CRISTIANO RONALDO É ELEITO O MELHOR JOGADOR DA EUROPA





Internacional português levou a melhor sobre o companheiro do Real Madrid, Gareth Bale, e com Antoine Griezmann, do Atlético Madrid.

Cristiano Ronaldo foi ontem  eleito o melhor jogador a atuar na Europa em 2015/16.

Neste prémio atribuído pela UEFA, o internacional português levou a melhor sobre os outros dois nomeados: Gareth Bale (Real Madrid) e Antoine Griezmann (Atlético Madrid).

"Sinto me feliz, claro. Foi uma época fantástica. Mas não será justo se não falar nestes dois grandes jogadores. Eles também mereciam, porque fizeram uma grande temporada. Griezmann perdeu a final, perdeu também a final do Euro… Desculpa, por Portugal. Mas és um grande jogador e fizeste uma época inacreditável", disse Cristiano Ronaldo, após receber o prémio.

"O meu maior sonho? Era ser futebolista. O sonho tornou-se realidade, acrescentou o português.

Conosaba/MO

«MORTE DE DIRIGENTE DO PND» PARTIDO E FAMILIARES DE ALADJE BACIRO EMBALO PEDEM JUSTIÇA


Bissau, 25 ago. 16 (ANG) – Familiares e o Partido Nova Democracia (PND) pedem que seja feita a justiça pela morte de um militante do partido, Aladje Baciro Embalo, vulgo (Aladje Sidi Cantchungo)que terá sido assassinado a tiro no passado dia 19 de agosto do ano em curso, à porta da sua casa, em Gã Mamudo, sector de Mansoa, região de Oio, por um desconhecido.

A exigência consta num comunicado assinado pelo deputado do PND, Aladje Abubacri Demba Baldé, entregue ontem à ANG.

Segundo o comunicado, Aladje Sidi Cantchungo, terá sido surpreendido pelo assassínio, quando se preparava para ir realizar a sua oração de madrugada na mesquita local.

“Pedimos a justiça das autoridades regionais de Oio, que tiveram conhecimento pormenorizado da ocorrência da morte do Aladje Sidi Cantchungo”, disse.

Conforme o comunicado, o malogrado além de político exercera também funções de comerciante, criador de gado, agricultor e líder religioso.

A vítima nasceu no dia, 15 de março de 1956, em sare Badjane, sector de Cossé, região de Bafatá.

O assassínio de Aladje Sidi Cantchungo foi dramático e causou um choque à comunidade local e família em particular”, lê-se no comunicado. 


ANG/FGS/SG/Conosaba/MO

«MPLA/PAIGC» REFERÊNCIA NA UNIDADE E COESÃO




O líder da Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, considerou o presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, uma referência na promoção da unidade e coesão, o que, certamente, poderá ser um factor positivo junto das entidades políticas do seu país.

Simões Pereira, que foi convidado ao VII Congresso do MPLA, realizado de 17 a 20 deste mês, falava à imprensa, após ter sido recebido, em audiência, por José Eduardo dos Santos, ontem, em Luanda.

Domingos Simões reconheceu que o momento que se vive na Guiné Bissau é uma situação que decorre de várias vicissitudes, tendo manifestado a convicção de que os actores políticos estão comprometidos em encontrar uma solução negociada da qual participem todas as forças políticas activas do país.

"Apesar da situação ser difícil, com diálogo tudo pode se ultrapassar, pois, o presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, recomendou diálogo, respeito pelos órgãos de soberania, pelas instituições", referiu o responsável do PAIGC.

"Devemos ser capazes de encontrar entendimento que permita ultrapassar as dificuldades no nosso país", sublinhou Simões Pereira, defendendo que o entendimento deve ser entre os próprios guineenses.

Reconheceu, contudo, que o período de instabilidade que vive o seu país já é longo, sendo, em algumas situações, necessário a contribuição de países irmãos ou amigos que queiram partilhar a sua experiência para ajudar a recuperar a confiança, que, de alguma forma, está perdida entre os actores políticos na Guiné Bissau.

© ANGOP/Conosaba/MO




PRESIDENTE DA REPÚBLICA AFIRMA QUE SUA MISSAO É APROXIMAR AS PARTES PARA QUE HAJA ENTENDIMENTO



O presidente da Republica José Mário Vaz afirmou ontem quinta-feira que o seu homólogo congolês o pediu para tudo fazer para ultrapassar a actual situação.

O chefe de estado que falava a sua chegada no aeroporto Osvaldo vieira disse que, a sua missão é aproximar as partes para que haja um entendimento. “O presidente Denis Sassou Nguessou pediu-me para tudo fazer, para que a situação actual seja ultrapassada e que haja paz, estabilidade e progresso”.

O presidente reconheceu que a sua missão enquanto chefe do estado, “é aproximar as partes para que haja entendimento e que possamos sair dessa difícil situação em que o país se encontra”, diz.

Sobre a proposta do PAIGC de avançar com um governo de inclusão com a incidência parlamentar, o presidente considerou que todas as propostas são importantes, o importante é que haja o entendimento entre os guineenses, que haja dialogo na busca de uma solução para o bem do país e do povo.

“ O que tenho a dizer aos guineenses, é que tenham a fé porque os dias melhores virão, mas tudo depende de nós e, cada um de nós deve fazer a sua parte para o bem do nosso povo”.

Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi/Conosaba/MO

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...