PAIGC: Apoteose em Farim ontem é condecorado DSP

GUINÉ-BISSAU ENTREGA A PORTUGAL SUSPEITO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO

 
Um quarto suspeito do roubo e tentativa de homicídio que de agentes da PSP ocorrido junto do Continente do Barreiro, em outubro de 2016, se encontrava escondido em Bissau, foi extraditado da Guiné-Bissau e entregue hoje às autoridades portuguesas, informou a PJ.
A PJ, através da Unidade Nacional Contra Terrorismo (UNCT), em inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Barreiro, deteve em fevereiro passado três membros de uma associação criminosa responsável por duas tentativas de homicídio de agentes da PSP, assim como de roubo qualificado a funcionário de empresa de segurança que tripulava uma carrinha de transporte de valores.
Os factos ocorreram no interior das instalações do Continente do Barreiro, em outubro de 2016, e em causa esteve a prática dos crimes de associação criminosa, homicídio qualificado na forma tentada de agentes da autoridade, roubo qualificado a carrinha de transporte de valores, furto qualificado, falsificação de documentos, detenção de arma proibida.
A ação policial desencadeada em fevereiro de 2017 não logrou então deter todos os suspeitos destes crimes, sendo que um dos presumíveis autores conseguiu escapar à ação das autoridades, ausentando-se para a o estrangeiro.
Localizado na Guiné-Bissau, foi hoje entregue a Portugal pelas autoridades locais.


Notabanca/MO

RÁDIO JOVEM LANÇA NOVA IMAGEM PARA CAPTAR MAIS FUNDOS


A Rádio Jovem da Guiné-Bissau, uma das mais ouvidas pelos emigrantes guineenses e a primeira com emissão online, lançou na passada sexta-feira a sua nova página na internet para atrair mais publicidade e deixar de funcionar em regime de voluntariado.
«Criámos, com a nova página, a nossa independência. Até aqui dependíamos de pequenas receitas publicitárias e agora queremos depender dos anúncios das grandes empresas, das multinacionais, para sairmos do regime voluntário e para os jovens que aqui trabalham também conseguirem fazer a sua vida e sonhar mais alto», palavras de Braima Darame, diretor de antena.
A compra da publicidade da nova página é também uma forma, segundo Braima Darame, de a rádio «não depender do jogo político» e «continuar a produzir informação isenta».
Criada a 14 de agosto de 2005 pela Rede Nacional das Associações Juvenis, a Rádio Jovem tinha como público-alvo a juventude guineense.
Com a chegada da internet à Guiné-Bissau, a Rádio Jovem tornou-se a primeira do país a emitir online e ganhou uma «dimensão maior, porque passou a ser ouvida pelos milhares de guineenses que vivem no estrangeiro».
Em 2014, a Rádio Jovem venceu o prémio de melhor rádio da Guiné-Bissau, atribuído pelas autoridades do país.
«Aquilo que a Rádio Jovem é hoje é, de facto, um elo de ligação entre os que estão cá e os que estão lá. Leva e traz a dinâmica da comunidade guineense fora do país e leva a imagem do país para fora», sublinhou Braima Darame.
Segundo o diretor da antena, a rádio tem atualmente «12 milhões de seguidores», guineenses e pessoas de outras nacionalidades, «espalhados por 150 países».

Notabanca/MO

FORÇA DE SEGURANÇA IMPEDE PELA QUARTA VEZ MARCHA DOS INCONFORMADOS EM BISSAU


Enquanto os inconformados não se desarmam nas ruas de Bissau, a força de segurança não dá tréguas e contInua intransigível com desígnio de “tolerância zero” contra os manifestantes.
Neste sábado, 29 de julho em Bissau, os polícias voltaram pela quarta vez consecutiva inviabilizando marcha dos inconformados.
Apesar de se registar uma aparente acalmia nas ruas da capital, Notabanca constata que a corporação policial está em todas as as artérias da capital guineense, numa “alerta máxima” para impedir manifestação nas ruas de Bissau.
Com tudo, os Inconformados não desistem na “luta para dignificação da liberdade dos princípios consagrados na Constituição da República”.
Abortadas quatro marchas pela força de segurança, a organização continua a exigir demissão do Governo, a renuncia do Presidente Vaz e dissolução do parlamento.
MCCI diz que a democracia não tem valor na Guiné-Bissau. Já que, os que não foram eleitos estão a governar os eleitos do povo. Exortando ao PRS e outras formações partidárias para se enveredarem na reafirmação dos valores democráticos, não associar-se a um “regime de terror”. 
A organização cívica planeia ainda mais uma onda de manifestação em Bissau. 


Notabanca/MO

CLUBES DE FUTEBOL EXIGEM DEMISSÃO DA DIREÇÃO DA FFGB POR ENROSCADA DE PÓ


Os atuais dirigentes da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) em mãos lençóis.
Tudo porque, estão de costas voltadas com os dirigentes dos Clubes de Futebol do país.
Vinte e sete, dos trinta e oito clubes de futebol exigem a demissão da atual direção da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, sob comando de “Manelinho”.
As figuras desportivas assinaram neste sábado em Bissau, uma petição que será entregue hoje segunda-feira ao Governo de Sissoco, na qual, ditam o afastamento de Manuel Nascimento Lopes e os seus colaboradores, por “indiciados na prática de corrupção generalizada, no desporto”. 
Sadjo Seide, porta-voz do colectivo justifica a posição por considerar de péssimo, o trabalho da atual direção e encoraja o Ministério Público para prosseguir com as investigação de modo a trazer a tona, toda a verdade sobre os fatos.
De igual modo, o presidente cessante da Liga de Clubes de Futebol subscreveu a iniciativa.
Bubacar Conté afirma que os clubes têm a legitimidade de exigir a demissão da atual liderança da Federação de Futebol, por estarem enfuscados do pó, pelo que, precisam de tomar um bom banho para representar a FFGB
Recorda-se que, alguns membros do Comité executivo da FFGB estão indiciados pelo Ministério Publico de corrupção financeira sobre os fundos doados pela FIFA e CAF para o fomento do futebol nacional.


Notabanca/MO

«FIBRA ÓPTICA» SINDICATO DE BASE DA GUINÉTEL INSURGE CONTRA GERÊNCIA ESTRANGEIRA



Bissau, 29 Jul 17 (ANG) – O Presidente do Sindicato de Base das empresas Guiné Telecom e Guinétel (Rede Móvel) pediu quinta-feira o executivo guineense para reconsiderar a sua posição em relação a possibilidade de atribuição da gestão da fibra óptica e cabo submarino à uma empresa estrangeira em detrimento da firma estatal.

David Mingo fez esta advertência em declarações à imprensa em reação a assinatura do memorando que cria o consórcio “Bissau Cabo”, cuja validação do projecto da comunicação denominado “WARCIP”, segundo este sindicalista, “mostra claramente que o executivo não está a pensar no bem-estar do povo guineense”. 

Explicou que as acções atribuidas ao Bissau Cabo “visam claramente a extinção da Guiné Telecom em detrimento de outras”. 

Acrescentando que as empresas multinacionais Orange Bissau e MTN Bissau foram atribuídas 51 por cento das acções, isto é 25,5 por cento cada e as restantes 49 por cento para o Estado representado na nova empresa por “Bissau Cabo”.

“Se o governo pode pedir emprestado ao Banco Mundial mais de 31 milhões de dólares americanos para conduzir o cabo submarino a partir das águas territoriais do Senegal até Suru, como é que não consegue pagar a fibra óptica de Suru para Bissau num valor de 8 milhões de dólares americanos”, questionou tendo indicado que o executivo teve que ir tomar este montante nas empresas Orange e MTN Bissau, e, estas passaram a ser maiores accionistas na nova firma.

“A “Bissau Cabo “ foi criada meramente por decreto do conselho de ministros, sem concurso público, o que demonstra claramente que relegaram a Guiné Telecom para segundo plano”, criticou.

David Mingo que reconheceu o esforço do governo no relançamento da da duas empresas estatais da telecomunicação, pediu ao governo a extinção pura e simplesmente da Bissau Cabo ou anexa-la à Guiné Telecom. 

Mingo pediu a intervenção do Chefe de Estado antes que seja tarde, “porque a partilha das acções feita não vai beneficiar o país”. 

Segundo David Mingo o memorando que cria o consórcio Bissau Cabo foi assinado pelos ministros dos Transportes e Comunicações, da Economia e Finanças e pelos representantes das empresas MTN e Orange Bissau, 

Conosaba/ANG/JD/JAM/SG/MO

«FORMAÇÃO - PRS DIÁSPORA» PRS EM CABO VERDE




PRS em ação social, ontem na cerimónia de entregas de Certificados aos finalistas do Curso de Alfabetização e Culinário. Também o acto serviu para entrega de cartões de novos militantes, vejam às imagens que marcaram o acto! O acto foi magnifico e extraordinário. 

Para além de certificados do curso de Alfabetização e culinária ministrado durante 6 meses houve aderência de muitos residentes da zona de Praça que juraram a fidelidade ao PRS. 

E confessaram tudo fazer para que jamais tenha chance de voltar o poder durante pelo menos 20 anos, tanto mais que este partido destruiu a esperança dos guineenses e que deve agora ser reconstruida pelo PRS. DS/RPRS - CV



«CONGRESSO» CONFIRMADO O ACTO SOLENE DO EMPOSSAMENTO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO V CONGRESSO DO PRS DA GUINÉ-BISSAU



Guiné-Bissau, Partido da Renovação Social (PRS). 

Confirmado o acto solene do empossamento da comissão organizadora do V congresso do PRS, no dia 27/07/2017, quinta-feira , pelas 12 horas no Hotel AZALAI. 

Salienta-se de que neste acto formal de aceitação as funções serão empossados os seguintes membros: 

1° Eng. Orlando Viegas, Presidente da comissão organizadora do V congresso; 

2° Eng. Nicolau dos Santos, primeiro Vice- Presidente; 

3° Dr. Carlos Costa, segundo Vice-Presidente; 

4° Dra. Maria Inacia Có Mendes Sanhá, Secretária. 

Para terminar nota de agradecimento a todos os militantes do nosso grande partido com responsabilidade, pautando por postura que valoriza os feitos dos antigos combatentes e veteranos da pátria, de Amílcar Cabral, e de Doutor Kumba Yalá, que lutarem pela libertação deste país, não se deixando enganar pelos inimigos do povo guineense, que nos últimos tempos aproveitam alguma fragilidade da juventude para instiga-los em praticar actos que manchem o bom nome da juventude guineense. Bem haja a todos!

 DS/JBC/RPRS - CV/MO

RÚSSIA: ESTUDANTES GUINEENSES DE MOSCOVO E ARIOL REUNIDOS NO INTERCÂMBIO



Os estudantes guineenses residentes nas duas cidades russas, Ariol, e Moscovo, estiveram reunidos num intercâmbio académico de 7 a 9 de Julho de 2017 na cidade de Ariol, com o objetivo de trocar experiências nas diferentes área de formações, de abordar os temas atuais que tocam com o quotidiano dos estudantes das duas cidades e de refletir sobre os atuais problemas sociopolítico da Guiné-Bissau.

Durante os três dias, os estudantes guineenses residentes nas referidas duas cidades tiveram a oportunidade de trocar as ideias sobre as suas respetivas áreas de formações e de refletir sobre atuais problemas sociopolítico do país, bem como realizar uma partida de futebol de caracter amistoso entre as equipas de ambas as cidades que culminou com um empate a duas bolas.

Para o presidente da Associação dos estudantes guineenses em Ariol, o evento constitui um marco muito importante na vida de duas organizações sendo que o mesmo acontece pela primeira vez. “Este é um espaço não só académico mas também, um espaço de criação e de fortalecimento de novas amizades, se notarmos bem, muitos estudantes guineenses cá na Rússia só se reencontram no aeroporto  na hora  do regresso  depois  de  estudos ,  portanto ,  além  do  espaço  académico ,  os  estudante s terão   também  a  oportunidade  de   criar  e   fortaleceras   novas  amizades” referiu 

Euclides Santos Monteiro, presidente da Associação dos Estudantes guineenses em Ariol.
Por seu turno, Dasief Raul Joaquim Coreia presidente da Associação dos Estudantes Guineenses em Moscovo agradeceu a iniciativa de estudantes guineenses residentes em Ariol, enaltecendo a importância deste evento na autoformação dos estudantes, sendo que no mesmo, serão abordados assuntos relacionados aos cursos dos estudantes de respectivas áreas de formações, e ali os estudantes obviamente poderão partilhar certas informações sobre os seus cursos.  “Quero agradecer a todos os estudantes guineenses vindos de Moscovo bem como os nossos irmão que muito bem nos acolheram cá, porque não é fácil reunir cerca de oitenta de estudantes que temos sem qualquer que seja apoio financeiro, tudo aquilo que hoje está a ser feito é graças a simbólica contribuição de cada associados de ambas organizações” concluiu Dasief Raúl Joaquim Coreia.

De salientar que cerca de cento e quarenta estudantes guineenses residentes em diferentes cidades russas incluindo Ariol e Moscovo estão a deparar com problemas graves concernente a renovação dos seus passaportes e alguns estão no risco de não receber o novo visto facto que lhes impossibilitariam de estudar nas suas respectivas faculdades e consequentemente perderão a bolsa de estudo e serão expulsos da Rússia.


Por: Gervásio José Francisco Lopes/MO


APU-PDGB DISPÕE DE SECRETARIADO NACIONAL DAS MULHERES APUANAS (ONAMA)


Assembleia do Povo Unido-Partido democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) cada vez mais coeso rumo aos próximos embates eleitorais.
Para o efeito, o primeiro vice-presidente desta formação política promete trabalhar no máximo para a revisão do pacote das leis que impossibilitam as mulheres ascenderem-se ao poder, no país. 
Armando Mango manifestou o intento sábado em Bissau, no ato da posse aos membros do Secretariado Nacional das Mulheres da APU-PDGB denominada (ONAMA).
Na mesma dinâmica, Mango defende igualdade de género entre o homem e a mulher com escrito respeito aos 45 dias antes do parto e 45 dias após o parto.Alanã António Tamba, secretaria Nacional das mulheres da APU-PDGB, admite que os políticos frustraram as espetativas dos guineenses, conduzindo a Guiné-Bissau ao lamaçal, a crise política, ideológica e democrática, que desemboca o país ao estado de caos e abismo social.
A política das mulheres apuanas garante que o maior desígnio da sua organização é de transformar o APU-PDGB, no “partido de massa, uma porta-bandeira para a defesa intransigente dos interesses, particularmente da classe camponesa, operária e das franjas mais pobres e marginalizadas”.

Notabanca/MO

SENEGAL: ELEIÇÕES LEGISLATIVAS ADIADAS PARA DOMINGO PRÓXIMO



Dakar - Mais de 6,2 milhões de senegaleses vão domingo próximo, às urnas, para elegerem os deputados, visando a eleições presenciais de 2019, noticiou a AFP.

Os cabeças de lista são o Presidente Macky Sall, pelo partido no poder, o seu predecessor, Abdoulaye Wade e o governador de Dakar, Khalifa Sall, em prisão preventiva, pela oposição.

O número de assentos na Assembleia nacional passará de 150 para 165, na sequência de
uma revisão da Constituição adoptada, em Março, de 2016, e que cria 15 deputados, em representação da diáspora.

Contudo, a oposição diz querer ganhar o pleito, para uma possível coligação.

Conosaba/angop/MO

ESTUDANTES GUINEENSES EM SENEGAL EM BUSCA DE COESÃO


 
Notabanca/MO

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...