APU-PDGB EXIGE A DEMISSÃO DO DG DA TGB E MINISTRO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL




A Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) exige no passado dia 01, a demissão do director-geral da Televisão da Guiné-Bissau (TGB), Francelino Cunha e do ministro da Comunicação Social, Victor Pereira por censura da notícia do partido.

Em conferência de imprensa realizada na sede nacional desta formação política, Batista Té, um dos vice-presidentes do APU-PDGB adverte ao protagonistas do caso para se repor a notícia exibir as imagens, caso contrário mobilizaram apuanos em massa, em frente da TGB, para exigir a demissão de Francelino Cunha e Vítor Pereira. Porque segundo disse constitui uma mera violação dos seus opositores para vincar as suas estratégias políticas.


O Secretário-geral de APU-PDGB, Juliano Fernandes descreve que a notícia foi censurada e depois retirada na plataforma de alinhamento de notícias, amando de Francelino Cunha alegando ordem do ministro, Vítor Pereira.


Juliano Fernandes disse a intenção trata-se de uma perigosa violação das regras fundamentais que se caracterizam um Estado de Direito Democrático e a sã convivência sociopolítica. “Vil e repudiante conduta irrefletida gratuita e reveladora de grande desespero do adversário politico”, notou Fernandes.

Conosaba/Notabanca/MO




MINISTRO DE SAÚDE CONSIDERA DE “VERGONHA NACIONAL” SITUAÇÃO DOS HOSPITAIS NA GUINÉ-BISSAU



O ministro da Saúde Pública, Domingos Malú, reconheceu na passada terça-feira (01/11), que, apesar de os esforços no que refere a melhoria dos serviços de saúde na Guiné-Bissau, a situação dos hospitais é “uma vergonha nacional” e ainda continuam a existir “muitas coisas erradas” neste sector que devem ser corrigidas
Falando na cerimónia de tomada de posse dos delegados provinciais de inspecção de actividades em saúde, Domingos Malú chamou atenção aos recém-empossados no sentido de assumirem as suas responsabilidades porque pretende-se, em pouco tempo, transformar as províncias em todo o domínio.
“Temos a certeza que alguma coisa será feita, problema não é só inspeccionar as farmácias mas também as actividades em Saúde, se admitidos que cada funcionário público tenha os seus direitos e obrigações então os inspectores vão fazer o acompanhamentos destes fatos. Antes de inspeccionamos as farmácias e clínicas devemos é inspeccionar os nossos hospitais”, acrescenta este governante. 
Francisco Aleluia Lopes, inspector-geral de saúde, disse que a criação das delegacias regionais de inspecção de saúde visa sobre tudo fazer com que se tenha a nível nacional a capacidade de intervir de uma forma mais próxima aos técnicos e aos demais intervenientes no sistema.
“O sector privado que é uma maior preocupação do ministério, a criação destas delegacias permite que o sistema seja muito mais resultativos e para ter esse ganho era necessário que houvesse uma maior clareza naquele que devemos fazer junto das nossas comunidades”, explicou.
Em nome dos recém-empossados falou Ove Fernandes Mendes que afirma que foram empossados para cumprir com os três pilares da inspecção que são inspeccionar, editar e auditar que constam nas suas metas e objectivos a serem concretizados.
Este acto foi realizado com o propósito de superar algumas dificuldades no que tange ao controlo das actividades em saúde a nível nacional, facilitando uma melhoria gradual do sistema de saúde.
Por: Elisangila Raisa Silva dos santos / Anézia Tavares Gomes com Conosaba do Porto
Imagem: Anézia Tavares Gomes/MO

BLOCO LUSÓFONO QUER DIÁLOGO PERMANENTE E CONSTRUTIVO NA GUINÉ-BISSAU





O diálogo permanente e construtivo é o caminho para se encontrar uma solução durável para a paz e estabilidade na Guiné-Bissau, de acordo com a resolução ontem aprovada pelos chefes de Estado e Governo da CPLP, em Brasília.

A declaração do bloco lusófono reitera a convicção da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) de que "só através do diálogo permanente e construtivo entre os atores políticos guineenses será possível uma solução durável" para a Guiné-Bissau.

Esta resolução foi recomendada pelo Conselho de Ministros da CPLP e aprovada ontem pelos altos responsáveis políticos do bloco lusófono na XI Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que se encerra hoje na capital do Brasil.

Conosaba com a Lusa/MO

«CEMITÉRIO MUNICIPAL DE BISSAU» DIA DOS FIÉIS DEFUNTOS: RESTOS MORTAIS DE NINO VIEIRA KOUMBA IALÁ E MALAM BACAI SANHÁ





Vista parcial do Cemitério Municipal de Bissau, no “dia dos Fiéis Defuntos”, Familiares amigos e companheiros em tristeza refletindo sobre os seus entes queridos falecidos.


Vamos reflectir um pouco sobre a nossa postura neste mundo, e agir sempre com honestidade.

Nino Vieira




Kumba Ialá e Malam Bacai Sanhá



Estas são as campas dos antigos Presidentes da Republica, Kumba Ialá e Malam Bacai Sanhá, na Fortaleza de Amora, junto às instalações do Estado-Maior-General das Forças Armadas da Guiné-Bissau.

Os restos mortais da campa de Nino Vieira no Cemitério Municipal de Bissau de Bissau, em frente do seu filho, Vladimir Vieira morto num acidente de aviação em Tambakunda, na Companhia Aérea do Senegal, em 1997, também em circunstâncias ocultas. 

As três figuras emblemáticas faleceram quando exerciam política ativa em circunstâncias misteriosas, que até ao momento os casos continuam a ser melindrosos na Guiné-Bissau.

Notabanca com Conosaba/MO




“PR COMPRA CARROS BLINDADOS PARA PRESIDÊNCIA ABERTA NO INTERIOR DO PAÍS”-diz Nuno Gomes Nabian





Líder da APU-PDGB afirmou ontem que a Televisão da Guiné-Bissau (TGB) está sequestrada pelo Partido da Renovação Social. 

“Não podemos ficar sentados com braços cruzados a ver instituições de Estado a serem sequestradas. Agora é TVPRS. Temos que por a justiça e a ordem”.

Nuno Gomes Nabian denuncia existência de pessoas que cometeram crimes de assassinatos que refugiaram-se no estrangeiro, pretendem regressar ao país, mas com propósitos de continuam a matar.“Não vamos aceitar isto”, disse Nabian. 

O Líder da APU-PDGB responsabiliza o Presidente da República, o PAIGC, o PRS sobre a crise politica que assola o país, mais de um ano sem solução. Enquanto a classe politica a comparar e usufruir viaturas de luxo na custa do povo. “Temos que parar a demagogia politica”, disse líder apuano.

Nabiam acusa o Presidente Mário Vaz de comprar carros blindados para fazer presidência aberta no interior do país, sem se preocupar pagar salários aos professores em greve de trinta dias.

Notabanca/Conosaba/MO

ASSALTANTES A MÃO ARMADA CONTINUAM ROUBAR GADO BOVINO EM CANCHUNGO




Os populares de Tchen, uma aldeia do sector de Canchungo vivem sob opressão e ameaças de morte por parte de um grupo de assaltantes armados até aos dentes, que dessossega os habitantes da zona.


Isto porque, no período da noite, os malfeitores atacam com armas e roubam os gados bovinos e de mais bens que produzem os populares da zona.Perante, a insegurança, a população local lamenta, solicitando a intervenção urgente das autoridades para por cobro a situação de “desespero” se encontram.

Os populares manifestaram-se a possibilidade de abandonar a sua aldeia, e ao mesmo tempo, campo de cultivo caso persistir o fenómeno. 

O ministro do Estado e do Interior, Botche Candé deslocou-se ontem naquela localidade para se inteirar da situação, prometeu instalar uma força de Guarda-Nacional (GN) no local para garantir a segurança das populações e das suas fortunas.Os populares de Canchungo e de algumas aldeias do Norte do país, são alvos de sucessivos roubos de gado bovino, os supostos autores-larápios continuam impunes a circularem no seio da população, por falta de justiça na Guiné-Bissau.

Conosaba com Notabanca/MO


“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...