INCONFORMADOS ENTREGAM QUEIXA-CRIME NO MP CONTRA SATÚ CAMARÁ, LUÍS OLIVEIRA SANCA E LASSANA FATI



Canté.

“Única industria que funciona na Guiné, é a indústria de especulação e calunia”. Diz Canté.

Movimento dos Cidadãos Conscientes Inconformados entregou ontem quarta-feira 05 de abril, no Ministério Público (MP) em Bissau, uma queixa-crime contra Adja Satú Camará, Luís Oliveira Sanca Lassana Fati pela “difamação contra inconformados”.

Sana Canté coordenador da organização afirmou que estes políticos acusaram a organização de estar planear acções para incendiar as casas de José Mário Vaz e de Braima Camara, fato que terão que aprovar no fórum judicial.


O activista anunciou que o movimento vai promover nos próximos dias, nas ruas de Bissau mais uma manifestação cívica, para exigir a renúncia do Presidente Mário Vaz e convocação de eleições gerais, por forma a ultrapassar a crise política que assola a Guiné-Bissau há mais de dois anos.

Inconformados manifestam-se confiantes na justiça por forma a pôr fim ondas de especulações no país e voltam acusar José Mário de “motor da instabilidade na Guiné-Bissau”. 

Conosaba/Notabanca/MO

Luís Oliveira Sanca

Adja Satú Camará

LIVRO: 'Mil Pedaços de Amor' já à venda em Bissau



«DESENVOLVIMENTO LOCAL» ONG "PRÓ-BOLAMA" INSTALA RÁDIO NA ILHA




Bolama 05 Abr 17 (ANG) – A Organização Não Governamental “Pró-Bolama” vai instalar, este ano, em Bolama (sul), uma rádio comunitária financiada pela Assistência Médica Internacional (AMI), no valor de14 mil Euros.,disse a Agência de Notícias de Guiné (ANG), o seu Coordenador Geral, Flaviano Silva Monteiro.

“A referida Rádio Comunitária abordará assuntos ligados ao quotidiano do Sector, nomeadamente informar e sensibilizar as pessoas nos domínios da educação e saúde”, explica.

Abordado sobre as grandes realizações da organização, desde a sua criação, este responsável não-governamental falou, entre outros, da criação da Biblioteca Sectorial com mais de 55 mil livros, as instalações dos aparelhos de oftalmologia e deontologia, a disponibilização de uma ambulância de emergência ao hospital local, através da parceria com a Câmara portuguesa de Cascais, a recuperação do Parque Infantil graças ao financiamento do AMI, no montante de sete mil euros.

Em relação as dificuldades, Flaviano Silva Monteiro lamenta as sucessivas instabilidades políticas no país.

Por isso, o Coordenador Geral da “Pró-Bolama apela a classe política guineense a “aprofundar a unidade e reconciliação, com vista a tirar o país da situação em que se encontra, porque “estas crises, também afectam as ONGs”.

“A título de exemplo, em 2012 e no quadro da nossa cooperação com a Câmara de Cascais (Portugal), devia-se realizar “Rali Cascais-Bolama”, devendo no final da prova, ser doadas 14 viaturas à “Pró-Bolama. Esta, por sua vez, as venderia e o dinheiro seria destinado as acções da organização”. No entanto, a prova não se realizou por causa do golpe de Estado desse ano”, lamentou.

A Organização Não Governamental “Pró-Bolama” foi criada no dia 26 de Novembro de 2011.Tem como objectivo, contribuir para o desenvolvimento do Sector de Bolama, e actua nos domínios de acesso à saúde, ao meio ambiente e a educação de qualidades.

Conosaba/ANG/QC/JAM/SG/MO

DIRIGENTE DA ALA OPOSTA DO PCD OUVIDO NA PJ SOBRE A NOVA SEDE DO PARTIDO










Um dos dirigentes do Partido da Convergência Democrática foi ouvido ontem, pela Polícia Judiciária da queixa apresentada pelo presidente do PCD sobre as instalações da nova sede do partido no bairro de Belém.
Após audição, Óscar Carvalho Alvarenga, da ala opositora acusou Vicente Fernandes de estar a ludibriar a opinião pública. 
Apesar das divergências politica, Ainda, o político admitiu que não vai deixar o partido cair no abismo.
Recordamos que, "Óscar Carvalho em colaboração com alguns militantes do partido “baguera” criaram uma sede do PCD no bairro de Belém, a revelia do partido e sem observância da decisão do fórum judicial".


Notabanca/MO

GUINÉ-BISSAU: PRESIDENTE PROMETE CRIAR PLATAFORMA DE DIALOGO PARA ACABAR COM CRISE POLÍTICA




Bissau - O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, prometeu ontemquarta-feira, em Bissau, à secretária-executiva da comunidade lusófona, Maria do Carmo Silveira, que irá criar uma plataforma de diálogo entre os guineenses para acabar com a crise política no país, noticiou a Lusa.
A dirigente da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi hoje (quarta-feira) recebida em audiência por José Mário Vaz, no âmbito de uma visita de quatro dias a Bissau para contactos com as autoridades, sociedade civil, partidos políticos e representantes da comunidade internacional.
Maria do Carmo Silveira, que deve regressar na quinta-feira a Lisboa, disse ter abordado esta quarta-feira com José Mário Vaz os "desafios para a normalização política" na Guiné-Bissau e que recebeu garantias de que haverá diálogo.
"Percebi a vontade, o interesse, a disponibilidade do Presidente da República, em dialogar com as partes desavindas no sentido de sair da situação. O Presidente assegurou-me que fará tudo para criar uma plataforma de diálogo entre guineenses", afirmou Mário do Carmo Silveira.

A dirigente da CPLP sublinhou ter concordado com José Mário Vaz que a natureza da crise guineense é interna e que a solução terá que ser encontrada localmente, frisou para destacar que a organização lusófona encara com preocupação a situação na Guiné-Bissau.
"Já há algum tempo que a situação vem arrastando, torna-se urgente encontrar uma saída", defendeu Maria do Carmo Silveira que crê que o Presidente guineense vai agora encontrar o formato para convidar as partes para a mesa do diálogo.
Conosaba do Porto/MO

“PRESIDENTE E SECRETARIA-GERAL FFGB DESVIAM QUATROCENTOS MILHÕES DE FRANCOS CFA”


Aquando da deslocação dos “Djurtus” à CAN-2017 colocaram urnas em Bissau, para pedir apoios, alegando que não há dinheiro para tal. Agora vem aparecer avultadas somas!?
O antigo vice-presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) acusa o actual líder desta instituição federativa de ser o mais corrupto no seio dos dirigentes desportivos da África. 
Em conferência de imprensa promovida hoje em Bissau, Inum Embaló afirma que Manuel Nascimento Lopes (Manelinho) desviou, cerca de quatrocentos milhões de francos Cfa, durante a operação do CAN/2017.
“Contas ocultas criadas pelos dirigentes da FFGB, desviaram avultadas somas de dinheiro. Isto é inaceitável”.
O antigo dirigente questiona o paradeiro do dinheiro de FIFA recebido pela federação, num montante de 01 milhão e quinhentos mil dólares.
Inum acusa Manelinho de bloquear abertura do campeonato nacional de futebol alegando que não dispõe de verbas para o tal, quando tinha nos cofres da federação mais de seiscentos milhões de francos cfa.
Embaló acusa ainda os dirigentes da FFGB de falsificarem várias faturas e criarem contas bancarias clandestinas, por forma a continuar a desviar fundos da FFGB. 
“Manelinha falsificou faturas de pinturas de autocarro da FFGB, num montante de 15 milhões de francos cfa, com alegações que a empresa contratada para o efeito estava em Dakar. Nós fomos até ali constatamos que não corresponde a verdade. Não existe nenhuma empresa para o efeito”.
Aina Embaló, não vê com bons olhos a atuação do Ministério Publico no processo, já que segundo adianta, interpôs várias denúncias encontram-se ainda nos segredos dos Deuses, protegendo alguns dirigentes da FFGB.
Por isso, Hinum Embaló pede a influência do Presidente da República junto ao Ministério Público sobre as denuncias apresentadas nesta instituição que alega desvios de fundos na Federação de Futebol, para trazer a tona toda a verdade dos fatos.

Notabanca/MO

“HÁ CAMPANHA NEGATIVA PARA DIFAMAR A GUINÉ-BISSAU APESAR DE SER PAÍS MAIS CALMO QUE CONHEÇO”




O ministro de Estado, da Energia e Indústria da Guiné-Bissau, Florentino Mendes Pereira, denunciou na cidade da Praia, o que considera ser uma "campanha negativa para difamar" o país, assegurando que a situação política "é estável".


"A situação política na Guiné-Bissau é estável. A Guiné-Bissau é dos países mais calmos que conheço, o que há é uma campanha negativa de difamar a Guiné-Bissau da parte dos que não estão de acordo com o poder deste momento, dos que não concordam com a posição dos que estão a dirigir o país", disse.

Florentino Mendes Pereira, que é também secretário-geral do Partido da Renovação Social (PRS), foi recebido hoje pelo Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca na qualidade de enviado especial do Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz. 

O ministro foi portador de uma mensagem do chefe de Estado guineense para o seu homólogo cabo-verdiano, mas escusou-se a revelar aos jornalistas o conteúdo da missiva.

Mendes Pereira liderou uma comitiva que incluiu também a diretora de Gabinete de José Mário Vaz, Gilda Lobo de Pina, e o embaixador da Guiné-Bissau em Portugal, Hélder Vaz.


De acordo com o ministro, a visita ao chefe de Estado cabo-verdiano teve como objetivo a "troca de impressões sobre a situação política na Guiné-Bissau e na sub-região".

Segundo Florentino Mendes Pereira, Jorge Carlos Fonseca aconselhou os responsáveis guineenses a prosseguirem o diálogo e a "tudo fazer para que haja estabilidade internamente".

"O diálogo é a única forma de resolver o problema da Guiné-Bissau e não ir para fora falar mal", defendeu o ministro.

Florentino Mendes Pereira adiantou que a Guiné-Bissau tem um Governo que, segundo afirmou, só não consegue aprovar o seu programa por causa do que considerou um "bloqueio inconstitucional" da Assembleia Nacional Popular, que, "sem fundamento", não convocou a sessão para a aprovação do documento.


"O PRS não teme as eleições. Se forem amanhã estamos prontos, somos o partido mais preparado para as eleições", disse.

A Guiné-Bissau está mergulhada numa crise política na sequência das eleições gerais de 2014.

Divergências entre as duas principais forças políticas no Parlamento guineense, o PAIGC e o PRS, levaram ao bloqueio da instituição desde há cerca de ano e meio, pelo que sucessivos governos não conseguiram fazer aprovar os seus planos de ação ou propostas de orçamento.

O PAIGC, partido vencedor das últimas eleições legislativas, mas afastado do poder devido às divergências com o Presidente guineense, diz que o impasse político só irá terminar com a dissolução do Parlamento e a convocação de eleições gerais antecipadas.


Uma missão da CEDEAO em novembro conseguiu chegar a um consenso entre as partes para nomear um novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, no seguimento dos "Acordos de Conacri", assinados um mês antes. No entanto, mais de seis meses depois o impasse continua, devido o jogo de interesses.

Conosaba/Notabanca/MO

RESTOS MORTAIS DO PROFESSOR JUSTINO TAVARES NO CEMITÉRIO DE ANTULA











Oh meu Deus!... Estou profundamente consternado.
Faleceu no dia 04 de abril, no Hospital Nacional Simão Mendes em Bissau, vítima de doença súbita, Justino Tavares mais conhecido por Tino.
Tino era subdiretor da escola do ensino básico de Peré em Bissau, igualmente, professor e coordenador de disciplina de Português na Cooperativa Escolar São José.
Os restos mortais do malogrado foram sepultados nesta quarta-feira, no Cemitério de Antula, em Bissau.
Meu irmão Tino! Vai com Deus que a terra seja leva e repouse em paz na glória.
A Deus meu irmão!

Notabanca/MO

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...