CARTA ABERTA A ÉDER: "PÁRA DE DESTRUIR A MINHA VIDA"



Um jornalista da revista francesa "Onze Mondial" escreveu uma longa e bem-humorada carta aberta a Éder, na sequência do golo do português, aos 89', que deu o empate ao Lille, esta quarta-feira, diante o Rennes.

Thomas Rassouli despiu a pele de jornalista e, como adepto do Rennes e da seleção de França, desabafou o que já tinha por dizer desde a final do Euro, em que Éder marcou o golo que deu o título de campeão europeu a Portugal.

"Caro Éder, quero expressar-te o meu ressentimento. Eu, como tantos compatriotas meus, não te guardo no coração desde que a 10 de julho destruíste os meus sonhos (...) Já tinha tudo planeado para festejar até ao amanhecer e acabei a beber cerveja sozinho a olhar para o pavimento de uma rua vazia (...)"

"Na altura calei-me. Até ontem. Quando marcaste um golo ao meu Stade Rennais. Aos 89 minutos Eder? Aos 89! A sério? Venho por este meio pedir-te para parares de destruir a minha vida. Já causaste demasiados danos." Fonte: http://www.msn.com


LEIA TAMBÉM: LILLE E RENNES EMPATARAM A UMA BOLA
Esta quarta-feira, decorreu a 19ª jornada do campeonato francês de futebol. O líder continua a ser o Nice, que no entanto, empatou sem golos frente ao Bordéus. Lille e Rennes empataram a uma bola e a RFI falou com Eder, do Lille, e Mexer, do Rennes.

Lille e Rennes empataram a uma bola na 19a jornada do campeonato francês de futebol. Dentro das quatro linhas, havia vários lusófonos. Os portugueses Eder e Rony Lopes do lado do Lille e o moçambicano Mexer do lado do Rennes. O jogo terminou empatado a uma bola.

No fim do encontro, Marco Martins falou com o luso-guineense, Eder, autor do golo do Lille,que abordou o jogo e fez um balanço da primeira parte da temporada. De notar que Eder foi o autor do único golo da final do Europeu frente à França em que Portugal se sagrou campeão.

Marco Martins falou também com o moçambicano, Mexer, que analisou o encontro e falou dos objectivos para o resto da época.

Na tabela classificativa, o Rennes ocupa o sétimo lugar com 28 pontos, a 16 do líder, Nice, enquanto o Lille está no 12°lugar com 21 pontos.

O campeonato francês só regressa no próximo dia 13 de Janeiro de 2017. Fonte: RFI/MO

INCÊNDIO NUM CONTENTOR DE VENDA DE COMBUSTÍVEL FAZ UM MORTO EM BISSAU



incedio-missira
Um incêndio num contentor de venda de combustível no bairro de Míssira, em Bissau, fez ontem quinta-feira, uma vítima mortal.

O incêndio foi combatido nos primeiros momentos pelo Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros, mas este acabou por retirar-se do local por insuficiência de meios e foi substituído pelos bombeiros afetos ao Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, que conseguiram extinguir o fogo.
A única testemunha que se disponibilizou para falar a “O Democrata”, é, igualmente, proprietária de um bar, ao lado do contentor, explicou que aconteceu tão rápido quando se preparavam para acender fogueira da cozinha e que só deram conta quando um tanque escapou dos descarregadores e caiu provocando o incêndio.

Perante mais uma tragédia provocada por incêndio, Major Francisco Correia de Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros, lamenta a falta de meios por parte do seu serviço e deixou por isso, uma recomendação.
“Contendor de venda de combustível deve ter, pelo menos, um extintor. Extintor é um material da primeira intervenção antes da atuação dos serviços dos Bombeiros ou dos agentes da proteção civil. Se não fosse a intervenção de ASECNA não teríamos conseguido fazer nada mesmo depois da morte da vítima”, lamentou.
A vítima era um jovem de, aparentemente, 32 anos. Foi retirada do contento, praticamente, carbonizada e irreconhecível.
Na descarga do combústivel, estava um grupo de jovens, mas apenas um não escapou às chamas do fogo.
 incendio-missira4 incendio-missira3 incendio-missira2

Por: Filomeno Sambú
odemocratagb.com/MO

Mais uma exoneração...




Joaquim Braima Bunkurum foi exonerado da função de chefe de secção de edição de vídeos da Televisão da Guiné-Bissau, por repudiar e insurgir constantemente contra a censura severa e deliberada em curso há muito na TGB. Bunkurum é militante e ativista do PAIGC o que também concorreu para o seu afastamento. 

ÁFRICA: OMS ANUNCIA VACINA COM EFICÁCIA ATÉ 100% CONTRA ÉBOLA



A Organização Mundial de Saúde revelou que foi feito um ensaio clínico, onde estiveram envolvidas seis mil pessoas que receberam a vacina em 2015, na Guiné(Conacri), e não houve nenhum caso de Ébola.

Um protótipo de uma vacina canadiana contra o Ébola pode ser “até 100%” eficaz na proteção contra este vírus mortal, anunciou, esta sexta-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Num ensaio clínico que envolveu cerca de 6.000 pessoas, que receberam a vacina no ano passado, na Guiné(Conacri), não houve nenhum caso de Ébola, contra 23 casos nos não vacinados, disse a subdiretora-geral de Sistemas de Saúde e Inovação da Organização Mundial de Saúde (OMS), Marie-Paule Kieny, à agência France Presse. Estes dados sugerem “fortemente que a vacina é muito eficaz e pode ter uma eficácia de até 100%”, adiantou Marie-Paule Kieny.

Se tudo correr bem, a vacina poderá estar disponível em 2018, no âmbito de um processo de aprovação acelerado, avançou a responsável. “Depois de 40 anos, parece que agora temos uma vacina eficaz para a doença do vírus Ébola”, afirmou Thomas Geisbert, um investigador do Galveston National Laboratory, no Texas.

O Ébola causou a morte de mais de 11.000 pessoas na África Ocidental. Fonte:http://observador.pt/MO

ONU: Ban ki-Moon, "preocupado", insiste no cumprimento do Acordo de Conacry




O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse no passado dia 21 do corrente mes em comunicado que partilha a preocupação da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) com a situação política na Guiné-Bissau.

"O secretário-geral partilha a preocupação expressada pelos chefes de Estado e de Governo da CEDEAO com a prolongada crise institucional e política na Guiné-Bissau, que continua a ter um impacto negativo nas pessoas do país", lê-se no comunicado da ONU.

No final de uma cimeira no sábado passado, os líderes da África Ocidental instaram o Presidente guineense, José Mário Vaz, "para que se conforme aos dispositivos do Acordo de Conacri", instrumento patrocinado pela CEDEAO e com o qual a organização acredita que a Guiné-Bissau poderá sair da crise política que conhece há mais de ano e meio.

O Acordo de Conacri visa a formação de um Governo cujo primeiro-ministro seria uma figura de consenso e que tenha a confiança do Presidente guineense. No entanto, quatro das cinco formações políticas com assento parlamentar não reconheceram Umaro Sissoco Embaló, chefe do executivo proposto por José Mário Vaz.

No comunicado, Ban Ki-moon pede "à liderança política da Guiné-Bissau que demonstre o compromisso e boa-vontade necessários para atingir uma solução política duradoura para a crise no pais, com base no Roteiro da CEDEAO e no Acordo de Conacri."

EMIGRANTES E POPULAÇÃO AJUDAM A CONSTRUIR HOSPITAL EM BIGENE, NO NORTE DA GUINÉ-BISSAU



A população e filhos da vila de Bigene residentes fora da Guiné-Bissau estão a contribuir para a construção de um hospital na localidade e que vai servir cerca de 160 mil pessoas no norte do país.

Ibu Camará, presidente da Afaibu (Associação de Filhos e Amigos de Bigene) contou à agência Lusa que a primeira pedra para a construção do hospital foi hoje lançada e já no sábado populares de 56 aldeias da vila de Bigene vão iniciar as obras.


A mão-de-obra para a edificação do hospital bem como os materiais a serem utilizados na construção dos edifícios, nomeadamente pedra, cascalho, água, areia, assim como as escavações será da responsabilidade da população das 56 aldeias.
A organização não-governamental espanhola Terra Sem Mal é a principal parceira da Afaibu na obra que Ibu Camará acredita que estará pronta dentro de oito meses, contando com a contribuição financeira de naturais de Bigene residentes em Portugal, Espanha, França e Estados Unidos.

No total serão gastos cerca de 100 milhões de francos CFA (cerca de 153 mil euros) para construção de um hospital com 75 camas com os serviços de pediatria, maternidade, enfermaria e uma farmácia.

O hospital terá ainda uma residência para médicos. A ONG espanhola garantirá o fornecimento de medicamentos após a conclusão das obras.

Será montado um sistema de energia solar e água potável para o hospital e que irá servir as populações das vilas de Bigene, Baro, Ingoré, Intotinha, Sambuia, Sedengal, numa gestão repartida entre a Afaibu, a Terra Sem Mal e o Ministério da Saúde Pública.

Situado junto a fronteira com o Senegal, Bigene possui um centro de saúde que Ibu Camará diz não servir para as necessidades da população por não ter "as mínimas condições de atendimento".

Segundo o presidente da Afaibu, o centro de saúde resume-se a uma sala de curativos, sem laboratório para análises clínicas, uma sala de parto, mas sem cama.

A única cama que o centro tem é uma oferta da própria associação, diz Ibu Camará.


LUSA, com Jornalista Braima Daramé Via facebook/MO
Foto de Braima Darame.

GUINÉ-BISSAU CONTA COM MAIS DE 250 TÉCNICOS DE SAÚDE RECÉM-FORMADOS



Maria Inácia Có

Mais de duzentos e cinquenta finalistas de curso de enfermagem, farmacêuticos e especialista de laboratório receberam ontem dia 22, os diplomas de formação no Centro Nacional de Enfermagem, em Bissau.

Ao presidir a cerimónia, Maria Inácia Có Mendes, Secretária de Estado de Gestão Hospitalar disse que o país precisa mais de quadros qualificados para fazer fase as exigências do sector da saúde por forma a salvar vidas humanas.

Em nome dos colegas, Tânia José Nhaa prometeu traduzir na prática todos os conhecimentos alcançados no curso, durante anos.

Conosaba do Porto com Notabanca/MO



GUINÉ-BISSAU: PRESIDENTE DA REPÚBLICA GARANTE QUE O GOVERNO DE SISSOCO NÃO VAI CAIR




O Chefe de Estado guineense, José Mário Vaz afirmou ontem   quarta-feira em Bissau que “o Governo de Umaro Sissoco Embaló não vai cair e que deixem as pessoas falarem”.

Em reconhecimento da dinâmica do Centro de Formação Profissional Brasil-Guiné-Bissau (SENAI), cito na Granja de Pessubé em Bissau, onde hoje esteve de visita, José Mário Vaz defendeu que, “Aqui é Guiné. Isto próprio que é verdadeira Guiné, só assim se desenvolve o país. Temos que proteger aquilo que é nosso só o país tem a ganhar com isso”.


Presidente Mário Vaz promete que os primeiros dois alunos mais classificados no centro, serão contemplados com emprego com vista a criação de empresas que disse esperar um dia visitar, mas deixa uma advertência aos formandos: “Não vou concordar com vocês se amanhã trabalham e remetem o dinheiro de Estado para os vossos bolsos”.

Conosaba do Porto com Notabanca/MO

RANKING DA FIFA: GUINÉ-BISSAU TERMINA O ANO ENTRE 68 MELHORES SELEÇÕES DO MUNDO



A FIFA actualizou hoje o seu Ranking referente ao mês do Dezembro no qual a seleção Nacional de Futebol da Guiné-Bissau conservou a posição número 68, posição que ocupava desde o mês de Novembro e assim termina o ano 2016 entre sessenta e oito (68) melhores seleções do mundo e melhor entre os países africanos falantes da língua portuguesa, de acordo com o referido Ranking.

Os Djurtus que vinham subindo consideravelmente no Ranking da FIFA desde actualização de 7 de Abril do presente ano onde saltaram da posição 147 à 142 isto após terem conquistado duas importantíssimas vitórias por 1-0 frente a Quênia nos dias 23 e 27 de Março respectivamente. Contudo no mês de maio não subiu e no mês do Junho a turma nacional desceu a 13 posições, mas já no mês do Julho subiu a 40 posições (após a histórica vitória em casa no Junho frente a Zambia) ocupando a posição 75 e desta forma entrando pela primeira vez na sua história no Top 100 que jamais saiu e agora termina o ano 2016 entre 68 melhores seleções do mundo e entre 15 melhores do continente africano.
A seleção de toos nós cumpriu simplesmente seis jogos no presente ano, 4 dos quais foram relativos ao apuramento para o Campeonato Africano das Nações e os dois restantes referem aos amistosos realizados no passado mês de Novembro na Lisboa, tendo ganho 4 entre estas 6 partidas, empatou 1 e somente averbou um derrota.

Com certeza este é o ano de sonho para um país com grandes talentos e considerado por muitos como a mina de ouro de jogadores, mas que só este ano conseguiu grandes feitos no futebol, qualificou pela primeira vez na sua história para a fase final do Campeonato Africano das Nações a disputar no próximo mês de Janeiro onde terá a honra de disputar o jogo inaugural frente ao país anfitrião no dia de 14 Janeiro pelas 17 horas locais no Estádio L´amité em Libreville.

Embaixador da China: “INSTABILIDADE POLÍTICA E GOVERNATIVA PREJUDICA COOPERAÇÃO ENTRE CHINA E GUINÉ-BISSAU”



edicao-186-od
O Embaixador da China na Guiné-Bissau, Wang Hua afirmou no dia 21 de Dezembro 2016, que a instabilidade política e governativa prejudica a cooperação entre a Guiné-Bissau e a China, nomeadamente as constantes mudanças de Primeiros-Ministros registadas nos últimos anos no nosso país.

O diplomata chinês, cuja missão termina no final do mês em curso, concedeu uma entrevista para o Jornal O Democrata em colaboração com a Rádio Comunitária Voz de Quelélé, para abordar o estado de cooperação entre a Guiné-Bissau e a China, com destaque para execução de vários projetos no país.
Durante a entrevista, o embaixador Wang Hua informou que a Guiné-Bissau perdeu duas grandes oportunidades no âmbito da cooperação com a República Popular da China em 2016. A primeira oportunidade desperdiçada foi em Julho último, quando cerca de cinquenta países africanos com propósito de materializar o consenso chegado na última cimeira do fórum de cooperação entre a China e África, levaram à capital chinesa, Pequim, seus projetos estratégicos definidos para a cooperação com o governo chinês.

“São mais de 300 projetos novos de cooperação que se estimam em mais de 50 mil milhões de dólares norte-americanos. Vários desses projetos já estão em execução neste momento. A Guiné-Bissau foi também à China neste âmbito, mas infelizmente por falta de uma definição clara da política de cooperação com a China, não apresentou uma ideia concreta, específica e viável para a cooperação entre os dois países, mas o governo chinês tomou a iniciativa de propor assinatura de um documento com a delegação do governo guineense que se encontrava em Pequim. Decidiu-se mudar o antigo esquema de cooperação e estabeleceu-se um acordo de cooperação em campo agrícola de dois anos, depois vamos fazer outro acordo de cooperação de três anos”, contou.
A segunda oportunidade perdida, prossegue o diplomata,  é aquando da realização da conferência ministerial do Fórum de Cooperação Ministerial entre a China e os Governos dos países da língua portuguesa que decorreu em Outubro último, em Macau. Lembrou, neste particular, que o ex-Primeiro-Ministro, Baciro Djá, dirigiu uma delegação de mais de sete ministros, mas não levou nenhuma iniciativa de projecto viável capaz de mobilizar fundos do sector privado chinês para a Guiné-Bissau.
Hua acrescentou ainda que a instabilidade política prejudica a relação com os parceiros que têm dificuldade em encontrar um interlocutor estável devido às constantes mudanças da equipa governamental, tendo recordado que em três anos da sua função trabalhou com seis Primeiros-Ministros e os seus respectivos governos.
Apesar de situação de constantes alterações de governos na Guiné-Bissau, o embaixador explicou que “o Governo Chinês tomou uma iniciativa de perdoar o crédito da Guiné-Bissau estimado em mais de 30 milhões de dólares norte-americanos. Depois de ter perdoado a dívida, o governo chinês ofereceu outro apoio financeiro ao seu homólogo da Guiné-Bissau no valor de 100 milhões de Yuan, em apoio a projetos infraestruturais. É a parte deste montante que se vai financiar a construção de auto-estrada de Safim e Bissau. Esses apoios são donativos a nível governamental, mas não comparáveis aos apoios que se podia receber através de participação de sector empresarial chinês, onde se podia obter grandes apoios”, referiu.
Questionado durante a entrevista se a China abriria a possibilidade de apoiar a seleção nacional durante o CAN de Gabão, Wang Hua admite que se houver pedido feito neste sentido ao nível governamental é possível que a China tomaria o engajamento de apoiar, financeiramente, a participação dos ‘Djurtos” nos jogos do CAN.
Por: Redação

FILOMENO CABRAL DENUNCIA EXISTÊNCIA DE PLANO DE INTIMIDAÇÃO



O presidente da Confederação dos Sindicatos Independentes que viu sua residência vandalizado na passada sexta-feira  afirmou que existe plano de intimidação de algumas pessoas por causa das suas posições.
Filomeno Cabral que falava numa conferência de imprensa disse que não resta a dúvida que os assaltantes pretendem atingi-lo. “ Pelas notícias que circulam, existem plano de intimidação e eliminação de algumas pessoas por causa das posições assumidas nomeadamente, jornalistas, sindicalistas e activistas de direito humanos de forma a fazer consuma a destruição de toda a conquista conseguido em termos de construção de estado de direito e democrático”.
Segundo ele, não resta dúvida que “ os criminosos estão a persegui-lo por uma razão claramente demostrado que é o cidadão Filomeno Cabral que pretendem atingir para eliminá-lo ou silencia-lo de forma a deixar de exercer sua acção de cidadania”.
O sindicalista que se encontrava fora do país na altura do vandalismo, sublinhou que antes de regressar fez questão de avisar o comissário-geral da ordem Pública, afirmando depois que durante dois dias recebeu segurança na sua residência para depois sublinhar que a sua segurança está em responsabilidade destas autoridades.
Por outro lado disse que já tinha recebido ameaças mas nunca foi consumado como agora.
De referir que os assaltantes armados roubaram jóias e dinheiro e prometeram voltar assim que Filomeno regressar ao país.
Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto/MO

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...