AVIAÇÃO: Está criada a companhia aérea nacional





  O logótipo da nossa companhia de bandeira nacional.

Está criada a companhia de bandeira da Guiné-Bissau. A EuroAtlantic Airways está interessada. Amanhã, uma conferência de imprensa no Azalai divulgará mais pormenores.

Ditaura do Consenso

PRIMEIRO ENCONTRO DE COMUNIDADE GUINEENSE NO BRASIL COM A EMBAIXADA DE GUINÉ-BISSAU NO BRASIL .

Encontro da comunidade guineense com a nossa Embaixada

Estou organizando um encontro de comunidade guineense com a nossa Embaixada, afim de esclarecermos muitas duvidas a respeito de muitas acusações e questões levantadas perante a embaixada e resolver o problema de falta da presença da nossa embaixada no seio da nossa comunidade. Coisa que tem vindo a incomodar muitos guineenses e alguns ate revoltados. E no final de todos os esclarecimentos propor um plano melhor de trabalho , baseado nas nossas demandas e prioridades apresentadas junto a eles neste mesmo encontro , exigir que eles comecem por nossas prioridades. Para isso preciso de 1 representante de cada estado para ter contato direto comigo , e eu adicionarei-os a um grupo que criarei a fim de trabalhar juntos para melhor a organização .. e esse representante servira como intermediário entre eu e restante da comunidade local do seu estado. Precisamos acertar a deslocação , recepção e sobre os formulário que enviarei a cada representante para servir de apoio no levantamento das demandas e sugestões junto a sua comunidade local . Onde o estado que na maior das hipóteses não poder se deslocar enviara um relatório da comunidade e esse será apresentado a Embaixada também . Data proposto para sua realização : 27 e 28 de Junho ou 04 e 05 de Julho . Local : Na Embaixada da GB, em Brasilia . OBS: Este evento é para todo estado brasileiro e para todos os guineenses , estudantes ou imigrantes .
AS DATAS ESTÃO SENDO VOTADAS , PELO QUE TD INDICA SERÁ DIA 04 E 05 DE JULHO , é a data mais votada até agora , a votação vai ate final desta semana .
Por ser importantíssimo e Primeiro encontro da diáspora guineense com a nossa Embaixada , peço a vossa colaboração para divulgação do evento e possíveis entrevistas com os representantes e os membros da Embaixada presentes no encontro , caso isso for de interesse para vossa norícia .
Caso estejam disponíveis para ajudar a divulgar o evento , precisarei da resposta retornado um e-mail a mim , afim de eu puder passar o próprio material para a divulgação .
Ressaltando que este e-mail serve só para esclarecer o evento e pedir o vosso apoio .
Aguardo o vosso retorno .
Atentamente : Nancy Cardoso


Nancy Raisa Da Silva Alves Cardoso

Graduanda em Ciências Biológica na UFG- Universidade Federal De Goiás

AQUI ESTÁ O DINHEIRO DOS PEREGRINOS DE MECA 2014! A SUPER VIVENDA DE BACIRO DJÁ EM SERRAKUNDA NA GÂMBIA


SUPER VIVENDA DE BACIRO DJÁ SITUADA EM SERRAKUNDA-GÂMBIA


 AO PROGRESSO NACIONAL NADA ESCAPA. PEDIMOS AO MINISTÉRIO PÚBLICO
PARA AVERIGUAR A VERACIDADE DESTA DENÚNCIA. A CASA ESTÁ SITUADA EM
SERRAKUNDA NA GÂMBIA E PERTENCE A BACIRO DJA. O SR BACIRO DJÁ
COMPROU ESTA CASA ESTE ANO ATRAVÉS DA TRANSFERÊNCIA DE 80 MILHÕES
QUE FEZ NA CONTA DOS IRMÃOS BÁ. AGORA O MINISTÉRIO PÚBLICO TEM TODA A INFORMAÇÃO.

BACIRO DJÁ TEM MAMOU O DINHEIRO DOS PEREGRINOS A MECA 2014.

OS PEREGRINOS PAGARAM MAIS DO QUE DEVIAM TER PAGO POR CAUSA DO ESQUEMA DE BACIRO

«SEGURANÇA SOCIAL GUINEENSE» DIRECTOR-GERAL PROMETE INSCRIÇÃO DE TODOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS NA INSTITUIÇÃO




Bissau, 10 Jun 15 (ANG) – O Director-geral do Instituto Nacional da Segurança Social (INSS) Roberto N´besba prometeu ontem trabalhar para que todos os funcionários públicos e privados estejam inscritos naquela instituição.
A promessa foi feita na cerimónia de encerramento de uma campanha de sensibilização sobre prevenção contra riscos de acidente e doenças nos locais de trabalho.
Roberto N`besba acrescentou que a prevenção dos riscos profissionais constitui um desafio para as entidades gestoras da segurança social.
“Apesar de tudo é necessário que a gestão do sistema de segurança social seja rigorosa transparente e competente para beneficiar as gerações vindouras”, vincou o Director-geral que solicitou o apoio do governo na luta contra os que se “refugiam nas políticas para não inscreverem as suas empresas e os seus trabalhadores”.
Referindo-se as actividades do INSS, o DG garantiu que, apesar das dificuldades, a instituição consegue prestar assistência de acordo com as necessidades apresentadas pelos contribuintes.
Em representação do Ministério da Função Pública, Carlos Costa encorajou a adesão do INSS na Organização Inter-africana de Prevenção de Riscos Profissionais (IAPRP).
“É uma oportunidade para que o INSS possa reforçar as suas capacidades, para estar a altura da sua missão e garantir a sustentabilidade do sistema da segurança social”, apontou.
Costa disse que é preciso adoptar um sistema de recolha, tratamento e gestão dos dados de acidentes ocorridos nos locais de trabalho para que as intervenções do INSS possam ser mais esclarecedoras e de fácil avaliação periódica.
“O Instituto deve regularmente levar a cabo campanhas de sensibilização junto a empregados e seus patrões no sentido de adoptarem medidas de prevenção capazes de minimizar os eventuais riscos profissionais”, considerou.

«SANEAMENTO BÁSICO» CÂMARA MUNICIPAL DE BISSAU PEDE COLABORAÇÃO DA POPULAÇÃO PARA NÃO DEITAREM LIXOS NAS VALETAS


Bissau,10 Jun 15 (ANG) -O Director dos Serviços de Ambiente e Saneamento Básico, da Câmara Municipal de Bissau (CMB) aconselhou esta quarta-feira aos citadinos da capital para não deitarem lixos nas valetas, para não impedir a passagem de água das chuvas.
Em declarações exclusivas à Agência de Notícias da Guiné-ANG, João Intchama avisa que o serviço de saneamento vai colocar fiscais no terreno para manter a vigilância em todos os Bairros de Bissau, principalmente nas valas de Chão de Papel, Belém e Cupelum de Baixo.
“Em termos de materiais e recursos humanos, a direcção de saneamento não tem problemas, a única dificuldade é das viaturas para remoção de lixos De resto a população tem que colaborar”, disse o director de Saneamento.
João Intchama informou que o departamento de Saneamento iniciará este sábado os trabalhos de remoção de lixos no cruzamento de Cuntum Madina, trabalho este que contará com o financiamento da União Europeia, no quadro do projecto de gestão de resíduos e solos urbanos da Câmara Municipal de Bissau.
Aquele responsável instou os infractores a removerem os tubos dos esgotos de casas-de-banho privadas lançados em valas de drenagem de águas pluviais, e advertiu que em caso de incumprimento desta medida, serão aplicadas multas correspondentes.

GUINEENSES ELOGIAM MISSÃO MÉDICA MILITAR MARROQUINA



Bissau, 10 Jun 15 (ANG) - A Missão Médica Militar marroquina que se encontra em Bissau , no quadro da recente visita do rei Mohamed VI esta a ser “muito elogiado” por doentes que já receberam a assistência da missão.
Várias centenas de pessoas ainda se encontram a espera das suas consultas e tratamentos gratuitos, apurou hoje um repórter da ANG que se deslocou ao local onde a missão está a trabalhar.
Em declarações à ANG no “Hospital de Campanha Médica” marroquino instalado na Avenida Combatentes da Liberdade da Pátria, Albino Tchongo, um dos muitos pacientes que ali acorreram, disse que aguarda a vez de ser consultado aos problemas de coluna vertebral e de ténia na barriga.

Este professor de 47 anos que lecciona o francês numa da escolas privadas aqui em Bissau, afirmou que, finalmente, conseguiu hoje a senha que lhe dá acesso à consulta da equipa médica marroquina.

“A equipa militar médica do Reino de Marrocos, apesar das suas limitações em termos do pessoal, está a levar a cabo um trabalho excepcional de consultas e tratamento aos guineenses carenciados” elogiou Tchongo.
Mostrando-se contente com a cooperação entre Bissau e Rabat, Tchongo apela as autoridades guineenses para diligenciarem junto dos marroquinos para que as missões de solidariedade do género sejam regulares e que abranjam à todo o território nacional.
Também na lista de espera está, Banna Sanha, de 57 anos e doente de asma. Banna confessa-se “já cansada”, pelo facto de estar dias a fio sentada debaixo de sol a aguardar a “senha mágica”. No entanto, decide não arredar o pé ai até obter tratamento.


Numa conversa que tive com uma mulher grande de mais de 60 anos, depois da cirurgia do seu olho há dias, confessou-me que já consegue meter a linha no buraco da agulha e já consegue distinguir as notas do franco cfa”, narrou Banna que também pediu as autoridades nacionais para continuarem a solicitar missões de solidariedade do género para atender , sobretudo pessoas carenciadas como ela, doméstica e mãe de seis filhos.
Quem teve a sorte de não ficar por muito tempo à espera do referido “papel” que dá acesso ao improvisado hospital, foi a deficiente motora, Noemi Nhaga que, mal chegou no portão, foi autorizada a entrar por dois marroquinos acompanhados por um tradutor polícia.
Numa curta conversa com o repórter da ANG, antes da sua entrada, esta rapariga de 22 anos disse que padece de dores na barriga há vários anos, apesar de “muitas vezes” ter medicado, sem sucesso.
De acordo com fontes não oficiais, esta equipa médica militar marroquina que já consultou, medicou e tratou centenas de guineenses, permanecerá no país durante três meses para ajudar a minimizar as dificuldades do débil sistema sanitário guineense.
Sabe a ANG que entre os serviços prestados por esta equipa médica militar marroquina, constam nomeadamente, a cirurgia, a oftalmologia a ginecologia e tratamento de dentes.

CIPRIANO CASSAMÁ DIZ NÃO SER RIVAL DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA


Presidente do parlamento guineense avisa que há pessoas a atiçar o lume.
Em Janeiro deste ano, a VOA foi primeiro órgão a referir-se a algum mal-estar na relação institucional entre o Presidente da República e o primeiro-ministro. Hoje, este facto veio a público com declarações contundentes do presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, durante a sessão plenária, em que o tema dominou a intervenção da maioria dos deputados.
Indiferente à aparente agitação política reinante entre o Chefe de Estado José Mario Vaz e o primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, o residente da Assembleia Nacional Popular, cujas deslocações ao interior do país têm levantado questões silenciosas sobre o teor dos seus discursos junto as populações, abriu o jogo e direcionou as suas declarações.

“O Presidente da República pode dormir descansado. Eu não sou o rival dele, por se eu queria ser o Presidente da República não sei...Eu não tenho ciúmes, não tenho nada contra o meu colega e amigo, o meu primeiro magistrado da nação, José Mario Vaz. Mas estou preocupado com a estabilidade deste pais”, disse.
Numa abordagem directa ao actual contexto político, dominado pela manifesta crispação entre o José Mario Vaz e Domingos Simões Pereira, Cipriano Cassamá afirmou que vai contribuir para que o Governo cumpra o seu mandato de quatro anos.

“Este Governo tem que fazer a sua legislatura de quatro anos, e eu vou contribuir para que cumpra a sua legislatura doa a quem doer. E este o nosso trabalho”, garantiu o presidente do parlamento.
Por outro lado, Cassamá lembrou que os militares guineenses são reiteradamente responsabilizados pelos golpes de Estado que têm afectado o país, mas ele apontou o dedo acusador aos próprios políticos: 
“As vezes criticamos os militares que eles é que fazem os golpes, mas os golpistas somos nós, com as nossas intrigas, com as nossas insuficiências em expor os nossos problemas, porque queremos tudo ganhar num segundo”, atirou o presidente do Parlamento que concluiu dizendo haver “pessoas que estão a atiçar o lume e que tomem cuidado, porque este povo não merece mais sofrimento.

voaportugues

"SÓ IREI DECIDIR (CASO DO SECRETÁRIO DE ESTADO DAS COMUNIDADES) SOBRE A SUA SITUAÇÃO NO GOVERNO QUANDO ESTIVER NA POSSE DE TODOS OS ELEMENTOS SOBRE O CASO" - PM DA GUINÉ-BISSAU



Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau avalia continuidade de governante indiciado por venda de passaportes.

O primeiro-ministro guineense, Domingos Simões Pereira, disse que vai avaliar a continuidade do secretário de Estado das Comunidades, envolvido num escândalo de venda de passaportes, depois de recolher toda informação sobre o processo.
Idelfrides Fernandes foi detido pela Polícia Judiciária na sexta-feira e posto em liberdade no dia seguinte, mas o primeiro-ministro, que ontem regressou ao país após uma visita à Mauritânia, só irá decidir sobre a sua situação no Governo quando estiver na posse de todos os elementos sobre o caso.
Confrontado por jornalistas no aeroporto internacional de Bissau, o primeiro-ministro guineense disse que acaba de ser informado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Mário da Rosa, e da Administração Interna, Octávio Alves.
"Antes de sair daqui, falei com o secretário de Estado que me apresentou um documento no qual confirmava que não havia nenhum fundamento para as acusações de que estava ser alvo", declarou Simões Pereira.
O chefe do executivo guineense disse que espera ter "mais elementos" agora que Idelfrides Fernandes foi ouvido (e detido) a mando do Ministério Público para poder tomar uma decisão sobre a permanência ou não deste no Governo.

O secretário de Estado não esteve no aeroporto para a tradicional receção ao primeiro-ministro à chegada ao país.

MB // NS

Lusa/Fim

Instituto Benten promove seminário sobre gestão e preservação de arquivos

O Instituto Benten promoveu esta terça-feira, 09 de Junho, um seminário de capacitação sobre Gestão e Preservação de Arquivos nas organizações Públicas e Privadas. O seminário que decorreu nas Instalações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP), contou com a participação de diferentes organizações, estudiosos, pesquisadores e académicos.

No acto de abertura deste seminário O Director Geral da Cultura, João Cornélio Correia, disse que o acto reveste de grande importância por se tratar de arquivos da Guiné-Bissau que devem ser preservados em boas condições para que a geração vindoura possa conhecer melhor a nossa história de libertação e outros acontecimentos do passado.

“Espero que os participantes neste seminário vão poder debruçar-se seriamente sobre este assunto a fim de sair com recomendações que serão submetidos ao governo para melhor resolver esta situação dos arquivos”.

O Director Geral do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) Leopoldo Amado afirmou que os arquivos são importantes não apenas para o reforço da coesão e da identidade, a preservação da memória, mas sim visa criar hábito de leitura e melhorar a nossa administração pública.

Leopoldo Amado assegurou ainda que a instituição que dirige em parceria com o governo, está a desenvolver com todos os Ministérios um intenso trabalho de recuperação de documentos importantíssimos e indispensáveis na elaboração de estudos.

O Director do Jornal “Nô Pintcha” Bacar Baldé disse que o país tem vários problemas que acabaram por afectar as nossas instituições devido em grande parte às mudanças de regimes que acabam por reflectir no estado da conservação dos nossos arquivos.

Em representação do economista Paulo Gomes e Director de Instituto Benten, Charlotte Alvarenga informou que Instituto Benten assumiu uma responsabilidade na preservação da cultura e da memória colectiva porque faz parte do seu plano de actividade que é preservar, promover a cultura e a memória colectiva.


Recorde-se que este seminário foi realizado no Dia Internacional dos Arquivos, uma data promovida pelo Conselho Internacional dos Arquivos (CIA), organismo criado a 09 de Junho de 1948 pela UNESCO com a missão de gerir os arquivos, promovendo a conservação, tratamento e utilização do património arquivístico mundial.

Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau avalia continuidade de governante indiciado por venda de passaportes.

O primeiro-ministro guineense, Domingos Simões Pereira, disse que vai avaliar a continuidade do secretário de Estado das Comunidades, envolvido num escândalo de venda de passaportes, depois de recolher toda informação sobre o processo.

Idelfrides Fernandes foi detido pela Polícia Judiciária na sexta-feira e posto em liberdade no dia seguinte, mas o primeiro-ministro, que ontem regressou ao país após uma visita à Mauritânia, só irá decidir sobre a sua situação no Governo quando estiver na posse de todos os elementos sobre o caso.

Confrontado por jornalistas no aeroporto internacional de Bissau, o primeiro-ministro guineense disse que acaba de ser informado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Mário da Rosa, e da Administração Interna, Octávio Alves.

"Antes de sair daqui, falei com o secretário de Estado que me apresentou um documento no qual confirmava que não havia nenhum fundamento para as acusações de que estava ser alvo", declarou Simões Pereira.

O chefe do executivo guineense disse que espera ter "mais elementos" agora que Idelfrides Fernandes foi ouvido (e detido) a mando do Ministério Público para poder tomar uma decisão sobre a permanência ou não deste no Governo.


O secretário de Estado não esteve no aeroporto para a tradicional receção ao primeiro-ministro à chegada ao país.

"GB Minerals" recebe US $ 2,1 milhões para exploração do fosfato de Farim


 

Para a GB Minerals Ltd, mineira canadense projectada para 25 anos de operação do fosfato de baixo custo high-end em Farim na Guiné-Bissau, foi concedido para este projecto um adiantamento de fundos adicionais num total de 2,1 milhões de dólares canadenses de dois principais accionistas.


Em  8 de junho informou que passou, de 700.000 para 1,4 milhões, respectivamente, de Alpha LLC e Infra-estrutura AB Recursos Aterra Ltd, a uma taxa de juros de 15% ao ano e vencimento em 30 de novembro 2015.

A companhia listada em Toronto, disse que a contribuição tratará, entre outras obrigações financeiras, de compromissos operacionais e o desenvolvimento de um projecto de classe mundial na exploração do fosfato de Farim.

De acordo com Luis da Silva, CEO da GB Minerals, a assistência financeira representa mais um passo para a empresa na reconfiguração da viabilidade do activo enquanto está em fase final dos estudos sobre este projecto.

Farim é um projecto de 64,6 milhões de toneladas de minério de recursos medidos contendo 36% de fosfato com uma proporção de elementos menores de menos de 0,08. Tem o potencial para produzir minério-mina e 32% de fosfato com uma taxa de recuperação de 60%.

GB Minerals companhia de exploração e desenvolvimento, estabeleceu para produzir 1 milhão de toneladas por ano de concentrado de fosfato neste projecto localizado no nordeste da Guiné-Bissau.
 
 

 

Domingos Simões Pereira na Mauritânia


 

Termina esta sexta-feira, 10 de Junho, uma visita oficial de três dias do Executivo guineense à Mauritânia. A delegação guineense, chefiada pelo primeiro-ministro, prevê assinar na capital mauritana, Nouakchott, três acordos de cooperação.


Uma nota do Gabinete do Primeiro-ministro, refere que os acordos de cooperação abrangem as áreas da pesca, agricultura e pecuária, mas também foram previstos acordos relativos à supressão de vistos nos passaportes diplomáticos, serviços ou ordinários, assim como a circulação de bens, pessoas e serviços entre os dois Estados.

Durante a estadia, o chefe do Governo guineense visitou o Porto Autónomo de Nouakchott assim como o novo Aeroporto ainda em construção, Mercado de Pescado, Centro Nacional de Oncologia, e ainda está previsto ainda um encontro com a comunidade Guineense na Mauritânia.

A mesma nota refere que a visita oficial iniciara com uma reunião na sede do Governo da República Islâmica da Mauritânia, presidida pelo Conselheiro de Produção do Primeiro-ministro, na qual estiveram presentes os Secretários-gerais dos Ministérios das Pescas, Agricultura e Pecuária, bem como o Director da Cooperação do Ministério dos Negócios Estrangeiros e alguns encarregados de missão de ministérios.

A delegação do Governo guineense é composta pelo Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira; Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, João Aníbal; Secretário de Estado das Pescas e da Economia Marítima, Ildefonso de Barros; Conselheiro Político e Diplomático.
 
 

 

26 países africanos assinam acordo de livre comércio

Chefes de Estado de 26 países africanos assinaram, em Sharm el-Sheik, um acordo para estabelecer uma zona de livre comércio que se estenderá do Egito até à África do Sul.


O tratado deverá entrar em vigor em 2017 e facilitar a liberalização do comércio e serviços e reduzir as taxas aduaneiras em cerca de 85 por cento.

O embaixador da Nigéria no Egito, Lawan Gana Guba, diz que “agora, o que é importante é que os líderes dêem continuidade à iniciativa. A comunidade internacional também está disposta a servir de parceira aos países africanos. O Banco Mundial, em particular, mostrou um grande apoio à iniciativa”.

Para o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, o acordo “tem o potencial para transformar o continente” africano, promovendo uma maior integração, tanto a nível regional, como mundial. O PIB dos países signatários representa perto de 60 por cento do continente.

O correspondente da euronews, Mohammed Shaikhibrahim, diz que “esta cimeira representa um passo importante para a exploração das capacidades económicas e a utilização dos recursos naturais de África. Os que se encontravam aqui reunidos dizem esperar que seja benéfico para todos os cidadãos africanos”.



Ministra da Defesa da Guiné-Bissau em visita de cinco dias ao Brasil


Image result for cadi seidi guine bissauA ministra da Defesa da Guiné-Bissau, Cadi Seidi, que chegou ao Brasil na segunda-feira para uma visita de cinco dias.
Na terça-feira, a ministra visitou o Estado Maior do Exército brasileiro, incluindo os departamentos de logística e serviço militar, e participou em reuniões no local, disse à agência Lusa a embaixadora da Guiné-Bissau em Brasília, Eugénia Saldanha Araújo.
esta quarta feira, reuniu com o seu homólogo brasileiro, Jacques Wagner, para tratar de cooperação militar.
Durante o encontro com autoridades brasileiras foram compartilhadas experiências, e Cadi Seidi pode conhecer as ações locais para formação de componentes.
A expetativa é de que, na reunião ministerial de hoje, os países possam articular a reativação da cooperação bilateral na área de Defesa, incluindo a formação e a capacitação de agentes na Guiné-Bissau.

PJ detém colaborador do Idelfrides no caso de passaportes ilegais


A Polícia Judiciária da Guiné-Bissau deteve no início desta semana, num bairro nos arredores da capital, o principal colaborador do secretário de Estado de Cooperação e Comunidades Idelfrides Manuel Gomes Fernandes, por envolvimento no polémico processo de emissão ilegal de passaportes de serviço e diplomáticos a cidadãos estrangeiros e nacionais.
A informação foi confirmada à VOA nesta quarta-feira, 10, por uma fonte próxima do processo que adiantou ter o suspeito confessado, em detalhes, o processo de atribuição dos passaportes durante o Governo de transição, mais precisamente entre 2012 e 2013.
O próprio suspeito, cujo nome não foi revelado pela nossa fonte, indicou ter ele mesmo beneficiado de um passaporte de serviço.
Conforme VOA, o Ministério Público tem uma longa lista de pessoas que se beneficiaram do esquema, entre elas, cidadãos de países africanos, europeus, asiáticos, americanos e do Médio Oriente.
Muitas dessas pessoas, que hoje possuem passaportes da Guiné-Bissau, foram identificadas como sendo conselheiros especiais do antigo Presidente de transição Manuel Serifo Nhamadjo e do  primeiro-ministro de então Rui Barros.
Ontem, o Procurador-Geral da República da Guiné-Bissau quebrou o silêncio sobre o casoa o dizer à VOA que tudo o que se tem dito à volta do processo não passa de comentários políticos.
Hermenegildo Pereira referiu que o Ministério Público está muito engajado no processo e que o tempo irá esclarecer tudo, garantindo que não há motivos para nenhuma perseguição política.
Na segunda-feira, em declarações à Rádio Nacional a partir de Roma, o primeiro-ministro Domingos Simões Pereira lamentou a situação e disse confiar na justiça.
O secretário de Estado da Cooperação e Comunidades Idelfrides Manuel Gomes Fernandes é acusado pelas autoridades policiais e judiciais de venda ilegal de passaportes diplomáticos e de serviços.
Gomes Fernandes foi detido na passada quinta-feira pela Polícia Judiciária, mas solto no sábado, sem qualquer autorização judicial, o que tem levantado muita preocupação junto de vários sectores que temem o regresso da impunidade à Guiné-Bissau.

Novo caso detetado na região da G-Conacri que faz fronteira com G-Bissau

Um novo caso de Ébola foi detectado na última semana na região da Guiné-Conacri que faz fronteira com o sul da Guiné-Bissau, segundo o relatório semanal sobre o vírus elaborado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ontem divulgado.


O caso que resultou numa vítima mortal foi detectado na região de Boké, na cidade costeira de Kamsar, e estava na lista da OMS por suspeita de ter estado em contacto com doentes infectados, refere-se no documento.

A vítima estava ligada "ao grupo localizado de casos que surgiu no último mês. No entanto, o contacto para acompanhamento foi perdido durante um período de agitação civil na área e identificado mais tarde, já morto", lê-se no relatório.
 
(oms) 


Guiné-Bissau vai assinar acordos para criação de companhia aérea


Image result for bandeira da guine bissauGuiné-Bissau prepara assinar esta quinta feira acordos para criação de companhia aérea com bandeira nacional
A republica da Guiné-Bissau está bem apostada na criação de uma companhia aérea com bandeira nacional, para esse efeito, o governo guineense está  reunido com o gupo romeno Tânder e Euroatlantic, para ultimarem acertos que condicionam a assinatura ainda nesta quinta feira, 11 de Junho, os acordos  que possibilitam a criação dessa companhia aérea.
Uma companhia destinada a fazer ligações no interior do país, ligações de Bissau Europa e ligações de Bissau América de Sul.
Se tudo correr bem, espera-se muito em breve a republica da Guiné-Bissau com uma companhia aérea.
Lembra-se que o Secretario de Estado de Transportes e Comunicações, João Bernardo Vieira já tinha afirmado essa intenção e advertiu demitir-se do cargo governamental em caso não conseguir habilitar o país de uma companhia aérea com a bandeira da Guiné-Bissau.

Workshop sobre a coordenação da ajuda externa


Sob a égide da Comissão Instaladora da Agência de Planeamento Estratégico (CI-APE) do Gabinete do Primeiro-ministro guineense iniciou no 10 de junho em Bissau, um Workshop sobre a coordenação da ajuda externa.
Trata-se de um encontro que reuniu conselheiros do Primeiro-ministro, especialistas económicos,  diretores-gerais e técnicos dos diferentes ministérios das áreas económicas, para revisitar a experiência guineense em matéria de planificação estratégica e da coordenação de ajuda, escolher experiências nessa matéria em países, como Moçambique e Ruanda e efetuar uma abordagem relacionado com a implementação do Plano Estratégico Operacional (PEO 2015-2020 –Terra Ranka), com vista a encontrar mecanismos para melhorar a coordenação da ajuda e o quadro de diálogo permanente, eficiente de cooperação com os parceiros de desenvolvimento.
São oradores convidados dos painéis temáticos, o representante Adjunto da PNUD, Gabriel Dava, funcionário das Nações Unidas, Musafini Prosper, e ex-primeiro-ministro, Aristides Gomes, o especialista em coordenação da ajuda, Julião de Almeida e o especialista em planificação, José Carlos Varela Casimiro. 
O referido evento vai decorrer até o dia 11 de junho, em Bissau numa das salas de Conferências num dos hotéis da capital.

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...