Governo lança projeto para adaptar transportes públicos para deficientes motores

 

A Secretaria de Estado guineense dos Transportes e Comunicações lançou um projeto para que os transportes públicos coletivos façam adaptações aos veículos para transportar com maior comodidade pessoas portadoras de deficiências motoras.

A partir de este sábado e num prazo de seis meses, o Governo de Domingos Simões Pereira deu outros seis meses às transportadoras terrestres do serviço público, para que adaptem os veículos com bancos e rampas de acesso para facilitar a vida às pessoas portadoras de deficiências.

O executivo de Bissau exortou ainda os condutores e ajudantes para passarem a prestar auxílio aos deficientes, que passarão a pagar a metade do preço das viagens.

Exportação de caju vai atingir as 20 mil toneladas

(fotografia de arquivo)
O diretor-geral de Comércio e Concorrência da Guiné-Bissau, Jaimentino Co, disse recentemente que a exportação de castanhas de caju vai atingir as 20 mil toneladas.

«Se as coisas continuarem assim, tudo indica que vamos ter uma boa campanha. Já saiu o primeiro navio que levou dez mil toneladas o outro ainda está a proceder carregamento e no final do processo vamos contabilizar uma soma de perto de 20 mil toneladas», afirmou, em declarações à Portuguese News Network (PNN).

Segundo a mesma fonte, mais de 91 mil toneladas estão já guardadas nos armazéns.



Domingos Simões Pereira anuncia construção de três pistas de avião no interior da Guiné-Bissau

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira garantiu na passada terça-feira, 02 de Junho, que o executivo que lidera construirá num futuro próximo três pistas de aterragem e descolagem de aviões no interior do país.

As referidas pistas, de acordo com o chefe de governo, serão construídas nas localidades de Mafancó (Bafatá), Cufar (Tombali) e São Domingos – Varela (Cacheu). Domingos Simões Pereira falava a’O Democrata a margem da inauguração da nova sede da ASECNA junto ao aeroporto internacional Osvaldo Vieira.

O chefe do governo pediu ao director-geral da ASECNA, Amadu Ussumane Guitteye a envidar esforços na melhoria de qualidade de navegação no país. Apontou a formação de quadros nacionais como meio de colocar guineenses nos lugares importantes da organização.

O director-geral da organização da aviação civil disse partilhar a preocupação do chefe do executivo em relação à ASECNA que alberga 18 países, incluindo França e Madagáscar.

O Secretário de Estado de Transportes e Comunicações, João Bernardo Vieira, considera que a nova sede da ASECNA além de contribuir na valorização da nossa cidade, ajudará ainda na melhoria de condições de vida e do ambiente do trabalho e na qualidade do serviço prestado pela ASECNA.

O director de representação ASECNA na Guiné-Bissau, Marcelino Pedro Mendes Pereira disse que a inauguração da nova sede da sua organização irá mudar a própria imagem da ASECNA no país.


A construção do novo edifício é orçada em 1 bilhão e 600 milhões de francos CFA. Os 18 países membros da ASECNA são: Benim, Burkina Faso, Camarões, República Centro Africana, Comores, Congo, Costa de Marfim, França, Gabão, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Madagáscar, Mali, Mauritânia, Níger, Senegal, Tchad e Togo.

Guiné-Bissau quer investimento da China para projetos público-privados até 2025

O ministro das Obras Públicas, Construção e Urbanismo da Guiné-Bissau disse na passada quarta-feira em Macau, no Encontro Ministerial sobre Infraestruturas entre a China e os Países de Língua Portuguesa, que o país quer captar investimento da China para projetos de parceria público-privadas a desenvolver nos próximos dez anos.

“Definimos uma visão estratégica e fomos à Mesa Redonda [de doadores, em Bruxelas] com um conjunto de projetos. A nível de infraestruturas de desenvolvimento urbano está estimado em 1,2 mil milhões de euros, dos quais já temos mais de 90 milhões garantidos (…) e há 13 programas do valor global que podem ser financiados no quadro de parcerias público-privadas”, afirmou José António da Cruz Almeida.


O ministro guineense explicou que os projetos apresentados na conferência internacional sobre a Guiné-Bissau, realizada a 25 de março, em Bruxelas, incluem, por exemplo, a construção de um porto de águas profundas em Buba e a reabilitação do aeroporto de Bissau.

Presidente do Parlamento da Guiné-Bissau terminou visita a Angola

Os laços de amizade e cooperação interparlamentares, entre Angola e a República da Guiné Bissau, foram reforçados, nos últimos dias, em Luanda, durante a missão de quatro dias, efectuada ao país, pelo Presidente da Assembleia Nacional (Parlamento) daquele Estado lusófono, Cipriano Cassamá, que terminou hoje a sua visita oficial.

Antes de deixar a cidade de Luanda, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o visitante e sua comitiva, integrada por membros de vários partidos, recebeu cumprimentos de despedida da primeira vice-presidente da Assembleia Nacional de Angola (NA), deputada Joana Lina, acompanha de parlamentares, diplomatas e altos funcionários daquele órgão legislativo.

Durante a visita, o líder parlamentar bissau-guineense reuniu-se, na terça-feira, com o seu homólogo, Fernando da Piedade Dias dos Santos, com que tratou de aspectos ligados ao reforço da amizade e cooperação interparlamentares existentes entre os dois países.

O Presidente do Parlamento angolano foi convidado, por Cipriano Cassamá, a visitar a Guiné Bissau, deslocação que deverá acontecer no mês de Outubro do ano em curso.

O convite foi feito durante as conversações entre as duas delegações parlamentares, realizadas para a troca de experiências e relançamento da cooperação bilateral, assim como abordaram, na ocasião, assuntos de interesse comum, à reforma parlamentar, promulgação da Constituição, trabalhos das Comissões de Especialidade e outros aspectos.

Cipriano Cassamá, pretende, com o convite, que o seu homólogo, Fernando da Piedade Dias dos Santos, conheça a realidade do seu país nos vários domínios, assim como retribuir a "maravilhosa recepção" efectuada pelos angolanos.

Durante a visita, o Presidente do Parlamento da Guiné Bissau reuniu-se ainda com os ministros das Relações Exteriores, Georges Chicoti, e do Interior, Ângelo da Veiga Tavares, com que tratou de aspectos ligados ao reforço das relações de cooperação.


//ANGOP

EAGB regista aumento da produção e distribuição de luz eléctrica

A Empresa de Electricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB) aumentou a sua capacidade de produção e fornecimento da energia eléctrica para cidade de Bissau em cerca de 20 por cento.


Os dados foram avançados em exclusivo à PNN pelo Director-geral desta empresa estatal, René Barros que precisou que em Junho deste ano, a EAGB conta com um registo da sua produção de 20 por cento.

Apesar desta melhoria, Barros reconheceu as dificuldades que a EAGB enfrenta em termos de atendimento dos clientes e relativamente aos problemas das redes de distribuição que remontam de longos anos, o que terá provocado algumas perdas de receitas á EAGB. “Na altura em que o Governo tomou posse, tínhamos uma cobertura de distribuição de rede entre 2 a 3 por cento, mas neste momento estamos a cobrir a em cerca de 20 por cento, o que é um salto muito grande, mas não se resume apenas na produção, temos a situação de rede e perda global da rede em cerca de 47 por cento mensais, além de uma perda técnica calculada em 25 por cento”, disse Barros.

Para colmatar esta perda, o Director-geral da EAGB disse que o Governo, através do Ministério da Energia, assinou acordo com a congénere portuguesa EDP na área da energia, cujos técnicos já se encontram empenhados no trabalho em Bissau.

“Depois do acordo que assinamos em Portugal com a EDP, lamentavelmente os nossos clientes ao longo de corredor da Avenida Combatentes da Liberdade da Pátria estão a sofrer muito porque continuamos a deparar com o problema de um cabo muito antigo, com muitos remendos que se espalhou por debaixo do Mercado de Bandim até à Zona Industrial de Bra e aeroporto, mas vamos buscar encontrar solução”, informou.

Barros disse também que a EDP vai submeter à sua empresa um projecto alternativo de um novo cabo que será instalado a partir de Central Eléctrica de Bissau, passando pelo Alto Bandim, Padaria Nhonho, Bairro de Belém até ao aeroporto.

Sobre recente ajuda do reino de Marrocos, René Barros confirmou que este país ofereceu à Guiné-Bissau oito electrobombas com os respectivos grupos geradores, que nos próximos dias vão funcionar com um novo sistema de abastecimento e tratamento de águas em Bissau.

Por fim, o mesmo responsável disse que nos próximos dias chega a Bissau, proveniente de Marrocos, diversos materiais que vão melhorar os serviços de fornecimento de água na capital guineense.


Guiné Equatorial falha reunião da CPLP em Lisboa sem dar explicações

A adesão da Guiné Equatorial à CPLP no verão do ano passado, tendo sido muito criticada nomeadamente pelo desempenho em termos de direitos humanos e por a língua portuguesa não ser falada no país.


A Guiné Equatorial faltou a reunião da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), "sem dar indicação das razões", disse à Lusa o ministro da Agricultura e Pescas de Timor-Leste, país na presidência desta organização.

"Não temos informação nem indicação das razões para não ter marcado presença na reunião", disse o ministro timorense Estanislau Aleixo da Silva, no final da segunda reunião extraordinária de ministros dos Assuntos do Mar, que decorreu hoje em Lisboa.

O responsável salientou, no entanto, que "ontem, [sexta-feira], [o representante da Guiné Equatorial] esteve presente em Belém, fez uma intervenção como membro da CPLP", referindo-se ao encontro da Semana Azul, que decorreu sexta-feira, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

A Guiné Equatorial aderiu à CPLP no verão do ano passado, tendo sido muito criticada a sua entrada, nomeadamente pelo desempenho em termos de direitos humanos e por a língua portuguesa não ser falada no país.


Uruguai deseja ingressar na Comunidade de Países de Língua Portuguesa

O Uruguai reiterou seu interesse em ingressar como observador na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), dadas as influências desse idioma na história e identidade do país.


Um comunicado da chancelaria aponta também a afinidade do Uruguai com os objectivos e princípios orientadores da CPLP.

A proposta foi feita durante uma visita de trabalho do secretário de Estado de Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Luís Campos Ferreira ao Uruguai.


Autoridade Reguladora Nacional das TICs - ARN


A Autoridade Reguladora Nacional das TICs - ARN, é a entidade responsável por planear e efectuar a gestão de domínios de topo .GW promoveu no dia 28 de Maio, um Workshop sobre ''Internet:


DNS e Segurança DNSSEC'' no âmbito do protocolo de cooperação com DNS.PT entidade Portuguesa responsável pela gestão de domínios de .PT que tem como objectivo dar aos participantes uma visão geral sobre Internet nomeadamente, DNS e uma visão analítica da ciber-segurança DNSSEC (Domain Name System Security Extensions).
 
 
Já pode aderir ao Domínio .gw, disponível desde o dia 26 de Novembro 2014).
Registe-se já, porque o que é Nacional é nosso, é do seu alcance e é credível.
Para qualquer informação e esclarecimento dirija-se à sede da ARN, na rotunda de Bayana, ao lado da EAGB ou pelo site http://nic.gw/ .
 

LGDH receia catástrofe humanitária nos centros de detenção da PJ e da POP


A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) alertou esta quarta-feira, 3 de Junho, o Governo no sentido de encerrar os Centros de Detenção da Polícia Judiciária (PJ) e da 2.ª Esquadra, em Bissau.
Condições deploráveis das prisões guineenses.O novo Presidente da Organização, Augusto Mário da Silva, fala na superlotação e nas más condições das referidas celas, adiantando que os reclusos correm o risco de «morrer asfixiados». Mário da Silva argumentou com o facto de «uma cela com capacidade para 35 pessoas passar a ter, 110 detidos», dados que, segundo ele, reportam a Maio. 

União Europeia financia gestão de resíduos sólidos na capital da Guiné-Bissau


Image result for lixo em bissauUm projecto de gestão de resíduos sólidos urbanos em Bissau (GRSU-Bissau), que consiste na remoção de lixos em 10 bairros e 20 escolas, foi lançado na passada quarta-feira na capital da Guiné-Bissau.
Com a duração de dois anos, o projecto financiado pela União Europeia em mais de 556 mil euros, conta com a parceria da Associação Internacional de Voluntários Leigos (LVIA – Associazione Internazionale Volontari Laici), uma organização não-governamental italiana que trabalha na área de gestão de resíduos sólidos em diferentes países da África há mais de 10 anos.
Image result for lixo em bissauO projecto, que possui uma componente de sensibilização, inclui a prestação de conselhos à população sobre como lidar com os resíduos sólidos, disse o vice-presidente da Câmara Municipal de Bissau (CMB) e coordenador do GRSU-Bissau, Fernando Arlete.
O presidente da Câmara Municipal de Bissau Adriano Gomes Ferreira disse que o lixo constitui um dos grandes problemas que a Guiné-Bissau enfrenta neste momento, tendo dado como exemplo o facto de apenas na capital produzirem-se diariamente 250 toneladas de detritos.
Presente na sessão de lançamento do projecto, o embaixador da União Europeia na Guiné-Bissau, Victor Madeira dos Santos, disse esperar que o projecto reforce a capacidade de intervenção dos serviços de saneamento e dos apanhadores de lixo da CMB. 
Macauhub/GW, 04 de Junho de 2015

Pedro Passos Coelho visita Bissau em Julho


O Primeiro Ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, Prepara uma viagem a Republica de Cabo-Verde no dia 5 de Julho para mais uma visita oficial de um só dia para acompanhar a cerimônia dos 40 anos de independência de Cabo-Verde e a viagem segue no dia 6 de Junho para Bissau, no que será a sua primeira visita a Republica da Guiné-Bissau.
O Primeiro Ministro manifestou esta intensa de visitar Bissau num encontro com assistência de muita comunidade guineense.
Nesta curta visita que vai efectuar à Bissau, Passos Coelho por alem de estar com o seu homólogo Domingos Simões Pereira, também vai ter encontro com os Presidentes da Republica e de Assembleia Nacional Popular.
Trata-se de visita de dois dias a duas republicas.

Escolas públicas parcialmente paralisadas


As escolas públicas da Guiné-Bissau encontram-se parcialmente paralisadas na consequência da greve de três dias convocada pelo Sindicato Democrático dos Professores (SINDEPROP).
Em causa está reajusto de salários aos docentes, estatuto de careira docente e a diuturnidade a classe docente guineense.
  Ja terminou a primeira de três dias de vaga da greve e a segunda vaga igualmente de 03 dias está agendada para terça-feira, (09 de Junho) e culminará com uma marcha pacífica nas ruas de Bissau para exigir do governo o cumprimento as suas exigências.
O governo através do Conselho de Ministros reage com estranha a postura do sindicato e manifesta-se o seu profundo desagrado naquilo que considera de infeliz e inoportuna greve decretada pelo SINDEPROP, que segundo afirma tem como finalidade pôr em causa os grandes ganhos obtidos no presente ano letivo.
Ainda o comunicado dos membros do governo com a data de 03 de junho, a que Rispito.com teve acesso, lamenta os argumentos aduzidos pelo SINDEPROP, para justificar a greve, tenham a ver com os atrasados salariais de 2013 e outros longínquos anos, ou com supostas declarações proferidas pela Ministra da Educação Nacional infelizmente descontextualizadas pela comunicação social.
O plenário governamental exorta o sindicato no sentido de rever a sua posição e a pautar pela via de diálogo construtivo para que o ano letivo termine sem sobressaltos, conforme é do interesse nacional e, os pais e encarregados de educação a conduzirem os seus educandos a escola, à classe docente no sentido de trabalhar com o fito de fechar o presente ano letivo com sucesso.

Domingo Simões Pereira está na Itália


O Primeiro-ministro guineense viajou esta quinta-feira 04 de Junho para Roma, Itália, com finalidade de participar na trigésima nona conferência do FAO a decorrer de 07 à 09 deste mês 
Domingos Simões Pereira que falava em Bissau antes de deixar o país, garante que a sua visita à Roma visa apresentar e defender o programa de investimento para o sector da agricultura, principal atividade económica da Guiné-Bissau.
Chefe de governo disse ainda que deslocara-se-a à Mauritânia a convite do presidente desse país para debater o sector da pesca que nos últimos anos sofreu devastação por nacionais e estrangeiros

nvestigadoras portuguesas apresentam estudo sobre "crianças-irãs" na Guiné-Bissau


Image result for bebes da guine bissauDuas investigadores portuguesas apresentaram na Guiné-Bissau um estudo sobre a problemática de crianças ostracizadas pelos pais como sendo "irãs" (feiticeiras) apenas por terem doenças ou caraterísticas diferenciadas.
Filipa Gonçalves e Sofia Alves, da Fundação Fé e Cooperação (FEC), apresentaram na quinta-feira passada o estudo financiado pela União Europeia, para demonstrarem uma violação dos direitos das crianças.

Familihares e amigos de Hélder Proença pedem justiça e dirigem uma Carta Aberta ao Presidente da República


Image result for helder proençaOs familiares e amigos do ex-deputado Hélder Proença supostamente assassinado em Junho de 2009 por alegado envolvimento num golpe de estado sairam as ruas no passado dia 5/06/2015 pedindo que a justiça seja feita em relaçäo ao caso.
Numa cerimônia de deposição de coroas de flores na sua campa no Cemitério Municipal de Bissau, o político guineense Hélder Vaz destacou que a data serve para lembrar aos guineenses da maldade que imperou no país.
O dirigente do partido Resistência da Guiné-Bissau/Movimento Bah-Fata disse ainda  que apesar de tudo, ainda há homens dignos capazes de sacrifícarem e darem o seu sangue para o futuro melhor da nação guineense.
Segundo Hélder Vaz, para que a Guiné-Bissau seja diferente no futuro tem que ser um país baseado na reconciliação, mas também na justiça e na verdade.
“Estamos aqui para pedir justiça ao caso do Hélder Proença e de todos aqueles que foram martirizados neste país.  O Hélder foi um mártir que deu o seu sangue para um amanhecer diferente da nação guineense”, defendeu.
Disse que no futuro processo de reconciliação nacional que se vai iniciar no país não deve falhar a verdade, “porque a Guiné-Bissau nunca será um país digno com desenvolvimento e bem-estar para os seus filhos enquanto não se fundar na verdade”.
Como político, Hélder Vaz considerou Hélder Proença  um adversário digno, de valor e  cultura, capaz de sonhar e com profundo amor à Guiné-Bissau.
Por sua vez, o presidente do Partido  Aliança do Povo Unido (APPU)Nuno Gomes Nabiam disse   que o evento serve para render  homenagem àquele que considera “um grande estadista e um amigo-irmão”.
“Estamos aqui para render homenagem naquilo em que o Hélder Proença acreditava”, afirmou Nuno Nabiam.
Para o presidente da União Patriótica Guineense (UPG), Fernando Vaz a efeméride faz aos guineenses lembrarem de todos aqueles que foram assassinados na Guiné-Bissau sem que a justiça seja feita.
Vaz  prometeu iniciar uma nova batalha para a instauração da justiça em todo o país.
A irmã do malogrado, Rosa Tavares, considerou o momento de muita dor e consternaçao, “mas sempre com a esperança de que a justiça reaja um dia sobre assassinio de Hélder Proença”.
Ainda no quadro dos seis anos de assassinio do ex-deputado Hélder Proença o grupo de familiares e amigos do malogrado dirigiu uma Carta Aberta ao Presidente da República solicitando a sua intervenção para a  retoma dos trabalhos judiciais susceptíveis de apurar as responsabilidades criminais que envolvam o referido caso, em conformidade com a lei. 
Hélder Proença, Baciro Dabo, ex-dirigentes do PAIGC foram mortos a 05 de Junho de 2009 por agentes de  segurança, alegadamente por tentarem levar a cabo um golpe de Estado.

A detenção do Idelfrides aquece os ânimos no Parlamento


Caso de detenção do Secretário de Estado das Comunidades aquece a politica da Guiné-Bissau, divide as opiniões e muitos com reações que não se fizeram esperar no repudio da forma como o governante foi detido pela Policia Judiciária. Alias Idelfrides Fernandes acabou por ser detido na passada quinta-feira quando vinha a sair da sede do Parlamento. 
O que na opinião do Deputado Imbunhe Incada do PRS, acha que o Idelfrides foi detido em condições desrespeitadores de tramitação processual condigna de um cidadão eleito como Deputado e que está a desempenhar funções do governo. Sem comunicação prévia ao seu chefe (1º Ministro) e ainda a ser caçado como quem cometeu homicídio.
Enquanto que Paulino Té também Deputado de PRS, insurge com uma chamada de imediato do Ministro de Administração Interna que de momento desempenha cargo do Primeiro Ministro no Parlamento para explicar o que fez contra esse atitude desumano de correria e cerco na rua para deter o Secretário de Estado, assim como chamar de responsabilidade, o Secretario de Estado de Ordem Publica e o Procurador Geral de Republica por terem agidos de forma violenta invadindo o Parlamento na procura de Idelfrides.
Essa detenção dominou a discução hoje no encontro dos deputados na sede de ANP.

Ministra Odete Semedo intenta ação crime contra o uso abusivo do seu nome


A Ministra da Educação disse que o seu nome está a ser usado de forma abusiva, deturpada do seu nome nos meios de Comunicação Social.
A governante aponta dedo a Associação guineense anti-corrupção que a denuncia de ter sido acusada de crime de  peculato e misteriosamente o julgamento foi marcado e adiado. Nisto, a Odete disse que essa associação enquanto pessoas que lidam com os direitos humanos eles devem ir pesquisar bem sobre esse caso para perceber da verdade, pois essa afirmação é falsa das pessoas que não estão na posse de informações corretas.
Falando ao caso indiciado pela Procuradoria da republica durante a transição concernente a um cheque em dinheiro, Odete disse que antes dessa acusação a a procuradoria devia perguntar ao Presidente interino Raimundo Pereira, se o cheque que mandou a ela Ministra levantar se o dinheiro foi ou não entregue a ele (Raimundo Pereira).
Sobre caso desse cheque, a Odete ainda chama o Armando Vaz enquanto porta-voz sindical é também um dos seus acusadores que ainda foi mais categórico em dizer que ouve desvios,  por isso mesmo, disse a ministra que já meteu uma queixa crime contra essas duas personalidades para provarem as suas declarações acusatórias.

«VISITA RELÂMPAGO» JORNALISTA GUINEENSE WALDIR ARAÚJO DA RDP-ÁFRICA, ESTEVE HOJE NO PORTO A REALIZAR ALGUMAS REPORTAGENS COM A COMUNIDADE GUINEENSE


Pate Cabral Djob e Waldir Araújo

Editor do 'Blogue Conosaba do Porto' Pate Cabral Djob com o Jornalista Waldir Araújo da RDP-África e também Director da Revista Polón e da Web-TV GTV, de passagem pela cidade (Invicta) do Porto, onde realizou algumas reportagens com Associação de Estudantes da Guiné-Bissau no Porto e alguns Empresários Nortenhos com interesses na Guiné-Bissau.

GUINÉ-BISSAU: SELECÇÃO NACIONAL DE FUTEBOL TREINA EM LISBOA



Sob o comando do Mister Paulo Torres, a Selecção Nacional realizou mais um treino vespertino, ontem no Estádio Universitário de Lisboa, com vista ao jogo frente a Zâmbia no próximo sábado, 13, jogo da fase de grupos para a Taça de África das Nações a disputar em 2017 no Gabão.
Até ao domingo a Selecção estará em máxima força, contando com todos os jogadores constantes da lista final.
Fotos: AGI - Agência Guineense de Imagem

Futebolistas Guineenses Guiguis


CONFERÊNCIA BIENAL DA FAO COMEÇOU ONTEM EM ROMA, GUINÉ-BISSAU ESTÁ REPRESENTADO PELO PRIMEIRO-MINISTRO, DOMINGOS SIMÕES PEREIRA


A 39.ª Conferência bienal da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) iniciou-se ontem em Roma, com a reeleição do atual diretor-geral da instituição, o brasileiro José Graziano da Silva, único candidato na corrida.
Na agenda de trabalhos figura ainda a votação do orçamento para o biénio 2016/2017 e a atribuição de prémios a 15 países, entre os quais Angola e Moçambique, pelos resultados alcançados na redução para metade da proporção de pessoas que sofrem de fome crónica.
Ao longo dos trabalhos, que terminam no dia 13 de junho, são esperados mais de 130 ministros e 14 chefes de Estado ou de Governo, além de outras personalidades como a Rainha Letícia de Espanha, que será eleita embaixadora especial da FAO para a Nutrição.
O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva irá proferir no primeiro dia de trabalhos uma comunicação sobre a segurança alimentar e nutricional.
Ainda hoje, o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, participará num painel sobre a atuação da FAO em pequenos países insulares e em desenvolvimento, assim como o primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, o luso descendente Patrick Gomes.
Vários eventos ocorrerão à margem da conferência e sempre ligados às questões sobre segurança alimentar e agricultura no mundo.
O PRIMEIRO-MINISTRO GUINEENSE ESPERA CONSEGUIR APOIOS DA FAO PARA DINAMIZAR O SECTOR AGRÍCOLA NACIONAL, NA LINHA DA POLÍTICA DO SEU GOVERNO QUE DIZ TER COMO OBJECTIVO, ACABAR TOTALMENTE COM A FOME NO PAÍS.

Guiné-Bissau, SINDEPROF acusa governo de Domingos Simões Pereira, de estar com falta de vontade em negociar com a classe docente

O presidente do Sindicato Democrático dos Professores (SINDEPROF), Laureano Pereira acusou, na passada, quinta-feira, o Governo de falta de vontade em negociar com os professores. As acusações deste dirigente sindical surgem, depois de as negociações com o executivo para suspensão da greve, terem fracassado.

Laureano Pereira disse na sua declaração que o executivo durante o encontro negocial não indicou uma data para o cumprimento de alguns pontos em reivindicação. Frisou ainda que o Governo devia indicar a data do pagamento dos salários e subsídios em atraso dos professores.

“O Governa está com a falta de vontade em cumprir com as reivindicações. Será suspensa a greve só quando forem pagos os dois meses em atraso do ano em curso aos professores contratados e novos ingressos, bem como diuturnidade, retroactivos e os três meses de 2013 aos novos ingressos”, afirmou o sindicalista.

Adiantou ainda que as reivindicações dos docentes se prosseguirão através de marchas e greves. Laureano Pereira acusou por um lado o executivo de adoptar a estratégia de dividir a classe docente, para tentar manipular a opinião pública.

“Depois do fracasso das negociações entre o Governo e SINDEPROF, primeiro-ministro reuniu-se com o presidente do SINAPROF que estava acompanhado da Ministra de Educação Nacional. De certeza, o que falaram nesse encontro não reflecte os interesses dos professores”, notou.

Na lista das reivindicações do sindicato dos professores constam entre outros assuntos, a aplicação da carreira docente, a atribuição e a harmonização de letra “F” a todos os professores oriundos de diferentes centros de formação. O SINDEPROF exige igualmente o pagamento de 12 meses de diuturnidade e o pagamento de retroativos dos professores reclassificados dos diferentes anos lectivos.

Entretanto o Governo através do seu último comunicado do Conselho dos Ministros datado de 3 de Junho, manifestou o seu “profundo desagrado” pela “infeliz e inoportuna greve” decretada pela SINDEPROF que visa unicamente pôr em causa os “grandes ganhos obtidos no presente ano lectivo”.


No mesmo comunicado, o Governo exortou o sindicato a rever a sua posição e pautar pela via do diálogo construtivo, para que o ano lectivo termine sem sobressaltos. A plenária governamental exortou igualmente os pais e encarregados de educação a conduzirem seus filhos à escola. Com Odemocrata

Idelfrides Manuel Gomes Fernandes solto sem despacho judicial na Guiné-Bissau

 

Idelfrides Manuel Gomes Fernandes é acusado de venda ilegal de passaportes diplomáticos e de serviço.

O secretário de Estado das Comunidades da Guiné-Bissau Idelfrides Manuel Gomes Fernandes, detido na passada sexta-feira, 4, foi solto neste sábado, 6, sem qualquer decisão judicial.

Gomes Fernandes foi detido por agentes da Polícia Judiciária no dia 4 por volta das 16 horas e levado para a sede daquela corporação.

Neste sábado, o secretário de Estado foi libertado, mas fontes em Bissau garantem que não houve qualquer autorização da justiça. Nem o Governo nem o Ministério Público ou a Polícia Judiciária comentaram o caso que é tema de conversa nas ruas da capital guineense.

Em determinados círculos, nomeadamente observadores e fontes do poder judicial, estranham a soltura do governo e temem que a impunidade continue a marcar pontos no país, depois de restabelecida a ordem constitucional há mais de um ano

Idelfrides Manuel Gomes Fernandes é acusado pelas autoridades policiais e judiciais de alegada venda ilegal de passaportes diplomáticos e de serviços.

Recorde-se que meses atrás, muitos cidadãos estrangeiros foram apanhados com passaportes diplomáticos e de serviço, os quais tinham a assinatura do Secretário de Estado das Comunidades, em vez da do ministro titular dos Negócios Estrangeiros, como impõe a lei.

Idelfrides Manuel Gomes Fernandes é secretário de Estado das Comunidades desde o Governo de Transição, formado na sequência do golpe de Estado de 12 de Abril de 2012, cargo que já havia desempenhado também no Governo de Carlos Gomes Júnior, o seu primo.

//VOA

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...