«EAGB» CLIENTES CONSIDERAM INJUSTO AUMENTO DE TAXA DA LUZ ELÉCTRICA NA GUINÉ-BISSAU



Bissau, 03 Mai 16 ( ANG) - Alguns clientes da Empresa de Electricidade e Águas da Guiné-Bissau consideram de injusto a subida das tarifas da energia eléctrica anunciada este fim-de-semana, por parte da referida empresa.

Em consequência dessa subida com cinco mil francos cfa já não se consegue comprar 40 kws como anteriormente mas apenas 28kws.

Numa auscultação feita hoje pela ANG, a respeito da subida de taxa de luz, António Mendes, professor, considerou o procedimento uma injustiça, “porque o governo nem se quer melhorou a situação salarial dos funcionários”.

António Mendes acrescentou que para fazer qualquer que seja aumento deve primeiramente se pensar no poder de compra dos consumidores.

Por sua vez, Joaninha Té, vendedeira de frutas lamentou que vai lhe ser difícil conservar os seus produtos, com a subida das facturas de luz. 

Joaninha Té pede ao governo para colocar o bem comum acima de tudo. 

Considerou “um roubo” esse aumento e defendeu que os preços não devem estar a aumentar de uma hora para outra.

Armando Na N´buda, motorista, disse que nos últimos tempos a electricidade tem melhorado e contribuído de forma satisfatória para o bem do povo guineense mas que não concorda com o aumento da taxa de luz .

A enfermeira Marta Soares da Gama disse que a EAGB não deve enveredar por essa via, uma vez que a situação no país não é das melhores.

"Hoje em dia todo o serviço precisa de electricidade. Os consumidores nos bairros também precisam. Assim sendo, antes de fazer algo de injusto deve pensar bastante para não por em causa a esperança dos guineenses",disse Soares da Gama.

O repórter da ANG contactou a direcção da EAGB mas o director –geral, Issufo Baldé disse que, assim que houver necessidade de falar, comunicará à imprensa.

Alegou contudo que é normal o aumento da taxa de luz, justificando que os preços dos produtos de primeira necessidade também subiram no mercado. 

ANG/AALS/SG/Conosaba/MO

DEMITIDO: Victor 'Kaúdo' Pereira (o do contentor de vinho) foi demitido do cargo de director de marketing e comunicação da EAGB - Electricidade e Águas da Guiné-Bissau.

CINQUENTA PROJECTOS JOVENS VÃO BENEFICIAR DE APOIO GRÁTIS NA GUINÉ-BISSAU



Bissau, 03 Mai 16 (ANG) – A Agência Marfinense de Desenvolvimento e Cooperação com a Guiné-Bissau (AIDCGB), em parceria com Banco Mundial pretende financiar gratuitamente 50 projectos jovens e alguns pequenos empresários guineenses, anunciou ontem, em Bissau, o presidente desta organização.

Paul Godo, que falava em conferência de imprensa explicou que a organização oferece aos jovens oportunidades para criarem riquezas e valores, e dá seguimento aos beneficiários até que a empresa alcance o sucesso.

No quadro desta iniciativa, Paulo Godo revelou que serão abertas contas bancárias grátis através da “Orabank”, e assegura que tudo será feito com base em transparência.

Disse ainda que a AIDCGB vai promover, no próximo dia 06 do corrente em Bissau, a sua primeira conferência sob o tema “Como empreender na Guiné-Bissau”.

“AIDCGB tem como objectivo, o reforço da capacidade social e institucional, o aperfeiçoamento da qualidade, a promoção da credibilidade das instituições, comunicação interna e externa e o desenvolvimento de uma rede de cooperação entre os dois países,” frisou Paul Godo.

A AIDCGB é uma organização de jovens costa-marfinenses e guineenses diplomados que decidiram dar as suas s contribuições para um país emergente, e iniciou as suas actividades no país em 2014. 

ANG/JD/JAM/SG/Conosaba/MO

ANP ADIA ABERTURA DOS TRABALHOS DA IIIª SESSÃO ORDINÁRIA


Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau achava estar em condições  para dar início da III Sessão Ordenaria da IX Legislatura paras decorrer entre 03 de Maio à 14 de Junho, o que ainda parece que não

Tudo porque afinal a crispação politica ainda continua fervescente entre os deputados. Alias, a confrontação verbal e o ambiente desconfortável não criou condições de aprovar a agenda do dia. O desentendimento iniciou quando, no período antes da ordem do dia, o líder da bancada do PAIGC, Califa Seidi solicitou a apresentação da resposta ao requerimento que o PAIGC tinha apresentado à mesa da ANP, com enfase sobre a definição da situação dos 15 deputados expulsos do PAIGC, na sequência de um processo disciplinar.

A partir daí, instalou o entendimento entre os deputados divergindo quanto apresentação ou não do Requerimento da Bancada Parlamentar do PAIGC entregue a Mesa da ANP,

A saída do hemiciclo o líder da bancada parlamentar do PRS, Certório Bióte, acusou a bancada parlamentar do PAIGC de não estar a acatar a decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) sobre os 15 deputados.
“Nestas condições somos capazes de não chegar a reunir a ANP durante toda esta sessão parlamentar, porque o PAIGC nunca vai aceitar rigorosamente o acórdão do STJ”, referiu.

Segundo o deputado, a bancada do PAIGC está a escamotear a realidade trazendo para a plenária da ANP o problema da reintegração dos 15 deputados no hemiciclo.

Certorio Biote disse que a saída para a crise parlamentar passa pelo retorno dos 15 deputados à plenária da Assembleia Nacional Popular em respeito ao Acórdão do STJ e um debate aberto sobre todas as questões políticas do país.

Conforme ambiente vivida nesta terça feira, demonstra que o parlamento guineense está seriamente bloqueada onde as emoções dificilmente vão favorecer para um verdadeiro trabalho da ANP.
A nova sessão ficou marcada para hoje quarta feira 04 de Maio.

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...