Primeiro-ministro quer beneficiar todos aqueles que ajudarem à projeção do país


Domingos Simões Pereira, primeiro-ministro da Guiné-Bissau (fotografia de arquivo)


O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, anunciou, esta quinta-feira, em comunicado, que pretende discutir e analisar formas de beneficiar quem contribuir para a projeção do país.

Segundo a nota de imprensa, Simões Pereira «solicitou o agendamento da discussão de um projeto que possa beneficiar todos aqueles que vêm contribuindo com os seus serviços para o bem nome da Guiné-Bissau».

Esta intenção foi também expressa, na quarta-feira, em Conselho de Ministros, em que foi prestada uma homenagem a Augusto Midana, bicampeão africano de Luta Livre.




Começou o mais sagrado de Ramadão para o mundo muçulmano

Image result for ramadao







Começou hoje, 18 de Junho, mais um cumprimento de um dos pilares sagrados do mundo muçulmanos "Ramadão" e vai permanecer durante 30 dias.
A maior dos fieis muçulmanos guineenses observam a partir da passada quinta-feira, 18 de Junho e durante 30 dias o jejum, um dos pilares do Islão que exige o cumprimento de abstinência de comer, beber e ter relação sexual ao nascer e até ao por do sol, reforçando mais amizade, solidariedade e perdão ao próximo.
O ini­cio de jejum foi anunciado ontem a noite aos guineenses pelo porta-voz dos conselhos Nacional Islâmicos e Conselho Superior para Assuntos Islâmico do pai­s, sublinhou terem receberam informações credíveis de fieis muçulmanos das regiões anunciando que viram a nova lua, nas Águas territoriais da Guiné-Bissau, facto que segundo o muçulmano, simboliza o início de jejum aos muçulmanos.
Durante 30 dias o Jejum ordena aos muçulmanos a cumprir com rigor os princípios estabelecidos no livro sagrado “Alcorão”e abster-se de má práticas, ser bondoso quanto mais poder às pessoas vulneráveis.

proposta do Governo para a atribuição da “Ordem Nacional das Colinas do Boé"










Teve lugar uma sessão extraordinária do Conselho de Ministros, dedicada a analise da proposta do Governo para a atribuição da “Ordem Nacional das Colinas do Boé”, a ex-Diretora das Operações do Banco Mundial para o Senegal, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Mauritânia e Gambia, “pela sua ação, dedicação e esforço na dinamização das relações de cooperação entre a Guiné-Bissau e o Banco Mundial”. 
O Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira em jeito de gratidão enalteceu a importância da proposta que encabeça, esclarecendo que houve uma consulta prévia, quer no Conselho Ministros, como do Presidente da República, José Mário Vaz (entidade que nos termos do artigo 68º da Constituição da República, detém a exclusiva competência para atribuir medalhas comemorativas constitucionais)   e todos acolheram bem a ideia unanimemente homenagear amiga da Guiné-Bissau de nacionalidade camaronesa, pelos elevados serviços prestados à pátria de Amílcar Cabral, “no aumento do “performance” dos projetos financiados pelo Banco Mundial e no desbloqueamento de situações difíceis herdadas do passado.”
Lê-se na magna proposta, dirigida ao magistrado da Nação: “No dia 18 de Maio de 2015 foi feito, no Palácio do Governo o balanço da cooperação entre a Guiné-Bissau e o Banco Mundial, cujo resultado foi considerado globalmente positivo, graças, em parte, à abertura e dedicação, ao empenho e dinamismo da Vera Songwe, bem como a sua compreensão das especificidades da Guiné-Bissau e da limitação das suas instituições, sobretudo no período do seu mandato.”
A proponente à homenagem, comovida, falando em nome da equipa do Banco Mundial, agradeceu o acolhimento, dizendo que jamais se poderia obter um tal resultado da Mesa Redonda, sem que houvesse um empenho dos guineenses, enfatizando: “esse resultado foram vocês que o fizeram com o vosso trabalho e a vossa equipa.”  Termina rematando, “há uma vontade enorme em apoiar a Guiné-Bissau. Eu vou mas tenho a Guiné-Bissau no meu coração.” Disse Vera Songwe.



Radiografia de uma companhia aérea...



Airways, insolvente na Roménia, mas como parceiro em uma nova empresa com o governo da Guiné-Bissau, aparenta salvar a situação.


Planos de propriedade do empresário Ovidiu Tender é não voar na Roménia. Mas a Airways Company, que está em insolvência, foi selecionad pelo Governo da Guiné-Bissau para formar uma nova empresa nacional.

Governo da Guiné-Bissau anunciou na semana passada a formação de um novo operador nacional, que será chamado Air Guiné-Bissau, na sequência de um leilão para o qual foram realizadas discussões por seis meses, relata publicação de comércio Aviação CH.

Secretário de Estado das Comunicações e Transportes, João Bernardo Vieira, disse na semana passada em uma conferência de imprensa que, embora mais pedidos foram apresentados por empresas no Canadá e os EUA, a nova companhia aérea será uma parceria de 60 / 40 entre dez Airways, parte do Grupo Tender, e do governo.

A nova empresa começará a operar com uma frota inicial de duas aeronaves que operam voos para Dakar, Praia de Cabo Verde, Paris e Lisboa. Frota de aeronaves adicionais serão adicionados como e quando a demanda exige.

"A nossa ambição é aumentar a conectividade na região, especialmente Conakry e para Banjul, e pensamos que depois de um ano, podemos oferecer voos de Bissau para Fortaleza, Brasil", acrescentou Vieira.

Governo da Guiné-Bissau tem uma estreita ligação com os Dez Airways, à qual foram concedidos direitos de tráfego no ano passado na rota Bissau - Lisboa. A empresa de Tender possui dois MD-83 aeronaves e três aeronaves MD-82 com uma capacidade total de 820 lugares e 30 anos de idade. Dez Airways não tem licença de exploração válida na Roménia, em maio deste ano, segundo dados da Autoridade de Aviação Civil.

Falha FlyRomânia

Na primavera passada, a companhia aérea de propriedade da Ovidiu Tender lançar o FlyRomânia, que queria a entrada no mercado operador de vôos comerciais. Falta de marketing e publicidade levou a um fracasso retumbante: não só foram vendidos 9.400 bilhetes e 1.300 passageiros foram transportados.

Por causa da baixa ocupação, os voos começaram a ser canceladas, primeiro em junho, depois em julho. A situação não melhorou e a empresa para a qual os pagamentos foram feitos pelos passageiros, Necessair de Assessoramento, e ela entrou em insolvência. Sem voo, e depois de perder vários contratos, os funcionários começaram a deixar a empresa.

A Airways entrou oficialmente em insolvência em março deste ano. O melhor ano para a companhia aérea que realizou vôos fretados e voar sob ACMI foi 2013, quando o volume de negócios foi gravado 9.890.000 €, sete vezes mais do que em 2012, quando o volume de negócios foi 1.350.000, de acordo com dados do Ministério das Finanças. No ano passado, a empresa passou a perdas e teve um volume de negócios de 7,1 milhões.

A Airways é uma companhia aérea com capital romeno que começou a operar em 2010 e tem operado charter e sistema de wet lease (arrendamento de aeronaves com tripulação completa e serviços relacionados para operar em nome de outra empresa). Os clientes incluem Blue Air, Air Moldova, Aegean Airlines, Roya Marrocos, Air Mediterrannnee e Blue Panorama. O sistema de charter, Dez Airways voou para agências de viagens passeio perfeito e Parallel 45.

Em 08 de junho de 2015, o empresário Ovidiu Tender foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão em caso Rafo-CAROM. Envolvidos no mesmo caso, o empresário Marian Iancu recebeu uma sentença de 14 anos de prisão.

Ovidiu Tender foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão
 http://bissauresiste.blogspot.pt/2015/06/na-politica-tudo-que-parece-e-e-na.html

 

1.º Fórum da União de Exportadores da CPLP, a 26 e 27 de Junho


A Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP) vai realizar o 1.º Fórum da União de Exportadores da CPLP, a 26 e 27 de Junho.


O evento terá lugar no Centro de Congressos de Lisboa, onde estarão presentes representantes dos nove países da CPLP. O fórum vai incluir seminários temáticos com vista a explicar em pormenor as especificidades dos mercados dos Estados-membros que compõem a CPLP.

A iniciativa irá promover o contacto, o reforço, a partilha e a promoção de oportunidades de negócio, e contará com mais de mil participantes.



PROJETO DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO E REFORMA DA JUSTIÇA NA GUINÉ-BISSAU




BISSAU, 17 DE JUNHO DE 2015: assinatura do PROJETO DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO E REFORMA DA JUSTIÇA (2015-2019), entre o Ministério da Justiça e o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Entre outros, presenciaram o acto:
Digníssimo Procurador-Geral da República,
Excelentíssimo Senhor Representante da ANP,
Representante Especial Adjunta, Coordenadora Residente do sistema das Nações Unidas e Representante Residente do PNUD (assinante),
Ilustres Representantes dos Organismos Internacionais e das Representações Diplomáticas, 
Excelentíssimo Bastonário da Ordem dos Advogados
Representantes das Organizações da Sociedade Civil e Representantes das Organizações Sindicais do Sistema Judiciário 
Diretores-Gerais e Chefias dos Organismos Tutelados.


www.facebook.com/carmelita.pires.1

EMBAIXADOR DE ANGOLA NA GUINÉ-BISSAU: "NÃO HOUVE QUALQUER TIPO DE CORTE DE RELAÇÕES"






"Não houve qualquer tipo de corte de relações" , disse o novo Embaixador de Angola na Guiné-Bissau.

Daniel António Rosa entregou esta quarta-feira as Cartas Credenciais que o acreditam como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola junto das Autoridades Guineenses.

Em declarações aos Jornalistas, Daniel António Rosa disse que todo o trabalho vai centrar-se no reatamento da cooperação entre os dois países.

"Angola nunca deixou, nunca abandonou a Guiné-Bissau.Até porque não houve qualquer tipo de corte de relações."

Segundo o novo Embaixador de Angola houve uma interrupção de relações em termos de cooperação e vai reforçar concertações com outros países da CPLP para melhor apoiarem a Guiné-Bissau.

Angola tinha na Guiné-Bissau vários projectos de cooperação com a Guiné-Bissau. A Reforma no sector da Defesa e Segurança que inclui a formação dos militares e polícias guineenses, a reabilitação dos quartéis e no domínio económico a Construção do Porto de Águas Profundas em Buba.

Esses programas ficaram suspensos com o golpe de 12 de Abril de 2012...que aconteceu semanas após o fim da Missão Angolana de Apoio a Reforma denominada MISSANG...executora do profraga da reforma.

Os projectos vão ser retomados de acordo com as avaliações e interesses das autoridades guineenses e angolanas, assegurou o novo Embaixador.

Indira Correia Baldé em Bissau





“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...