SPORTING CLUBE DE BAFATÁ INCENTIVA PRÁTICA DE OUTRAS MODALIDADES DESPORTIVAS



O presidente de Sporting Clube de Bafatá, Mamadu Sanó (GOMES SANÓ), garantiu na passada sexta-feira, que o seu clube vai criar e incentivar a prática das outras modalidades desportivas, nomeadamente Basquetebol, voleibol, atletismo e andebol, a partir da próxima época desportiva.
Mamadu Sanó deu estas garantias, no dia 22 de Maio deste ano, no lançamento do site oficial na internet de Sporting de Bafatá, em Bissau.
Na ocasião, Mamadu Gomes Sanó disse que a implementação do projecto será feita gradualmente.
“O projecto começa no sector administrativo, com a nomeação de um Director-Geral da instituição e visa contribuir na mudança de mentalidade dos jovens da região de Bafatá”, explica.
Sobre o portal electrónico do clube ora lançado, o responsável máximo dos verdes e brancos de Bafatá, disse que o propósito visa colocar à disposição de todos, um veículo de comunicação, de conexão e aproximação dos filhos e amigos de Bafatá ao emblema leonina de leste.
“O projecto além de ser inovador do nosso futebol, vai permitir também aos sócios, adeptos, filhos e amigos de Bafatá acompanharem o percurso do clube”.
Por seu turno, um dos Vice-presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, a iniciativa do site demonstra que o clube de Bafata está a seguir passos para a profissionalização do futebol nacional.
“A FIFA recomenda que nos próximos anos as equipas sejam profissionalizadas. É neste sentido que entendemos que o Sporting de Bafatá está a cumprir com essa exigência, lançando o seu portal electrónico na internet”, nota.
Caito Teixeira reiterou a disponibilidade da federação de futebol guineense em apoiar iniciativas que visem contribuir para o desenvolvimento do nosso futebol.
Bubacar Conté, presidente de Liga de Clube enalteceu a iniciativa e pede aos clubes a seguirem o exemplo do Sporting de Bafatá.
De referir que todas as informações gerais sobre o Clube incluindo os vídeos podem agora ser acompanhados no endereço da página oficial do clube na internet em www.spbafata.com.
O Sporting Clube de Bafatá Foi fundado em 1937, na cidade de Bafatá por Portugueses oriundos de Braga Portugal. E é ainda uma das poucas equipas de interior a conquistar o campeonato nacional da primeira divisão.
Foi campeão Nacional em 1987 sob a presidência de Farã Ineni, Carlos Capé e Seco Mané.
EM 2007/2008,foi campeão Nacional sob a presidência de Mama Saliu Lamba, Filomeno Barbosa e Saido Camará. E ainda sob comando técnico de Zecarias Djaló e Bacar Cissé.

Victor Sanhá: “A EXPLORAÇÃO DA AREIA PESADA DEVE RESPEITAR A SOBREVIVÊNCIA DA POPULAÇÃO”

Areia Pisada embalada no saco


A comunidade de secção de Suzana, norte do país, quer que a exploração da areia pesada de Varela respeite a sobrevivência da população local.
O alerta foi deixado no passado sábado, 22 de Maio, pelo presidente da Associação de Filhos e Amigos da Secção de Suzana, Victor Sanhá num “Djumbai” entre a empresa russa Photu Sarl e a comunidade local.
“A nossa população vive fundamentalmente da natureza, sobretudo da lavoura, pesca, exploração do vinho de palma, pesca…quando tudo isso é posto em perigo, vamos ter naturalmente uma posição contrária”, explica.
No Djumbai, Victor Sanhá afirmou que nunca e em nenhum momento a associação se posicionou contra a exploração do mineiro, desde que o processo seja claro à população.
Todavia, pede que o processo da exploração do mineiro cumpra a legalidade sobre a exploração dos recursos naturais na Guiné-Bissau.
Uma das exigências dos populares de Suzana tem a ver com o Certificado de Conformidade Ambiental que aprova os catorze programas sociais com vista a mitigar os eventuais danos ambientais resultantes da exploração.
Segundo Victor Sanhá, a empresa russa ainda não dispõe do referido documento.
“Dentro desses programas, há uns que têm incidência na própria população. E é exactamente nestes aspectos que vamos emitir a nossa opinião para mostrar em quê é que estamos interessados antes da exploração”, nota.
Victor Sanhá revelou igualmente que desde a independência do país a maioria das infraestruturas escolares construídas naquela localidade foi graças ao esforço da população e as ONGs que actuam no terreno.
Neste sentido, defende que a prioridade da população não passa pela promoção da cultura e nem dos rituais ou cerimónias tradicionais Felupe, mas sim a construção de infraestruturas educacionais e sanitárias.
“Suzana tem um Liceu em péssimas condições. Temos um centro de saúde que carece de quase tudo, desde condições sanitárias aos medicamentos. Apenas dispõe de uma enfermeira.
Segundo o presidente da Associação de Filhos e Amigos da Secção de Suzana, a empresa russa não tem certificado e nem tão pouco aprovou alguns dos quatorze programas de mitigação, que devem ser aprovados mediante uma audiência pública.
REAÇÃO DA EMPRESA PHOTU SARL
Em reação às exigências dos populares de Suzana, Romesh Silva Gomes, Administrador residente da Empresa russa, disse que a sua empresa está disposta em cumprir com o plano ambiental desde que o Governo dê orientações para isso.
O responsável da Photu Sarl, empresa responsável pela exploração da areia pesada, nega ainda que em nenhum momento tentou transportar o produto, de Varela para Bissau de forma clandestina.
Entretanto, Edmilson Augusto da Silva, director técnico da Célula de Avaliação do Impacto Ambiental (CAIA), reconhece que e empresa russa não cumpriu na totalidade as exigências da lei da avaliação ambiental. Mas, sublinha que a empresa russa está no processo de cumprimento da lei em causa.
O responsável pelo impacto ambiental notou ainda que o grupo iniciou os trabalhos na base da primeira licença, a “declaração da conformidade ambiental com validade de um ano”.
Segundo Edmilson Augusto da Silva, depois da caducidade da primeira licença, a empresa tem o dever de entrar com um pedido de obtenção do “certificado de conformidade ambiental, que tem um período de cinco anos de duração”.
“De ponto de vista ambiental, a lei autoriza a exploração, mas sob condição de aplicação das medidas que estão na declaração da conformidade ambiental”, especifica.
Romesh Silva Gomes informou na mesma ocasião que, o Governo, através do Ministério dos Recursos Naturais autorizou desde Dezembro do ano passado, a exportação das quinhentas toneladas da areia pesada que a empresa Photo tem no porto de Bissau a exportar.

«DIA DE ÁFRICA» 25 DE MAIO



A Organização da Unidade Africana (OUA) foi criada a 25 de Maio de 1963 em Addis AbabaEtiópia, por iniciativa do Imperador etíope Haile Selassie através da assinatura da sua Constituição por representantes de 32 governos de países africanos independentes. A OUA foi substituída pela União Africana a 9 de Julho de 2002


REI MOHAMED VI DE MARROCOS VISTA A GUINÉ-BISSAU NO PRÓXIMO DIA 27 DE MAIO


O Rei Mohamed VI do Reino de Marrocos vai visitar a Guiné-Bissau a partir de 27 de Maio do ano em curso, conforme revelou à PNN fonte ligada à organização da chegada do monarca marroquino a Bissau.
Segundo apurou ainda a PNN, a deslocação do soberano marroquino ao país enquadra-se numa das várias deslocações que está a efectuar a alguns países da África, entre os quais a Guiné-Bissau, Costa do Marfim, Gabão e Senegal onde já se encontra desde 20 de Maio.
Para este efeito, a Presidência da Republica, a Assembleia Nacional Popular e o Governo criaram uma comissão conjunta sob a Presidência do Ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades, Mário Lopes da Rosa, coadjuvado pela Conselheira do Presidente da República para Assuntos Políticos e Diplomático Adiatu Djalo Nandigna e na qual também faz parte ainda, Artur Silva.
Em Janeiro deste ano, durante uma escala em Marrocos quando partia para Brasília para a cerimónia de investidura de Dilma Ruossef, o Rei de Marrocos prometeu ao Presidente da Guiné-Bissau uma visita ao país a acontecer ainda em 2015.
De acordo com a noticia do PNN, o Palácio Presidencial já foi deixado vago pelo Presidente da República, que instalou-se provisoriamente com a sua família na tradicional “Casa de Pedras”, a fim de permitir um melhor acolhimento, também de forma temporária, do novo efémero inquilino do Paço oficial do Chefe do Estado guineense.

BAFATÁ ACOLHE PRIMEIRA REUNIÃO DO CONSELHO DE MINISTROS NO INTERIOR DO PAÍS


O Governo de Domingos Simões Pereira agendou para 29 de Maio a primeira reunião do Conselho de Ministros em Bafatá, sede da região do mesmo nome, no leste da Guiné-Bissau.
A data deste encontro da plenária governamental foi anunciada esta quarta-feira, 20 de Maio, em Buba, região de Quinara no sul do país, pelo chefe do Governo, quando presidia à reunião da Comissão Política do seu partido para aquela região, no âmbito de visita de trabalho que realiza nas zonas insular desde há três dias.
De acordo com a nota de imprensa do Gabinete de Imprensa do Primeiro-ministro que a PNN consultou, Simões Pereira aproveitou a ocasião para abordar a questão da nomeação dos administradores de sectores apenas nas zonas em que o seu partido venceu as últimas eleições legislativas, pois, segundo o mesmo em caso da Lei das autarquias seja aplicada os nomeados têm de abandonar os seus cargos a favor do partido mais eleito em cada sector administrativo.
Os trabalhos de melhoramento de bolanha, em algumas tabancas das regiões de Quinara e Tombali, sul do país, foram um dos assuntos abordados nesta reunião.
Durante a sua intervenção, o Presidente do PAIGC, falou da reconciliação e aproximação cada vez maior da “família” do seu partido, incitando à tolerância e a um convívio mais fecundo no seio do partido, e concluiu afirmando que se houvesse mais tolerância entre todos, os resultados eleitorais seriam bem maiores.
Na companhia do seu convidado especial, Pierre Winicki, Consultor do Banco Mundial e especialista em reconciliar as instituições, o responsável máximo do PAIGC disse que convidou Winicki a viajar e ajudar a compreender o que se está a passar. Pierre Winicki deverá ser recebido em audiência nos próximos dias por outros órgãos de soberania. 
Usaram da palavra na reunião várias pessoas, entre as quais a Governadora da região de Quinra Binto Nanque, a Coordenadora do partido para região Sul, Teodora Inácio Gomes. Satisfeitos pelo bem desenrolara da presente Campanha de Comercialização de Castanha de Caju, alguns participantes agradeceram o desempenho do Governo, realçaram o bom preço que está a ser praticado neste momento, assim como elogiaram a iluminação solar instalada em quase todas as sedes sectoriais e regionais do país.
A questão da degradação das infra-estruturas no interior, a necessidade de apoiar as mulheres e a juventude com política de micro crédito, a problemática da venda dos terrenos, centros de saúde, escola, formação e profissional foram também levantadas durante o mesmo encontro.

BIODIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


Celebrou-se no país, dia 22 de maio, dia Internacional da Biodiversidade sob o lema, “Biodiversidade para o Desenvolvimento Sustentável”.
O ato juntou alguns diplomatas, membros do governo, representantes do sistema das Nações Unidas, ONGs e parceiros ligados ao sector ambiental.
O Secretario de Estado do ambiente foi quem declarou abertas as celebrações das jornadas nacionais da diversidade biológica do ambiente e desenvolvimento durável.
Barros Bacar Banjai, sublinhou que a perda da biodiversidade tem ocorrido ao ritmo muito acelerado e alarmante em grande parte devido a atividades humana.
Para inverter esta prática, o governante disse felizmente, os governos de diferentes países já estão a empreender medidas e compromissos para minimizar os efeitos negativos, reconhecendo que ela é essencial para o desenvolvimento sustentável e o bem estar do homem, facto mundialmente reconhecido. 
Assim sendo, o governante afirma não ter duvidas que a biodiversidade suporta diretamente as principais atividades económicas em sectores tão diversos como a agricultura, pesca, silvicultura, horticultura, indústrias farmacêuticas e cosméticas, fabrico do papel e celulose na construção bem como na biotecnológica, etc… No país em particular, ela é maior empregador da população ativa sobretudo na produção de alimentos e outros serviços fornecidos pelos ecossistemas naturais com destaque ao agricultura e pesca correspondem cerca de 49%  do PIB e emprega cerca de 80% da força laboral. 
Barros afirmou que a Guiné-Bissau dispõe duma flora muito rica em plantas utilizadas na farmacopeias tradicional, prática enraizada no seio das comunidades rurais e essas plantas são usadas ainda na cura de doenças mais frequentes tais como; o paludismo, a diarreia, doenças de pele, hepatite, hipertensão, diabetes, mordeduras de cobras entre outras, e a biodiversidade desempenha igualmente um papel importante na mitigação de alteração climática contribuindo em diversos biomas, para o sequestro de carbono ao longo prazo e fortalecer a resiliências de ecossistemas naturais .
O membro do governo garante que em 2025, a Guiné-Bissau será um refúgio natural onde a biodiversidade será protegidas com ecossistemas saudáveis que permitirão a gestão sustentável dos seus recursos, oferecendo ao conjunto de toda a sub-região, contribuindo significativamente para os grandes equilíbrios ambientais do planeta.
De referir que foi lançado a “ Estratégia do instituto de Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP) para o período temporal de 2015-2020” e exibição do filme intitulado “Riquezas Partilhadas”.

Ministros da Defesa da CPLP reúnem-se em São Tomé e Principe

Os ministros da Defesa dos países de língua portuguesa são esperados esta terça-feira em São Tomé e Príncipe para uma reunião de dois dias.


A reunião vai contar com a participação de representantes da Defesa de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe (país anfitrião) e Timor-Leste, bem como o embaixador moçambicano Murade Murargy, secretário executivo da CPLP.

A reunião de São Tomé segue-se à de Lisboa, realizada a 26 de maio do ano transacto.
 
 

 
 

ÉBOLA: Registado 27 casos em uma semana


Vinte e sete novos casos de pessoas infectadas com o vírus Ebola foram registados em uma semana na Guiné, o país Africano, onde a epidemia começou. O novo surto começou depois um período em que a propagação do vírus parecia sob controle. Autoridades e funcionários da saúde estão alarmados porque alguns dos casos ocorreram perto da fronteira com a Guiné-Bissau, país assolado pela pobreza, com alguns centros de tratamento.


 

ANP APROVA COM UNANIMIDADE O PROJETO DE CONSTRUÇÃO DA ESTATUA DO NINO VIEIRA


Os parlamentares guineenses aprovaram com unanimidade, ou seja, 82 votos, (total dos Deputados presentes) à favor do projeto de construção da estatua do Nino Vieira, aquele que procedeu a leitura do texto da proclamação da independia da Guiné-Bissau, nas matas de Colinas de Bõe, enquanto primeiro presidente da Assembleia Nacional Popular do país.
A estátua será erguida no jardim frente à sede do parlamento guineense (Colinas de Boe).
Falando sobre a matéria, o Presidente da Assembleia Nacional Popular reconheceu que reconciliar os guineenses é uma tarefa difícil. Com tudo, Cipriano Cassamá garante que a instituição que dirige está a trabalhar num bom caminho para que não haja mais alteração da ordem constitucional no país.
Colocação ou não da estátua de Nino vieira na sede da ANP, está a dividir os guineense, na opinião de alguns a estátua de Kabi Nafantchanna, enquanto Presidente da República eleito e assassinado de forma barbada cruel e desumana no exercício da sua função, merece e deve ter estatua no palácio da República como forma de honrar a sua memoria e trasladar os seus restos mortais para o mausoléu de Amura, local onde foram sepultados o fundador da nacionalidade guineense e cabo-verdiana, Amilcar  Lopes Cabral e antigos presidentes da república Malam Bacai Sanhá e Kumba Ialá respetivamente e outras personalidades que deram tudo pela independência e edificação do país.

Mulheres e os Direitos Humanos


As mulheres guineenses associação Bissau, em colaboração com a Comissão Nacional de Direitos Humanos e a ONG USOFORAL Ziguinchor organizada sábado uma marcha pela paz e o respeito pelos direitos humanos em toda a região e afronteira com o Senegal.




O presidente do comité organizador da marcha, Aida Fernandes Indjai, disse que a marcha é organizada em solidariedade com as mulheres senegalesas em particular as de Casamance.Silvina Tavares, Vice-Presidente da plataforma política das mulheres na Guiné-Bissau, em nome das organizações de mulheres, reconheceu que a paz na sub-região significa paz na Guiné-Bissau, a paz nos países Border Senegal.Falando em seu lado em favor dos refugiados, Germaine Mendes agradeceu Guiné-Bissau para hospedar milhares de refugiados e desejou o regresso de todos os refugiados de Casamance presentes em países diferentes.A marcha começou na rotunda do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira e terminou no lugar heróis nacionais.

TRIBUNAL REGIONAL DE BISSAU DEU POR NULO AS ELEIÇÕES DA CCIAS


O Tribunal Regional de Bissau deu por nulo e sem efeito as eleições da CCIAS realizadas recentemente nas quais, Braima Camará, foi reeleito Presidente da CCIAS da Guiné-Bissau.
De acordo com o Porta-voz do “Grupo de Empresários do Sector Privado Nacional pela Legalidade e Transparência” A Comissão Eleitoral da CCIAS desobedeceu-se a decisão do tribunal realizando eleições a revelia da lei.
Por isso, Rui Ribeiro disse que o juiz de processo já remeteu uma queixa-crime contra a referida comissão por este ter reconhecido que a comissão foi notificada e cometeu crime de desobediência contra o tribunal.
A decisão do Tribunal Regional de Bissau vem expressa num mandado com a data de 20 de maio assinado pelo juiz de direito, Injonaldo Mariano Indi, que o “regime dos atos praticados são nulos não existem efeitos a serem gerados, partirão com um defeito e vicio que é impossível de ser sanado.” Lê-se no mandado aqui Rispito .com teve acesso.
Com isto, está aberto mais um episódio entre CCIAS e o Tribunal Regional de Bissau.

Image result for mama samba embaloCerto é que, por outro lado, Mama Samba Embaló, aparece no passado dia (23 de Maio) com outra declaração dirigida aos apoiantes da direção do Braima Camara a dizer que, até no momento da edição desta noticia de que, não têm nenhuma notificação por parte do tribunal a informar de anulação do escrutínio da Câmara do Comércio.
Conforme ouvimos do Mama Samba, os Tribunais têm os seus mecanismos próprios de fazer chegar as decisões as partes processuais, mas como ainda não têm nada em mão vindo do Tribunal a dar conta da nulidade ou sem efeito as eleições efetuadas, eles continuam a trabalhar tranquilamente com a nova direção eleita da CCIAS. Embora o Embaló garante que, se por acaso vier uma decisão desta por parte do do Tribunal estarão dispostos a acatar com a decisão e de reagir legalmente por meio dos advogados constituídos para esse efeito.

«ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA GUINÉ-BISSAU NO PORTO» TORNEIO DE FUTEBOL ALUSIVO AO "DIA DE ÁFRICA - 25 DE MAIO"


A equipa vencedora do torneio a festejar o momento com a taça no ar



Elas também 'presentes' e marcaram muitos golos!



 Jovens na mostra "Cadjiky"



 Jovens na mostra "Cadjiky"





















GUINÉ-BISSAU: INASA ASSINA CONVÉNIO DE COOPERAÇÃO COM FIOCRUZ




O Instituto Nacional de Saúde Pública (INASA) da Guiné-Bissau assinou um convénio com aFiocruz, a maior escola de saúde pública da América do Sul.

Uma delegação da Fiocruz encontra-se desde quarta-feira em Bissau, no âmbito dos trabalhos de elaboração do segundo plano estratégico do INASA para o período 2015/2020.

abola

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...