«ENSINO PÚBLICO GUINEENSE» SINDEPROF SUSPENDE GREVE E AGUARDA FORMAÇÃO DE NOVO GOVERNO




Bissau, 23 Maio 16 (ANG) – O Sindicato Democrático dos Professores (Sindeprof), suspendeu a greve que vinha observando há quase dois meses alegadamente por ter decidido dar benefício de dúvida ao futuro executivo.

Em declarações à ANG, Eusébio Có disse que na última reunião do sindicato, a maioria dos associados decidiu pela suspensão da greve tendo em conta os apelos feitos ao Sindicato pelas diferentes organizações políticas, sociais, religiosas e tradicionais. 

O sindicato reuniu com várias associações, ambos apelaram a suspensão da greve porque, segundo disseram, o país está sem um interlocutor uma vez que o governo foi demitido, e manifestaram as suas disponibilidades em tudo fazerem no sentido de ajudarem na resolução do conflito” disse.

Eusébio Có disse que respeitaram e tomaram em conta todos os pedidos, principalmente o do Chefe do Estado.

 salientou que apenas suspenderam a paralisação e que não se trata do levantamento da greve no sector educativo nacional.

O sindicalista informou que assim que houver um interlocutor nesse caso o governo, vão voltar a carga com o mesmo caderno reivindicativo salvo algumas alterações que podem vir fazer.

“Ao fundo o que estamos a reclamar é a aplicação da Carreira Docente, enquanto isso não acontecer vamos continuar sempre a lutar, por isso, apelamos aos professores que compreendam o sindicato e voltem para as suas salas de aulas e que continuem a fazer o que gostam, dar as aulas “pediu Eusébio Có.

O vice-presidente do Sindeprof estendeu o seu apelo a Confederação Nacional dos Estudantes da Guiné-Bissau (CONIGUIB), e aos pais e encarregados de educação dos alunos, no sentido de apelarem o regresso as salas de aulas por parte dos estudantes, salientando que sem alunos não pode haver aulas.

Questionado se ainda há condições para concluir o presente ano lectivo Eusébio Có respondeu que enquanto professor não sabe dizer se o ano vai ser nulo ou não .

ANG/MSC /SG/Conosaba/MO

"GUINÉ-BISSAU NÃO É UM NARCO-ESTADO", DIZ INSPECTOR DA PJ PORTUGUESA




Bissau, 23 Mai. 16 (ANG) – “Apesar de a África de Oeste servir de uma plataforma de circulação da droga de América Latina para a Europa, a Guiné-Bissau não é um narco-Estado”.

Esta afirmação foi feita hoje em Bissau, pelo Inspector da Polícia Judiciária Portuguesa, Edgar Ribeiro, durante o primeiro dia da formação dos actores guineenses do sistema da justiça criminal, sobre os meios especiais para a obtenção de provas, no domínio da luta contra o tráfico da drogas.

Edgar Ribeiro defende esta tese, fundamentando que a economia guineense “não vive da produção e venda de estupefacientes”, não obstante o seu território e de outros países da sub-região da Costa Ocidental de África serem usados para esta actividade criminosa.

Por sua vez, o Representante Residente do Escritório da Nações Unidas de Luta Contra o Tráfico de drogas e Crime Organizado (ONUDC ), Mário Maia Moreira afirmou que o objectivo deste curso, de cinco dias, é de apoiar aos actores do sistema da justiça criminal na prevenção e repreensão contra o tráfico das drogas.

Sobre as possibilidades de acções terroristas ocorrerem no país, Maia Moreia afirma que a Guiné-Bissau não é um país de risco. Contudo, recomenda medidas de “prevenção”, para que a mesma não venha a constituir um lugar de refúgio ou de apoio as organizações terroristas.

Este perito da ONU que realçou o desempenho das autoridades na luta contra a criminalidade, assegurou que, em termos de equipamentos, as condições das estruturas judiciárias guineenses melhoraram, e cita, entre outros, o exemplo do Laboratório de Análise de Drogas.

O seminário termina sexta-feira, é financiado pelos Estados Unidos de América, em parceria com a ONUDC, está a ser ministrado por dois especialistas da Policia judiciária portuguesa e pelo antigo Procurador-geral da República, Hermenegildo Pereira.

Nele tomam parte representantes da Polícia Judiciária, das Magistraturas do Ministério Público e Judicial, dos Serviços de Informação do Estado (Celula de luta contra o Branqueamento de Capitais e Crime Organizado) e da Polícia Ordem Pública. 

ANG/QC /SG/Conosaba

«CANKAM» PAIGC ACUSA PRESIDENTE GUINEENSE DE DESRESPEITAR A CONSTITUIÇÃO



Óscar Barbosa

Porta-voz do partido diz esperar que José Mário Vaz tenha bom senso.

O PAIGC diz reagir com "inquietação e indignidade" a decisão do Presidente da República de convidar o PRS, o segundo partido mais votado nas eleições de 2014, para formar o próximo Governo da Guiné-Bissau.

Óscar Barbosa acusa o PR de desrespeitar a Constituição da qual ele devia ser o guardião e espera que José Mário Vaz "tenha senso e recue na sua decisão.

O Presidente justificou a sua decisão com o facto de o PAIGC não ter apresentado um acordo que reúna“o apoio maioritário dos deputados".

Na semana passada, o PAIGC enviou ao Presidente da República uma proposta de Pacto de Estabilidade que, segundo ele, tinha o apoio de todas as formações políticas com apoio parlamentar, à excepção do PRS, que detém a segunda maior bancada na Assembleia Nacional Popular.

"Recebemos a notícia com alguma inquietação e indignidade pela decisão de uma pessoa que tem o dever de velar pelo respeito da Constituição da República", diz o porta-voz que acusa José Mário Vaz de criar "maior tensão política no país".

O acórdão 1/2015, segundo Óscar Barbosa, "é claro e diz que o partido mais votado é que deve formar o Governo", e que, por isso, diz que o seu partido vai aguardar os próximos passos, mas espera que o Presidente "tenha bom senso e recúe".

Caso contrário, Barbosa admite que o PAIGC vai recorrer à justiça para que se respeite a Constituição e a vontade dos eleitores guineenses.

O PRS ainda não se pronunciou sobre o convite do Presidente da República.

Voa com Conosaba

LEONOR VAZ É A NOVA MISS GUINÉ-BISSAU (FRANÇA ) 2016




A beleza é algo que fascina a todos, desde sempre, independente da localidade onde se vive ou da língua que se fale, todas as culturas e povos têm palavras e formas tão ricas para descrever aquilo que cada grupo considera belo e atraente. Portanto, A GALA MISS GUINÉ-BISSAU FRANÇA 2016 foi uma noite originalmente nossa, pela demonstração dos nossos valores culturais, pelo glamour, pela sensualidade, pela determinação, pela entrega dos organizadores, que foram incansáveis, pela união entre as candidatas, pelo orgulho e atitude que tiveram…adorei cada momento, cada detalhe, principalmente a interacção com o maravilhoso PÚBLICO, foi simplesmente fantástico!

Por ter sido o escolhido para ser um dos apresentadores, quero agradecer a confiança dos organizadores, IP Eventos (Ivanildo da Costa e Paul Lopes), ao meu mano DJ Alberto Sá e a Cathy.

À minha colega Margarida Urolis, muito obrigado por tudo, tive muito gosto em trabalhar com uma pessoa muito inteligente, prática e muito humilde.

Finalmente, à minha Miss, minha Kanafistra Etl muitíssimo obrigado por tudo (pela companhia, pelo cuidado com a minha imagem…), como se diz: “behind every great man there is a great woman - por trás de um grande homem, há sempre uma grande mulher”!

Que Deus ilumine a cultura e o povo guineense! 
Mantenhas, 
ETL

Fonte: Emílio Lima Poeta

 Leonor Vaz -  NOVA MISS GUINÉ-BISSAU (França ) 2016

 Desfile com o vestido de Gala


Apresentadores: Emílio Lima e a Margarida Urolis


As 5 finalistas

 Fanta N'dula em Acção

Actuação da nossa bela voz, Tchuma Bari



Com a Diva, a rainha da música moderna guineense Dulce Maria Vieira das Neves 


«LANÇAMENTO DO LIVRO MARCADO AGORA PARA 1 DE JUNHO» 26 DE MAIO ADIADO PARA 1 DE JUNHO NO PORTO, LANÇAMENTO DO NOVO LIVRO DE POESIA DO ESCRITOR E DIPLOMATA GUINEENSE CARLOS EDMILSON VIEIRA



Carlos Edmilson Vieira


Apresentação do livro a cargo do Prof.  Doutor  Julião Soares Sousa.


Sessão de lançamento de 'Gargadjada di Mamã Guiné/Gargalhada da Mamã Guiné'

Novo livro de Poesia do escritor e diplomata guineense Carlos Edmilson Vieira

Dia 01 de Junho - 18h 30 m

Local - UNICEPE - Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto

Praça Carlos Alberto (Praça dos Leões), 128-A 
4050-159 PORTO 

Entrada Livre


GESTÃO E PROJEÇÃO DO MEIO AMBIENTE É POSITIVO NA GUINÉ-BISSAU




Os Ambientalistas do país consideram de positivo o processo de gestão e projeção do meio ambiente na Guiné-Bissau.
A satisfação foi revelada no passado domingo 22 de maio em Bissau, data em que foi instituída pelas Nações Unidas em 1992, como dia Internacional da Biodiversidade, na qual a Guiné-Bissau é parte integrante da Convenção.
Este ano a efeméride está sendo celebrada sob o lema: “Integrar a Biodiversidade para a Manutenção das Populações e Seus Meios de Subsistências”. 
Está em curso durante a semana da Biodiversidade que iniciou de 22 e termina ao 25 de maio com debates radiofónicos com os parceiros do IBAP, sobre o serviço de ecossistema, uma conferência de debate em parceria com Global Shappers sobre o decurso da conservação do ambiente na Guiné-Bissau e o processo de evolução e criação do Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP).
A Guiné-Bissau dispõe atualmente de 12% de território marinho de áreas protegidas e 26% total do território, faltando apenas 1% que o mundo exige.
As jornadas da biodiversidade Organizadas pela Secretaria de Estado do Ambiente através do IBAP, culminarão com o lançamento de guias e brochuras das áreas Protegidas e com animação sobre a cultura Bijagós com destaque a dança canhocan.
Recorde-se que a Convenção da Biodiversidade visa consensualizar a população mundial sobre a importância da biotecnologia.

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...