FALTOU "QUASE" UM POUQUINHO PARA A GUINÉ-BISSAU GANHAR "Miss ÁFRICA OCIDENTAL INTERNATIONAL 2014", A CANDIDATA DA GUINÉ-BISSAU, YAASMIIN MARISE FICOU EM 4º LUGAR



A Guiné-Bissau nunca na sua história chegou as 20 finalistas nos "concursos de Miss" e este ano (2014) conseguiu ficar em quarta posição entre beldades africanas!


Em entrevista exclusiva à "Blogue Conosaba do Porto" Yaasmiiin Marise falou  sobre o evento que decorreu no dia 21 de Dezembro de 2014, em Assaba, na Nigéria.


"Conosaba" perguntou a candidata como se sente hoje, depois da sua participação em representação da Guiné-Bissau neste grande evento? Yaasmiin respondeu simplesmente num tom emocionante  "estou muito orgulhosa e fiz o que-me compete"!

"Gostava de ficar em primeiro lugar, mas não aconteceu paciência...e estou muito contente e orgulhosa com o quarto lugar", diz Yaasmiin Marise.
Yaasmiin garantiu que ganhou dinheiro e este dinheiro vai-lhe ajudar a concretizar sonhos, projectos que tinha na manga! Disse, "passa entre a reconstrução da Pediatria do hospital Simão Mendes, ajudar a casa Emanuel em medicamentos e no que precisarem". Em breve (Fevereiro) vai arrancar com outros projectos para a Guiné-Bissau.

O que Yaasmiin acrescentou que, mas adiante pretende ajudar construir uma nova unidade oncológica em Bissau que permitirá criar "postos de trabalho logo que a unidade esteja a funcionar em toda a sua plenitude".







Muito obrigado Yaasmiiin Marise  pelo seu empenho! Guiné-Bissau sempre a subir!
Pate Cabral Djob (Fidju di Homi garandi).

ORDEM DOS ADVOGADOS: ADIADO O ESCRUTÍNIO DEVIDO A IRREGULARIDADES VERIFICADAS NA LISTA DE ELEITORES


image
A eleição da nova Direcção da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau (OAGB), que devia ter lugar no passado dia 10, foi adiada por uma data a anunciar.
Em declarações hoje à imprensa, o Vice-Presidente da Comissão Organizadora do evento, explicou que as irregularidades constatadas em algumas candidaturas, foram os motivos que estão na origem do adiamento da eleição.
Júlio Alves, disse que as referidas irregularidades têm a ver com os eleitores, ou seja os advogados votantes, cujas quotas foram pagas por alguns candidatos o que o estatuto da Ordem não permite.
Segundo Alves, a verificação só aconteceu na véspera da eleição tendo se chegado à conclusão de que escrutínio deve ser adiado.
“O Estatuto da OAGB diz que todos os advogados em exercício, incluindo os estagiários, para serem eleitores, têm que ter a quota em dia e quem não tiver a sua quota em dia não pode votar”, explicou o Vice-Presidente da Comissão.
Aquele responsável informou ainda que neste momento estão em curso reuniões de concertação entre a Comissão Organizadora, a Mesa de Assembleia-geral e os candidatos ao cargo do Presidente da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau.
Concorrem para o lugar três candidatos a saber: Basílio Sanca, Roberto Indequi e Ruth Monteiro.

Fonte: ANG

ENSINO: GOVERNO ESTÁ A SATISFAZER AS EXIGÊNCIAS DO SINDEPROF

image
O Presidente da Comissão da Greve do Sindicato Democrático dos Professores (Sindeprof), manifestou-se hoje satisfeito com os efeitos da greve decretada por esta organização sindical para os dias 7 à 9 do corrente mês, mas que não registou efeitos esperados nas escolas.
Vista frontal do Liceu Nacional Kwame Nkrumah
Em entrevista exclusiva à ANG, Eusébio Co disse que a referida paralisação resultou no cumprimento, por parte do executivo, de alguns pontos constantes no Caderno Reivindicativo nomeadamente a efectivação e mudança de letra aos professores.
“O Governo se compromete igualmente a cumprir a regulamentação do Estatuto da Carreira Docente e proceder ao pagamento do subsidio de diuturnidade aos professores mais destacados”, disse.
O Presidente da Comissão da Greve sublinhou ainda que o motivo principal do Sindeprof optar por via da greve tem a ver com as violações dos direitos dos professores.
“Eram 12 pontos que o Sindeprof estava à reivindicar. Mas que felizmente o governo se compromete a resolver os restantes pontos assim que possível”, afirmou o sindicalista.
Eusébio Có disse que estão e estarão sempre abertos ao diálogo, acrescentando que é a via mais segura e eficaz para resolver qualquer que seja problema de modo a beneficiar os professores guineenses.
A paralisação decretada pelo Sindeprof não contou com a adesão do Sindicato Nacional dos Professores(Sinaprof), maior sindicato da classe.
O Sinaprof não concorda com alguns pontos do caderno reivindicativo, por considerar que o governo já estaria, por exemplo, a satisfazer a exigência do sindeprof de pagamento dos subsídios de diuturnidade aos professores.

Fonte: ANG

Benfica de Bissau assina acordo com Câmara Municipal de Vila de Rei






É com grande satisfação que o Sport Bissau e Benfica anuncia a assinatura de um protocolo de cooperação com o Município de Vila de Rei (Portugal), o protocolo foi assinado no dia 9 de Janeiro de 2015 pelo nosso Presidente Sérgio Marques e o Dr. Ricardo Jorge Martins Aires, Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei.

A cooperação tem como âmbito a área da educação, indo de encontro à vontade de ambas as partes em fomentar o intercâmbio de estudantes. O Sport Bissau e Benfica enviará estudantes aptos a ingressar no 10º ano do Ensino Secundário, para frequentar a Escola Básica e Secundária do Centro de Portugal.

Os alunos selecionados pelo Sport Bissau e Benfica serão integrados igualmente no Vilarregense Futebol Clube. O Município de Vila de Rei acolherá os respetivos estudantes em alojamento adequado, garantindo-lhes as refeições referentes a pequeno-almoço, almoço e jantar durante o período da sua estadia no Município.

Esta ação enquadra-se no espírito benfiquista: promove o desenvolvimento humano, a prática desportiva e o intercâmbio de culturas, unidos e solidários, juntos podemos progredir.

Sport Bissau e Benfica

Guiné-Bissau quer apoio de Cabo Verde






Em visita de trabalho a Cabo Verde, o ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares guineense, Baciro Djá, realçou a "credibilidade e reconhecida competência" do Núcleo Operacional dos Sistemas de Informação (NOSI) cabo-verdiano, modelo que quer "importar" para a Guiné-Bissau.

"Estamos a instalar o Núcleo de Inovação, Tecnologias e Governação Eletrónica e esta área enquadra-se na perspetiva programática do Governo da Guiné-Bissau na reforma administrativa e é um instrumento importante para se criarem condições de transparência, para podermos estar muito mais perto da sociedade civil e dinamizar e melhorar o funcionamento das nossas instituições", salientou Baciro Djá.

O "número dois" da hierarquia do Governo guineense salientou, paralelamente, que a Presidência do Conselho de Ministros cabo-verdiana já tem uma "experiência de longa data e com resultados".

"Queremos saber das experiências da NOSI, estrutura de governação eletrónica de reconhecida competência técnica ao nível da nossa sub-região", referiu o governante guineense, manifestando-se esperançado em que os dois países possam, em breve, assinar um acordo de cooperação nesse sentido.

"Estamos a discutir com o ministro para ver em que moldes e em que momento o poderemos assinar", indicou, admitindo que tal possa acontecer na Cimeira entre Cabo Verde e a Guiné-Bissau, prevista para o final deste mês ou no princípio de fevereiro, na presença do primeiro-ministro guineense, Domingos Simões Pereira.

Por seu lado, Démis Almeida, manifestou a "disponibilidade total" do Governo cabo-verdiano em apoiar as reformas administrativas na Guiné-Bissau, dando-se o primeiro passo na constituição de um gabinete jurídico e outro de comunicação e imagem e na reforma do procedimento do processo legislativo, sobretudo na perspetiva da digitalização de toda a documentação.

"O encontro tem uma forte dimensão técnica e temos duas equipas que vão definir os termos do futuro acordo. A nossa determinação é auxiliar o Governo guineense nas reformas que se impõem na Presidência do Conselho de Ministros e nas áreas da governação eletrónica e reforma do Estado", sintetizou.

Garantindo que a cooperação bilateral é "excelente", Démis Almeida lembrou que, em dezembro de 2014, esteve em Bissau po chefe da diplomacia guineense, Mário Lopes da Rosa, numa missão em que foram abordadas genericamente as questões que serão tidas em conta na cimeira entre os dois governos.

Durante a estada na Cidade da Praia, que se prolonga até quarta-feira, Baciro Djá fará, ainda hoje, uma visita às instalações do NOSI, após uma reunião de trabalho com as delegações dos dois ministérios. Na terça-feira, feriado em Cabo Verde, não haverá atos oficiais.

Na quarta-feira, Baciro Djá será recebido em audiências separadas pelo chefe de Estado, pelo presidente do Parlamento e pelo primeiro-ministro de Cabo Verde e efetuará visitas à Unidade de Coordenação da Reforma do Estado (UCRE), ao Sistema Integrado de Gestão Orçamental e Financeira (SIGOF) e Agência Nacional de Comunicações (ANAC). Lusa

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...