GUINÉ-BISSAU A POUCAS HORAS DE TER MAIS UM NOVO GOVERNO



A delegação da CEDEAO que está em Bissau representado apenas pelos presidentes da Guinée Conakry e da Serra-Leoa terminaram uma série de encontros com as autoridades políticas guineenses.
O grupo dos quinze deputados dissidentes do PAIGC está satisfeito com a proposta da CEDEAO para a formação de um novo Governo de Consenso e garante que vai assinar o acordo.
Porque segundo Rui Diã de Sousa, porta-voz do grupo dos quinze,"A proposta de acordo é do interesse nacional e não das partes desavindas. "Estamos satisfeitos com a solidariedade da CEDEAO e aprovamos todos os pontos da sua proposta".
Quanto a PAIGC que também concorda com a formação de um governo Inclusivo mas em condições de serem eles a liderar na qualidade do partido vencedor das eleições legislativas com maioria absoluta, disse o seu presidente Domingos Simões Pereira.
"Concordamos com o princípio de Incluso, tal como fizemos no nosso primeiro Constitucional. O PAIGC foi escolhido pelo povo guineense para governar o país e ninguém pode retirar-lhe esse direito conquistado nas urnas", afirma.
O partido da Renovação Social diz que vai assinar o acordo da CEDEAO para a formação de um novo Governo Inclusivo.
Florentino Mendes Pereira, secretário nacional, defende um diálogo profundo entre as partes desavindas para viabilizar o país.
O Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, acredita que o acordo para a formação de um novo Governo será assinado ainda hoje, no palácio da republica.
O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Baciro Djá manifestou-se disponível para participar na solução que garanta a paz e estabilidade no país.
"Qualquer solução é viável desde já que que vá ao encontro dos interesses da nação", referiu à saída da reunião com a delegação da CEDEAO que se encontra no país

Dessa forma, espera-se que o próximo passo seja assinatura do acordo a ter lugar no palácio da republica.
O que significará quase certa a queda de mais um governo e a Guiné-Bissau terá um novo Governo nos próximos dias.

AS PARTES ASSINARAM ACORDO DE CEDEAO



Os delegados de CEDEAO deixaram Bissau com os pontos abaixo como propostas para os politicos do país ultrapassarem a crise vivida a mais de um ano:
  • 01-Reunir todas as partes numa mesa para um diálogo inclusivo entre 15 deputados dissidentes, o PAIGC, o PRS, outras partes, a Sociedade Civil e líderes religiosos e tradicionais.
  • 02- Formar um Governo de consenso e inclusivo para implementação a mesa redonda, para dirigir o país até as próximas eleições de 2018.
  • 03-Assumir a reforma da Constituição da República, das leis eleitorais, dos estatutos do partido, a reforma na administração territorial e reforço da Justiça para uma maior credibilidade.
  • 04- Transformar o escritório do enviado especial da CEDEAO na Guiné-Bissau num escritório permanente com uma equipa de acompanhamento do programa da plataforma e instauração de um comité ministerial sob égide do presidente do conselho de ministro da CEDEAO, para avaliação trimestral com vista a implementação do programa resultante da plataforma.
  • 05-Implementar o programa de reforma da defesa e segurança após uma revisão a ser feita em Abuja envolvendo o ministro da Defesa da Guiné-Bissau.
  • 06-Proceder a desmobilização gradual da ECOMIB, no prazo de seis meses após a formação de um contingente do exército guineense para substituir a ECOMIB na protecção das instituições da república e titulares dos órgãos da soberania.
Eis o comunicado final




Esses pontos é que as partes intervenientes assinaram neste dia 10-09-2016. Pontos escritos com uma grafia bonita e linguagem atraente, mas que de pouco ou nada podarão ajudar se as partes ainda continuarem com os mesmo tratos.

12 DE SETEMBRO - UM DUPLO MARCO AOS GUINEENSES



ontem 12 de Setembro de 2016, um duplo marco, particularmente para os guineenses e cabo-vedianos.
Dia do nascimento daquele que foi o fundador da nacionalidade guineense e cabo-verdiano, Amílcar Cabral, comemorada como um dia de reflexão, pelos cidadãos de duas republicas, pelos combatentes do PAIGC e dos combatentes da liberdade da pátria.

Por outro lado, o mesmo dia coincidiu com a celebração da grande festa do mundo muçulmano, Tabaski, um dos dias mais importantes do Islão memória da disposição do profeta Ibrahim (Abraão) em sacrificar o seu filho Ismail conforme a vontade de Deus. 

Uma festa que decorre 70 dias após o Ramadão, e coincide com o momento de cumprimento de um dos pilares do Islão, Haji, ou seja, peregrinação.

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...