PRS ACUSA LIDER DO PARLAMENTO GUINEENSE DE TER ACTUAÇÃO ABUSIVA CONTRA INICIATIVAS LEGAIS



O Partido de Renovação Social e os 15 deputados expulsos do PAIGC acusa, esta segunda-feira (05), o presidente de Assembleia Nacional Popular de estar a ter uma actuação abusiva contra iniciativas legais não permitindo a convocação da sessão extraordinária para discussão e aprovação do programa de governo
Em conferência de imprensa Batista Correia, responsável para a comunicação dos renovadores, disse que a maioria dos deputados não vai tolerar que os interesses do povo sejam postos em causa.
“O deputado Cipriano Cassamá tem manifestado de forma incisiva, premeditada e abusiva contra todas as iniciativas contra todas as iniciativas legais e não permitindo, por isso, a convocação legal da sessão extraordinária para a discussão do programa de governo”, acusa.
Cipriano Cassamá 
Rui Diã de Sousa, um dos deputados expulsos do PAIGC, disse por seu turno que não vão permitir que ANP fique refém do Cipriano Cassamá, tendo prometido que a maioria dos deputados “vai tudo fazer para resgatar a ANP das mãos dos que querem pôr em causa a democracia e edificação do estado de direito na Guiné Bissau”.
“Esta é mais um alerta porque estes passos que damos são irreversíveis então não aceitaremos para que o parlamento fique refém de Cipriano. Brevemente retornaremos a dignidade à ANP e faremos para que ela ocupe o seu lugar enquanto órgão de soberania nacional”, promete.
PRS e 15 Deputados que sustentam o governo de Baciro Djá prometem desencadear acções legais para tornar funcional Assembleia Nacional popular bloqueada mais de 08 meses.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/Amadu Uri Djalo/radiosolmansi/Conosaba/MO

MINISTRO DA EDUCAÇÃO DA GUINÉ-BISSAU PARTICIPA NA CONFERÊNCIA SOBRE ASSISTÊNCIA EDUCACIONAL



Foto-democrata

O Ministro da Educação, do Ensino Superior e de Investigação Científica, Dr. Sandji Fati, participa, a desde ontem até o próximo dia 09, em Arménia, no décimo oitavo Fórum Anual de Nutrição Infantil
Este ano o encontro decorre sob o lema: Elaborar programas nacionais de Alimentação Escolar Consistentes e Duráveis
Criado em 1997, o Fórum Global de Nutrição Infantil reúne líderes de países em desenvolvimento, anualmente, para debater sobre políticas de alimentação escolar e disseminar experiências exitosas.
Esta conferência sobre a assistência técnica e educacional é realizada anualmente para apoiar os países em via do desenvolvimento na elaboração e na implementação de programas sustentáveis de alimentação escolar.
Segundo uma nota de imprensa do ministério da educação enviada á Rádio Sol Mansi, neste encontro os ministros abordarão as estratégias para ajudar os países a identificar oportunidades e possibilidades para a criação e a manutenção de um financiamento sustentável para os programas nacionais; advogar em prol de refeições escolares e compra local de alimentos para cantinas escolares nos países e junto aos doadores.
O encontro pretende ainda assegurar o investimento e o apoio político que garantam que os programas irão preparar ao longo do tempo e ter o impacto desejado no contexto dos países com vista a atingir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e identificar os factores que irão fortificar o programa de compra local de alimentos para Cantinas escolares.
Segundo a mesma nota, no mesmo encontro pretende-se garantir que os programas de alimentação escolares sejam efectivamente ligados e que investam na agricultura local, na boa nutrição e anexados em orçamentos escolares.
Este Fórum pretende criar estratégias e partilhar experiencia, boas práticas e opções para apoiar de forma sustentável os programas de refeições nutritivas e de compra local de alimentos para as cantinas escolares.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/Conosaba/MO

PRS E "OS 15" AMEAÇAM DESTITUIR CIPRIANO CASSAMÁ E RESGATAR ANP



Depois de virem Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular chumbar o pedido de convocação de uma Sessão Extraordinária da ANP, para apresentação, debate e votação do Programa do Governo de Baciro Djá , o PRS e o grupo dos 15 expulsos do PAIGC ameaçaram destituir o presidente da ANP.
Numa única frente, os constituintes da nova maioria no parlamento advertiram na passada segunda-feira em Bissau, que não vão tolerar que os interesses dos guineenses sejam reiteradamente postos em causa em detrimento dos interesses dos políticos que violam as leis do país. 

Em conferência de imprensa para repudiar aquilo que chamam de “bloqueio parlamentar,” os “56 deputados” prometem tudo fazer para acionar mecanismos legais para resgatar ANP, que segundo dizem está sob comando de um grupo de interesses mesquinhos e inconfessáveis, restituindo-lhe o bom nome e a dignidade que lhe cabe enquanto órgão de soberania por sublimidade. 

O grupo acusa Cassamá “por razões de agenda pessoal e longe de corresponder aos desígnios do povo, estar a violar de forma sistemática  deveres regimentais e constitucionais, pela não convocação de Sessão Extraordinária na ANP.” Facto que, conforme o coletivo, pode ser razão suficiente para destituir o deputado Cipriano Cassamá, de acordo com o nº 01 do artigo 15 dos Estatutos do deputado.

CRISE AGUDIZA-SE NA GUINÉ-BISSAU



O Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas, Sr. Mobido Touré encontrou-se ontem de manhã com o Presidente da República, Sr. José Mário Vaz


Presidente José Mário Vaz terá um encontro com o chefe do parlamento, Cipriano cassamá.

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, reuniu-se ontem com o representante do secretário-geral das Nações Unidas, Modibo Turé.

A audiência aconteceu numa altura em que algumas vozes politicas defendem a dissolução do parlamento guineense, em consequência da actual crise.

À saída do encontro com Turé, Vaz não prestou quaisquer declarações aos jornalistas.

Amanhã, Vaz reúne-se com o Presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá.

O encontro surge depois de uma decisão, por voto da maioria dos membros da Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular, na semana passada, de não agendamento da discussão e votação do Programa do Governo.

O assunto está a dominar a agenda politica nas ultimas semanas, uma vez que o executivo ficou sem dois instrumentos essenciais de governação, nomeadamente Programa e o Orçamento-geral do Estado.

Voa com Conosaba/MO

QUATRO GUINEENSES INFETADOS COM VÍRUS ZIKA EM BOLAMA




O Instituto Nacional de Saúde Pública (INASA) investigou nos últimos 175 casos suspeitos de infeção de vírus Zika, entre os quais quatro foram diagnosticados positivos ou confirmados, na região de Bolama Bijagós, no setor de Bubaque, revelou relatório da instituição datado de agosto.
O relatório do INASA, que a e-Global teve acesso, datado de 31 de agosto, refere ainda que do estudo entomológico feito com o apoio do Instituto Pasteur de Dakar em Bubaque e Caravela, 80% das amostras contêm espécies transmissoras do vírus Zika, bem como os recipientes abandonados, tais como pneus e latas, constituem cerca de 80% da fonte de contaminação.
Contactado pela e-Global, Plácido Cardoso, Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, evitou alarmismos explicando que se trata de um vírus de origem africano, menos violento, em relação ao vírus do Zika do Brasil. “Confirmada a origem destes vírus de tipo africano, não tem causado transtornos neurológicos como microcefalia”, explicou Cardoso.
Perante estes casos, Plácido Cardoso informou que a INASA vai continuar a trabalhar no saneamento dos meios e alargar as suas investigações sanitárias para outras regiões do interior do país, incindindo mais tempo nas ilhas.
Sobre vírus Zika, o relatório do INASA recomenda a sensibilização e informação, saneamento de meios, bem como na formação para notificação de casos do vírus Zika. “Recomendamos um reforço de campanhas de informação e sensibilização junto das comunidades, campanhas de limpezas e saneamentos com prioridades a região de Bolama/Bijagos, encorajar a notificação e consequente investigação dos casos de microcefalia a nível das estruturas sanitárias”, disse.
Sumba Nansil
© e-Global/Conosaba/MO

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...