EMBAIXADA GB EM LISBOA: Visita ao estabelecimento prisional de Tires





"Alusivo ao 8 de Março, dia Internacional da Mulher, a comitiva da Embaixada da Guiné-Bissau em Portugal visitou hoje o estabelecimento prisional de Tires, onde se reuniu com algumas reclusas guineenses a cumprirem pena naquele estabelecimento.

Num gesto simbólico, ofertou-se bens de primeira necessidade a todas as reclusas presentes, maioria delas com pena superior ou igual a 5 anos, gesto que unanimemente agradeceram, solicitando a sua continuidade. Segundo 'Antónia' (nome fictício).

Essa atenção da Embaixada para connosco, é uma nova esperança para nós, porque mostra-nos que também constamos da preocupação do nosso estado e não fomos completamente abandonadas ou marginalizadas. Situações difíceis nos conduziram ao mundo do crime, mas saber que somos lembradas é sem dúvida encorajador."

Por sua vez, o Senhor Mbala Alfredo Fernandes, Encarregado de Negócios da Embaixada, pediu a todas as reclusas, que se mantenham firmes e disciplinadas no cumprimento das suas penas, ponderando uma nova postura perante a vida, com vista a uma reinserção na sociedade, não só por elas, mas pela dignificação do nome do país;

Garantindo-lhes ainda: "Não estão, nem estarão esquecidas, estando embora o país em reconstrução, mas é preciso acreditar no futuro e num país promissor, onde todos têm espaço para viver em progressão e dentro da ética duma sociedade justa. Nós viemos aqui trazer o nosso abraço e encorajar-vos para um recomeço de cabeça erguida, onde podem contar com a nossa representação, dentro do que nos é possível e sempre em consideração às regras do país de acreditação. "

O encontro que decorreu durante sensivelmente duas horas, terminou com muita emoção na hora de despedida, com abraços e lágrimas entre irmãos, dentro de uma nova esperança para as reclusas."

Embaixada da Guiné-Bissau em Portugal"

ENGº. GILBERTO CHARIFO APRESENTOU O SEU LIVRO "DEPÓSITO MINERAL DE FARIM-SALIQUINHÉ CARATERIZAÇÃO, POTENCIAL E DESAFIOS DE EXPLORAÇÃO" NO PORTO COM MUITO SUCESSO


Dr. Filomeno Pina, Gilberto Charifo e Prof. Doutor José António Simões Cortez

Esta quinta-feira, dia 05 de Março foi apresentado com sucesso o livro do guineense, Engº. Gilberto Charifo, “Depósito Mineral de Fosfato de Farim-Saliquinhé Caraterização, Potencial e Desafios de Exploração” na Cooperativa Livraria de Estudantes do Porto, CRL (na Praça Carlos Alberto, 128-A, Porto) – fundada em 1963, sem fins lucrativos, “Medalha de Mérito, Grau Ouro, da Câmara Municipal do Porto”.

Moderador:
Filomeno de Lourenço Gomes de Pina, Psicólogo Clínico – Licenciado em Psicologia e Ciências da Educação, pela Universidade de Coimbra. Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Desenvolvimento, pela Universidade de Coimbra e, Conselheiro da Associação de Estudantes Guineenses do Porto.

Dr. Pina apresentou a mesa, deu boas vindas aos presentes e agradeceu a disponibilidade de todos. Em seguida disse: “muito obrigado Engº. Gilberto Charifo o autor do livro, muito obrigado Presidente da Cooperativa Livraria de Estudantes do Porto, CRL Dr. Rui Vaz Pinto”, e também enalteceu a presença do Engº. Luís Azevedo que veio em representação do Cônsul Honorário da Guiné-Bissau no Porto Dr. José Manuel Pavão.

O moderador disse: “vou dizer em poucas palavras a Biografia e o percurso do autor do livro”:

Gilberto Charifo Nasceu na Guiné-Bissau, na cidade de Bafatá, estudou em Lisboa e licenciou-se em Engenharia de Minas na Universidade de Coimbra, Faculdade de Ciências e Tecnologia. Trabalhou em vários países, nomeadamente: Portugal, Angola, Moçambique, Africa de Sul e Namíbia. Regressou a Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciência e Tecnologia, onde fez o Mestrado em Engenharia Geológica (Georecursos), exerceu funções de consultor internacional na mesma área de formação (minas e hidrocarbonetos), posteriormente fez o doutoramento em Engenharia Geológica na Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, onde é membro de Investigação Cientifica no Departamento de Ciências da Terra. Colabora com a Universidade de Cabo Verde (UNI-CV), Departamento de Ciências e Tecnologia, onde leciona cadeiras no curso de Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento do Meio.

Mais de duas décadas desenvolveu e implementou vários projetos no domínio de Ciências da Terra, contribuindo para o sucesso de várias empresas internacionais.

Académico e profissional versátil, dedicou-se nos últimos anos ao País que o viu nascer, dando o seu contributo em diversas áreas: Conselheiro do primeiro-ministro e assessor do Ministro dos Recursos Naturais, Energia e Indústria nos sucessivos Governos (2011 a 2014). É coordenador do projeto de Extensão da Plataforma Continental da Guiné-Bissau, para além das 200 Milhas Marítimas, que foi submetido em setembro de 2014 à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas e cumulativamente exerce funções de Diretor Geral de Geologia e Minas no Ministério dos Recursos Naturais desde outubro de 2014.

O Livro foi apresentado pelo Prof. Doutor José António Simões Cortez, Professor Catedrático Jubilado – Faculdade de Engenharia do Porto, membro honorário da Ordem dos Engenheiros, tendo sido Bastonário da Ordem entre 1985 – 1992 (teve três mandatos).

“Para mim, é uma grande honra estar aqui hoje para saudar e apresentar o livro “sobre uma nova metodologia de resolução do problema, perfeitamente adequado ao caso da exploração do fosfato na Guiné-Bissau” do meu ex-aluno de Coimbra Gilberto Charifo”! Também fui aluno, aprendi muito, transmiti e partilhei o saber com os outros”. “Fiz a minha Licenciatura em 1958 e fui professor durante 44 anos”, disse Prof. Doutor José António Simões Cortez.

“Faço com muito gosto a apreciação global deste maravilhoso livro dividido em 8 capítulos e dois anexos”. E também, o estudo apresentado neste livro é um caso típico e exemplar de um trabalho de engenharia”!   

O autor do livro Engº. Gilberto Charifo disse, “o meu muito obrigado” ao Prof. Doutor José António Simões Cortez por todo apoio que me deu quando era estudante em Coimbra e “muitíssimo obrigado” Prof. por ter aceitado o meu convite para apresentar o meu livro”. “Muito obrigado” ao Dr. Luís Barbosa Vicente, Mestre em Administração e Políticas Públicas; Economista e Docente Universitário, obrigado ao Dr. Filomeno Pina, obrigado ao ‘Blogue Conosaba do Porto’ pela divulgação, “o meu muito obrigado” ao Doutor José António de Almeida, ao Editora Sinal (Gráfica Sinal), Edições Corubal, a Livraria de Estudantes do Porto, e “muito obrigado” a todos aqueles que colaboraram para que hoje seja possível apresentar este livro.

O depósito mineral de Saliquenhé é uma reserva geológica de minerais fosfatados que se localiza no território da Guiné-Bissau próximo da localidade de Farim. Este depósito foi descoberto por sondagens efetuadas nos anos 60 do século passado. Tratou-se de uma descoberta aparentemente acidental porque os trabalhos de pesquisa visavam hidrocarbonetos. De qualquer forma, o BRGM (“SERVIÇO NACIONAL DE GEOLOGIA” ‘é a instituição pública nas aplicações de Ciências da Terra para gerir os recursos e os riscos do solo e do subsolo’) interessou-se pelo local, no quadro da cooperação entre Guiné-Bissau e França, nos anos 80 efectuou uma campanha de prospecção mais detalhada e apresentou uma primeira proposta de reservas. 
O depósito é de origem sedimentar e contempla duas camadas fosfatadas principais sob uma camada de sedimentos relativamente espessa.
"O livro agora editado pelo autor Gilberto Charifo levanta e propõe soluções técnicas para duas questões fundamentais, a mistura de tamanhos dos suportes das sondagens e o zonamento de teores nas duas camadas. A solução é inovadora assim como toda a abordagem científica é de indiscutível qualidade e rigor" (prefácio).
   
Objetivos:
- Dar a conhecer o conhecimento académico, técnico e prático das diferentes etapas do depósito mineral de fosfato de Farim, bem como a sua caracterização, potencial e desafios de exploração.

- Aprofundar as novas necessidades emergentes; conhecer os novos desafios científicos no desenvolvimento de tipologia deste projeto.

Debate:
O moderador Dr. Filomeno de Lourenço Gomes de Pina fez muitas perguntas ao autor de livro sobre impacto ambiental  antes de convidar o público para o debate.  

Intervenção do  Engº. Luís Azevedo que veio em representação do Cônsul Honorário da Guiné-Bissau no Porto Dr. José Manuel Pavão.



Intervenção do Engº. Walter (amigo da Guiné-Bissau)



Intervenção do General Fodé Cassama 


Intervenção do Dr. Luís Barbosa Vicente, Mestre em Administração e Políticas Públicas; Economista e Docente Universitário


Intervenção do Dr. Hugo Gomes


Em seguida, o autor respondeu todas as perguntas que foram colocadas pelos intervenientes sobre a exploração do fosfato de Farim! 


O moderador agradeceu a presença de todos presentes e deu por encerada (19h45) a  sessão. 

O autor do livro assinou quase todos os livros que foram comprados pelos leitores.
































«RIQUEZA» PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU SÓ QUER "DÍVIDA BOA"


O Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, defendeu hoje que a dívida que o país contrair durante a mesa redonda de doadores de 25 de março, em Bruxelas, deve permitir criar riqueza suficiente para a pagar mais tarde.
"Os recursos que vamos obter, tanto na mesa redonda como em parceria com Cabo Verde, têm de ser recursos produtivos, capazes de criar riqueza. E daqui a 20, 25 anos, quando esses créditos começarem a vencer, o país criou riqueza suficiente para fazer face a essas necessidades", referiu, ao receber uma comitiva empresarial cabo-verdiana no Palácio Presidencial.
Numa intervenção sobre a situação do país, José Mário Vaz defendeu a necessidade de promover a iniciativa privada e fazer emagrecer a máquina do Estado guineense, que classificou como "um monstro", por ser "dono e senhor" da economia nacional.
Um cenário no qual alertou para os riscos do endividamento público, caso não se libertem funções económicas a favor da iniciativa privada.
"A mesa redonda é dívida, é uma dívida que vamos contrair perante os nossos parceiros e que, se não for no nosso tempo, se nós não utilizarmos bem esses recursos, nós estamos a ser maus para a geração vindoura", sublinhou.
Mesmo que seja "daqui a 20, 25 anos, esses créditos vão começar a vencer. Significa que estamos a transferir problemas", pelo que, realçou, "é preciso uma boa dívida".
A mesa redonda de doadores internacionais está a ser organizada pelo Governo para angariar parceiros de desenvolvimento que acompanhem o investimento previsto no plano estratégico para os próximos anos.
As autoridades eleitas em 2014 puseram fim à crise provocada com o golpe de Estado de abril de 2012.
noticiasaominuto

LIGAÇÕES MARÍTIMAS REGULARES ENTRE BISSAU E BOLAMA VÃO SER HOJE RETOMADAS


As ligações marítimas regulares entre Bissau e a ilha de Bolama vão ser hoje retomadas, após quase dois anos de interrupção, disse à agência Lusa fonte ligada ao processo.
O barco Quarto Centenário foi recuperado pelo Governo guineense e voltará a fazer em "duas a três horas" a travessia do canal do Rio Geba que separa a antiga capital (Bolama) e a atual (Bissau), disse à Lusa, Fernando Saldanha, dirigente político do arquipélago dos Bijagós.
As alternativas para transportar passageiros e carga têm sido canoas a motor com reduzidas condições de segurança ou uma viagem por terra que pode demorar um dia inteiro.
"É muito importante que esta ligação seja retomada, porque de outra forma era tudo muito cansativo, incómodo e inseguro", referiu Fernando Saldanha.
O Quarto Centenário vai partir de Bissau para Bolama todas as sextas-feiras, com o horário dependente das marés, e regressar à capital aos domingos.
Entre segunda e quinta, a embarcação fará ligações diárias (ida e volta) entre Bissau e Enxudé, na margem sul do Rio Geba.
O barco transporta carga e tem salas com comodidades para passageiros, com os bilhetes de cada viagem a variar entre 3.000 e 5.000 francos CFA (quatro a oito euros) no trajeto de Bolama e 1.500 francos CFA, mil para crianças (2,30 euros, 1,50 para crianças), na rota de Enxudé.
O estado guineense reparou ainda outro barco nos últimos meses, o Baria, que faz as ligações entre a ilha de Bubaque (capital dos Bijagós) e Bissau.
LFO // APN

Lusa/fim

GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU PREPARA CONSENSO PARA MESA REDONDA DE DOADORES


Documento-base será apresentado a parceiros nacionais no dia 10 de Março.

A caminho da mesa redonda com os doadores, em Bruxelas, o Governo guineense realizará um Fórum Nacional no dia 10, de onde vai sair um documento com uma visão clara do caminho a ser seguido para tirar o país da situação em que se encontra. Para as autoridades governamentais, a Mesa Redonda representa, no entanto, apenas uma etapa de um grande programa nacional de desenvolvimento em fase de concepção
O documento que vai ser apresentado aos doadores no próximo dia 15 de Março, ainda que numa fase inconclusiva, segundo fontes ligadas ao processo, reflecte a aspiração dos guineenses, ou seja, o que é que os guineenses querem que o país seja até 2025.
Até aqui foram efectuados três encontros de reflexão, dois em Bissau, envolvendo diferentes sectores nacionais, e um em Acra, capital do Gana, com os parceiros regionais.
Agora, o Governo de Domingos Simões Pereira vai apresentar ao sector privado e sociedade civil o documento base da reunião com os doadores internacionais.
Degol Mendes, secretário de Estado do Plano, na qualidade de presidente do Comité de Pilotagem da Preparação da Mesa Redonda explica que o encontro de Bruxelas “é apenas uma etapa de um grande programa de desenvolvimento em perspectiva”.
Um programa, onde deve constar todos argumentos com uma nova visão programática daquilo que deve ser a Guiné-Bissau até 2015.
voaportugues

Associação `Afectos com Letras` vai criar gabinete oftalmológico

Foto disponível nas redes sociais da associação

 A associação portuguesa `Afectos com Letras` enviou 12 toneladas de bens de ajuda humanitária para a Guiné-Bissau, bem como diverso material para criar um gabinete oftalmológico.

A associação, com sede em Pombal, tem em vista uma parceria com o propósito da deslocação, de duas vezes por mês, de um oftalmologista a Guiné-Bissau.

Benfica de Bissau goleia Estrela Negra (5-1) e assume a liderança do campeonato


Sport Benfica de Bissau (fotografia Facebook)
O Benfica de Bissau é o novo líder do Campeonato de futebol da Guiné-Bissau, depois de golear o Estrela Negra de Bissau, por 5-1, em desafio a contar para a sexta jornada da prova. Nesta ronda, o Sporting de Bissau sofreu a primeira derrota, perdendo, assim, a liderança da tabela classificativa.

O Sporting foi derrotado, por 0-2, pelo Bula Futebol Clube, campeão em título. Com a vitória frente ao Sporting, o técnico do Bula, Enfamara Dabo, conhecido como Vando, disse que a sua equipa «acordou para o campeonato», prometendo nos próximos encontros «boas exibições e bons resultados».

Apesar da derrota, o Sporting não descolou dos lugares cimeiros da classificação, embora tenha caído para segunda posição, com os mesmos 13 pontos que o Benfica.

O Sporting de Bafatá está na terceira posição com 12 pontos, mas tem menos um jogo, que vai ser disputado no sábado diante do Bubaque.

A quarta posição é agora assumida pela União Desportiva Internacional de Bissau, com 11 pontos, após o empate por duas bolas que alcançou frente ao Porto de Bissau, décimo na geral, com cinco pontos.

O Bambadinca é o quinto da tabela classificativa, com 10 pontos, embora tenha sido derrotado pelo Balantas de Mansoa, por 1-0. A turma de Mansoa passa a somar agora 8 pontos, surgindo na sétima posição logo atrás do Bula FC que conta com 9 pontos.

A turma militar do Estrela Negra tem sete pontos, Canchungo seis, Porto cinco, FC Cuntum quatro, Bolama quatro e Bubaque três, com menos um jogo.

A sétima jornada do principal campeonato de futebol guineense vai ser disputada este fim de semana.

JOSÉ MÁRIO VAZ RECEBE EMPRESȦRIOS CABO-VERDIANOS


O Presidente da República José Mário Vaz recebeu ontem, quinta-feira, 06 de março, os empresários cabo-verdianos que se encontram no país desde quarta-feira passada para fazer contactos com as autoridades da Guiné-Bissau e sector privado.
A saída de encontro, Chefe da Missão, Ministra de Turismo, Investimento e Desenvolvimento Empresarial, Leonesa Fortes, disse à imprensa que o seu ministério tem vindo a fazer “lado a lado” com os empresários do seu país para criar as condições que facilitem negócios em Cabo-verde.
A governante cabo-verdiana assegurou ainda que a missão chegou na Guiné no momento oportuno. Defende ainda a ideia do chefe de Estado guineense, de ser o sector privado a construir e ajudar os jovens no emprego.
Na observação da Leonesa Fortes, a Guiné-Bissau é um país que oferece todas as condições para um bom ambiente de negócios.
“Essa visita pode permitir para que se crie parcerias fortes para as empresas fortes entre Bissau a Praia”, notou.

O Presidente da Câmara Comércio e Indústria de Cabo Verde, Jorge Spencer Lima, explica que a delegação dos empresários cabo-verdianos veio ao país para ver possibilidade de fazer negócios e criar emprego.
“A Guiné-Bissau é um país irmão, com um passado comum. Portanto escolhemos este país para fazer negócios e acredito que todos sairemos a ganhar”, explica o empresário Cabo-verdiano.
A missão está composta por empresários de diferentes setores como a construção civil, serviços, indústria farmacêutica.

O Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário, recebe cartas credenciais Egipto e Filipinas


O Presidente da República José Mário Vaz recebeu ontem as cartas credenciais dos embaixadores plenipotenciários da Republica Árabe do Egipto e Filipinas

Em declaração à imprensa a saída do encontro, este que é o primeiro embaixador filipino para a Guiné-Bissau mostrou-se satisfeito por desempenhar o cargo junto ao Estado Guineense.

“Analisei com o presidente as relações entre os dois países e espero que a Guiné-Bissau também possa indigitar brevemente um embaixador para o meu país,” solicitou Alex Lamadrid.

O embaixador filipino disse ter prometido ao chefe de Estado a criação de um consulado no país, o qual espera que aconteça num futuro próximo, o que ira ajudar as duas partes em termos de intercâmbio nas áreas económicas, financeiras, bem como nos investimentos nas infra-estruturas e serviços.

Por sua vez, o embaixador do Egipto realçou a relação histórica entre os dois países e que data desde a a independência nacional e apontou a Educação e Negócios como áreas em que irão incidir a cooperação entre as duas partes.


Tamer Galal El Mawaziny agradeceu as autoridades nacionais pela forma como foi recebido e pelos apoios que a sua equipa recebeu à sua chegada à Guiné-Bissau

“GUINES-LIGA”: UDIB EMPATA COM CANCHUNGO (2-2)


image
A União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB) recebeu e empatou (2-2) no na última quarta-feira com o seu congénere de Futebol Clube de Canchungo no mítico Estádio Lino Correia.
No encontro referente a 6ª jornada da “Guines-Liga” 2014/2015, em que os nortenhos entraram bem no jogo. Logo aos 24 minutos beneficiaram de um autogolo, apontado por Mohamed Keita centrocampista da UDIB.
Os rapazes do jovem técnico Dominguinho Fernandes não baixaram os braços, restabeleceram a igualdade ainda na primeira parte do jogo, por intermédio de Infali aos 40 minutos da etapa inicial.
Na segunda parte, Ibraima colocou os caseiros em vantagem logo aos 71 minutos do segundo tempo e aos 82 minutos, os nortenhos restabeleceram a igualdade por Chein Sumaila Gomes, que recebeu um cruzamento bem executado de Noé.
ALGUMAS INCIDÊNCIAS DA 6ª JORNADA
Saliente-se que a Estrela Negra de Bolama quebrou jejum de muitos jogos sem vitória, ao receber e vencer os Cavalos Brancos de Cuntum por 2-1.

O jogo encerrou a 6ª jornada do campeonato nacional da primeira divisão. Com a vitória os bolamenses somaram 4 pontos na tabela classificativa.
OS RESULTADOS DA 6ª JORNADA
Nuno Tristão F.C. 2 – 0 Sporting CGB
Estrela N. Bissau 1 – 5 S.B. Benfica
C.F. Os Balantas 1 – 0 L. Bambadinca
UDIB 2-2 FC Canchungo
T. F. São Domingos 1-1 Portos
E.N. Bolama 2-1 FC Cuntum

O jogo entre Bijagós e Bafatá vai-se disputar no sábado devido a falta de barco que impossibilitou a deslocação dos leões de leste para defrontar a equipa insular, ontem.
CLASSIFICAÇÃO
1-SB Benfica———13
2-Sporting GB——–13
3-Sp.Bafatá ———12 menos um jogo
4-UDIB—————11 pontos
5- L. Bambadinca——–10 pontos
6- Bula—————-09 pontos
7-São Domingos—-08 pontos
8-B. Mansoa———08 pontos
9- EN. Bissau———-07 pontos
10- Fc Canchungo—–6 pontos
11-Portos————-5 pontos
12-EN. Bolama—–4 pontos
13-Fc. Cuntum—–4 pontos
14-Bijaos———–3 pontos menos um jogo

Todos os jogos da 7ª jornada:
Sábado:
Estádio Lino correia: SB. Benfica/ B. Mansoa
Domingo:
24 de Setembro: SP.GB/ UDIB
Lino Correia: E.N:Bissau/ Bula
Sacó Vaz: FC. Canchungo/ São Domingos
Municipal de Bambadinca: Lag. Bambadinaca / EN. Bolama
2ª Feira:
Lino Correia: Portos de Bissau/ Bijagos
4ª Feira:
Lino Correia: FC.Cuntum/ Sp. Bafatá
Todos os jogos se realizam quando forem 17h00.


Octávio Alves novo ministro de administração interna da Guiné-Bissau


Octávio Inocêncio Alves nomeado por José Mário Vaz, em decreto presidencial nº2 /2015, como novo Ministro da Administração Interna.

A nomeação foi feita sob proposta do Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, obedecendo alínea i) do artigo 68º em conjugação com o artigo 70º, ambos da Constituição da República. Lê-se no documento datada de 6 de Março de 2015.

Com a nomeação de novo responsável pela pasta do Ministério da Administração Interna, o governo encerra assim, o vazio deixado por Botche Candé demitido em novembro de 2014, na sequência de um caso que o envolveu com os rebeldes de Cassamança, a norte do país.


Octávio Alves é diplomata de carreira com categoria do embaixador. Entre outras funções, destaca-se a de Secretário de Estado da Segurança Nacional e a Ordem Pública de 2010 a 2012. Presidente do Tribunal de Consta nos anos 90 e Procurador-geral da República 2002/2005.

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...