ACIDENTE: Duas freiras italianas, ligadas à Caritas, morreram no domingo passado num acidente de viação em Bula, a pouco mais de 30 km de Bissau.

CMB: Combate ao lixo é prioridade



No quadro de parceria entre a Sociedade SINTESI S.r.l./Universidade de PÁDOVA em Itália e o Projecto de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos na cidade de Bissau (GRSU–Bissau) da Câmara Municipal de Bissau (CMB), financiado pela União Europeia (UE).



Neste sentido, encontra-se naquela cidade italiana uma delegação da Edilidade de Bissau, chefiada pelo seu Presidente, Adriano Gomes Ferreira, e composta pelo seu Chefe de Gabinete, Victor Barros e pelo Arquitecto Fernando Arlete, Coordenador do Projecto em referência, para uma visita de trabalho à Universidade de Pádova e aos Centros de Gestão de Resíduos da empresa publica ETRA e a sociedade SÍNTESI que também pertence à ETRA e que se ocupa das áreas da investigação, sediada em Vigonza (PD-ITALY), Via Grandi n.º52.

Esta visita de carácter técnico que também servirá para um intercâmbio de experiências com os responsáveis moçambicanos decore desde o dia 12 até ao dia 27 Junho do corrente ano."

OTANIEL BADJANA


Depois de se ter classificado na 5ª posição nos Jogos Africanos (2014), de ser 11º nos Jogos Olímpicos da Juventude (2014), 5º nos Campeonatos de África (2015) e se ter qualificado para os campeonatos do mundo realizados na Colômbia em 2015, 


o atleta Guineense do SLB e campeão de Portugal, Otoniel Badjana, conquistou no passado fim de semana nos Campeonatos de África (CEDEAO) de Juniores realizados em Banjul, duas medalhas de Ouro.

Prepara-se assim para representar o País nos Campeonatos do Mundo a realizar-se em Julho, na Polónia.

PRIMEIRA-DAMA CERIMÓNIA DE ENCERRAMENTO DAS JORNADAS DO PARLAMENTO INFANTIL


A Primeira-dama da Republica Maria Rosa Budjabi Vaz presidiu a cerimónia de encerramento das jornadas do Parlamento Infantil associadas com a quinzena da criança africana.  
“Os direitos das crianças continuam a ser violados sistematicamente na Guiné-Bissau e na África.” Disse as organizações 
De acordo com as organizações defensoras dos direitos dos menores é evidente as violações das crianças com destaque ao recrutamento para trabalho infantil, uso de menores no ato terrorista, assassinatos, violação sexual e mutilação genital feminina.
No país, o palco central das comemorações foi realizado no Palácio Colinas de Boé, sede da Assembleia Nacional Popular (ANP), presidido pela Primeira-dama da República Maria Rosa Budjabí Vaz que realçou a necessidade de incluir o tema da criança guineense na agenda da política nacional, por forma a proteger e promover os direitos dos menores na Guiné-Bissau.

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA MENINGITE


Está em curso na Guiné-Bissau, a Campanha Nacional de Vacinação contra Meningite Suplementação da Vitamina-A e Desparasitação de Mebendazol abrangendo a faixa etária de 01 à 29 anos, e terá a duração de treze dias. 
Conforme as autoridades sanitárias, a Guiné-Bissau é um país de risco. A doença provoca danos celebrais, perda auditiva permanente, dificuldades de aprendizagem em 10 à 20% dos sobreviventes.  
A doença aponta como sintoma, febre alta, dor da cabeça e rigidez de nuca.
Você que é pai e encarregado de educação ou pessoa que detém essa idade, vacine, e leve o seu educando para se vacinar contra a doença mortífera, a meningite.

MANUEL NASCIMENTO REELEITO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DA GUINÉ-BISSAU


Manuel Nascimento Lopes vulgo Manelinho foi reeleito Presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) com trinta e dois votos ao favor correspondente a 68%, contra os quinze de 31% do seu adversário, Bubacar Conté Presidente da Liga dos Clubes. 
Cinco candidatos concorreram no passado sábado 18 de junho, a liderança da FFGB. Nomeadamente, os candidatos Augusto Viegas, apoiado pelo Futebol Club de Cuntum, Bubacar Conté Presidente da Liga dos Clubes, Caito Teixeira Presidente da Estrela Negra de Bissau, Hinum Embaló membro do Comité Executivo da FFGB cessante e Manuel Nascimento Lopes Presidente Cessante desta instituição federativa de futebol.
No acto eleitoral, os trinta e seis clubes, entre os quais catorze da primeira divisão e Associações Desportivas cumpriram o processo, que culminou com a segunda volta entre os candidatos Manuel Nascimento Lopes com vinte nove votos expressos correspondente a 60% contra treze de Bubacar Conté, que veio conferir de novo vitória ao Manelinho, como Presidente da FFGB, para um período temporal de 2016/2020.
Bubacar Conté candidato derrotado acusou manelinho de aliciar os dirigentes das equipas aquando do jantar por ele realizado. Afirmando não reconhecer os resultados do pleito eleitoral. “Eu não perdi quem perdeu é o futebol guineense, que precisava de revolucionar-se mas vamos ver o que é possível, a luta não acaba aqui. Conclui

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...