GUINÉ-BISSAU UM PAÍS ATRATIVO






O governo guineense acredita que é possível transformar a Guiné-Bissau num país atrativo, com economia diversificada, apoiando-se nos sectores agrícola, pesca, turismo e minas.
Para o ministro guineense da Economia e Finanças, Geraldo Martins, o encontro de doadores, dia 25 de Março, em Bruxelas, visa facilitar o crescimento económico, que permita a criação de riquezas para o investimento interno.

O representante residente da União Africana na Guiné-Bissau, Ovídio Pequeno, revelou que está a realizar vários contactos no sentido de apoiar o país na próxima mesa redonda.
rdp

REPRESENTANTE DA UNIÃO AFRICANA NA GUINÉ-BISSAU ALERTA PARA A NECESSIDADE DE UMA REFORMA NO SECTOR DA SEGURANÇA, DEFESA E JUSTIÇA



O representante da União Africana na Guiné-Bissau, Ovideo Pequeno, diz que é preciso definir uma estratégia passar a acção nas reformas do setor da segurança, defesa e justiça.

Ovideo Pequeno está na Guiné-Bissau numa missão de avaliação dos especialistas nas áreas da segurança, defesa e justiça para que possa perceber como fazer alterações nestes setores.

Após uma reunião com o Ministro dos Negócios Estrangeiros guineense, Mário Lopes da Rosa, Ovideo Pequeno destacou a necessidade de reformar áreas como a defesa, a segurança e a justiça.

O representante da União Africana na Guiné-Bissau estará em missão no país até dia 12 de março e terá ainda vários encontros com várias entidades nacionais
http://www.rtp.pt/

«PROJETO DE SOLIDARIEDADE» CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE ALIMENTOS, MEDICAMENTOS E OUTROS BENS

BENFICA E SPORTING EMPATAM NO CLÁSSICO DA GUINÉ-BISSAU





Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

Benfica Sporting empataram sem golos no clássico guineense da I Divisão de futebol, na quinta jornada, em que o destaque vai para a maior goleada da época, protagonizada pelo Sporting de Bafatásobre o Bolama (8-0).

Os "leões" da segunda cidade da Guiné-Bissau conseguirem uma vitória expressiva e subiram assim ao segundo lugar da classificação, com 12 pontos, enquanto o Bolama continua na cauda da tabela, com um ponto.

Sporting da Guiné-Bissau manteve a liderança depois de conquistar um ponto no confronto com oSport Bissau e Benfica e passar a somar 13.

As "águias", que tentavam o assalto à liderança, acabaram por cair para a terceira posição, com 10 pontos, os mesmos que UDIB e Lagartos de Bambadinca, duas equipas que também conseguiram sair vitoriosas dos jogos do fim de semana.

A jornada termina esta segunda-feira com o confronto entre São Domingos e Bubaque.


Resultados:
Sporting de Bafatá - Bolama, 8-0
Canchungo - Bula, 2-0
Cavalos Brancos de Cuntum - Balantas de Mansoa, 1-0
UDIB - Portos de Bissau,1-0
Lagartos de Bambadinca - Estrela Negra de Bissau, 3-0
Sport Bissau e Benfica - Sporting da Guiné-Bissau, 0-0
São Domingos – Bubaque, segunda-feira


Classificação
1. Sporting, 13 pontos
2. Sporting de Bafatá, 12
3. Benfica, 10
4. UDIB, 10
5. Lagartos de Bambadinca, 10
6. Estrela Negra de Bissau, 7
7. Nuno Tristão de Bula, 6
8. Balantas de Mansoa, 5
9. Canchungo, 5
10. Portos de Bissau, 4
11. São Domingos, 4 (*)
12. Cavalos Brancos de Cuntum, 4
13. Bubaque, 3 (*)
14. Bolama, 1
(*) menos um jogo.


Programa da 6.ª jornada

Bubaque - Sporting de Bafatá
São Domingos - Portos de Bissau
Bolama - Cavalos Brancos de Cuntum
UDIB - Canchungo
Balantas de Mansoa - Lagartos de Bambadinca
Nuno Tristão de Bula - Sporting
Estrela Negra de Bissau - Benfica

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL DA GUINÉ-BISSAU EM CABO VERDE


O presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné Bissau, Cipriano Cassamá, inicia esta segunda-feira, 2, uma visita ao nosso país, a convite do seu homólogo Basílio Ramos. O propósito desta visita, que terá a duração de quatro dias, é reforçar os laços de amizade entre dois povos.

Basílio Mosso Ramos e Cipriano Cassamá vão assinar um protocolo e um programa de cooperação Parlamentar entre as duas Assembleias.

presidente da ANP da Guiné Bissau vai ainda conhecer in loco diferentes instituições, nomeadamente câmaras municipais, Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSi), Centro de Energias Renováveis, Câmara de Comércio Indústria e Serviços de Sotavento (CCISS),Fundação Amílcar Cabral, Hospital Agostinho Neto, entre outras.

Cipriano Cassamá deslocar-se-á igualmente aos municípios do interior da ilha de Santiago onde manterá contactos com as autoridades e visitará locais emblemáticos.

EVASÃO FISCAL: PROBLEMA DE VULTO NA GUINÉ-BISSAU



O tesouro público guineense situa a sua margem de receita vinda de imposto fiscal em apenas 11 por cento.

Guiné-Bissau é um dos países da Comunidade dos Estados de Desenvolvimento da África Ocidental (Cedeao) com menor taxa de receita fiscal.

Enquanto o Senegal, seu vizinho, com o qual tem um fluxo comercial muito expressivo, ronda os 20 por cento, o tesouro público guineense situa a sua margem de receita proveniente do imposto fiscal em 11 por cento.

Este quadro vem de longos anos e deve-se a uma profunda corrupção que domina o aparelho administrativo estatal, sobretudo, os sectores directamente envolvidos na execução das políticas governamentais para coleta das receitas.

Ministério das Finanças assume-se como o principal responsável pela tal execução, enquanto as suas células, nomeadamente as direções-gerais de contribuições e impostos e as alfândegas, apresentam-se como estruturas motoras para este propósito.

Só que, na verdade, com a rede de corrupção instalada, envolvendo alguns operadores económicos e os próprios agentes do Estado, estima-se que, por mês, o Governo perca cerca de 350 milhões de francos Cfa, o equivalente a 700 mil dólares americanos.

Consciente desta realidade, o actual Executivo pôs um plano em marcha, que, segundo o ministro Economia e das Finança, Geraldo Martins, consiste a combate a fuga ao fisco e os resultados já são evidentes.

Entretanto, os desafios são enormes. É que o critério da convergência adoptado ao nível da União Económica e Monetária Oeste Africana (Uemoa), define que os países membros devam atingir uma média de 17 por cento da sua receita fiscal.

Uma exigência que, para o titular da pasta das finanças, impõe a implementação de uma reforma fiscal justa, equilibrada e eficiente, sem querendo, para isso, asfixiar o sector produtivo ou os operadores económicos.

Geraldo Martins perspectiva para o presente ano um crescimento económico na ordem de 4,7 por cento, contrariamente aos anos últimos três anos.

«ENERGIA ELÉCTRICA» BAMBADINCA BENEFICIA DE FORNECIMENTO DE 24 HORAS/DIA



Central fotovoltaico de Bambadinca

Bissau, 02 Mar 15 (ANG) – A vila de Bambadinca, com cerca de oito mil habitantesvai passar a ter luz eléctrica 24 horas/dia, revela um comunicado conjunto da Associação Comunitária de Desenvolvimento de Bambadinca (ACDB) e a ONG TESE, enviado à ANG.

Para o feito, segundo o mesmo comunicado, as duas organizações inauguram quarta-feira, em Bambadinca, Leste do pais, um Serviço Comunitário de Energia, sustentado por uma central Fotovoltaica Hibrida de 312 quilowatts.

Os promotores dessa iniciativa financiada pela União Europeia, Cooperação portuguesa eUNIDO dizem tratar-se da maior mini-rede híbrida fotovoltaico-diesel do mundo e que se afigura como solução técnica para o problema de falta de energia nos centros semi-rurais da Guiné-Bissau eAfrica Ocidental.

O serviço Comunitário de Energia de Bambadinca (SCEB) resultou de trabalhos desenvolvidos nos últimos três anos no quadro de um contrato de concessão de exploração de serviço publico de energia celebrado entre o Ministério da Energia e a Associação Comunitária de Desenvolvimento de Bambadinca.

DEPUTADOS DEBATEM COBRANÇAS ILÍCITAS EM POSTOS DE CONTROLO


Assembleia

Os deputados da Nação reunidos na II Sessão Ordinária do ano legislativo 2014/15 debateram ontema actuação da Guarda Nacional, roubo de gado, cobranças ilícitas e criticaram a ausência de Tribunal nalgumas localidades do país.
No decurso dos debates, no período antes da Ordem do dia, Corca Embalo, deputado do PAIGC denuncia que, em São Domingos, no Norte do país, elementos da Guarda Nacional retiraram uma grande quantidade de castanha de caju nas habitações dos populares com base na alegação de que os mesmos poderão ser vendidos aos comerciantes senegaleses.
De acordo com o Deputado, o acto não contribui em nada “a não ser para deixar estas famílias mais pobres” porque a maioria das vítimas desse acto vive da venda de caju.
Embalo denunciou igualmente cobranças ilícitas que se fazem nos postos de controlo entre a Guiné-Bissau e Senegal e noutras localidades do país, concretamente sobre os produtos de consumo como carvão, lenha, óleo de palma, calabaceira, entre outros.
Nhanga Lopes, deputado da Bancada do PRS, alertou que o sector de Canchungo continua a ser alvo de roubo de dado.
O roubo de gado havia levado as autoridades policiais a reforçarem o número de agentes em serviço naquela cidade.
O Deputado Mando Camará, do PAIGC apela a criação de um tribunal em Bolama ou Bubaque para dirimir litígios sociais que chegam à justiça, a fim de acabar com a necessidade de os populares se deslocarem até Buba para se aceder aos serviços de um tribunal.
Adulai Baldé, deputado do PAIGC defende que o país deve redobrar esforços para diminuir ou mesmo acabar com o fenómeno de casamento forçado que continua a ser uma prática em certas localidades.
Baldé denunciou um caso no sector de Contuboel em que um homem de idade avançado se casou com uma rapariga de 17 anos de idade.
Fonte: ANG

INCÊNDIO NO MERCADO DE BANDIM: MORADORES E COMERCIANTES TROCAM ACUSAÇÃO SOBRE ORIGEM DO FOGO


image

Os moradores de uma casa no bairro de Mindará (Bissau) e os comerciantes que alugaram uma parte da mesma casa trocam acusação sobre a origem do fogo que consumiu esta tarde todas as mercadorias que se encontravam armazenadas no local.
 constatou o drama causado pelo incêndio que surpreendeu os residentes do bairro. Depois de uma hora, os bombeiros de Bissau conseguiram neutralizar o fogo e impediram que alastrasse para habitações vizinhas.
Uma mulher de 71 anos, moradora da mesma casa, contou a nossa reportagem que no momento do incêndio ela e seus netos dormiam dentro da casa consumida pelo fogo, e só foram acordados pelos vizinhos.
“Levantei-me logo, fui para quarto pegar os meus netos para sair da casa. Não conseguimos tirar nada da casa, dado que na altura os meus filhos foram a escola e ficamos na casa apenas eu e as crianças”, notou a mulher.
No entanto, os comerciantes alegam que o fogo terá partido da parte dos moradores da casa à base de construção precária na periferia do principal mercado da capital guineense.
O Comandante da operação dos Bombeiros disse ser difícil determinar a causa do incêndio de momento, afirmando que nem os comerciantes nem os próprios moradores conseguem explicar claramente a causa que provocou o incêndio.
Adiantou contudo que o Serviço da Proteção Civil através da Divisão do Incêndio constituirá amanhã, 3 de Março, uma equipa de inquérito que se deslocará ao local com vista a apurar a origem do incêndio.

SEIS ANOS DEPOIS DE ASSASSINATOS: UPG E PRID RENDEM HOMENAGEM AO PRESIDENTE NINO VIEIRA E GENERAL TAGME NA WAI


image


A União Patriótica da Guiné (UPG) e o Partido Republicano para Independência e Desenvolvimento (PRID), renderam esta segunda-feira, uma homenagem ao Presidente João Bernardo Vieira “Nino” e General Tagme Na Wai, assassinados há seis anos, a 1 e 2 de Março de 2009.
A população guineense e em particular os citadinos de Bissau foram na altura surpreendidos com o atentado à bomba contra o ex-Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, General Tagme Na Wai e seguido algumas horas depois pela morte do então Presidente da República, João Bernardo Vieira “Nino” dentro da sua residência no bairro de Chão de papel em Bissau.
O líder da União Patriótica da Guiné, Fernando Vaz disse na sua declaração a’O Democrata que a fraca participação de pessoas na cerimónia de homenagem às duas figuras do país, traduz no fundo quem são os guineenses, que segundo ele, “são pessoas que esquecem depressa”.
Assegurou ainda que o país está no período da reconciliação nacional e as pessoas têm que mudar a mentalidade, frisando que as duas figuras hoje homenageadas não são pessoas qualquer, pois fizeram algo de concreto para a independência do país.
“A visita aos túmulos dos malogrados é para chamar atenção ao povo da Guiné-Bissau e perguntar-lhe se é com esta atitude é que podemos fazer a reconciliação e trazer paz ao país”, assinalou.
À questão da transladação do corpo do Presidente João Bernardo Vieira para a fortaleza de Amura, o político afirmou que o assunto deveria ser analisado no Parlamento, definindo os “critérios claros sobre quem deve ser sepultado na fortaleza de Amura”.
Para o líder do Partido Republicano para a Independência e Desenvolvimento (PRID), António Afonso Té, o gesto de homenagear as duas grandes figuras do país simboliza um pedido da reconciliação nacional. Sustentou que já basta a perda de “vidas valorosas que morrem daquela forma e esquecidas pelos guineenses”.
“O que nos falta nesta terra é uma reconciliação sã e salva, porque temos tudo o que é necessário para sermos um país viável e calmo. Mas estamos a desperdiçar esta oportunidade”, notou o político.
A filha do falecido General Tagme Na Wai, Patetina Batista Tagme Na Wai, afirmou que passando seis anos, esta é a primeira vez que foi visitar a campa do seu falecido pai. Todavia, mostrou-se esperançada que um dia haverá a justiça para clarificar as circunstâncias da morte do pai.
“Qualquer pessoa não desejaria ver o seu pai assassinado daquela forma. Se o nosso pai tivesse feito alguma coisa de mal para com as pessoas que o mataram daquela forma, pedimos sempre que nos perdoem e perdoem o nosso pai. Mas se nenhum mal ele fez, essas pessoas não merecem o perdão até no dia de juízo final”, contou a filha do ex-Chefe de Estado-Maior General Tagme Na Wai

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...