As fotos dos feridos na explosão de gás em Bubaque




Os feridos são dois bijagós e um felupe de Ziguinchor chamado Djedju. Um dos bijagós chama-se Quintino e o outro Veron


Local onde ocorreu a explosão e que foi já reabilitado


O quarto onde ficou hospedado o PR JOMAV.
FOTOS:DR/DC/AAS

NOTÍCIA DC/EXPLOSÃO NO HOTEL


1º EPISODIO-EXPLOSÃO NO HOTEL E FUGA DE BUBAQUE: Um segurança pessoal do presidente José Mário Vaz ficou em Bubaque com a mala do PR. O segurança foi levado no bote da Ponta Anchaca. Muita gente do staff da presidência foi de canoa (Enian), alugada pela presidência. Luis Sanca, que ficou hospedado na Casa Dora, tratou mal alguns militares que estavam a fazer serviço na porta do hotel.



CPLP PEDE DIALOGO PARA FIM DA CRISE NA GUINÉ-BISSAU



A Secretaria Executiva da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) continua contactos com os órgãos da soberania guineense e a classe política para criar mecanismos para promover “plataforma para o entendimento”
A visita de Maria do Carmo Silveira também inclui encontros com a comunidade internacional representada na Guiné-Bissau.
Ontem segunda-feira (03/04) a delegada da CPLP manteve encontros com o primeiro-ministro e com o ministro dos negócios estrangeiros onde foi reafirmado que a saída da crise política continua a ser da responsabilidades dos próprios guineenses.
No Domingo (02/04) a responsável da comunidade dos falantes da língua portuguesa encontrou-se com o presidente do parlamento. A saída, Maria do Carmo Silveira diz que a solução para a crise guineense só pode ser encontrada por guineenses, no entanto, afirma ter transmitido ao líder da casa do povo (parlamento) que o diálogo é a única via para chegar ao almejado entendimento.
“O que a CPLP e a comunidade internacional podem fazer é apoiar as partes desavindas a encontrarem plataforma para poderem se entender e naturalmente no encontro com o presidente transmitimos esta preocupação e apelamos que o diálogo seja eleito a forma para aproximar as partes para chegarem ao entendimento”.
Durante a sua visita de quatro dias, (que termina no dia 6 corrente), a Secretaria Executiva da CPLP deve também manter encontros com partidos políticos representados no parlamento.
Na terça-feira a secretária-executiva da CPLP deverá manter encontros separados com os partidos representados no parlamento e na quinta-feira com o Presidente da República, José Mário Vaz.
A São-Tomense Maria do Carmo Silveira, que está na Guiné-Bissau pela primeira vez, foi eleita Secretária Executiva pela XIª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, decorrida a 31 de Outubro e 1 de Novembro de 2016, em Brasília, Brasil, tendo assumido as suas funções em Janeiro de 2017.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto/MO

"CENTRO DE HEMODIALISE ABRE PORTAS EM BREVE", PROMETE DIRETOR DO HOSPITAL SIMÃO MENDES




Bissau, 03 Abr 17 (ANG) – O Centro de hemodiálise do Hospital Nacional Simão Mendes vai abrir as suas portas brevemente, garantiu hoje o director deste maior estabelecimento sanitário do país.


Em declarações exclusivas à ANG, Orlando Lopes disse que já têm o espaço físico dentro do Hospital Simão Mendes e os equipamentos já adquiridos pelo executivo na pessoa do primeiro-ministro, num valor superior a 100 milhões de francos CFA.

“Já temos um médico nacional especialista em neufrologia que irá coordenar todos os trabalhos e também um enfermeiro, “mencionou

Lopes explicou que o centro não está a funcionar até ao momento devido a falta de montagem da planta de tratamento de água e a formação dos técnicos da área, para assegurar os tratamento dos pacientes, requisitos fundamentais para o seu funcionamento pleno.

Orlando Lopes informou que o Ministério de Saúde está empenhado em formar técnicos para corresponder as necessidades dos pacientes com problemas renais. 

Conosaba/ANG/JD/ÂC/JAM/SG/MO

CINCO NAVIOS DA COMPANHIA CHINESA DE PESCA, “SHENS-HANS” À CAMINHO PARA PESCAR NO MAR DA GUINÈ-BISSAU?














Cinco navios da companhia chinesa de pesca, “SHENS-HANS 805, 807, 808, 810 e 811” foram inspecionados pela entidade competente, no passado dia 27 de fevereiro de 2017, para aquisição de licenças de pesca para pescarem nas águas territoriais da Guiné-Bissau.

O fato merece um acompanhamento rigoroso baseando nos padrões internacionais da pesca, sob pena, o país perder.
Notabanca soube que foram verificados três tipos de Taxas de Armação Bruta (TAB)-que significa capacidades dos navios, supostamente deixam duvidas.
Licença de Pesca Conacri-300 TAB;
Guiné-Bissau-189 e 249. 
O BENEFÍCIO DA ALTERAÇÃO DE TAB AOS NAVIOS PESQUEIROS: 
01-Baixa de preço de tarifa de licença de pesca;
02-Pagar menos, o fundo dos recursos aleóticos;
03-Pouca embarcação dos marinheiros ao alto-mar para fiscalizar o processo.
04-Obrigação de descarga do pescado nacional, fica a quem de expectativa. (menos peixes no mercado nacional) constituindo violação do ponto nº 02 do despacho, sobre a matéria.
Com isto, “o país fica a perder, o erário público fica obstruído pelas pessoas corruptas no sector da pesca”.

Notabanca/MO

ADIADAS ELEIÇÕES PARA ESCOLHA DO PRESIDENTE SUPREMO TRIBUNAL JUSTIÇA DA GUINE-BISSAU





As eleições para escolha do novo presidente do Supremo Tribunal da Justiça (STJ) da Guiné-Bissau, que deveriam ter lugar na terça-feira, vão ser adiadas para data a indicar, disse à Lusa fonte ligada ao processo eleitoral.

Segundo a fonte, o adiamento foi determinado pelo Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ) e acatado pela comissão eleitoral que deveria presidir aos trabalhos para escolha do presidente do STJ que irá sair entre Paulo Sanhá e Mamadu Saido Baldé.

O CSMJ irá apreciar duas contestações apresentadas por uma das candidaturas em relação ao desenrolar do processo, nomeadamente um "incidente de suspeição" sobre a própria comissão eleitoral e duvidas sobre o universo de juízes com capacidade para votar.

A fonte indicou à Lusa que os termos das duas contestações serão agora apreciados ao nível do Conselho Superior da Magistratura Judicial e logo que tudo esteja esclarecido será anunciada uma nova data para votação.

A campanha para a eleição do novo presidente do STJ tem dominado as atenções da atualidade politica na Guiné-Bissau e coloca frente a frente, Paulo Sanhá, actual líder do órgão e o juiz conselheiro e ex-ministro da Justiça, Mamadu Saido Baldé.

Conosaba/Lusa/MO

GUINÉ-BISSAU PREPARADA PARA AGRICULTURA MECANIZADA



O Ministro da Agricultura garantiu ontem segunda-feira (03 de Abril) que o país está preparado para a mecanização da agricultura
Nicolau dos Santos que falava durante encontro com uma delegação Brasileira que quer conhecer a realidade do país com a vista a impulsionar a produção de alimentos e a segurança alimentar e nutricional, diz igualmente que em termos estatísticos em relação aos outros países da CPLP, “ nós só temos disponível 44 tratores na nível nacional. Se queremos resolver o problema de erradicação da pobreza e do aumento da produtividade tem que ser com agricultura mecanizada. Temos que pensar primeiro em mecanizar a agricultura para atingirmos os nossos objectivos”, explica.
Entretanto, o Chefe da delegação brasileira, Sinfrónio Júnior diz que só com a agricultura é que a Guiné-Bissau pode combater a fome, a miséria e tirar as pessoas da pobreza.
«A Guiné-Bissau tem condições de combater a fome, a doença e tirar as pessoas da pobreza só com a agricultura, treinar os agricultores, ensinar os jovens que agricultura é coisa mais importante dos nossos países» para depois afirmar que é preciso ter uma escola de mecanização agrária para ensinar os jovens a mexer com equipamentos modernos e treinar os agricultores em termos de armazenamentos de produtos cultivados.
Os resultados esperados com a delegação Brasileira é identificar mecanismos de acessos a financiamento para aquisição de máquinas e equipamentos agrária e compra de insumos, definir e identificar metodologias e procedimentos para encaminhamento dos projectos identificados á análise de Agências Internacionais de Financiamentos nomeadamente, Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento, UEMOA e CEDEAO
Por: Bíbia Mariza Pereira/radiosolmansi com Conosaba/MO

“DESACATO DO PGR EM DETER DSP JOÃO BERNARDO VIEIRA E GERALDO MARTINS SUSCITA MAL-ESTAR ENTRE JOSÉ MÁRIO VAZ E ANTÓNIO SEDJA MAN”


O mal-estar entre o Chefe de Estado guineense, e o Procurador-Geral da República (PGR) suscitou na passada terça-feira, 28 de março em Bissau, uma reunião na “Casa de Pedra”, pelas 17 horas. 
Conforme a fonte fidedigna de Notabanca, a inquietação provocou encontro entre o Presidente da República, José Mário Vaz, o líder do PRS, Alberto Nambeia, o ministro da Defesa Nacional, Braima Camarrá do grupo dos “15”, o Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas e o Procurador-Geral da República.
De acordo com a fonte fidedigna de Notabanca, “no entender de José Mário Vaz, António Sedja Man é aliciado pelo Domingos Simões Pereira (DSP) do PAIGC. Por isso, não está à exercer as suas funções devidamente, de acordo com os propósitos de chefe de Estado, em executar a ordem da detenção do Domingos Simões pereira, João Bernardo Vieira e Geraldo Martins”.

Apesar de Mal-estar entre os dois, a fonte confiável de Notabanca adianta que, “a reunião estava agitada, o Presidente da República visivelmente irritado deu ainda benefício de dúvida ao PGR, e pediu à esse, o ponto de situação sobre alguns processos que considera pendentes, no Ministério Publico.
A fonte remata dizendo que, “Braima Camará é o promotor de toda a situação por pretender ver DSP na prisão, para depois poder assumir a liderança dos libertadores. Salientando que, no decurso da reunião, o líder do PRS, Alberto Nambeia desacordou com as ideias do Presidente da República, em pressionar o Procurador-Geral da República para encarcerar alguns políticos do PAIGC.
País real.

Notabanca/MO

PRIMEIRO-MINISTRO DA GUINÉ-BISSAU APOSTA NA COOPERAÇÃO COM QATAR




Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, anunciou ontem que o Qatar está aberto para cooperar com o país e os dois governos irão realizar um encontro da comissão mista brevemente. 


A sua chegada no aeroporto internacional de Bissau, Umaro Embaló, disse ter visitado vários países entre os quais o Qatar, tendo sido o primeiro dignitário guineense a visitar aquele país do golfo pérsico. 

Segundo disse, o Qatar mostrou-se aberto em custear o funcionamento de uma representação diplomática da Guiné-Bissau. O primeiro-ministro guineense disse ter recusado a oferta por não aceitar a ideia de "um país pedinte". 

Brevemente os dois governos deverão iniciar os contactos para realização de uma comissão mista em data a marcar via diplomática, o que passará pela visita dos chefes da diplomacia dos dois países. 
Antes de chegar ao Qatar, Umaro Sissoco Embaló visitou Marrocos, Tunísia, Sudão e Níger

Umaro Embaló disse ter tido encontro com a direção do BADEA (Banco Árabe de Desenvolvimento de África) que prometeu enviar a Bissau uma equipa das operações para analisar projetos a serem financiados pela instituição

Conosaba/Notabanca/MO

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...