos em geral, mas especificamente os com importante representação parlamentar devem reconhecer a ANP como espaço privilegiado para o debate político, sendo ainda o epicentro da evocada crise prevalecente. É por isso curioso, ou talvez não, que essas formações políticas não procurem ali a solução para o problema, e a busca de viabilidade no âmbito dessa instituição, onde o seu contributo seria então de primordial importância.
Actuar doutra forma, tal como se tem registrado por parte de algumas formações políticas, coloca a nu ambições desmedidas de branquear o jogo democrático ao esperar governar sem ganhar eleições, transferir para outras instâncias as nossas responsabilidades, promover a política do boicote e da ausência tentando paralisar as estruturas da ANP, nomeadamente as reuniões da Mesa, a Conferência de Líderes e da Comissão Permanente.
Esta atitude revela não só uma deliberada e intencional omissão dos sagrados princípios de separação de poderes, delineada no nosso modelo político-constitucional, como leva à conclusão de que não se está minimamente interessada numa solução que salvaguarde os resultados eleitorais, a legítima vontade do povo, ou eventualmente num resultado que se enquadra com o espírito de uma sã convivência democrática.
O PAIGC faz jus à sua estatura de partido responsável e democrático e convida uma vez mais às forças políticas, sobretudo as com representação parlamentar, a repensarem a sua posição e juntarem-se ao PAIGC, como no passado recente, na busca de uma solução que privilegie em primeira e última análise os interesses superiores do Estado da Guiné-Bissau e do povo guineense.
A única via para se conquistar o poder em democracia é pela via das eleições. O debate de ideias e o exercício contínuo do contraditório assim como a produção dos consensos possíveis, são a força motriz da democracia e devem ser praticados, salvaguardados e promovidos.
Só a verdade e nada mais do que a verdade poderá conduzir os guineenses à paz, ao desenvolvimento e ao progresso.
Este é o desígnio do PAIGC e esse será sempre o empenho da sua actual Direcção Superior.
Bissau, 19 de Fevereiro de 2016
O Secretariado Nacional do PAIGC
«INFORMAÇÃO» VISITA DA SECRETÁRIA DE ESTADO DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E COMUNIDADES DA GUINÉ-BISSAU À PORTUGAL, FRANÇA, ESPANHA E REINO UNIDO
Drª Suzi Carla Barbosa
REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU
Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e Comunidades
Secretaria de Estado da Cooperação Internacional e Comunidades
Gabinete da Secretária de Estado
A Secretária de Estado da Cooperação Internacional e Comunidades, Drª Suzi Carla Barbosa, deslocar-se-á a Portugal, Espanha, França e Reino Unidos para uma visita de contato com a Comunidades guineenses residentes e autoridades desses países, nomeadamente os seus homólogos para junto com estas autoridades, discutir questões relativas à integração da comunidade guineense nesses países.
A missão terá lugar de 26 de fevereiro a 10 de março de 2016.
A Missão visa conhecer as dificuldades dos emigrantes guineenses nesses países no aspecto de integração social e politica, partilhar com a comunidade guineense, Missões diplomáticas da Guiné-Bissau e autoridades desses países sobre a estratégia de reforma da Diáspora guineense a ser implementada ainda este ano. Esta estratégia inclui o recenseamento dos emigrantes, possível constituição de um Conselho das Comunidades, Programa de combate a emigração ilegal e criação de um Fundo de solidariedade de apoio à Diáspora.
A nível da cooperação, a missão procurará intensificar os níveis de cooperação entre a Guiné Bissau e esses países, no âmbito do plano estratégico operacional Terra Ranka.
Dr. Bacar Queta
Tec. Superior da SECIC
Proposta de Programa
Da Missão de Sua Excelência Senhor Secretária de Estado da Cooperação Internacional e Comunidades
PORTUGAL
26/02/2016:
· Chegada a Lisboa – Encontro com a Missão Diplomática em Portugal
27/02/2016:
· Encontro com a comunidade guineense em Lisboa
· Almoço com a comunidade guineense em Lisboa
· Visita a bairros de residência da comunidade guineense
28/02/2016:
· Encontro com a comunidade guineense no Porto e dirigentes associativos (se possível)
29/02/2016:
· Reunião com a Secretária de Estado da Cidadania e Igualdade,
Drª Catarina Marcelino às 16h.
· Encontro com Dr. Pedro Calado, Alto-comissário para as Migrações (se possível prévio encontro com a Secretária de Estado)
01/03/2016:
· Reunião com a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros -11h
REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU
Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e Comunidades
Secretaria de Estado da Cooperação Internacional e Comunidades
Gabinete da Secretária de Estado
Proposta de Programa
Da Missão de Sua Excelência Senhor Secretária de Estado da Cooperação Internacional e Comunidades
ESPANHA
01/03/2016:
· Chegada ao final do dia
· Encontro com a Missão Diplomática em Madrid
02/03/2016: (Acompanhada pelo Embaixador de Espanha na Guiné-Bissau)
· Visita de cortesia a Sua Excia. Secretário de Estado da Cooperação –MAEC ou
· Director-Geral para Magreb, Africa, Mediterrâneo e Médio Oriente
· Almoço
· Encontro com a comunidade guineense residente – 19h
03/03/2016:
· Partida – 09h15 / Chegada a Almeria -10h30
· Visita de cortesia à Sub-Delegação do Governo de Andalucia -12h
· Vista de cortesia ao Presidente de Junta de Freguesia de Roqueta del Mar – 14h
· Almoço com Deputado Roberto Bacca, em Roqueta del Mar – 15h30
· Encontro com a comunidade guineense residente em Roqueta del Mar –18h
· Regresso a Madrid, no último voo
04/03/2016: (Acompanhada pelo Embaixador de Espanha na Guiné-Bissau)
· Almoço com Secretário de Estado dos Assuntos Exteriores da Espanha –13h
· Partida para Paris à noite
20 DE FEVEREIRO DIA INTERNACIONAL DAS ALFANDEGAS
Foi Comemorado 20 de Fevereiro, dia Internacional das Alfandegas. O palco central da celebração desta efeméride no país, foi na povoação de Safim sob o lema: “Alfandegas Digitais na Integração da Tecnologia de Informação e Comunicação”.
No ato, o director-geral de Alfandegas exortou aos aduaneiros e a população em geral no sentido de lutar contra a evasão fiscal.
Francisco Rosa Cá, esclareceu que, o ano económico das alfândegas terminou com êxitos, por isso, os alfandegários não podem desperdiçar as oportunidades, trabalhar atropelando as leis porque segundo disse, a era é de arrecadação de receitas e facilitar as transacções económicas.
Evasão Fiscal na Guiné-Bissau constitui um metido manhoso perpetrado pelos alguns empresários e comerciantes do sector privado guineense, com vista a salvaguardar os seus produtos e empreendimentos hoteleiros no país.
PR GUINEENSE RECEBE PROPOSTAS DIVERGENTES DOS PARTIDOS POLÍTICOS
O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz encontrou-se com os actores políticos em separado na passada sexta-feira, 19, na tentativa de encontrar uma solução à crise política que dura desde Agosto de 2015.
No final dos encontros, o presidente do PAIGC, no poder, Domingos Simões Pereira disse que o seu partido defende a "a observância das leis e o diálogo" e que José Mário Vaz "não deve sentir-se pressionado por quaisquer interesses que não sejam a observância das leis e o funcionamento das instituições".
Por seu lado, o principal partido da oposição, o Partido da Renovação Social (PRS), através do seu secretário-geral Florentino Pereira, apontou as baterias para a Assembleia Nacional Popular (ANP) porque, defende, a crise será resolvida se os 15 deputados "expulsos ilegalmente retomarem os respectivos lugares".
Por sua vez, Soares Sambu, em nome dos deputados expulsos, revelou ter tido ao Presidente da República que o grupo irá fazer tudo, "custe o que custar", para defender o mandato.
A mesa da ANP não foi recebida pelo chefe de Estado por ter chegado atrasada à Presidência da República.
voaportugues.com/conosaba
MINISTROS DO COMÉRCIO DA CPLP REÚNEM-SE EM DÍLI
Ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros e
Porta-voz Oficial do Governo de Timor-Leste
Os delegados à II Reunião dos Ministros do Comércio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa [CPLP]chegam amanhã, dia 20, a Díli. A reunião realiza-se hoje de 22 a 24 de fevereiro, para abordar assuntos como perspetivas de diversificação económica, participação nos mercados globais, apoio ao setor privado e impacto da crise financeira provocada pelos baixos preços do petróleo e do gás. Estarão representados os membros da CPLP, como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Como observadores associados, estarão igualmente presentes delegados da Geórgia, Japão, Maurícia, Namíbia, Senegal e Turquia, a que se juntam convidados regionais, como a Austrália, Indonésia, Singapura e Vietname.
Durante este exercício da Presidência Rotativa da CPLP, Timor-Leste tem promovido a parceria entre os membros do grupo e as suas respectivas regiões, para tirar partido de oportunidades de negócio num âmbito mais vasto. Timor-Leste funciona como uma ponte estrategicamente localizada para os mercados da Ásia e Pacífico.
O Ministro do Comércio, Indústria e Ambiente, Constâncio Pinto, afirmou que "a Reunião Ministerial da CPLP beneficiará tanto Timor-Leste como os outros membros, porque visa aumentar as trocas e favorecer o estabelecimento de laços de negócio dentro da CPLP e com mercados mais amplos". Em janeiro deste ano, durante a preparação para esta reunião, foi assinado um acordo de cooperação entre o Ministério do Comércio, Indústria e Ambiente de Timor-Leste e a União de Exportadores da CPLP. As actividades de cooperação aí definidas levarão à criação em Timor-Leste do primeiro laboratório de certificação de produtos – requisito indispensável para o crescimento das exportações – e o desenvolvimento de uma "incubadora de negócios", para apoiar a qualificação dos jovens empresários timorenses. Entre 25 e 27 de fevereiro, terá lugar o I Fórum Económico Mundial da CPLP, que reunirá empresários, não só lusófonos, mas de todo o mundo, o que abre várias oportunidades de negócio em Timor-Leste e na região.
O Porta-Voz do Governo, Ministro de Estado Agio Pereira, observou que "a próxima reunião de Ministros do Comércio da CPLP, seguido do Fórum Económico Global da CPLP, tem como objectivo desenvolver projectos empresariais, estimular o sector privado, promover parcerias e facilitar transferências de tecnologia e conhecimento. Todas estas áreas são de importância vital para o crescimento económico sustentável e diversificado que procuramos em Timor-Leste." FIM
Díli, 19 de fevereiro de 2016
Agio Pereira +670 77045002 agio.pereira@cdm.gov.tl govtlmedia@gmail.com www.timor-leste.gov.tl
ANTIGO ASTRO GUINEENSE, AMADU NOGUEIRA PINTO SAMBÚ PONDERA AVANÇAR COM CANDIDATURA À FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DA GUINÉ-BISSAU
Natural de Mansoa, Guiné-Bissau, Amadu Nogueira Pinto Sambú foi jogador Internacional pela selecção da Guiné, e, representou vários clubes em Portugal e teve a sua passagem no Qatar Sport Club (Ásia) na época 1995/1996 e 1997/1998.
Nogueira Pinto Sambú, uma das maiores figuras do futebol guineense, admitiu hoje em declarações telefónicas ao editor do 'Blogue Conosaba do Porto' Pate Cabral Djob que poderá candidatar-se à presidência da Federação de Futebol Guineense. "É o mais provável...estou a pensar na minha candidatura nas próximas eleições, e se for, vou levar a minha candidatura até ao fim", afirmou o antigo astro guineense
Neste momento encontra-se na Guiné-Bissau ligada a várias estruturas de Futebol do país e inclusive a sua própria escola de formação. Inconformado e descontente com a forma como o desporto em geral e futebol em particular está a ser gerido e conduzido pelas pessoas que desconhecem do futebol, resolveu contactar várias pessoas conhecedoras do futebol e antigos jogadores na sua candidatura para Federação de Futebol da Guiné-Bissau, com o objectivo último de resgatar o futebol do nosso país na difícil situação a que se encontra.
Experiencia Profissional
1983-1984 – Começou a jogar nos Balantas de Mansoa – Guiné-Bissau
1984-1986 – Sport Bissau e Benfica
1984-1998 – Foi jogador (avançado) da Seleção Nacional
1986-1987 – Mira Alariba em Portugal
1987-1988 – União de Coimbra em Portugal
1989 – 1990 – FC do Porto em Portugal
1990 – 1993 – Gil Vicente em Portugal
1993 – 1995 – FC de Maia em Portugal
1996 – FC União de Monte Mor em Portugal
1996 – 1997 – Al-Rabi Sport Clube em Qatar \ Ásia
1997 – 1998 – Qatar Sport Clube em Qatar \ Ásia
1998 – Voltou a representar FC União de Monte Mor em Portugal
1999 – 2001 – FC de Nacional da Madeira em Portugal
2001 – FC de Trofenses em Portugal
2001 – 2002 – FC de São Vicente de Madeira em Portugal
2002 – 2003 – Seixal FC em Portugal
09 De Março de 2012 em Bissau fundou uma Associação ‘Academia de Futebol Anopisa & Amigos’ (Escola Profissional de Futebol), e Diretor Executivo da mesma organização em Bissau e nas Regiões.
2006 – 2012 – Agente FIFA (Futebol)
Maio 2012 – Vice-Presidente para Desenvolvimento de Futebol na Guiné-Bissau (Membro da Federação)
O antigo Jogador da Seleção da Guiné-Bissau frisou que tem a seu favor a experiência como futebolista e o cargo que exerceu como Vice-Presidente para Desenvolvimento de Futebol na Guiné-Bissau.
Alguns projectos:
"Se a minha candidatura for avante, e se ganharmos as próximas eleições: eu e o meu Staff pretendemos que no futuro venhamos a alcançar sucessos em todos os escalões e criar bases sustentadas para a nossa seleção principal, para que marque sempre presença nos grandes eventos desportivos da modalidade, ou seja CAN e MUNDIAL DE FUTEBOL" afirmou o Nogueira
"A aplicação deste projeto não tem somente a ver com a formação de futebolistas, mas também com a formação de homens para que desta forma se possa alcançar um maior êxito em todos os aspetos. A criação de uma cidade desportiva permitirá um maior desenvolvimento da atividade no país, uma cidade amplamente equipada com infraestruturas desportivas fará com que a modalidade saia reforçada e o seu êxito seja mais fácil de alcançar. Até porque o futebol deve ser utilizado como um veículo de desenvolvimento intelectual, para que desta forma se formem homens que façam uma sociedade mais justa, mas nunca deixando de lado o êxito desportivo"disse o nosso Astro Guineense-Mansoanka
Marrocos: detido um natural de G-Bissau por tráfico de droga
Polícia marroquina deteve este sábado, um natural da Guiné-Bissau por tentativa de tráfico de estupefacientes em seus intestinos
O suspeito, de 42 anos, que estava viajando a partir do Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos Brasil ao seu país de origem, Guiné-Bissau, transitando através do Aeroporto Internacional Mohammed V.
Quando ele foi submetido a um raio-X, os funcionários aduaneiros descobriram a presença de cápsulas dentro de seus intestinos, de acordo com um comunicado da Direcção-Geral da Segurança Nacional (DGSN) realizado pelo Magrebe Árabe Imprensa (MAP).
O arguido foi colocado sob supervisão médica e disponibilizado aos investigadores, enquanto se aguarda a extracção do conteúdo das cápsulas. O acusado confirmou que o conteúdo das cápsulas são ilegais na natureza.
De acordo com a mesma fonte, esta operação faz parte o esforço do DGSN na luta contra o tráfico internacional de drogas.
O arguido foi colocado sob supervisão médica e disponibilizado aos investigadores, enquanto se aguarda a extracção do conteúdo das cápsulas. O acusado confirmou que o conteúdo das cápsulas são ilegais na natureza.
De acordo com a mesma fonte, esta operação faz parte o esforço do DGSN na luta contra o tráfico internacional de drogas.
Assinar:
Postagens (Atom)
“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA
Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...
-
REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU Assembleia Nacional Popular Gabinete do Presidente Preâmbulo A estabilidade político-social é...
-
“O Matrimónio Cristão: Riquezas, Exigências, Missão” são exortações dos Bispos para a Quaresma 2017, saídas no final da Conferênc...