por:guinendade/MO
Manter Sempre Informado Sobre tudo que passa no nosso Bairro, na Guiné e além fronteira
PR ESTÁ ENTRE A ESPADA E A PAREDE SOBRE A CRISE POLÍTICA NO PERCURSO JORNALISTA AGREDIDO
O Presidente da República regressou ontem ao país, após uma visita de horas à Conacry, onde teve encontro com Presidente Alpha Condé.
Em curta declaração aos jornalistas e mais uma vez sem direito a perguntas, José Mário Vaz, disse que não pode revelar o teor do encontro que manteve com o mediador da CEDEAO, para a crise política da Guiné-Bissau.Mário Vaz foi manter encontro com o seu homólogo, Alpha Conde para discutir, entre outros assuntos, o reforço de relações e de cooperação entre os dois países vizinhos.
Ainda, em Conakry, tudo aponta que os dois chefes de Estado analisaram a necessidade do cumprimento do acordo de Conakry, um documento que serve como “bússola” para a saída da crise na Guiné-Bissau.
Entretanto, na sequência da viagem de José Mário Vaz, o jornalista da Rádio Bombolom FM, em pleno exercício da sua actividade profissional foi agredido por um grupo de polícias constituído por quatro agentes da Brigada de Trânsito.
Conforme Nicolau Gomes Dautarim, produtor e apresentador do programa matinal “Aló Guiné”, da Bombolom FM, o acto aconteceu quando seguia numa motorizada “TVS” da Rádio, atrás de uma viatura que transportava os jornalistas da Televisão. Conforme o jornalista, foi abordado por um agente, como se não bastasse, apareceu um outro policial com palavras obscenas e atitude agressiva, acabaram mesmo de apreender a motorizada, levando-a para a brigada de trânsito sem lhe dar nenhuma satisfação, impedindo o jornalista continuar a efetuar a sua reportagem.
Assim mesmo vai o país.
Notabanca/MO
UTORIDADES POLICIAIS CONFIRMAM QUATRO MORTOS DURANTE CELEBRAÇÕES DO 1º-DE –MAIO
O Comissário Nacional da Polícia da Ordem Pública, confirma quatro mortos no afogamento nas praias isoladas, durante as celebrações do 1º de Maio – Dia Internacional dos Trabalhadores.
Celso de Carvalho disse não obstante, o balanço foi positivo em relação as outras festas antecedentes, reconhecendo que, nas praias onde se registaram vítimas mortais, não tiveram cobertura de proteção pelas forças de segurança. O policial aconselhou utentes da praia de “Luco” cita nos arredores de Bissau para se absterem de práticas maléficas sobretudo, consumo de drogas e abuso de álcool. Adiantando que, se não foram tomadas medidas, a festividade nessa praia poderia degenerar-se em perdas de vidas humanas.
Notabanca/MO
Figura da semana: REALIZADOR RUI MANUEL COSTA REPRESENTA GUINÉ-BISSAU NO CONCURSO PALOP E TIMOR LESTE
O jovem realizador guineense, Rui Manuel Costa (Pape di Nha Raça), representou a Guiné-Bissau no concurso de Curta-Metragens com o documentário intitulado “88 Paraísos”, na celebração dos ‘25 Anos do Programa dos Países Africano da Língua Oficial Portuguesa e Timor Leste com a União Europeia – PALOP-TL/UE. “88 Paraísos” é um documentário que reflete sobre a criação do parque natural nas ilhas Bijagós.
No concurso que decorreu entre 10 de fevereiro e 26 de março de 2017 foram selecionados seis projetos dos diferentes países, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. O concurso pretende apoiar a produção de projetos de curta-metragens que reforcem o conhecimento da diversidade e semelhanças entre as várias culturas nacionais dos PALOP-TL, no contexto de uma história e língua oficial comuns, proporcionando oportunidades de formação e promoção de jovens artistas e das suas narrativas.
“Decidi escolher este projeto denominado de ‘88 Paraísos’, no qual narrei a história real da Guiné-Bissau, que supera as crises políticas que o país vive. A história real da Guiné-Bissau é a nossa biodiversidade. Temos que mostrar os aspetos positivos do país. Nós guineenses vamos repor a verdade nesta Terra”, desafia o realizador.
BIOGRAFIA
Rui Manuel da Costa nasceu na Guiné-Bissau e atua como ator desde 1990 em diversos espetáculos e filmes com reconhecidos diretores teatrais e realizadores nacionais e internacionais. Foi seleccionado duas vezes pelo PNUD com os projetos dos filmes ‘NÔ PUDI FASSI’ e o ‘COTIDIANO’, no âmbito da iniciativa juvenil “Jovens Construindo Cultura de Paz na Guiné-Bissau 2008/2010” e venceu o concurso para a elaboração de conteúdos para educação cívica – eleições – 2009. Participou sete vezes no “Festival Internacional de filmes de Curta-metragens, denominado Clap Ivoire: 2005, 2006, 2009, 2012, 2013, 2014 e 2016”.
Tem residência artística (AFRICA-DOC) em escrita de guião de filme documentário – Universidade “Gaston Berger” em Saint Louis – Senegal 2010. Participou no IV Estágio Internacional de Atores (P-STAGE – Portuguese-Speaking Theatre Actors Gather Energies) em Bissau – Guiné-Bissau e participou no Estágio Internacional de Atores de teatro no Teatro “Daniel Serano” Dakar – Senegal. Atuou e produziu o espetáculo teatral “IRÃ MALGÓS”, da sua autoria em 2000 e foi selecionado para o “Marché des Arts du Spectacle Africain – MASA” em Abidjan, Côte d’Ivoire, para representar a Guiné-Bissau.
Por: Sene Camará/MO
REGULADOR COMUNICAÇÃO SOCIAL DA GUINÉ-BISSAU DIZ QUE LIBERDADE IMPRENSA É MITIGADA NO PAÍS
O presidente da entidade reguladora da comunicação social da Guiné-Bissau, Ladislau Embassa, defendeu ontem que a liberdade de imprensa no país "é mitigada" e acusou alguns profissionais do setor de falta de isenção.
O líder do Conselho Nacional de Comunicação Social (CNCS), entidade do parlamento guineense, considerou ainda existir pressão política sobre os jornalistas, mais notória nos últimos tempos.
Ladislau Embassa falava aos jornalistas para assinalar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que se celebra hoje.
Embassa afirmou que o quadro legal que regula a comunicação social do país "é propício e adequado" à liberdade de imprensa, mas faltam condições materiais para "um bom exercício" dos profissionais.
Por outro lado, Embassa acusou "alguns jornalistas" de faltarem ao princípio de observância do pluralismo e isenção no exercício da função de informar e formar os cidadãos, sublinhando que o quadro também influencia negativamente a afirmação da democracia no país.
"Se tivermos uma imprensa livre, teremos uma democracia saudável", considerou o presidente do CNCS.
O responsável sublinhou que outra fragilidade com que se depara a própria entidade que dirige é o facto de não possuir poder sancionatório aos profissionais faltosos.
Ladislau Embassa quer que o conselho passe a emitir licença de funcionamento aos órgãos de comunicação social - função desempenhada atualmente pelo Governo - e ainda participar na designação de diretores dos órgãos públicos, nomeadamente rádio nacional, televisão, agência noticiosa da Guiné e jornal Nô Pintcha.
"Em qualquer democracia moderna não é o Governo que tem essas atribuições", defendeu Ladislau Emba
Conosaba/Lusa/MO
FILHOS DE COMBATENTES ACUSAM GOVERNO DE SISSOCO DE ACABAR COM HISTÓRIA DOS LIBERTADORES DA PÁTRIA
O coordenador da Associação dos Filhos dos Antigos Combatentes acusa o governo de Umaro Sissoco Embalo de querer acabar com a vida e história dos que deram vida pela libertação do país.
Domingos Tamba que falava ontem quarta-feira (03 de Maio) num encontro onde estiveram presente a associação dos combatentes da liberdade da pátria, diz igualmente que este facto vem na sequência de um “dito” controlo de pagamento presencial de pensões aos combatentes da liberdade da pátria. “ Convém salientar que não estamos contra o controlo mas si contra a forma como ele está sendo feito e pelas pessoas que estão à testa do mesmo que nos criam muito receio quanto as suas idoneidades”.
O responsável explicou que foram realizadas controlo de pagamento presencial aos combatentes nos anos 2010-2011, questionando depois o relatório do referido pagamento e quais foram os destinos dos 44 milhões que segundo os mesmos foram poupados mensalmente.
Entretanto, afirma que existem combatentes que nas folhas de pagamentos constam valores de 230 mil francos CFA mas só recebem 30 mil.
Para isso, desafia o ministro da função pública a tornar público o relatório de pagamento dos anos 2010-2011 para que se saiba a verdade dos factos.
«Desafiamos o ministro da Função Publica e a equipa em dignar tornar publico o relatório dos pagamentos de 2010-2011 para que o povo da GB saiba da verdade para contrariar esta nossa opinião», conta.
Ao terminar exortou o presidente da república a tomar medidas necessárias porque segundo ele, a verdadeira corrupção no aparelho de estado reside no ministério da função pública.
Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto/MO
«NUNO NABIAM CU FALA» "PRESIDENTE GUINEENSE TEM MÃOS COM MANCHAS DE SANGUE DO GENERAL TAGME NA WAIE"-Nuno Nabian
O Líder da Assembleia do Povo Unido (APU-PDGB) acusa, José Mário Vaz, enquanto ministro das finanças, de estar envolvido no assassinato do general, Tagme
Na Waie e vários cidadãos guineenses.
Nuno Nabiam adianta afirmando que, o actual Presidente da República tem em suas mãos manchas de sangue e foi quem aliciou as pessoas que colocaram a bomba que vitimou mortalmente, o general Tagme, em 2009, que resultou, igualmente, no assassinato a sangue frio do Presidente Nino Vieira e vários cidadãos guineenses.
“Este Presidente não presta. Tem coração nojo. É por isso em três anos não consegue unir os guineenses e construir o país.”-Nabian
Conosaba/Notabanca/MO
general Tagme Na Waie com Nino Vieira
Assinar:
Postagens (Atom)
“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA
Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...
-
REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU Assembleia Nacional Popular Gabinete do Presidente Preâmbulo A estabilidade político-social é...
-
“O Matrimónio Cristão: Riquezas, Exigências, Missão” são exortações dos Bispos para a Quaresma 2017, saídas no final da Conferênc...