«REFORÇO DE CAPACIDADES» GOVERNO TURCO DOA MATERIAIS INFORMÁTICOS AO MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS




Bissau 08 Dez. 15 (ANG) - A Embaixadora da Turquia para a Guiné-Bissau Nilgun Erdem Ari procedeu hoje a entrega de um lote de equipamentos informáticos ao Ministério das Obras Públicas, Construções e Urbanismo.

O donativo compreende 18 computadores de mesa, 2 vídeos projectores, 7 impressoras lazer, 4 máquinas fotocopiadoras, 20 cadeiras, 4 impressora multifuncional e 5 secretarias, orçados em mais de 16 milhões de Francos CFA.

Em declarações à imprensa, após a recepção dos materiais, o ministro das Obras Públicas agradeceu o gesto do Governo turco tendo garantido que vão fazer um bom uso dos equipamentos recebidos, salientando que o seu ministério estava a precisar desse apoio para enfrentar os desafios do dia a dia.

José António da Cruz de Almeida adiantou que a instituição sob a sua tutela já definiu uma estratégia para o desenvolvimento do sector das infraestruturas que segundo as suas palavras são bases para o crescimento económico do país.

“Peço a Embaixadora turca a fazer um convite às empresas do seu país para virem investir na Guiné-Bissau, porque temos muitos projectos não só públicos mais também privados", disse.

Afirmou que conhece muito bem as capacidades das empresas turcas, acrescentando que elas podem investir no quadro de parcerias público- privadas.

Por seu turno, a Embaixadora da Turquia para a Guiné-Bissau, disse que vai continuar a apoiar o Ministério das Obras Públicas e o país em geral no quadro da cooperação.

A diplomata turca pediu um projecto em concreto tendo afirmado que vão apoiar nos domínios que serão solicitados posteriormente sobretudo na área de Laboratórios de Engenharia Civil bem como a nível da Geografia e Cadastro.

A cerimónia da entrega dos donativos contou com a presença do Cônsul da Turquia na Guiné-Bissau,Agnelo Gomes e o encarregado de negócios da Agência Turca de Desenvolvimento entre outros. 

ANG/MSC/SG\\Conosaba/MO

ECONOMIA GUINEENSE CRESCEU UM POR CENTO EM 2015, CONFIRMA FMI




Bissau, 08 Dez 15 (ANG) - O Chefe da missão de Avaliação do Fundo Monetário Internacional (FMI)confirmou ontem que a econômica da Guiné-Bissau saiu de 4.7 para 4.8 por cento em 2015.

De acordo com Félix Fischer o crescimento podia ser mais se não tivesse havido a crise provocada pela demissão do governo de Domingos Simões Pereira em Agosto último.

No entanto, apesar daquela situação de paralisia de actividades e parcerias devido a falta de ministros, a economia subiu um pouco. "O impacto não prejudicou fortemente o país porque a crise política durou apenas dois meses".

«Esta visita é para saber do impacto da crise política na economia do país sobre o crescimento econômico com finalidade de tomar as providências para o orçamento de 2016», esclareceu o chefe da missão.

Félix Fischer explicou ao longo da sua estada no país discutiram a possibilidade do governo passar a gastar apenas as receitas por ele produzidas, evitando desta forma a acumulação de dívidas públicas.

Anunciou que o ano que agora finda ira gerar poupanças suficientes para permitir o governo pagar os salários dos meses de Janeiro e Fevereiro de 2016.

«Normalmente em Janeiro e Fevereiro as receitas são sempre baixas», refere Félix Fischer que encabeça uma delegação da instituição da Bretton Woods que desde dia dois do mês em curso esteve a avaliar a economia do país após a crise política resultante da queda do governo em Agosto último.

ANG/AALS\\Conosaba

«SOCIEDADE» ASSOCIAÇÃO PERSPECTIVA ACABAR COM CONFLITOS NA GUINÉ-BISSAU




Bissau, 08 Dez 15 (ANG) - A Associação "Djemberém di Cumpu Combersa" (DDCC) que trabalha na mediação dos conflitos e na promoção da paz pretende acabar, de vez, até 2020 com situações de conflitos no país.

A intenção foi hoje manifestada pelo Presidente da referida Associação, Yuri Na Fantchamna em entrevista à Agência de Notícias da Guiné (ANG).

"O nosso objectivo é resolver os problemas sempre com base no diálogo.Já resolvemos conflitos de posse da terra, roubos de vacas e libertação de alguns presos", explicou .

Acrescentou que, de 2010 à data presente trabalharam mais no Norte do país e disse que as suas acções são feitas na sequência de denúncias de situações de conflitos.

"A nossa missão é de mediar os conflitos sempre que possível, o que pode ser a nível nacional como também ao nível sub-regional, isto é, uma vez que recebemos as denúncias", disse Yuri Na Fantchamna.

O Presidente da associação disse que trabalham com as suas influências e que da parte do governo só recebem apoio logístico através do Ministério de interior.

A organização conta com a parceria da União Europeia através do Programa de Apoio aos Actores não Estatais (UE-PAANE) e das ONGs que actuam no domínio da paz.

A Associação foi criada em 2008 e tem actualmente 56 membros entre militares, paramilitares e civis residentes em diferentes regiões do pais.

ANG/AALS/SG\\Conosaba/MO

SINJOTECS AMEAÇA COM MANIFESTAÇÃO E AÇÃO JUDICIAL CONTRA O PGR



Mamadú Candé - Presidente do SINJOTECS
SINJOTECS promete sair na rua com manifestação e consequentemente mover uma ação judicial contra o PGR se este não reconsiderar a sua decisão repentina, não explicada nem fundamentada de tentar mutilar a comunicação social do país.

O Presidente do Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social da Guiné-Bissau (SINJOTECS) considera a decisão do PGR de suspender o programa “Cartas na Mesa” da RDN de antidemocrática, inconstitucional que poderá colocar em causa a imagem da Guiné-Bissau perante olhares da comunidade internacional.
Em entrevista exclusiva esta segunda-feira 08 de Dezembro a radio Rispito online, Mamadú Cande não tem duvida que a decisão de Sedja Mam é um ato que aumenta o denegrir da imagem do país ainda nebulada com crises politicas cíclicas.

O líder sindical aconselha António Sedja Mam para reconsiderar a sua posição, caso contrario, o sindicato será obrigado a promover manifestações de protestos junto ao Procuradoria-geral da Republica ou ainda recorrer instâncias judiciais para fazer valer a liberdade de imprensa e de expressão na Guiné-Bissau.

Ladislau Embasa
Na mesma dinâmica, Ladislau Embasa, Presidente do Conselho Nacional de Comunicação Social disse que a decisão do PGR, não tem enquadramento legal, porque o país não está no estado de emergência, nem o caso encontrar na sequência de um processo de crime. Por isso, Embassa disse que a decisão do Sedja Man é inválida na medida em que choca com a Constituição da República.

“Só se pode suspender o exercício dos direitos fundamentais da liberdade de expressão aos órgãos de comunicação social em estados de sítio ou de emergência, mas não é o caso no momento”. Assim sendo, aconselha a direcção da RDN para não respeitar e nem acatar a referida ordem da PGR, porque ela só vem barrar às liberdades de expressão e de imprensa de forma arbitraria e ilegal.
Apesar de ventos e contra marés, Candé garante que os profissionais de comunicação social guineense ainda estão a exercer as suas atividades no estrito respeito as leis vigentes do país e nunca se vão intimidar. 

Para amanhã 08 de Novembro, o PGR convocou o Diretor-geral da RDN, para um encontro de trabalho na Procuradoria-geral da Republica em Bissau sobre a matéria.
Certo é que a direção da RDN não respeitou a decisão do PGR, ja que o programa “Cartas na Mesa” foi emitido normalmente no sábado sem circuitos da Procuradoria-Geral da Republica. 

PGR DEU UM PASSO FALSO MAS VOLTOU A TRÁS



Quem serve de espelho, tem que cuidar com o brilho da sua reflexão para que os outros possam espelhar.
O recém-nomeado PGR arrancou tropeçando e agora embrulha-se num gap desprestigiante perante um poder incontornável chamado comunicação social.
“Ficou sem efeito a pretensão do Procurador-Geral da Republica de mutilar o serviço publico da RDN. O programa Cartas na Mesa debates aos sábados na Rádio Difusão Nacional (RDN) vai continuar a emitir normalmente sem influencia de algo pretendido pelo PGR ou de quem quer que seja.”
Palavras do Diretor-geral da RDN, terça feira 08 de  Dezembro no final de um encontro de trabalho com o PGR, António Sedja Mam, que durou cerca de duas horas no Gabinete deste cito na Procuradoria-Geral da República junto ao Ministério Publico em Bissau.
Francisco Muniro Conté assegurou que Sedjam Mam ficou minimamente esclarecido sobre o que orienta a atuação dos profissionais de comunicação social do país, quanto ao serviço público, fazendo a menção dos artigos 13 e 14 da lei da liberdade de imprensa e o plasmado na Constituição da Republica da Guiné-Bissau. 
O DG da RDN disse que o encontro não é uma sessão de audiência mas de trabalho, sem nenhuma ameaça de ninguém. “Não há motivos de preocupação o programa vai continuar a imitir normalmente e ficou retido havendo preocupação sobre funcionamento da radio, a direção da RDN estará aberta a dar devidos esclarecimentos ao PGR.”
Conté sublinhou que não respeitaram em princípio a decisão do Sedja Mam, de suspender o programa, porque a decisão não tem enquadramento legal, está completamente despida da legalidade. “ Estamos aqui por uma questão de respeito aos instituições publicas e judiciais do país e, faremos o sempre que fomos solicitados” conclui 
Recordamos que O Procurador-Geral da República, António Sedja Mam ordenou sexta-feira 04 de Dezembro, a suspensão provisória do programa “Cartas na Mesa”, da Rádio Difusão Nacional da Guiné-Bissau, justificando a sentença “zelar pela ordem, paz, estabilidade segurança institucional que se queira com o país, quer de ponto de vista interno e externo.”
Uma decisão condenada veementemente pela Liga Guineenses dos Direitos Humanos (LGDH), SIJOTECS, CNCS e outras organizações parceiras da comunicação social do país.
Ouvir o Diretor da RDN antes de avançar precipitadamente era a forma perfeita de decidir a suspeição ou não do programa radiofónico que sai regularmente há três anos com um bom agrado ao publico.

MORTES SÚBITAS E MISTERIOSAS EM BISSAU



Image result for simbolo da morteTrês jovens de sexo masculino foram encontrados mortos e uma pessoa resgatada com vida, mas com cicatrizes e ferimentos numa residência ontem terça-feira 08 de dezembro no Bairro de Missira em Bissau.
A causa das mortes ainda se desconhece, mas as autoridades sanitárias apontam um presumível intoxicação, devido um grupo gerador que esteve a funcionar na residência dos malogrados.
A tragedia foi descoberta ao início da tarde quando alguns familiares das vítimas constataram que as portas da residência permaneceram fechadas quase por todo o dia da noite até à alvorada.

A Policia Judiciaria já esteve no local, tomou ocorrência do caso que deixa muita gente ajustada com lagrimas e duvidas sobre as circunstâncias de mortes.
Informações da última da hora ainda por confirmar dão conta que as vítimas mortais terão comprado carne envenenada da proveniência duvidosa que consumiram, que terá provocado a perda de vidas de 03 pessoas e uma ainda entre a vida e morte, sob cuidados médicos.

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...