Manter Sempre Informado Sobre tudo que passa no nosso Bairro, na Guiné e além fronteira
Governo e Nações Unidas planificam estratégias de desenvolvimento
O Governo da Guiné-Bissau, em parceria com as Nações Unidas, discute a partir desta terça-feira, em Bissau, o documento do quadro da ONU para ajuda ao desenvolvimento do país para o período entre 2016 a 2020.
Através de uma nota de imprensa, o Executivo informa que este encontro tem como objetivo «definir os resultados estratégicos esperados das intervenções do sistema das Nações Unidas para contribuir na realização de prioridades nacionais».
«RESULTADOS DA JORNADA» EQUIPAS DE BOLAMA E CANCHUNGO TAMBÉM REGRESSARAM AO PRINCIPAL CAMPEONATO DE FUTEBOL GUINEENSE, APÓS VÁRIOS ANOS DE AUSÊNCIA
Cinco equipas ascenderam este ano à primeira divisão da Guiné-Bissau, num campeonato cuja organização passou de mãos da Liga de Clubes para a Federação.
Entre aquelas cinco, há três estreias absolutas na prova: São Domingos, Lagartos de Bambadinca eBubaque.
As equipas de Bolama e Canchungo também regressaram ao principal campeonato de futebol guineense, após vários anos de ausência.
Sport Benfica e Bissau - UDIB, 3-0
Balantas de Mansoa - Estrela Negra de Bissau, 0-0
Bolama - Sporting Clube da Guiné-Bissau, 0- 1
Portos de Bissau - Cavalos Brancos de Cuntum, 4-0
Bubaque - Nuno Tristão de Bula, 0-2
Sporting Clube de Bafatá - Futebol Clube de Canchungo, 1-0
São Domingos - Lagartos de Bambadinca, 0-1
Classificação:
1. Portos de Bissau, 3 pontos
2. Sport Bissau e Benfica, 3
3. Nuno Tristão de Bula, 3
4. Sporting Clube da Guiné-Bissau, 3
5. Lagartos de Bambadinca, 3
6. Sporting Clube de Bafatá, 3
7. Estrela Negra de Bissau, 1
8. Balantas de Mansoa, 1
9. Canchungo, 0
10. Bolama, 0
11. São Domingos, 0
12. Bubaque, 0
13. UDIB, 0
14. Cuntum, 0
Próxima jornada, a 14 e 15 de fevereiro
Bubaque - Balantas de Mansoa
Nuno Tristão de Bula - UDIB
Estrela Negra de Bissau - Bolama
Sport Bissau e Benfica - São Domingos
Sporting da Guiné-Bissau - Sporting de Bafatá
Bambadinca - Portos
Canchungo - Cuntum
«ECONOMIA/FINANÇAS» BANCO AFRICANO PARA O DESENVOLVIMENTO DIVULGA PLANO ESTRATÉGICO DE ASSISTÊNCIA À GUINÉ-BISSAU
Bissau, 02 Jan 15 (ANG)-O Banco Africano para o Desenvolvimento (BAD) elegeu como prioridades para a Guiné-Bissau, a construção de infra-estruturas de apoio às populações e a ajuda a consolidação do Estado de Direito.
A informação consta num «Plano Estratégico» de assistência ao país, aprovada semana finda por esta organização financeira para o horizonte temporal 2015-2019.
De acordo com o documento divulgado hoje pela Rádio privada «Pindjiguiti», o BAD identificou as fragilidades do país e alertou para a necessidade de reformas no sector da defesa e melhorias no sistema judicial, com vista a promoção do crescimento econômico na Guiné-Bissau.
Segundo o documento, em termos concretos, o BAD vai intervir em quatro aspectos: a integração regional ao nível da África Ocidental, maior parceria de investimentos não estatais no país, coordenação eficaz das operações de doadores e diálogo sobre políticas governamentais.
De acordo com os dados do BAD, a fragilidade do país e contínua instabilidade têm resultado num acentuado declínio da economia guineense nos últimos anos A titulo de exemplo o BAD cita a queda da taxa de crescimento econômico de 5.3 por cento em 2011, para 1.5 em 2012.
Ainda neste documento estratégico, o Banco diz que as condições de vida da maioria da população degradaram.
«TURISMO» GUINÉ-BISSAU REPRESENTADA NA FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO DE MADRID
Bissau, 02 Fev 15 (ANG)- Uma delegação guineense chefiada pelo Secretario de Estado do Turismo, representou o pais,na feira anual internacional do Turismo,que decorreu recentemente em Madrid, Espanha, durante quatro dias, soube hoje a ANG.
Segundo o colaborador da Agência de Noticias da Guiné em Madrid, Braima Camara tratou-se de uma exposição de produtos artesanais e potencialidades paisagísticas Naturais dos cinco continente que constituem o Mundo.
No âmbito deste certame internacional o titular da pasta do Turismo Guineense participou em workshop dos dirigentes africanos ligados ao Turismo, no qual se debateu novos planos estratégicos para fomentar o turismo económico e atrair mais investimentos internacionais para os países africanos.
Vicente Fernandes acompanhado pelo embaixador Guineense em Espanha Paulo Silva, tomou parte igualmente na reunião dos Ministros do Turismo Africano, convocada pelo Secretario Geral da Organização Mundial do Turismo(OMT),Taled Rifal.
Em declarações à imprensa, o governante guineense,para além de demonstrar a sua satisfação pela participação no certame após três anos de suspensão do pais da Organização Mundial do Turismo (OMT), indicou que a Guine-Bissau é um dos melhores destinos turísticos em África devido as suas potencialidades, mas que necessitam de ser vistas pelo mundo fora.
Fernandes assegurou, por outro lado, que o executivo guineense esta empenhado na construção de boa imagem do pais no exterior.
Segundo Braima Camara, a Guine-Bissau não participou nas exposições dos Productos artesanais e turísticas, mais apenas em conferências e workshops.
«UCCLA» COLABORAÇÃO PARA EMBELEZAMENTO DA CIDADE DE BISSAU
Bissau, 02 Fev 15 (ANG) - Duas arquitectas paisagistas da Câmara Municipal de Lisboa chegam àBissau no dia 4 de fevereiro, para proceder ao levantamento das necessidades guineenses relacionados a recuperação e criação de jardins públicos e em áreas adjacentes ao palácio da República, incluindo aPraça dos Heróis Nacionais.
A informação consta num comunicado enviado à ANG a partir de Lisboa pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa-UCCLA.
De acordo com o referido comunicado, a visita realiza-se a pedido da Câmara Municipal de Bissau no quadro de um projecto a ser elaborado para o efeito.
“Na primeira fase irá se conhecer as áreas de intervenção, recolher elementos e reunir com a equipa local designada. Uma etapa intercalar consistirá na elaboração de um estudo prévio para discussão entre as partes e posterior aprovação de um projecto final”, refere o comunicado.
O comunicado destaca que o apoio resulta de uma articulação entre as "mais altas entidades locais", oMunicípio de Lisboa e a UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa - na qualidade de associação promotora do intercâmbio entre Cidades Membro e com uma larga experiência de interacção com a cidade de Bissau.
“GUINES-LIGA”: PORTOS GOLEIA CUNTUM POR 4-0
O Clube de Futebol “Portos de Bissau” goleou o Futebol Clube de Cuntum por (4-0) no último domingo no Estádio Lino Correia, com os golos de Ibu Só aos 42 minutos da partida, Barbosa aos 46, Abdul Só aos 66 e Midana Incanha (vulgo Binia) aos 87, respectivamente, sob uma assistência razoável de adeptos.
Na partida de futebol que contava para a primeira jornada da “Guines-Liga”, os rapazes do experiente técnico Pedro Dias entraram bem no jogo, criando algumas jogadas com perigo na área de guarda-redes Ussumane Baldé. Mas, o domínio dos “estivadores” justificou-se só aos minutos 42, quando Ibu Só conseguiu inaugurar o marcador, colocando a equipa de Pedro Dias a frente na contagem. No primeiro minuto do segundo tempo, Portos de Bissau aumentou a vantagem com o golo assinado por Barbosa.
Como se não bastasse, Abdul Só ampliou o placar para três bolas sem resposta aos 66 minutos do encontro e Midana Incanha por sua vez fechou a contagem aos 87 minutos num belo chapéu a defensor das redes de Cuntum, Ussumane Baldé, no limite do meio campo.
No final do encontro, o treinador vencedor, Pedro Dias considerou a partida de ideal, salientando que a sua equipa procura sempre produzir um futebol alegre com o objectivo de conquistar os três pontos. O técnico garantiu que os Portos de Bissau lutarão para vencer “Guines-Liga” e a Taça da Guiné-Bissau em futebol.
Por seu lado, o técnico de Cuntum, Mateus Samba Sanhá disse que o adversário conseguiu neutralizar a sua equipa totalmente, admitindo que os Portos foi melhor em campo. Para Sanhá não é fácil jogar na primeira ou segunda divisão com o grosso número de estreantes nas provas nacionais, sobretudo contra uma equipa como Portos.
Sanhá lamentou a forma como a turma de Cuntum tem perdido jogadores para outras formações em cada época que passa, acrescentando que na presente temporada, a maior parte do plantel é composta por novos atletas, mas, prometeu muito trabalho para “enquadrar os futebolistas provenientes dos campeonatos de defesos à realidade das provas nacionais”.
ASSINALADA JORNADA MUNDIAL DAS ZONAS HÚMIDAS
O Gabinete da Planificação Costeira, assinala hoje, 02 de Fevereiro, a “Jornada Mundial das Zonas Húmidas” com a realização de um debate de reflexão envolvendo a Rede de Jornalistas Ecológicos e os técnicos do Instituto da Biodiversidade e Áreas Protegidas(IBAP).
Ao presidir a abertura da jornada, subordinada ao lema, ” Zonas Húmidas para o nosso futuro”, o Director-geral do Ambiente e Ponto Focal da Convenção Ramsar na Guiné-Bissau, Seco Cassamá disse que o referido Tratado, assinado na cidade iraniana de Ramsar no ano 1972, visa defender e preservar as zonas húmidas do planeta.
Cassama destacou que o homem é o principal beneficiário das zonas húmidas “porque é ali que procura a água e recursos haliêuticos para a sua alimentação e serve-se ainda destas zonas para o turismos, transporte e outras funções.
“A Guiné-Bissau enquanto pais costeiro, com enormes recursos hídricos, depende muito das zonas húmidas para a sobrevivência das suas populações e para o desenvolvimento da sua economia”, disse.
Seco Cassamá sublinhou que a celebração do Dia Mundial das zonas húmidas deve servir de oportunidade para alargar as acções de sensibilização sobre a importância da preservação dos ecossistemas para a vida futura das populações.
“No dia em que deixarmos de ter os recursos existentes nas zonas húmidas, o futuro da sobrevivência dos seres vivos e da humanidade estarão em causa”, explicou o Director Geral do Ambiente.
Perguntado pelos jornalistas se existe uma Política Nacional que proteja as zonas húmidas, o Director Geral do Gabinete da Planificação Costeira respondeu que não.
Joãozinho Sá disse que gostariam de o ter mas que não o tem “devido ao seu elevado custo financeiro”.
Relativamente ao reconhecimento de apenas duas zonas húmidas num pais de variadíssimas zonas húmidas Sá disse que tal se deve a falta de cumprimento de requisitos exigidos para o efeito.
Joãozinho Sá afirmou contudo que já estão a trabalhar no sentido de fazer com que o pais se desponha de uma terceira zona húmida de reconhecimento internacional, neste caso, o Parque Natural de Tarrafes de Cacheu.
Assinar:
Postagens (Atom)
“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA
Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...
-
REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU Assembleia Nacional Popular Gabinete do Presidente Preâmbulo A estabilidade político-social é...
-
“O Matrimónio Cristão: Riquezas, Exigências, Missão” são exortações dos Bispos para a Quaresma 2017, saídas no final da Conferênc...