Manter Sempre Informado Sobre tudo que passa no nosso Bairro, na Guiné e além fronteira
NOTÍCIA DC/EXPLOSÃO NO HOTEL
CPLP PEDE DIALOGO PARA FIM DA CRISE NA GUINÉ-BISSAU
A Secretaria Executiva da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) continua contactos com os órgãos da soberania guineense e a classe política para criar mecanismos para promover “plataforma para o entendimento”
A visita de Maria do Carmo Silveira também inclui encontros com a comunidade internacional representada na Guiné-Bissau.
Ontem segunda-feira (03/04) a delegada da CPLP manteve encontros com o primeiro-ministro e com o ministro dos negócios estrangeiros onde foi reafirmado que a saída da crise política continua a ser da responsabilidades dos próprios guineenses.
No Domingo (02/04) a responsável da comunidade dos falantes da língua portuguesa encontrou-se com o presidente do parlamento. A saída, Maria do Carmo Silveira diz que a solução para a crise guineense só pode ser encontrada por guineenses, no entanto, afirma ter transmitido ao líder da casa do povo (parlamento) que o diálogo é a única via para chegar ao almejado entendimento.
“O que a CPLP e a comunidade internacional podem fazer é apoiar as partes desavindas a encontrarem plataforma para poderem se entender e naturalmente no encontro com o presidente transmitimos esta preocupação e apelamos que o diálogo seja eleito a forma para aproximar as partes para chegarem ao entendimento”.
Durante a sua visita de quatro dias, (que termina no dia 6 corrente), a Secretaria Executiva da CPLP deve também manter encontros com partidos políticos representados no parlamento.
Na terça-feira a secretária-executiva da CPLP deverá manter encontros separados com os partidos representados no parlamento e na quinta-feira com o Presidente da República, José Mário Vaz.
A São-Tomense Maria do Carmo Silveira, que está na Guiné-Bissau pela primeira vez, foi eleita Secretária Executiva pela XIª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, decorrida a 31 de Outubro e 1 de Novembro de 2016, em Brasília, Brasil, tendo assumido as suas funções em Janeiro de 2017.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto/MO
"CENTRO DE HEMODIALISE ABRE PORTAS EM BREVE", PROMETE DIRETOR DO HOSPITAL SIMÃO MENDES
Bissau, 03 Abr 17 (ANG) – O Centro de hemodiálise do Hospital Nacional Simão Mendes vai abrir as suas portas brevemente, garantiu hoje o director deste maior estabelecimento sanitário do país.
Em declarações exclusivas à ANG, Orlando Lopes disse que já têm o espaço físico dentro do Hospital Simão Mendes e os equipamentos já adquiridos pelo executivo na pessoa do primeiro-ministro, num valor superior a 100 milhões de francos CFA.
“Já temos um médico nacional especialista em neufrologia que irá coordenar todos os trabalhos e também um enfermeiro, “mencionou
Lopes explicou que o centro não está a funcionar até ao momento devido a falta de montagem da planta de tratamento de água e a formação dos técnicos da área, para assegurar os tratamento dos pacientes, requisitos fundamentais para o seu funcionamento pleno.
Orlando Lopes informou que o Ministério de Saúde está empenhado em formar técnicos para corresponder as necessidades dos pacientes com problemas renais.
Conosaba/ANG/JD/ÂC/JAM/SG/MO
CINCO NAVIOS DA COMPANHIA CHINESA DE PESCA, “SHENS-HANS” À CAMINHO PARA PESCAR NO MAR DA GUINÈ-BISSAU?
O fato merece um acompanhamento rigoroso baseando nos padrões internacionais da pesca, sob pena, o país perder.
Notabanca soube que foram verificados três tipos de Taxas de Armação Bruta (TAB)-que significa capacidades dos navios, supostamente deixam duvidas.
Licença de Pesca Conacri-300 TAB;
Guiné-Bissau-189 e 249.
O BENEFÍCIO DA ALTERAÇÃO DE TAB AOS NAVIOS PESQUEIROS:
01-Baixa de preço de tarifa de licença de pesca;
02-Pagar menos, o fundo dos recursos aleóticos;
03-Pouca embarcação dos marinheiros ao alto-mar para fiscalizar o processo.
04-Obrigação de descarga do pescado nacional, fica a quem de expectativa. (menos peixes no mercado nacional) constituindo violação do ponto nº 02 do despacho, sobre a matéria.
Com isto, “o país fica a perder, o erário público fica obstruído pelas pessoas corruptas no sector da pesca”.
Notabanca/MO
ADIADAS ELEIÇÕES PARA ESCOLHA DO PRESIDENTE SUPREMO TRIBUNAL JUSTIÇA DA GUINE-BISSAU
As eleições para escolha do novo presidente do Supremo Tribunal da Justiça (STJ) da Guiné-Bissau, que deveriam ter lugar na terça-feira, vão ser adiadas para data a indicar, disse à Lusa fonte ligada ao processo eleitoral.
Segundo a fonte, o adiamento foi determinado pelo Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ) e acatado pela comissão eleitoral que deveria presidir aos trabalhos para escolha do presidente do STJ que irá sair entre Paulo Sanhá e Mamadu Saido Baldé.
O CSMJ irá apreciar duas contestações apresentadas por uma das candidaturas em relação ao desenrolar do processo, nomeadamente um "incidente de suspeição" sobre a própria comissão eleitoral e duvidas sobre o universo de juízes com capacidade para votar.
A fonte indicou à Lusa que os termos das duas contestações serão agora apreciados ao nível do Conselho Superior da Magistratura Judicial e logo que tudo esteja esclarecido será anunciada uma nova data para votação.
A campanha para a eleição do novo presidente do STJ tem dominado as atenções da atualidade politica na Guiné-Bissau e coloca frente a frente, Paulo Sanhá, actual líder do órgão e o juiz conselheiro e ex-ministro da Justiça, Mamadu Saido Baldé.
Conosaba/Lusa/MO
GUINÉ-BISSAU PREPARADA PARA AGRICULTURA MECANIZADA
O Ministro da Agricultura garantiu ontem segunda-feira (03 de Abril) que o país está preparado para a mecanização da agricultura
Nicolau dos Santos que falava durante encontro com uma delegação Brasileira que quer conhecer a realidade do país com a vista a impulsionar a produção de alimentos e a segurança alimentar e nutricional, diz igualmente que em termos estatísticos em relação aos outros países da CPLP, “ nós só temos disponível 44 tratores na nível nacional. Se queremos resolver o problema de erradicação da pobreza e do aumento da produtividade tem que ser com agricultura mecanizada. Temos que pensar primeiro em mecanizar a agricultura para atingirmos os nossos objectivos”, explica.
Entretanto, o Chefe da delegação brasileira, Sinfrónio Júnior diz que só com a agricultura é que a Guiné-Bissau pode combater a fome, a miséria e tirar as pessoas da pobreza.
«A Guiné-Bissau tem condições de combater a fome, a doença e tirar as pessoas da pobreza só com a agricultura, treinar os agricultores, ensinar os jovens que agricultura é coisa mais importante dos nossos países» para depois afirmar que é preciso ter uma escola de mecanização agrária para ensinar os jovens a mexer com equipamentos modernos e treinar os agricultores em termos de armazenamentos de produtos cultivados.
Os resultados esperados com a delegação Brasileira é identificar mecanismos de acessos a financiamento para aquisição de máquinas e equipamentos agrária e compra de insumos, definir e identificar metodologias e procedimentos para encaminhamento dos projectos identificados á análise de Agências Internacionais de Financiamentos nomeadamente, Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento, UEMOA e CEDEAO
Por: Bíbia Mariza Pereira/radiosolmansi com Conosaba/MO
“DESACATO DO PGR EM DETER DSP JOÃO BERNARDO VIEIRA E GERALDO MARTINS SUSCITA MAL-ESTAR ENTRE JOSÉ MÁRIO VAZ E ANTÓNIO SEDJA MAN”
O mal-estar entre o Chefe de Estado guineense, e o Procurador-Geral da República (PGR) suscitou na passada terça-feira, 28 de março em Bissau, uma reunião na “Casa de Pedra”, pelas 17 horas.
Conforme a fonte fidedigna de Notabanca, a inquietação provocou encontro entre o Presidente da República, José Mário Vaz, o líder do PRS, Alberto Nambeia, o ministro da Defesa Nacional, Braima Camarrá do grupo dos “15”, o Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas e o Procurador-Geral da República.
De acordo com a fonte fidedigna de Notabanca, “no entender de José Mário Vaz, António Sedja Man é aliciado pelo Domingos Simões Pereira (DSP) do PAIGC. Por isso, não está à exercer as suas funções devidamente, de acordo com os propósitos de chefe de Estado, em executar a ordem da detenção do Domingos Simões pereira, João Bernardo Vieira e Geraldo Martins”.
Apesar de Mal-estar entre os dois, a fonte confiável de Notabanca adianta que, “a reunião estava agitada, o Presidente da República visivelmente irritado deu ainda benefício de dúvida ao PGR, e pediu à esse, o ponto de situação sobre alguns processos que considera pendentes, no Ministério Publico.
A fonte remata dizendo que, “Braima Camará é o promotor de toda a situação por pretender ver DSP na prisão, para depois poder assumir a liderança dos libertadores. Salientando que, no decurso da reunião, o líder do PRS, Alberto Nambeia desacordou com as ideias do Presidente da República, em pressionar o Procurador-Geral da República para encarcerar alguns políticos do PAIGC.
País real.
A fonte remata dizendo que, “Braima Camará é o promotor de toda a situação por pretender ver DSP na prisão, para depois poder assumir a liderança dos libertadores. Salientando que, no decurso da reunião, o líder do PRS, Alberto Nambeia desacordou com as ideias do Presidente da República, em pressionar o Procurador-Geral da República para encarcerar alguns políticos do PAIGC.
País real.
Notabanca/MO
PRIMEIRO-MINISTRO DA GUINÉ-BISSAU APOSTA NA COOPERAÇÃO COM QATAR
O Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, anunciou ontem que o Qatar está aberto para cooperar com o país e os dois governos irão realizar um encontro da comissão mista brevemente.
A sua chegada no aeroporto internacional de Bissau, Umaro Embaló, disse ter visitado vários países entre os quais o Qatar, tendo sido o primeiro dignitário guineense a visitar aquele país do golfo pérsico.
Segundo disse, o Qatar mostrou-se aberto em custear o funcionamento de uma representação diplomática da Guiné-Bissau. O primeiro-ministro guineense disse ter recusado a oferta por não aceitar a ideia de "um país pedinte".
Brevemente os dois governos deverão iniciar os contactos para realização de uma comissão mista em data a marcar via diplomática, o que passará pela visita dos chefes da diplomacia dos dois países.
Antes de chegar ao Qatar, Umaro Sissoco Embaló visitou Marrocos, Tunísia, Sudão e Níger
Umaro Embaló disse ter tido encontro com a direção do BADEA (Banco Árabe de Desenvolvimento de África) que prometeu enviar a Bissau uma equipa das operações para analisar projetos a serem financiados pela instituição
Conosaba/Notabanca/MO
Assinar:
Postagens (Atom)
“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA
Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...
-
REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU Assembleia Nacional Popular Gabinete do Presidente Preâmbulo A estabilidade político-social é...
-
“O Matrimónio Cristão: Riquezas, Exigências, Missão” são exortações dos Bispos para a Quaresma 2017, saídas no final da Conferênc...