"INUM EMBALÓ E SEU IRMÃO AMEAÇADOS A MORTE POR DIRIGENTES DA FFGB E ENCONTRAM-SE NUM ESCONDERIJO"-Diz a fonte
















Após as suas recentes denúncia
s, Inum Embaló e o seu irmão Alfa Embaló correm risco de vidas supostamente orquestrado por alguns dirigentes da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) e algumas pessoas ainda por identificar. 
Conforme as fontes credíveis de Notabanca, o seu irmão de nome, Alfa Embaló recebeu uma chamada telefónica de um alto dirigente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, que identificou a sua pessoa antes de falar com ele, por volta de 10h:33 minutos proveniente dos números: 00221778223014 que lhe ameaçou: “Se tiver coragem vai à aeroporto me esperar ali porque vou regressar no sábado para Bissau. Vou ti matar, por estar a proteger o seu irmão. Depois vou procurar o seu irmão para matá-lo,” disse o dirigente da FFGB.
Como se não bastasse, Alfa Embaló disse ter recebida ainda uma mensagem ameaçadora: “Só filho da puta fula de merda bu miti ku procurador antes de Manelinho matau nona sutau no fitchau aós propi.” Lê-se na mensagem.
Notabanca soube ainda que, os familiares do Inum Embaló já remeteram o caso no Ministério Publico, PJ, POP e outras entidades nacionais visadas na investigação.
Informações da ultima da hora dão conta que; “Inum Embaló está refugiado numa das instalações das Nações Unidas em Bissau”.
Por agora, só resta esperar para ver mais detalhes de mais um episódio político/desportivo na cidade de Bissau.

Notabanca/MO

DSP ANUNCIA LANÇAMENTO DOS SITES DO PAIGC E DA UDEMU EM BUBA







“Foi-nos dado a conhecer a criação e operacionalização dos sites do partido e da UDEMU e que serão apresentados e lançados durante a realização do Congresso. Sentimo-nos honrados com mais esta realização e incentivamos as bases do partido a se manterem nesta senda e a reforçarem a nossa mobilização politica para resgatar o nosso futuro colectivo.”
No entender do Simões Pereira, “contamos que estes instrumentos possam aproximar ainda mais a UDEMU e o PAIGC às suas bases, no secretariado e nas regiões, no país e na diáspora e mobilizar a uma participação de todos de forma avisada e responsável no debate sobre as principais opções na governação do nosso grande partido e para a governação futura do país”. Diz DSP em Buba.
A União Para a Mudança (UM) pela voz do seu Presidente, Agnelo Augusto Regalla saudou e solidarizou-se com o PAIGC e suas Organizações Sociopolíticas pela corajosa e digna luta pela consolidação da democracia e do Estado Democrático e desejou sucessos à UDEMU nos trabalhos da sua reunião magna.
Delegações de Partidos presentes e de Organizações similares saúdam a UDEMU em Buba.
Recordamos que o congresso da UDEMU decore sob o lema: “ UDEMU Unida e Coesa ao Serviço do PAIGC”.

Notabanca/MO

CINCO DETIDOS PELA POLICIA DURANTE A VIGÍLIA DOS CIDADÃOS INCONFORMADOS JÁ ESTÃO EM LIBERDADE INCONDICIONAL


Adama Awa
Toni Goia
Os Cidadãos Conscientes e Inconformados detidos no passado dia 8 de abril Em Bissau, durante a vigília, já foram postos em liberdade graças a intervenção pontual do pessoal das Nações Unidas.
Entre os cinco detidos está uma rapariga de nome, Adama Awa do Movimento dos Inconformados e António Pedro Goia, vulgo Toni Goia, Presidente do Movimento dos Cidadãos do Mundo e outros supostamente simples manifestantes. 
Notabanca/MO

GÁS LAGRIMOGÉNIO DISPERSA VIGÍLIA DOS CIDADÃOS INCONFORMADOS EM CONSEQUÊNCIA SETE DETIDOS


A polícia lançou três granadas de gás lacrimogénio para dispersar a vigília do Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados, nessa tarde de sábado, ao lado de Benfica, em Bissau. 
O número dos cidadãos inconformados era cerca de duas dezenas como se ve nas imagens, mesmo assim, a força da ordem optou lançar o produto tóxico criou, certo pânico, no interior do Estádio “Lino Correia”, onde o público estava assistir o jogo de futebol entre Benfica e Sporting de Bafatá, obrigando a equipa de arbitragem terminar a partida, sem querer. 
No local, onde foram lançadas três granadas tóxicas, um jovem aparentemente de vinte anos ficou inconsciente e foi assistido por algumas pessoas.
Também, sabe-se que, três elementos do movimento foram detidos e os restantes a monte.
Momento antes da detenção, o porta-voz do movimento, Sumaila Djaló garante que apesar das intimidações, “a luta vai continuar”.
“Isto demonstra que JOMAV tem poder tirano e ditatorial. Durante as nossas manifestações realizadas, nunca lançamos pedras ou qualquer objecto na rua. Mas fomos hoje surpreendidos e retribuídos com granadas de gás lacrimogénio. Isto é inaceitável”.
Notabanca soube que, a tendência de deter mais inconformados está em curso. Por isso, todo o cuidado é pouco.
A ESTE MOMENTO, OFICIAS DAS NAÇÕES UNIDAS ESTÃO NO MINISTÉRIO DO INTERIOR.  


Notabanca/MO

MAIS UMA GREVE A VISTA NO SETOR DA JUSTIÇA














Sindicato dos Oficiais de Justiça ameaça a nova vaga de greve de quinze dias úteis a iniciar no próximo dia doze deste mês.

A informação consta do comunicado daquela organização sindical que Notabanca teve acesso.
No documento, o sindicato sustenta a sua decisão de voltar apara a terceira vaga por não cumprimento do acordado com o Primeiro-ministro, que estabelece a criação da comissão negocial dos pontos em reivindicações. 
De recordar que o sindicato dos oficiais de justiça reivindica entre outros pontos, o pagamento dos atrasados salariais, referente á promoção feitas no poder judicial de 2003 e de 2007. 
Criação de condições de trabalho nas secretarias, conclusão do processo de aquisição de viaturas para transporte colectivo do pessoal oficial de justiça acordado entre o governo e o sindicato em 2011. 
Notabanca/MO

«GANMÓ EM HAMBURGO» COMUNIDADE MUÇULMANA DA GUINÉ-BISSAU RESIDENTE NA ALEMANHA CONVIDA A TODOS MUÇULMANOS DO MUNDO PARA UMA LEITURA DO ALCORÃO NO DIA 20 DE MAIO DE 2017




A Comunidade Muçulmana da Guiné-Bissau residente na Alemanha convida a todos fiéis seguidores de Allah Todo-Poderoso para tomarem parte numa grande cerimónia "Ganmó", em um ambiente de oração, leitura de Corão, o livro sagrado do Islão.

Data da realização: 20-05-2017 

Horário: Das 20:00 às 05:00 (Sábado)

Local: Vareinigung der Musline Aus.Guinea Steindamm 62 20099 Hamburgo 

Neste grande dia, de concentração, é pedido aos fiéis para que sejam mais tolerantes e disciplinados, dedicando-se a fazer boas acções e à leitura do Alcorão, o livro sagrado do Islão.








«OPINIÃO I» SOMATÓRIOS DE CRISES POLÍTICAS E INSTITUCIONAIS NA GUINÉ-BISSAU – JUSTINO SANCHES CORREIA - BOLAMENSE



(…) O ministro de estado da energia e indústria da Guiné-Bissau, efetuara uma viagem a Cabo Verde (Praia), com o fito de entregar uma mensagem ao Presidente Jorge Carlos Fonseca do seu homologo o Presidente José Mário Vaz.

Após audiência, foi interpelado pelo jornalista na sua “opinião”; disse: publicamente, que não havia crise política na Guiné-Bissau.
Em que ficou?!...

Pois!… bem!... é óbvio: de então para cá, são somatórios de crises políticas e institucionais na Guiné-Bissau.

Esse governante (guineense); está a faltar verdades ao Povo Cabo-verdiano e a comunidade Internacional das suas próprias incoerências e de um enorme infantilismo.

O Estado de Cabo Verde, é um órgão de soberania que funciona na sua plenitude; sem subterfugio, com transparência e rigor, nem imiscuir na competência de esfera de governação e vice-versa.

O País considerado pela comunidade internacional credível, instituições fortes e de desenvolvimento sustentado, classificado do país do rendimento médio.

Fazendo aquelas declarações irresponsáveis, ficaram em bicos dos pés.

O ministro … não vem dizer na Praia, não há “crise política na Guiné-Bissau”. Então!...  Explica o que há?....

Como o povo guineense está habituado, a algumas inverdades dos seus ilegítimos governantes, assim, vai o nosso País, “sem rei nem roque”.

Por exemplo: demissões dos sucessivos e ilegítimos 1º ministros para eles são atos normais e além de outras situações anómalas. Os deputados da - assembleia nacional popular-, na ausência do presidente da assembleia nacional popular [ANP], um saltou do seu galho como (…) pulou para o lugar do referido presidente. 

Acha que isso é normal?... Têm haver com falta de ética. Apreendem: meus caros amigos, são escrutinados internamente e externamente. Não ficou bem e nem para o prestígio da Instituição.
Instituições públicas não funcionam; somente a partir de presidência da república e má.

Sucessivas manifestações da “marcha dos cidadãos conscientes e inconformados associados com algumas organizações da sociedade civil na rua de Bissau, para exigir a renúncia do presidente José Mário Vaz no poder, que se demitisse das suas funções”.

Será que está tudo normal?... como fez crer?!...

Intervenções da comunidade internacional através do seu ex-Secretário Geral da ONU; do seu representante acreditado em Bissau e de várias personalidades públicas a tentar mediar o conflito político e institucionais por último a figura do Presidente da República Alpha Condé da Guiné-Conakry, todas essas diligências ficaram infrutíferas.

 Em que Ficamos?...

Será que está em conformidade?....

Este é meu contributo a minha «opinião», espero que não se olvide, de pensar, antes de articular uma palavra.

Por: JUSTINO SANCHES CORREIA
               (BOLAMENSE

    Portugal, 7 de Abril de 2017

DEZ MORTOS RESGATADOS EM CONSEQUÊNCIA DE NAUFRÁGIO DA PIROGA NA ALDEIA DE MENEGUE CANHABAQUE



Uma piroga com mais de vinte pessoas a bordo que fazia percurso entre a tabanca de Menegue em Canhabaque à João Vieira Poilão naufragou no passado dia 9 deste mes no alto mar provocando mais de dez mortos.
Até aqui, já foram recuperados dez corpos, outros ainda continuam a flutuarem no mar.
A piroga naufragada transportava alguns populares da zona para o preparativo do cultivo do arroz vulgarmente conhecido em “criol” por “Mpampam”. Mas não chegaram ao destino, acabaram mortos na água.
A fonte de Notabanca remata que, o motivo do afundamento da piroga está ligado a mau tempo e a lotação superior a capacidade da canoa e também não tiveram em conta, o número excesso de cargas que transportavam.
Pede-se a intervenção das autoridades competentes para resgatar alguns corpos na água.
Isto demonstra a necessidade urgente do Governo colocar navios de transporte na zona insular, por forma a evitar perdas de vidas humaas.

Notabanca/MO

A HISTORIA DE BRINSAM



LGDH CONSIDERA DETENÇÃO DOS CIDADÃOS INCONFORMADOS DE SÉRIA AMEAÇA À DEMOCRACIA E À LIBERDADE DE MANIFESTAÇÃO







Conferir o comunicado:
 

A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) registou com profunda preocupação a actuação desproporcional das Forças de Segurança, em particular do Grupo de Intervenção Rápida da Policiada de Ordem Pública, no passado dia 8 de Abril de 2017, na sequência de uma vigília, organizada pelo Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados, em frente ao Clube do Sport Bissau e Benfica. 
A intervenção desajustada e excessiva das Forças de Segurança que culminou com as detenções ilegais de sete activistas ligados ao Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados constitui uma violação flagrante dos direitos fundamentais dos cidadãos e representa uma séria ameaça à democracia e à liberdade de manifestação consignadas na Constituição da Republica e demais leis em vigor no país, nomeadamente a Lei sobre a Liberdade de Reunião e Manifestações.
Neste contexto e considerando que este acto se enquadra numa estratégia política de limitar o exercício dos direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos, a Direcção Nacional da LGDH delibera o seguinte:
1-Condenar veementemente a actuação ilegal das Forças de Segurança que visa única e exclusivamente, coartar as liberdades de manifestação e de expressão;
2-Exortar as autoridades nacionais, em especial ao Governo no sentido de conformar os seus actos e dos seus agentes aos princípios estruturantes do Estado de Direito;
3-Manifestar a sua total solidariedade às vítimas e ao Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados;
4-Reafirmar a sua determinação na luta intransigente pela afirmação da democracia e consolidação de Estado de Direito.

Notabanca/MO

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...