Catarina Furtado
Embaixadora da Boa Vontade do Unfpa distribuiu medicamentos e equipamentos no hospital de Bafatá,leste do país.
A embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População, Catarina Furtado, cumpriu passada quinta-feira o segundo dia da sua visita de uma semana à Guiné-Bissau.
A atriz e apresentadora portuguesa desloca-se na sexta-feira à cidade de Bafatá, leste do país.
Iniciativa H4+
A finalidade é promover a entrega de medicamentos e equipamentos ao hospital regional no âmbito da iniciativa H4+. O material foi doado pelo Fundo das Nações Unidas para a População, Unfpa, e a ideia é disponibilizar medicamentos essenciais às mulheres grávidas e parturientes de todo o país.
Os medicamentos deverão ser distribuídos gratuitamente em cinco outras regiões onde intervém o projeto H4+, e acredita-se que é fundamental para garantir o acesso à saúde reprodutiva de qualidade e salvar vidas de mulheres e crianças, diminuindo a mortalidade materna e infantil.
Praticas Nefastas
Enquanto embaixadora de Boa Vontade, não se trata da primeira deslocação de Catarina Furtado às terras guineenses, onde já testemunhou desafios ligados à missão do Unfpa, tal como a mutilação genital feminina, violência no género, casamento precoce, fistula, entre outros.
Consta ainda da nota de imprensa da agência da ONU que, animada pela análise dos indicadores de saúde materna, neonatal e infantil, a embaixadora mobilizou fundos para apoiar a intervenção do Unfpa nas regiões de Bafatá e Oio, no norte da Guiné-Bissau.
Personalidades
A cerimónia de entrega dos medicamentos e equipamentos no hospital regional de Bafatá será testemunhada, entre outras personalidades, pela Representante do Fundo das Nações Unidas para a População, Kourtoum Nacro, e será presidida pelo ministro guineense da saúde, Domingos Malú.
Amatijane Candé, de Bissau para a Rádio ONU com Conosaba do Porto