Mulheres levam ao Presidente José Mário Vaz propostas para participarem mais na política



Mulheres da Guiné-Bissau

Bissau (Rádio Jovem, 12 de Fevereiro de 2015)  –  As organizações femininas da sociedade civil da Guiné-Bissau entregaram ao Presidente da República um documento com 16 propostas legislativas e operacionais para permitir uma maior participação das mulheres na política, anunciou a missão da ONU em comunicado.
Entre as propostas está “uma lei de quotas mínimas de 40% para assegurar uma representação significativa das mulheres nas instâncias de tomada de decisão, sobretudo no parlamento e no governo”.
O texto apela às autoridades nacionais para a “revisão do quadro legal do sistema político e eleitoral do país, por forma a torná-lo mais sensível ao género”.
Outras propostas passam pela criação de centros de acolhimento, e apoio psicossocial e jurídico para as mulheres vítimas de violência.
O documento entregue ao Presidente José Mário Vaz intitula-se Declaração de Canchungo, por ter sido redigido no final de um encontro de reflexão sobre a igualdade de género realizado em outubro de 2014 naquela cidade do norte do país e financiado pelo Gabinete Integrado da ONU para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).

Ilha de Bubaque, Guiné-Bissau Navio Baria retoma ligação marítima entre Bissau e Bubaque


Depois de mais de três anos de interrupção, ou seja durante o período do golpe de Estado de 2012, a Sociedade de Transportes Marítimos da Guiné-Bissau (SOTRAMAR), empresa pública, anunciou que o Navio Motor Baria vai retomar a sua carreira normal entre a capital e ilha turística de Bubaque, região de Bolama Bijagós, a partir desta sexta-feira, 13 de Fevereiro.
Em comunicado que a PNN consultou, a SOTRAMAR informou que esta ligação volta a ser estabelecida com garantia e conforto através do Navio Baria.
«A partir desta sexta-feira, 13 de Fevereiro, a ligação Bissau-Bubaque-Bissau volta a estar garantida com segurança e conforto, através do navio Baria», lê-se no documento.
Em relação à antiga capital Bolama, a esta ligação ainda não está garantida. Contudo, outro navio, o «IV Centenário», deve igualmente estar operacional para garantir a ligação entre Bissau e Enxude, região de Quinara.

Comissão Europeia define a sua posição quanto a uma parceria global para o programa de desenvolvimento pós-2015


União Europeia (UE) Bissau (União Europeia, 12 de Fevereiro de 2015) – A Comissão Europeia pronunciou-se no dia 5 de Fevereiro de 2015 sobre os esforços a desenvolver à escala mundial para erradicar a pobreza e estimular o desenvolvimento sustentável.
A Comunicação, intitulada “Uma parceria global para erradicar a pobreza e assegurar o desenvolvimento sustentável pós-2015″, foi elaborada em conjunto pela Alta Representante para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança/Vice-Presidente da Comissão Europeia, Sra. Federica Mogherini, pelo Comissário da Cooperação Internacional e Desenvolvimento, Sr. Neven Mimica, e pelo Comissário do Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Sr. Karmenu Vella. A Comunicação foi acordada com o Primeiro Vice‐Presidente da Comissão, Dr. Frans Timmermans, a quem incumbe a responsabilidade horizontal pelo desenvolvimento sustentável.
Para além de formular propostas quanto à forma como a comunidade internacional deve organizar-se para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, a Comunicação indica também a forma como a União Europeia e os seus Estados-Membros podem contribuir para os esforços internacionais a desenvolver neste contexto.
O 2015 é um ano charneira para o desenvolvimento sustentável à escala mundial. Com a adopção do programa de desenvolvimento pós-2015, que irá suceder aos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, a comunidade internacional responderá aos desafios enfrentados pelo mundo de hoje, que consistem em erradicar a pobreza, alcançar um desenvolvimento inclusivo e sustentável para as gerações atuais e futuras e garantir a promoção e a protecção de todos os direitos humanos e valores fundamentais que se encontram na base de sociedades pacíficas e prósperas.
Segundo o Presidente da Comissão Europeia, Dr. Jean-Claude Juncker, “O 2015 será um ano determinante para a comunidade internacional. Erradicar a pobreza e colocar o mundo na trajectória do desenvolvimento sustentável constituem não só desafios comuns, como se revelam também no interesse comum. A União Europeia continuará a cooperar de forma construtiva com os seus parceiros durante as próximas negociações e manifesta a sua determinação em desempenhar plenamente o seu papel na realização deste programa”.
 Princípios fundamentais da parceria global
O novo quadro deve ser universal e integralmente aplicável, assentando numa parceria entre todos os países, para além de contar com a participação da sociedade civil e do sector privado. Todos os países devem contribuir de forma equitativa para a consecução dos objectivos globais, sendo responsáveis neste contexto perante os seus cidadãos e a comunidade internacional. Será fundamental um empenhamento político ao mais alto nível e todos os países, independentemente do seu grau de desenvolvimento, devem comprometer-se e assumir a responsabilidade pela realização do programa pós-2015.
A parceria deve basear-se em valores universais como os direitos humanos, a boa governação, o primado do Direito, o apoio às instituições democráticas, a inclusividade, a não-discriminação e a igualdade de género.
A Comunicação salienta as componentes essenciais que devem fazer parte integrante da parceria global, tais como um quadro estratégico favorável, o desenvolvimento das capacidades, a mobilização e a aplicação eficaz do financiamento público internacional e nacional, a optimização do recurso ao comércio e à tecnologia, tirando o melhor partido possível dos efeitos positivos da migração e utilizando o sector privado e os recursos naturais de uma forma eficaz.
Salienta igualmente a necessidade de um quadro sólido para o acompanhamento, a responsabilização e uma análise a todos os níveis.
A Comunicação confirma o apoio manifestado pela Comissão Europeia ao apelo do Secretário-Geral da ONU no sentido de todos os países desenvolvidos alcançarem o objectivo fixado pelas Nações Unidas de afectar 0,7% do RNB à ajuda pública ao desenvolvimento, para além de todos os países de rendimento médio superior e economias emergentes deverem aumentar a sua contribuição a favor do financiamento público internacional, fixando objectivos e prazos para o efeito.
 A via a seguir
A Comunicação estará na base das posições assumidas pela União Europeia na perspectiva da Terceira Conferência sobre o financiamento do desenvolvimento, a realizar em Adis Abeba, em Julho de 2015, bem como da Cimeira pós-2015 das Nações Unidas, a realizar em Nova Iorque em Setembro de 2015.
O acordo alcançado sobre o programa pós‐2015 terá igualmente implicações importantes para as negociações a travar no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas.

União Europeia apoia as rádios comunitárias da Guiné-Bissau


Um dos estúdios da Rádio Sol Mansi 

Bissau (União Europeia, 12 de Fevereiro de 2015) – No quadro do reforço de capacidades dos órgãos de comunicação social promovido pelo Programa “UE-PAANE”de apoio aos actores não estatais, inteiramente financiado pela União Europeia, está a terminar um ciclo de formações de rádios comunitárias, cuja finalidade é dotar os operadores de conhecimentos que lhes permitam organizar e fornecer um serviço de qualidade às comunidades locais.
O ciclo de formação teve lugar em três pólos localizados em Cacheu, Gabú e Bissau. À semelhança das acções realizadas nas regiões de Cacheu e Gabú, o terceiro e último pólo foi orientado para a capacitação dos 26 radialistas e técnicos das rádios comunitárias do Sector Autónomo de Bissau e das Regiões de Oio, de Bolama/Bijagós e de Biombo.
O encerramento do terceiro pólo de formação será realizado no dia 13 de Fevereiro de 2015 pelas 14h30 em Bissau, na sala de formação de Artes e Ofícios da ONG AD no Bairro de Quelelé, e contará com a participação do Ministério da Comunicação Social e da Delegação da União Europeia junto da República da Guiné-Bissau.
Nas próximas semanas a equipa de formadores do UE-PAANE irá realizar visitas de seguimento às 32 rádios comunitárias localizadas em todas as regiões do país e que participaram nos três pólos, numa abordagem de formação “on the job” e com intuito de certificarem os conhecimentos adquiridos, bem como o seu impacto nos conteúdos, na programação e no desempenho técnico de cada rádio.

Carnaval: Bairro de Sintra promete repetir a proeza do ano passado


Bissau (ANG, 9 de Fevereiro de 2015) – O grupo vencedor do carnaval do ano 2014 promete repetir a proeza este ano, ”porque o campeão em titulo tem sempre como objectivo a revalidação do titulo “disse o Presidente da Juventude do Bairro de Sintra.
Paulo Mendonça que falava em exclusivo à ANG, disse que a responsabilidade e a ambição do bairro como sendo o campeão em título é de voltar a ganhar o carnaval este ano para demonstrar que foi o justo vencedor no ano passado.
De acordo com aquele responsavel, os sintrenses estão a colaborar porque é um Bairro coeso, factor que motiva o envolvimento de todos os moradores na organizaçäo sempre que houver um evento em que participam. Mendonça pediu ainda aos moradores que, de uma maneira ou doutra, não puderam participar nos trabalhos preparativos para o desfile do carnaval devido a falta de tempo que façam esforço para que todos juntos possam atingir o objectivo do Bairro que é vencer o carnaval 2015.
Uma das máscaras apresentadas em 2014 pelo Bairro Sintra
Uma das máscaras apresentadas em 2014 pelo Bairro Sintra
Para Mendonça o apoio não é só financeiro, o  moral também é muito importante. Mendonça quer que se faça deste carnaval momentos de muita paz e harmonia razão pela qual pede a união de todos os guineenses.
Por seu turno, o Coordenador Técnico do grupo carnavalesco de Sintra, Alziro António Gomes disse que os preparativos estão numa fase muito avançada porque já têm as matérias necessárias para os trabalhos e estão engajados para a confirmação do título.
Alziro Gomes adiantou que os adeptos do grupo de Sintra terão novas surpresas este ano com novos estilos de mascaras, danças, entre outras. “Vamos estar prontos para o desfile porque estamos a trabalhar dia e noite para que tudo esteja pronto “ confirmou.
Alziro António Gomes pediu apoio e colaboração dos moradores, filhos e amigos do Bairro de Sintra.
O grupo de Sintra foi o vencedor do carnaval 2014 derrotando o histórico vencedor Tchon de Pepel/Varela que ficou em segundo lugar.
Como prémio o grupo recebeu em dinheiro 6 milhões e meio de francos cfa.

O Segundo lugar ,bairro de Tchon de Pepel/Varela recebeu Quatro milhões e o terceiro lugar, Região de Biombo, Três milhões de francos cfa.

ANGOLA EMPENHADA PARA SUCESSO DA CONFERÊNCIA DE DOADORES PARA GUINÉ-BISSAU


Luanda - Angola está empenhada para que a Conferência Internacional de Doadores para a Guiné-Bissau, agendada para 25 de Março próximo, em Bruxelas (Bélgica), alcance resultados positivos em benefício do povo guineense, garantiu hoje, quinta-feira, em Luanda, o secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Domingos Augusto.
No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, proveniente de Accra (Gana) onde participou numa reunião preparatória sobre a conferência, o diplomata disse à Angop que o país está na "linha da frente" e convicto do sucesso da conferência. Sobre o encontro de Accra, explicou que serviu para reforçar o processo de construção de uma parceria com a comunidade internacional, explorar formas eficazes de coordenação e harmonização na implementação das reformas estabelecidas pelo governo da República da Guiné-Bissau no ramo da defesa e segurança, recuperação económica e normalização da vida política e social.
Participaram da reunião preparatória ministros da CEDEAO, CPLP, representantes da União Africana, ONU, União Europeia, do Banco Mundial e do Banco Africano de Desenvolvimento, bem como uma delegação da Guiné-Bissau, chefiada pelo seu primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, que apresentou o seu plano estratégico e operacional para 2015-2025. 
A Guiné-Bissau, país africano de língua oficial portuguesa, depois de um golpe de militar em 2012 realizou, no ano passado, eleições gerais cujo resultados deram uma maioria ao PAIGC, na Assembleia Nacional, e José Mário Vaz foi eleito como Presidente da República.

«CARNAVAL NA GUINÉ-BISSAU» MAIS DE 4.200 AGENTES NA RUA PARA GARANTIREM SEGURANÇA DA FESTA


Bissau, 12 Fev 15 (ANG) – O Comissário Adjunto da Policia Nacional anunciou hoje que 4200 agentes estarão a partir de sexta-feira nas principais cidades do pais para assegurar a ordem durante as festividades do carnaval, que se inicia no sábado.
Em declarações à imprensa, Bernardo Vilela João da Silva disse que a operação baptizada com o nome de Folias sem Violência” integra diferentes serviços da ordem pública inclusive a Policia Militar.
“O papel da polícia é de manutenção da ordem e de prevenção de eventuais crimes que podem acontecer, porque cada um tem o seu comportamento social e a nossa missão é de fazer cumprir as regras “, sublinhou Bernardo Silva.
O comissário Vilela aconselhou aos pais e encarregados de educação para advertirem seus educandos a não praticar actos ilícitos durante o Carnaval e anunciou a proibição de uso de material cortante, e qualquer outro tipo de arma branca.
“O consumo de bebidas alcoólicas fora do local apropriado também é interdito, caso contrário a lei será aplicada ” advertiu o comissário adjunto.
O Carnaval 2015 inicia no sábado devendo prolongar-se até ao dia 17 de Fevereiro. 
Trata-se de uma festa popular na qual tomam parte diferentes grupos representativos das oito regiões da Guiné-Bissau e de Bissau.

FLORA GOMES É O ÚNICO REPRESENTANTE DOS PALOP NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE BERLIM




Flora Gomes leva história da Guiné-Bissau à Berlinale
Flora Gomes é o único representante dos PALOP no Festival Internacional de Cinema de Berlim. O cineasta guineense divulgou imagens do arquivo histórico de seu país na mostra Forum Expanded.
O cineasta guineense que encantou Cannes em 1992 e 1996 participa este ano, pela primeira vez, do Festival Internacional de Cinema de Berlim.
Apresenta cenas de 1976, em preto e branco, da cantora sul-africana Miriam Makeba na celebração dos dois anos da independência total da Guiné-Bissau e dos aniversários de Amílcar Cabral e de fundação do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).
"Nesse dia, a Guiné realmente estava em grande. Foi um acontecimento único. Nunca mais se voltou a celebrar essa grandeza do país que tinha chegado à independência por uma luta que era única na história da humanidade. Um país que lutou e que, em plena guerra, unilateralmente proclamou o Estado que era reconhecido por mais de 70 países," avalia.
Flora Gomes paticipou no painel de discussão da mostra Forum Expanded, na passada quarta-feira (11.02), em Berlim

São imagens do arquivo do Instituto de Cinema, recuperadas pelo projeto Arquivo Visionário, do Arsenal - Instituto de Filme e Videoarte em Berlim.
Apenas 40% de todo o material filmado a partir de 1972 puderam ser salvos, conta Flora Gomes que na época acabara de regressar de Cuba, para onde havia sido enviado por Amílcar Cabral para estudar cinema.
"Quando chegamos, nos deram a câmera na mão e começamos a filmar nas chamadas zonas libertadas," lembra.
O cineasta recorda ter registrado imagens de "camponeses a transportar materiais de guerra para as zonas distantes, para os combatentes. Cozinheiros, os alunos nas escolas, nas matas de Guiné. Depois da independência a transferência dos quartéis, o estado em que a Guiné estava naquela altura."
Público que acompanhou o debate com presença do diretor guineense Flora Gomes, em Berlim

Eterna busca por financiamento
Com o material, Flora Gomes pretende produzir documentários históricos apoiados em entrevistas. O cineasta revela que grande parte do trabalho será empenhada em reconhecer as circunstâncias em que o material foi filmado "para depois reconstituir todas essas memórias."
O diretor guineense diz, no entanto, que ainda não tem recursos para o desenvolvimento deste projeto, o que, segundo ele, continua a ser um desafio para a produção cinematográfica na África lusófona.
"O necessário seria que houvesse uma forma de co-produção entre os países que falam português, que contam as histórias que algumas vezes até são parecidas, e isso não acontece. A circulação de filmes também não acontece, a não ser em festivais. O público gosta do que fazemos, isso é o que é estranho. Só não há uma distribuição normal. Não somos muito acarinhados, como gostaríamos que fosse," lamenta.
Depois da Berlinale, o cineasta guineense Flora Gomes permanece na capital alemã para a apresentação, na próxima terça-feira (17.02), no cinema Arsenal, de seu filme "Pau de Sangue", aquele que em 1996 participou da competição oficial do Festival de Cannes.

CASAMENTO INFANTIL: Guiné-Bissau e Moçambique na linha da frente



Um relatório das Nações Unidas revela que 50 por cento das meninas moçambicanas e 34 por cento das da Guiné-Bissau casam-se ainda crianças. O documento foi apresentado ontem em Nova Iorque e aponta para uma taxa superior a 70 por cento de casamento infantil no Níger, Chade e Mali.

O Relatório Africano sobre a Violência contra a Criança, citado pela Rádio ONU, revela que Moçambique e Guiné-Bissau são os países africanos de língua portuguesa com a mais elevada taxa de casamento infantil. Cinquenta por cento das meninas moçambicanas casam-se antes da idade internacionalmente reconhecida, enquanto na Guiné-Bissau a taxa é de 34 por cento.

Em Moçambique, a situação das meninas é dramática, havendo o registo de um caso semanal de uma criança mutilada para a retirada de partes do seu corpo. Na prática “podem ser retirados olhos, lábios, órgãos genitais, mamilos, cabeças, pés e mãos, além do infanticídio que ocorre em algumas comunidades caso os recém-nascidos tenham uma deformidade física”, lê-se no relatório.

Por outro lado, cerca de 40 por cento das meninas moçambicanas disseram ter sido abusadas verbalmente na escola. Os relatores concluíram que elas estão expostas a um risco maior de violência mental do que os rapazes.

Apesar dessa situação dramática, existem as chamadas Unidades Amigas da Criança que funcionam nas esquadras e que identificam e encaminham as vítimas de tráfico infantil para o atendimento. Moçambique é mencionado no relatório pela “visão que enfatiza o apoio às comissões de protecção infantil”.

Na Guiné-Bissau, embora a taxa de 34 por cento, o relatório elogia a experiência de serviços para dar seguimento aos cuidados infantis, pela oferta de medidas de prevenção e de protecção. Além daquelas duas nações lusófonas, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe constam do documento pelo facto de a idade mínima de responsabilidade criminal ser de 16 anos, juntamente com a Guiné Equatorial e a Libéria.

Em Angola, as comissões de protecção da criança compostas por pais, professores, Governo local, trabalhadores e crianças são consideradas um modelo de eficácia de redes de protecção infantil. O relatório indica que Níger, Chade e Mali têm as taxas mais elevadas de casamento infantil, superiores a 70 por cento. 

EDELINO IÉ VAI RODAR NA PRIMEIRA LIGA DA LITUÂNIA


image

O Sporting Clube de Portugal anunciou hoje o empréstimo o futebolista natural da Guiné-Bissau, Edelino Ié a um clube da Lituânia, por apenas um ano.
O jovem médio defensivo não tinha somado nenhum minuto na presente temporada para equipa B leonina. Vai agora para Kruoja Pakruojis da primeira liga do futebol lituano, até final desta época que se inicia em Março próximo.
A cedência foi acertada nos últimos dias, aproveitando o facto do mercado de transferências estar ainda aberto.
O Edelino Ié, agora com 20 anos de idade, dada a sua grande versatilidade no campo, passa para a posiçao de um médio de todo terreno, lugar que ocupou preferencialmente e agora vai ter oportunidade de potenciar as suas qualidades.
Gémeo de Edgar Ié que atua em Barcelona, o jovem atleta chegou a Portugal em 2007, saído da Guiné-Bissau, com o seu irmão, para Oeiras.
Na época desportiva 2008-2009 os dois transferiram-se para o Sporting clube de Portugal, quando já eram iniciados.

O jovem atleta natural da Guiné-Bissau tem um contrato com o clube leonino até 2018, ficando o mesmo blindado com uma cláusula de rescisão no valor de 45 milhões de Euros.

POLÍCIA DETEVE MAIS DE 300 CIDADÃOS ESTRANGEIROS EM BISSAU



A Direção-Geral de Migração e Fronteiras da Guiné-Bissau deteve esta quinta-feira, 12 de Fevereiro, mais de 300 cidadãos de diferentes nacionalidades, em Bissau, entre os quais constam também cidadãos guineenses.
De acordo com o Director-geral desta instituição, Lino Lopes, tratou-se de uma operação de rotina para controlo de pessoas em situação ilegal, que acontece no último trimestre de cada ano, contudo a operação registou um atraso este ano.
A iniciativa envolveu cerca de 145 efectivos, entre militares da Guarda Nacional e oficiais da Policia do Serviço de Migração e Fronteiras da Guiné-Bissau.
Entre as pessoas detidas sem documentação encontram-se mulheres que utilizam véu islâmico, assim como algumas crianças. Perto de 175 pessoas detidas são da República da Guiné Conacri, 66 da Guiné-Bissau, 24 da Serra Leoa, cinco do Senegal, cinco da Nigéria, oito da Gâmbia, dez do Mali, sete da Mauritânia e três pessoas da Costa do Marfim.
De acordo com as autoridades nacionais, sendo que se trata de cidadãos da Comunidade de Estados da África Ocidental (CEDEAO), alguns vão ter um ou outro tratamento especial, contudo são categóricos em sublinhar que as pessoas detidas podem abandonar instalações prisionais mediante legalização da sua situação.

Muitas das mulheres detidas nesta operação exibiam os seus véus islâmicos junto das instalações da Direcção-geral de Migração e Fronteiras.

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...