Manter Sempre Informado Sobre tudo que passa no nosso Bairro, na Guiné e além fronteira
NOTÍCIA DC: PORRADA NAS FINANÇAS
Uma cena de pugilato digna aconteceu ontem, ao fim do dia, no ministério das Finanças (MF) deixando todos os que assistiram de queixo caído.
O caso envolveu o 'ministro' das Finanças Aladje Fadia e o 'director' Administrativo e Financeiro deste ministério, Agostinho Nancassa. Uma fonte do MF contou ao DC o que se passou:
"Tudo começou por causa do pagamento dos subsídios (que levou à recente greve) no montante de 98 milhões de Fcfa sendo que estavam em falta 28 milhões. O 'ministro' e o DAF começaram a trocar palavras azedas e de repente estavam engalfinhados. Houve murros de um e de outro lado até que foram separados."
Por agora, o sindicato das finanças avisou que se até sexta-feira não forem pagos os montantes em dívida partirão para outra greve, desta feita por 15 dias - e cujo pré-aviso de greve foi já entregue. A mesma fonte adiantou que na sequência desta 'ameaça' o 'ministro' respondeu com um "façam greve mas fiquem a saber que logo a seguir peço a minha demissão". AAS
REUNIÃO DO CONSELHO DE ESTADO TERMINA MAIS UMA VEZ SEM SOLUÇÃO A CRISE POLÍTICA
Isto porque, terminou mais uma reunião do Concelho de Estado, órgão de consulta do Presidente da República, com “Troca desagradável de galhardetes que não credibilizam nem as instituições e nem o esforço do próprio povo aguardava que todos nós fizéssemos.”-DSP
A saída, o presidente da ANP, Cipriano Cassamá qualificou o encontro de uma “farsa” e acusa o chefe do Estado, José Mário Vaz de brincar com o povo.
“Continuamos na mesma situação. Nós acabamos de sair de uma farsa. Não é um Conselho de Estado pra mim. O presidente está a brincar com este povo. O Presidente não quer paz para este país”, disse Cipriano Cassamá.
Domingos Simões Pereira, líder do PAIGC considera de um “espetáculo deplorável” a reunião do concelho de Estado divido, segundo ele a dificuldade de José Mário Vaz em dirigir um debate sério no sentido de encontrar solução à crise politica.
“Lamento profundamente. Tínhamos assistido mais uma vez, à um espetáculo deplorável em que as palavras não foram devidamente escolhidas e no final, em vez de uma contribuição positiva, ouvimos trocas bastantes desagradáveis de galhardetes que não credibilizam nem as instituições e nem o esforço do próprio povo, que aguardava que todos nós fizéssemos. E não tenho dúvidas que José Mário Vaz terá algumas intenções de encontrar algumas soluções da crise vigente”.
Porta-voz do Conselho de Estado, Victor Mandinga discorda com um dos pontos da proposta apresentada pelo presidente da ANP e questiona a legitimidade do documento em causa, por ter signatários dos partidos políticos, que não engajam os parlamentares.
Com isto, não é por agora a solução a crise política da Guiné-Bissau.
NotabancaMO
GUINÉ-BISSAU DEVERÁ EXPORTAR ESTE ANO 200 MIL TONELADAS DE CASTANHA DE CAJÚ
Directora do BECEAO Helena Nusoline Embalo
Apesar da fragilidade da economia guineense, as projecções do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), apontam para um crescimento no volume de exportação da castanha de Caju este ano na ordem de quase 200 mil toneladas
As projecções foram feitas, ontem quarta-feira (15/03), a margem da Jornada nacional da difusão da balança de pagamento da Guiné-Bissau 2015 e do comércio externo da União Económica Monetária Oeste Africana (UEMOA) que reuniu os economistas na capital Bissau.
Por dois anos consecutivos, o saldo da balança das transacções corrente foi positivo devido a vitalidade da exportação da castanha de caju, também o saldo global foi positivo evidenciando assim um reforço das reservas cambias do país.
"Apesar das projecções positivas dos dois indicadores, o país deve estar atento e com tendências de diversificar a sua base produtiva e a exportação, de forma a fortalecer a economia nacional", defendeu a directora do BECEAO Helena Nusuline Embalo.
Para colocar o país no caminho de crescimento forte sustentável e inclusive, o ministro do Estado da economia e finanças, Aladje Mamadu Fadia, defende que é necessário levar acabo um conjunto de reformas, e adopção de medidas que permitem reforçar a produção e a produtividade, através do desenvolvimento do capital humano, da transparência governativa e no fortalecimento das instituição, perante o facto afirma que o governo está engajado a trabalhar para o aumento de stock do capital produtivo do país.
Entretanto, de acordo com o banco dos estados de África ocidental, até final de Junho de 2017 todos os bancos do país deverão reforçar os seus capitais sociais para 10.000.000 de franco cfa, para permitir aumento da produtividade da produção concorrente, e na melhoria da conta externa do país no quadro das reformas estruturais necessária na economia nacional.
Para estabilização do sistema financeira, o banco dos Estados de África ocidental impulsionou um conjunto de reformas que visam estabilizar o sistema financeiro assegura a inclusão financeiras das populações e garantir um financiamento saudável das economia dos países da UEMOA com intuito de reforçar o controlo de sistema financeiro estão em curso os trabalhos de transição e aplicação dos acordos de Basileia 2 e 3 que vão permitir reforçar o dispositivo credencial no sistema financeiro neste sentido.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Amade Djuf Djalo/radiosolmansi com Conosaba do Porto/MO
PRIMEIRO-MINISTRO CONSIDERA DE INOPORTUNA PRESENÇA DA ECOMIB NA GUINÉ-BISSAU
O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, disse que a estada da Missão da CEDEAO na Guiné-Bissau (ECOMIB) tem custo elevado, e como primeiro-ministro entende que a sua permanência é extemporânea
Sissoco Embalo falava, ontem quarta-feira (14/03), a quando da sua chegada no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, disse que a sua posição em relação a permanência da ECOMIB na Guiné-Bissau foi manifestada durante esta sua última visita.
“Eu sou guardado e faço confiança nas Forças Armadas guineenses”, adianta.
Entretanto, o chefe do executivo voltou a afirmar que o presidente da Comissão da Comissão da CEDEAO, na sua última declaração sobre o país, faltou com a verdade. Segundo ele, foi é uma posição“muito séria e estranha”.
“Como já havia dito, ele mentiu nas suas declarações e nós não podemos permitir pessoas a faltarem com a verdade. É lamentável porque existem guineense que conformavam com tudo mas agora existem outros que não conformam”, reafirma.
Embalo sustenta ainda que na Guiné-Bissau não existe crise política mas sim uma liderança falhada de Domingos Simões Pereira, líder do PAIGC e primeiro chefe do governo desta legislatura.
Em breve o vice-presidente da Nigéria visitará o país, adianta o chefe do executivo.
Em relação a greves nos sectores da justiça, das finanças e do ensino, Sissoco promete encontros com os funcionários para negociar e estudar estratégia para “salvar” a situação.
“Acabei de sair da França e 20 dos funcionários em greve, neste momento”, disse.
Sissoco Embalo elogia ainda o conselho de estado que, novamente, terá lugar, nesta quarta-feira, portanto pede o cumprimento de o acordo de Conacri.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto/MO
REUNIÃO DO CONSELHO DE ESTADO DECORRE AINDA SEM CONSENSO
O Presidente da República, José Mário Vaz presidiu ontem a tarde, o Conselho de Estado para analisar a proposta apresentada pelo presidente da ANP para a implementação do acordo de Conakry.
Na proposta de Cipriano Cassamá, consta entre outros pontos, sobretudo para garantir o princípio da formação do Governo de inclusão, cada partido escolhe as pastas governamentais até aos limites máximas e mínimas da percentagem que lhe cabe a saber:PAIGC terá dezassete pastas, PRS doze, o PCD, PND e UM, uma cada.
Também, no documento, o líder do parlamento propõe a nomeação de Augusto Olivais para o cargo do Primeiro-ministro.
A proposta sublinha ainda que, todo este processo deve ocorrer num prazo de uma semana.
Entretanto, esta manhã os representantes da Comunidade Internacional sedeados em Bissau reuniram-se com o Presidente da República,
A saida do encontro, Ouvideo Pequeno da União Africana disse estar preocupado com as recentes declarações incendiárias dos actores políticos durante a Presidência Aberta, de José Mário Vaz.
O fato deixa a Comunidade Internacional preocupada com a tensão política e social na Guiné-Bissau.
Notabanca/MO
DELEGAÇÕES DA RTP-ÁFRICA E DA LUSA EM BISSAU ASSALTADAS E ROUBADAS COMPUTADORES E DINHEIRO
O ciclone da crise política da Guiné-Bissau devasta em todas as direções.
Tudo porque, a instalação da RTP-África e Agência LUSA foi assaltada por um grupo de gatunos, roubaram quatro computadores dos quais, dois da RTP-África e dois da agência LUSA.
O grupo de malfeitores entrou por parte traseira do edifício e penetrou no banheiro, ali teve que subir para pousar dentro da redação da LUSA, e daí teve acesso de todas as dependências do edifício.
Conforme as fontes de Notabanca o roubo registado nas instalação portuguesa de informação é intencional, visando apenas paralisar as duas agências de notícias.
Enquanto na redação da LUSA, para além de dois computadores, os larápios roubaram, duas chaves de viaturas, cheque assinado e dinheiro cerca de cinquenta mil francos cfa.
Sabe-se que, o cofre da instituição da LUSA foi violado, ainda se desconhece as circunstâncias dos danos.
Os quatro computadores roubados são cérebro das edições da RTP-África. Por agora, tudo fica paralisado, não pode emitir peças de reportagens a partir de Bissau, como fazia habitualmente.
As fontes avança ainda que as emissões normais só podem retomar, na próxima semana, caso tiverem recursos para o efeito.
As fontes avança ainda que as emissões normais só podem retomar, na próxima semana, caso tiverem recursos para o efeito.
A PJ guineense está no local, já tomou conta da ocorrência, para apurar os supostos responsáveis de mais uma “novela da crise política” na cidade de Bissau.
Notabanca/MO
Assinar:
Postagens (Atom)
“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA
Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...
-
REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU Assembleia Nacional Popular Gabinete do Presidente Preâmbulo A estabilidade político-social é...
-
“O Matrimónio Cristão: Riquezas, Exigências, Missão” são exortações dos Bispos para a Quaresma 2017, saídas no final da Conferênc...
-
A RESTAURAÇÃO DA IGREJA DE GEBA: Deus vos ajude Por: Aly Silva Digníssimo irmão Aly Silva, Primeiramente gostaria de agradec...