`Djurtus’ caem 23 posições no ranking FIFA

 

 
               
A seleção da Guiné-Bissau, treinada pelo português Paulo Torres, caiu 23 posições no ranking da FIFA, organismo que tutela o futebol mundial.

Na anterior atualização, os `Djurtus´ estavam no 132.º lugar e, agora, ocupam o posto 155 da hierarquia.

Amido Baldé disponível para representar seleção principal da Guiné-Bissau

Amido Baldé já representou os escoceses do Celtic
 

O avançado Amido Baldé, antigo avançado do Vitoria de Guimarães, na época 2012/2013, está disponível para jogar pela principal seleção da Guiné-Bissau, apesar de ter representado as camadas jovens de Portugal.

A Guiné-Bissau já está em estágio para o jogo com a Zâmbia, no próximo dia 13, a contar para a primeira fase do grupo E de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN-2017), no Gabão.

O avançado representa, atualmente, os israelitas de Apoel Telavive.
Amido Baldé decidiu vestir a camisola dos ´Djurtus´ por pressões familiares, mas, sobretudo, por ter sido contactado formalmente pelo vice-presidente da Federação guineense, Carlos Teixeira.

Transportadora aérea de Cabo Verde retomou voos para Bissau

 

A Transportadora Aérea de Cabo Verde (TACV) retomou, esta quarta-feira, as ligações regulares para Bissau, suspensas desde abril de 2012, na sequência do golpe militar no país.

O reinício das ligações aéreas regulares é, no fundo, a concretização do acordo assinado entre os governos dos dois países, aquando da visita do primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, ao arquipélago cabo-verdiano, em janeiro.

A porta-voz do Conselho de Administração da TACV, Laura Silva, sublinhou que «a partir de agora a transportadora cabo-verdiana fará dois voos semanais para Bissau», sendo que, aos domingos, far-se-á o percurso Praia/Dacar/Bissau/Praia - às quartas-feiras o percurso será entre Praia/Bissau/Dacar/Praia.

Depois da retoma da ligação aérea, os governos dos dois países pretendem, agora, criar condições para que se iniciem ligações marítimas regulares.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Peça responsabilidades. MINISTÉRIO PÚBLICO/POLÍCIA Ponham-se em campo




CRIME: Medicamentos oferecidos pelo Reino de Marrocos, cuja venda é proibida...estão à venda no hospital Simão Mendes, onde até aconselham a ir comprá-los a uma farmácia no Bairro Militar. O guineense gosta de brincar com a desgraça alheia... O guineense não tem MEDO do Estado, pois sabe que não lhe serão assacadas responsabilidades.
 
Ditadura do Consenso

«ENSINO» GOVERNO GUINEENSE E SINDEPROF ASSINAM MEMORANDO DE ENTENDIMENTO

Vista do Ministério da Educação Nacional

Bissau 09 Jun 15 (ANG) – O governo e o Sindicato Democrático dos Professores (SINDEPROF), assinaram segunda-feira, um Memorando de Entendimento que determina a anulação da segunda vaga de greve de três dias previstas para os dias 9,10 e 11 de Junho, no sector do ensino publico

O referido acordo prevê a harmonização de salários, após a entrega de documentos comprovativos, dos professores que serão reencaminhados para o Ministério da Educação Nacional para efeitos de reclassificação profissional.

No Memorando o governo compromete-se a pagar, no decurso desta semana, dois dos três meses de salários correspondentes ao ano 2013 e Janeiro de 2015 para os professores de novos ingressos e contratados.

Relativo ao resto remanescente de 2013 e fevereiro de 2015, o governo promete pagá-los no mês de Agosto do ano em curso.

No que toca a diuturnidade de 2014, ficou acordado o pagamento da diferença ao pessoal docente ainda esta semana.

Relativamente ao pagamento dos12 meses de diuturnidade referente aos anos 2011 e 2012, com excepção das dívidas que entraram no quadro da dívida interna, ficou acordada a criação de uma Comissão de Seguimento que será encarregue de acompanhar a viabilização do memorando para a agilização do respectivos pagamentos.

O Presidente do Sindeprof disse estar confiante na predisposição do governo de cumprir os acordos assinados entre as partes, por isso apelou a todos os professores a retomarem as aulas.

Relativamente a harmonização das letras e o Estatuto de Carreira Docente que foram criadas e que não estao a ser cumpridas na sua totalidade desde 2011, Laureano Pereira afirmou que foi instituída uma Comissão Técnica que será responsável pela sua aplicação integral num curto prazo de tempo.

Para o Diretor Geral de Planificação, Estudos e Avaliação do Sitema Educativo, Mamadu Saliu Djassi, os problemas do sector serão definitivamente resolvidos, escalonados em tempo de acordo com os recursos disponiveis.

Mamadu Djassi defendeu a seleção do ensino como prioridade nacional, por isso louvou o bom senso das partes através das cedências feitas e no compromisso assumidos no memorando para a salvaguarda do ano lectivo a findar.

Por sua vez, o Secretário Executivo do Conselho Permanente da Concertação Social, José Infanda, disse que o consenso entre as partes será prosseguido de um cumprimento do acordado pelos Ministério das Finanças, da Função Pública e da Educação Nacional. 

No âmbito das suas reivindicações os professores afectos ao SINDEPROF , um dos dois sindicatos dos docentes, observaram na semana passada uma greve de três dias.

«DIREITOS HUMANOS NA GUINÉ-BISSAU» NOVO PRESIDENTE DA LIGA INVESTIDO PARA MANDATO DE QUATRO ANOS



Bissau 09 Jun 15 (ANG) – O novo presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos(LGDH) e o seu elenco directivo foram hoje investidos nas funções para um mandato de quatro anos..

Os empossados foram eleitos no 3º Congresso Ordinário dessa organização realizado no passado dia 16 de Maio do ano em curso. 

Ao presidir a cerimónia do empossamento, o Procurador-geral da República (PGR), Hermenegildo Pereira disse que é uma honra e orgulho estar a presidir a tomada de posse da nova direcção da LGDH, sobretudo na qualidade do representante máximo do Ministério Público que tem como missão fundamental a defesa dos direitos humanos.

O PGR disse reconhecer que a LGDH tem feito trabalho meritório para todos os cidadãos no capitulo de reconhecimento e salvaguarda dos direitos humanos, e deixou um compromisso público em conjunto com a Liga de tudo fazer para que haja o respeito pelos direitos humanos no país.

“Todos nós sabemos que a promoção e a defesa dos direitos humanos é uma tarefa que não pode ser encarada de forma isolada nem por uma única direcção, uma vez que os mesmos são multifacetados abrangendo em consequência vários componentes da vida do próprio homem “ disse o PGR.

Hermenegildo Pereira reconheceu que em vários momentos a luta pelos direitos humanos na Guiné-Bissau, foi relegada única e exclusivamente a própria LGDH, como se ela fosse a única entidade vocacionada a intervir na área em causa, tendo lamentado a ausência completa do Estado enquanto entidade com obrigação primária para a sua protecção.

“Vamos denunciar todas as violações dos direitos humanos como temos feito até aqui. A lei deve continuar a ser cego, mudo e surdo isto é punindo o culpado e isentando o inocente “disse Hermenegildo Pereira.

Por seu turno, o Presidente cessante da LGDH igualmente Presidente da Mesa do Conselho Nacional dos Órgãos Eleitos, Luís Vaz Martins acrescentou que a tomada de posse dos novos dirigentes da LGDH é um exemplo que deve ser seguido como referência para consolidação de uma sociedade que se pretende democrática e pluralista. 

Vaz Martins disse que a organização voltou a ocupar o seu lugar cimeiro e de vanguarda na promoção e protecção dos direitos humanos na Guiné-Bissau.

Foram oito longos anos de exposição permanente ao perigo , mais gratificante para qualquer defensor dos direitos humanos, sabendo de ante mão que representa a esperança dos que sofrem em silencio condicionado pela apatia e indiferença de um Estado que chegou a ser ausente”, informou.

Por último, o novo Presidente da LGDH, agradeceu aos presentes para depois afirmar que a cerimónia se reveste de uma importância capital, uma vez que simboliza a passagem de testemunho de Luís Vaz Martins que representa a geração dos activistas mais antigos para uma nova geração.

Augusto Mário da Silva disse ter uma noção clara dos desafios que a sua organização tem pela frente e do movimento de esperança que a sua eleição ao cargo do Presidente da LGDH representa, salientando que vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para não defraudar a confiança nele depositada.

O novo homem forte da LGDH reconheceu os trabalhos feitos pela direcção cessante liderada pelo Luís Vaz Martins pela sua visão de liderança e que vão servir de inspiração a nova chefia nos próximos tempos.

“O Luís Vaz Martins soube descobrir talentos e teve a coragem de apostar na juventude, tendo estabelecido um entrosamento feliz entre a experiência do passado e a dinâmica da nova geração que traduziu no sucesso do seu consulado. 

A expressão máxima desta afirmação é a forma como ele conseguiu resgatar a organização dos escombros onde se encontrava preservando a coesão interna e colocando a organização num patamar mais elevado no panorama das entidades da sociedade civil” elogiou Augusto Mário.

Augusto Mário adiantou que apesar dos avanços conseguidos nos últimos anos a Guiné-Bissau continua a pertencer a lista dos países com índices do desenvolvimento muito aquém da média mundial situação provocada pelas cíclicas crises político militares sobretudo nos últimos dezasseis anos.

“Estes cenários preocupantes são caracterizados pela baixa qualidade de vida dos guineenses marcados pela impunidade generalizada, desemprego crónico, fraco poder de compra e limitado acesso aos serviços básicos essenciais “lamentou.

«AINDA, VISITA DO REI MOHAMED VI» OCUPAÇÃO HOTELEIRA RONDOU 100 POR CENTO


 


Bissau, 09 Jun 15 (ANG) – As disponibilidades hoteleiras de Bissau foram ocupadas em cerca de 100 por cento pelos marroquinos que acompanharam a visita do Rei Mohamed VI, disseram hoje à ANG responsáveis de hotéis da capital.

De acordo o Director-geral do Hotel Malaica, Mário Fernandes, em termos globais, esta visita do monarca marroquino teve um impacto positivo “em todas as áreas” particularmente, no sector hoteleiro guineense que, segundo ele, até teve a necessidade de requisitar mais pessoal, dado ao volume do trabalho durante os dias de visita.

Este responsável hoteleiro pede à todos os guineenses, em particular, aos políticos para se empenharem na preservação da paz que se vive actualmente na Guiné-Bissau, “porque todos têm a ganham com a paz.

“A vinda do rei é um exemplo concreto da importância da paz e estabilidade no país. Para além dos hotéis, as vendedeiras, as mercearias, até os engraxadores ganharam com essa visita”, rematou.

Fernandes sublinhou que apesar das vicissitudes que o país conheceu, mas com as suas condições naturais favoráveis, aliadas a “hospitalidade e a diversidade cultural do seu povo”, o sector turístico continua importante para economia e pode contribuir ainda mais para a diminuição da dependência externa e do desemprego.

“Acredito que a Guiné-Bissau, tendo as melhores condições naturais, pode viver do turismo, como as repúblicas de Gâmbia, Cabo-Verde ou Tunísia”, disse.

Por seu lado, o Director-geral do “Azalai Hotel 24 de Setembro” revelou que durante a estada do Mohamed VI no país, até os trabalhadores foram retirados dos seus quartos, para dar lugar aos hóspedes marroquinos.

Salifou Traoré defendeu que o sector turístico e hoteleiro pode ser estratégico para o desenvolvimento da Guiné-Bissau.

Para Traoré, a visita do monarca confirmou a estabilidade do país pelo que, em consequência, o Reino de Marrocos, conforme seu desejo, pode ajudar o país neste domínio.

Traoré realçou o empenho das actuais autoridades na boa governação e exortou à todos os guineenses no sentido de continuarem a lutar pela preservação da paz do país, como condição básica para o seu desenvolvimento.

Uma fonte do “Líbia Hotel” em Bissau,disse que apesar do mesmo estar ainda em reparação, muitos dos seus quartos receberam parte dos membros da delegação marroquina, composta por cerca de 500 personalidades.

Entretanto, sabe a ANG que o “Líbia Hotel” deverá abrir as suas portas, para funcionamento pleno, no próximo mês de Julho.

A ANG sabe que o Hotel Ancar igualmente recebeu hospedes deste reino de Magreb.
Fontes ligadas ao sector turístico guineense disseram que actualmente funcionam na Guiné-Bissau apenas três hotéis, e que apesar da existência de vários aparthotéis na capital, Bissau oferece menos de 500 quartos.

Durante a estada da sua Majestade em Bissau, a Guiné-Bissau e o Reino de Marrocos assinaram 16 acordos de cooperação nomeadamente, nos sectores de saúde, energia e turismo.


«SAÚDE PÚBLICA GUINEENSE» DIRECTOR DA PECUÁRIA PREOCUPADO COM CONSUMO DE CARNE DE ORIGEM DUVIDOSA


Bissau, 09 Jun 15 (ANG) - O Director Geral da Pecuária aconselha as populações a se abdicarem do consumo de carnes de origens duvidosas, e das que não forem inspeccionados pelos serviços veterinários.

Bernardo Cassamá, em entrevista exclusiva à ANG, disse que nos últimos tempos tem-se verificado a proliferação de locais inadequados de abates de animais para o consumo humano, prática através da qual se está a violar a Lei que proíbe o abate fora dos Matadouros.

"Nota-se actualmente a existência de muitos locais improvisados de abates de animais, nomeadamente no Porto de Canoa, Chapa de Bissau e ao longo das vias que ligam Bissau ao interior do país", explicou.

Aquele responsável informou que como uma das medidas de combate à prática, determinou-se que os Inspectores passassem a por carimbo nas carnes saídas dos Matadouros, tanto da capital Bissau como nos do interior do país.

Salientou que deve haver uma colaboração institucional entre a Direcção Geral da Pecuária, Câmara Municipal de Bissau e o Ministério da Saúde, no sentido de constituírem um corpo de inspecção de locais de abates e comercialização de carnes.

"A Câmara Municipal de Bissau, enquanto instituição responsável pela gestão da cidade deve assumir a responsabilidade de arranjar estabelecimentos adequados, em diferentes bairros, para a prática de venda de carnes", disse.

Bernardo Cassamá sublinhou que, hoje em dia foi reconhecido mundialmente que 75 por cento das doenças que atacam os homens provêm dos animais.

"Os exemplos são muitos porque temos a gripe aviária, brucelose, tuberculose, ébola entre outros", esclareceu.

Apela às populações para deixarem de comprar carnes baratas para o consumo, acrescentando que muitos possuem carnes em estado de decomposição, e aproveitam para vende-las num preço barato prejudicando a saúde humana.

Exortou a Associação dos Magarefes a zelarem para que se dessem entrada nos Matadouros apenas animais sãs, para efeitos de consumo humano.

O Director Geral da Pecuária mencionou ainda o perigo da doença de carbúnculo hemático para o homem. Adiantou que essa doença é muito frequente na região de Oio, norte da Guiné-Bissau.

Disse que nessa localidade tinha sido detectado mais de 80 casos de carbúnculo hemático nas pessoas tendo sido registados cinco mortos, por causa do consumo de animais mortos.

Afirmou que actualmente a sua instituição dispõe de 20 mil doses de vacinas fornecidas pelo Reino de Marrocos para vacinar todas as três espécies de manadas, que são vacas, cabras, galinhas, entre outros.

"Vamos iniciar no próximo mês de Julho uma campanha gratuita de vacinação de animais em todo o território nacional de forma a minimizar os custos de importação de medicamentos para a saúde humana", disse a concluir Bernardo Cassamá.

PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU QUEBRA SILÊNCIO SOBRE O CASO IDELFRIDES FERNANDES




Hermenegildo Pereira disse não haver motivos para medo de perseguição.

O Procurador-Geral da República da Guiné-Bissau quebrou o silêncio sobre o caso do secretário de Estado das Comunidades Idelfrides Manuel Gomes Fernandes. Em exclusivo à VOA, Hermenegildo Pereira disse não haver motivos para perseguição, numa alusão às declarações do presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, que ontem desferiu duros ataques aos agentes policiais que detiveram o governante.

Pereira afirma que tudo o que se tem dito à volta do “caso Idelfrides Fernandes”, não passa de comentários políticos.

O Procurador-Geral da República referiu que o Ministério Público está muito engajado no processo, tanto assim que não dispõe de tempo para fazer a política:

O tempo, o melhor juiz, dirá quem tem a razão naquilo que estamos a investigar. Não há motivos para isso. Em nenhuma circunstância”, garantiu.

Ontem, o presidente do Parlamento disse que jamais vai admitir que, citamos “haja a invasão à sede do parlamento”.

Estas declarações foram feitas no dia em que tomou posse o novo presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos(LGDH) Augusto Mário da Silva, quem afirmou que uma das prioridades do seu mandato é o combate à impunidade.

Na sua intervenção, Silva referiu-se ao badalado projecto-lei sobre amnistia, sobretudo, aos actores envolvidos no golpe militar de 12 de Abril de 2012.

O presidente da LGDH pede uma avaliação dentro de um quadro do processo de reconciliação nacional, assente, entre outros aspectos, na lógica da compensação das vítimas, da verdade e da não recorrência ao crime.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DADORES VOLUNTÁRIOS DE SANGUE (ANADAVS- HMP/GB)ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DADORES VOLUNTÁRIOS DE SANGUE (ANADAVS- HMP/GB)


Image result for doar sangueHavendo assim a necessidades de contribuição mas sim, dos próprios guineenses na promoção voluntária de sangue podendo assim fazer face ao combate da anemia generalizada no seio das crianças, adultos, mulheres gravidas, e devido a situação penosa encontrada no hospital Militar, pelo qual, um grupo de pessoas decidiram a criação de uma associação que passou a ser denominada ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DADORES VOLUNTÁRIOS DE SANGUE – HOSPITAL MILITAR PRINCIPAL  cuja a sigla é ANADAVS- HMP/GB. O acréscimo que seguiu  HOSPITAL MILITAR PRINCIPAL, não significaria que a associação pertença aos militares mas sim,  constitui uma referencia onde a associação pode ser localizada ou fica baseada. A ANADAVS é uma associação que esta pronta para trabalhar a favor do povo Guineense cujo o seu fruto pode e deve ser objecto de salvação dos paciente em todas  Unidades Hospitalares do Pais-
Para assim poder agir no campo cumprindo com os seus objectivos que nortearam a sua fundação, esta organização já se encontra legalizada no cartório de Bissau.
Assim aparecida mais um parceiro no campo de saúde, esperemos que a nossa organização ira ser acolhida no coração do Ministério  da saúde publica bem como junto dos seus parceiros internacionais. 
No quadro da comemoração do dia mundial de doação voluntário de sangue, a ANADAVS, ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DADORES VOLUNTÁRIO DE SANGUE,que se localiza no HOSPITAL MILITAR PRINCIPAL para não ficar esta data despercebido no nosso Pais ou seja na Guine-Bissau participa junto do seu congénere nas serias actividades entre quais, uma marcha que se inicia da ROTUNDA DO AEROPORTO ATE ATE IMPÉRIO E ROTUNDA DE BAIANA  que assinalam este importante dia de salvação de vidas humanas.
Ao ter em conta do carácter desta organização que se empenha na promoção deste produto preciosa para a salvação de vidas humanas sem fins lucrativos, e para que este evento possa se tornar numa realidade, esta organização vem pelo presente solicitar  a todas pessoas, organizações de boa vontade, em particular ao Chefe de Estado Maior General das forças  armadas da Guine Bissau, ao Primeiro Ministro, ao Presidente da Republica, Ministra da Saúde Publica,  empresa MTN,  ORANGE, Empresário Braima Camara, e demais outros,  o possível  apoio   para a aquisição dos seguintes materiais:
1.  Camisolas,
2.  Chapéus
3.   Dísticos
4. Papeis desdobráveis
Esperando que esta nossa preocupação é do interesse Nacional devendo  merecer uma especial atenção do governo em geral em particular do Ministra da saúde.

ASSUNÇÃO ESTEVES DISCURSARÁ NA ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR DA GUINÉ-BISSAU, A 18 DE JUNHO, SENDO ASSINADO, NO DIA SEGUINTE, UM PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE OS PARLAMENTOS PORTUGUÊS E GUINEENSE



Durante a visita, Assunção Esteves irá avistar-se com o Presidente da República, o Presidente da Assembleia Nacional Popular, o Primeiro-Ministro, o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça e o Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas.
A PAR contactará com projetos de cooperação, estando previstas, neste âmbito, visitas à Escola de Djoló – uma escola financiada pela ONG Afetos com Letra –, à Faculdade de Direito de Bissau e à Comissão Nacional de Eleições.

Assunção Esteves presidirá igualmente à cerimónia de entrega de dois contentores frigoríficos, oferecidos pelo Instituto Nacional de Emergência Médica, com medicamentos e outros materiais destinados a prevenir e combater o ébola, numa sessão que contará com a presença da Ministra da Saúde da Guiné-Bissau e do Presidente do INEM. Visitará também o Navio Patrulha Português Figueira da Foz, ancorado no Porto de Bissau.

A Presidente da Assembleia da República prestará homenagem a Amílcar Cabral, participando em cerimónias no Quartel de Amura e em Bafatá, onde nasceu o líder político.
A delegação parlamentar que acompanha a PAR é composta pelos deputados Ester Vargas (PSD), Paulo Pisco (PS), Abel Baptista (CDS-PP), Diana Ferreira (PCP) e José Luís Ferreira (PEV).

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...